(AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
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(AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Caros Confrades, qual a opinião de vcs a respeito dos pneus Run Flat que vem com a nova Classe C, podemos realmente confiar neles????
MarcusGB- Usuário Iniciante
- Mensagens : 46
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 52
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Olá MarcusGB!
por enquanto não tenho o que reclamar, o pneu é mais rígido mas não compromete o conforto.
coloquei aro19 runflat e estou muito feliz.
abs,
Ale180
por enquanto não tenho o que reclamar, o pneu é mais rígido mas não compromete o conforto.
coloquei aro19 runflat e estou muito feliz.
abs,
Ale180
Ale180- Usuário Iniciante
- Mensagens : 28
Data de inscrição : 15/10/2014
Idade : 49
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Eu tenho achado mais rígido do que os normais também, mas nada que mude muito no dia a dia. A meu ver eu não vejo utilidade nesse tipo de pneu no Brasil, já que nossas ruas e estradas são horrorosas e seria melhor ter pneus convencionais e step de mesmo modelo no porta-malas. Mas seria um custo a mais para a fábrica fazer as alterações na Alemanha...
fbl- Usuário Bronze
- Mensagens : 65
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Idade : 45
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Eu particularmente não gosto, são duros de mais , tive estes pneus no meu punto t jet , arranquei em 2 meses
ZIG MASTER JUNIOR- Usuário Platina
- Mensagens : 1094
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Idade : 46
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Confiar, por ser a pergunta do primeiro post, tenho a convicção de que podemos confiar.
O problema, na minha opinião, é preço e disponibilidade...
... No Brasil.
Vejam:
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"A tecnologia não é nova, pois surgiu no Mini 1275 GT, em 1947. Mas de qualquer forma ela vem sendo aperfeiçoada sob as mais diversas alegações: aumentar o espaço no porta-malas, melhorar a segurança dos ocupantes do veículo ao evitar a troca de um pneu, que pode furar em um local inseguro; possibilitar um melhor controle do veículo ao motorista em caso de perda de pressão, facilitar o trabalho dos designers ao traçar as linhas da traseira, entre outros. Mas esse tipo de pneu traz algumas vantagens que acabam virando problema no Brasil devido à falta de infraestrutura, à dificuldade de reparo e de encontrar o produto para reposição, além, é claro, do preço, já que em alguns casos ele custa quase 60% a mais do que um pneu normal.
O uso de pneus que podem continuar rodando mesmo depois de furados está se tornando uma tendência na Europa. E como temos muitos modelos importados de lá, essa onda chegou ao Brasil há alguns anos e agora começa a ganhar espaço no país. Marcas como a BMW, a Mini e a Mercedes-Benz já usam run flat em vários modelos. Mas se essa aposentadoria forçada do estepe vem dando certo no Velho Mundo, por aqui ela está gerando muitas reclamações. Conheça um pouco mais dessa tecnologia e os problemas que ela vem causando no Brasil.
O QUE É? Trata-se de um pneu com costados mais fortes, por meio da colocação de reforços nas laterais, que possibilitam suportar a carga do veículo mesmo sem pressão. Os run flat são feitos com compostos especiais, capazes de manter a baixa temperatura enquanto eles rodam furados, pois um dos grandes problemas dos pneus que rodam murchos é o superaquecimento. Cada marca tem a sua forma de identificar externamente o produto. Por exemplo, a Pirelli usa a sigla RF. Outras usam RSC e RFT.
RODANDO FURADO A maioria dos fabricantes de run flat recomenda que o motorista não rode mais do que 80 quilômetros com o pneu furado e não ultrapasse a velocidade de 80km/h.
DURABILIDADE Os fabricantes juram de pés juntos que esses pneus têm a mesma durabilidade que um normal, com a mesma medida, caso não precisem rodar murchos. Mas muitos proprietários de veículos com run flat reclamam que a durabilidade é bem menor.
NÃO ENCONTRADO Outro problema que aflige os donos de veículos equipados com run flat é a falta do produto no mercado. Fizemos uma breve pesquisa em BH (incluindo várias marcas e lojas) e descobrimos que a maioria não tem esse tipo de pneu para pronta entrega. Usamos uma medida que não é de um modelo tão raro assim: um BMW Série 1. Algumas revendas pediram até uma semana para entregar a encomenda.
REPARO As principais marcas de pneus não recomendam o reparo e, quando o fazem, colocam algumas restrições. O gerente de Marketing e Produto da Michelin para a América do Sul, Flávio Santana, explica que o conserto pode ser feito uma única vez e desde que o furo tenha até 6mm de diâmetro e seja na banda de rodagem. Não pode ser no flanco. Os fabricantes alertam também que o reparo deve ser feito nas revendas (da empresa que produz o pneu), concessionárias (da marca do veículo) ou oficinas especializadas, já que é necessário um equipamento especial para montagem e desmontagem. Já pensou você com um pneu furado na estrada, num domingo à tarde, a 300 quilômetros de uma grande cidade e somente a borracharia da esquina aberta…
QUEM PODE? Como o run flat não exige um tipo de roda especial, muita gente acha que pode usá-lo. Mas os engenheiros fazem um importante alerta: para usar esse tipo de pneu, o veículo deve ser equipado com sistema de controle de pressão de pneus ou outro dispositivo que possa medir a diferença de rotação das rodas para identificar um possível furo. E isso é fundamental, pois se o motorista não detectar essa perda de pressão e rodar com o veículo em alta velocidade pode sofrer um grave acidente. Outro problema é a redução do nível de conforto, já que a suspensão tem que ser preparada para o uso desse tipo de pneu.
LEGISLAÇÃO O desconhecimento de alguns agentes de trânsito pode provocar alguma confusão devido à falta do estepe, macaco e chave de roda. Mas o uso desse pneu é respaldado pela Resolução 14/98 do Contran (a alínea a do inciso V, artigo 2º da resolução esclarece que veículos com pneus que trafegam sem ar são dispensados de ter os três itens exigidos), que é complementada pela Resolução 259/2007, do mesmo Contran.
PREÇO Os fabricantes dizem que um run flat é cerca de 20% a 30% mais caro que um pneu de mesma medida e características. Mas em nossa pesquisa encontramos diferenças um pouco maiores. No caso do Continental 205/50 R17, o run flat custa R$ 865, enquanto o “normal” tem preço de R$ 499".
O problema, na minha opinião, é preço e disponibilidade...
... No Brasil.
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"A tecnologia não é nova, pois surgiu no Mini 1275 GT, em 1947. Mas de qualquer forma ela vem sendo aperfeiçoada sob as mais diversas alegações: aumentar o espaço no porta-malas, melhorar a segurança dos ocupantes do veículo ao evitar a troca de um pneu, que pode furar em um local inseguro; possibilitar um melhor controle do veículo ao motorista em caso de perda de pressão, facilitar o trabalho dos designers ao traçar as linhas da traseira, entre outros. Mas esse tipo de pneu traz algumas vantagens que acabam virando problema no Brasil devido à falta de infraestrutura, à dificuldade de reparo e de encontrar o produto para reposição, além, é claro, do preço, já que em alguns casos ele custa quase 60% a mais do que um pneu normal.
O uso de pneus que podem continuar rodando mesmo depois de furados está se tornando uma tendência na Europa. E como temos muitos modelos importados de lá, essa onda chegou ao Brasil há alguns anos e agora começa a ganhar espaço no país. Marcas como a BMW, a Mini e a Mercedes-Benz já usam run flat em vários modelos. Mas se essa aposentadoria forçada do estepe vem dando certo no Velho Mundo, por aqui ela está gerando muitas reclamações. Conheça um pouco mais dessa tecnologia e os problemas que ela vem causando no Brasil.
O QUE É? Trata-se de um pneu com costados mais fortes, por meio da colocação de reforços nas laterais, que possibilitam suportar a carga do veículo mesmo sem pressão. Os run flat são feitos com compostos especiais, capazes de manter a baixa temperatura enquanto eles rodam furados, pois um dos grandes problemas dos pneus que rodam murchos é o superaquecimento. Cada marca tem a sua forma de identificar externamente o produto. Por exemplo, a Pirelli usa a sigla RF. Outras usam RSC e RFT.
RODANDO FURADO A maioria dos fabricantes de run flat recomenda que o motorista não rode mais do que 80 quilômetros com o pneu furado e não ultrapasse a velocidade de 80km/h.
DURABILIDADE Os fabricantes juram de pés juntos que esses pneus têm a mesma durabilidade que um normal, com a mesma medida, caso não precisem rodar murchos. Mas muitos proprietários de veículos com run flat reclamam que a durabilidade é bem menor.
NÃO ENCONTRADO Outro problema que aflige os donos de veículos equipados com run flat é a falta do produto no mercado. Fizemos uma breve pesquisa em BH (incluindo várias marcas e lojas) e descobrimos que a maioria não tem esse tipo de pneu para pronta entrega. Usamos uma medida que não é de um modelo tão raro assim: um BMW Série 1. Algumas revendas pediram até uma semana para entregar a encomenda.
REPARO As principais marcas de pneus não recomendam o reparo e, quando o fazem, colocam algumas restrições. O gerente de Marketing e Produto da Michelin para a América do Sul, Flávio Santana, explica que o conserto pode ser feito uma única vez e desde que o furo tenha até 6mm de diâmetro e seja na banda de rodagem. Não pode ser no flanco. Os fabricantes alertam também que o reparo deve ser feito nas revendas (da empresa que produz o pneu), concessionárias (da marca do veículo) ou oficinas especializadas, já que é necessário um equipamento especial para montagem e desmontagem. Já pensou você com um pneu furado na estrada, num domingo à tarde, a 300 quilômetros de uma grande cidade e somente a borracharia da esquina aberta…
QUEM PODE? Como o run flat não exige um tipo de roda especial, muita gente acha que pode usá-lo. Mas os engenheiros fazem um importante alerta: para usar esse tipo de pneu, o veículo deve ser equipado com sistema de controle de pressão de pneus ou outro dispositivo que possa medir a diferença de rotação das rodas para identificar um possível furo. E isso é fundamental, pois se o motorista não detectar essa perda de pressão e rodar com o veículo em alta velocidade pode sofrer um grave acidente. Outro problema é a redução do nível de conforto, já que a suspensão tem que ser preparada para o uso desse tipo de pneu.
LEGISLAÇÃO O desconhecimento de alguns agentes de trânsito pode provocar alguma confusão devido à falta do estepe, macaco e chave de roda. Mas o uso desse pneu é respaldado pela Resolução 14/98 do Contran (a alínea a do inciso V, artigo 2º da resolução esclarece que veículos com pneus que trafegam sem ar são dispensados de ter os três itens exigidos), que é complementada pela Resolução 259/2007, do mesmo Contran.
PREÇO Os fabricantes dizem que um run flat é cerca de 20% a 30% mais caro que um pneu de mesma medida e características. Mas em nossa pesquisa encontramos diferenças um pouco maiores. No caso do Continental 205/50 R17, o run flat custa R$ 865, enquanto o “normal” tem preço de R$ 499".
AEP- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
A grande M é não haver espaço no porta-malas para o step, pois ao menos poderíamos no momento da troca comprar pneus normais. Tem certas tecnologias que em nosso país de bananas não são necessariamente boas ideias...
fbl- Usuário Bronze
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Eis ai o grande problema de quem troca os runflat por normais. Fica sem step...
AEP- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
E aqui no Rio temos vistoria anual do DETRAN para conferência...
fbl- Usuário Bronze
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Idade : 45
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Vistoriam também o estado das estradas? Dos hospitais? Das escolas? ...
Affff...
Affff...
AEP- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Nada.. só o nosso bolso e nossa cara de C com essa roubalheira e sacanagem que é este "maravilhoso" país.. o último apague a luz pfv
fbl- Usuário Bronze
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
A eliminação do estepe foi o motivo pelo qual mudei da BMW para a Mercedes Benz (SLK 200). Dois amigos meus tiveram o pneu de run flat de seus bmw furados em estradas rurais no interior do pais onde não havia sinal de celular e pouco tráfego, imaginem o sufoco. A colocação do estepe fininho seria uma solução, mais além de robarem praticamente todo o espaço da mala, o custo é inviável. Na BMW custa R$ 3.600,00 o kit, mesmo mandando vir de Portugal fica por volta dos 400 euros.
Ar.
Sérgio Costa
Ar.
Sérgio Costa
Sergio59- Usuário Iniciante
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Eu me lembro que no teste de longa duração da revista Quatro Rodas com a Classe A, que tbm possui pneus Run flat, eles tiveram que trocar os quatro pneus por bolhas causadas por buracos. Esse é o meu grande receio.
MarcusGB- Usuário Iniciante
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Pneu run flat é coisa do capeta... pode funcionar no asfalto "carpet style" do 1º mundo mas aqui...
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Ulysses V8 Benz- Administrador
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Aqui é PRÉ-mundo Ulysses...
Até o final do ano o litro da gasolina vai ser o preço do pneu.
Mas fiquei sabendo que o governo vai baixar o litro da gasolina:
Agora vai ser 900ml...
Até o final do ano o litro da gasolina vai ser o preço do pneu.
Mas fiquei sabendo que o governo vai baixar o litro da gasolina:
Agora vai ser 900ml...
Última edição por AEP em Dom 18 Out 2015, 22:38, editado 2 vez(es)
AEP- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Realmente estes pneus Runflat são complicados, mas parece que é uma tendência mundial neste quesito ( política das fábricas de perda de peso dos automóveis x custo benefício), rsrsrs...
GR- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Alguém ja trocou o run flat pelos convencionais? Estou seriamente pensando em trocar, estou a 3 semanas com o carro e isso vem incomodando devido o ruído ser maior e por ser duro e afetando o conforto. Nao sei se seria questao de costume, ja que este seria o primeiro carro com esse tipo de pneu.
vbeppu- Usuário Iniciante
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Em tese não haveria problema, desde que mantidas as medidas originais. Conheço várias pessoas que fizeram isso.
O problema é: seu carro tem estepe?
Abraço!
O problema é: seu carro tem estepe?
Abraço!
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Administrador
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Ulysses V8 Benz- Administrador
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Ulysses, não tem estepe....neste caso se eu trocar pelas convencionais tem problema andar sem estepe?
Pesquisei e o kit é cara para caramba também.
Pesquisei e o kit é cara para caramba também.
vbeppu- Usuário Iniciante
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Idade : 39
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
vbeppu, sem estepe, caso algum pneu do seu carro fure, você terá que contar com o auxilio de guincho.
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Abraços,
Epicco
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Epicco- Moderador
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Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Epico, nessa possibilidade eu pensei também. Mas quem trocou pelas convencionais utiliza algum estepe improvisado ou possui o tal kit? Ou muitos andam sem nada mesmo, somente com a sorte?
vbeppu- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 21/02/2015
Idade : 39
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Sinceramente, acho que é "obrigatório" todos acostumarmos com o RFT.
Agora pelo menos BMW e MB chutaram o balde, todos os veículos estão saindo com os RFT.
Nós entusiastas de carros alemães vamos ficar adaptando todos os veículos futuros? Porque eu duvido muito que o Brasil irá oferecer melhorias nas patéticas vias públicas. Infelizmente é um horizonte distante.
A minha MB A200 é RF, estou pensando em trocar num futuro próximo pela BMW M235i, também RF, série 3 RF, nova série C RF, CLA RF, enfim, não tem escapatória.
Salvo enganos os Audis ainda não universalizaram o RFT.
Agora pelo menos BMW e MB chutaram o balde, todos os veículos estão saindo com os RFT.
Nós entusiastas de carros alemães vamos ficar adaptando todos os veículos futuros? Porque eu duvido muito que o Brasil irá oferecer melhorias nas patéticas vias públicas. Infelizmente é um horizonte distante.
A minha MB A200 é RF, estou pensando em trocar num futuro próximo pela BMW M235i, também RF, série 3 RF, nova série C RF, CLA RF, enfim, não tem escapatória.
Salvo enganos os Audis ainda não universalizaram o RFT.
John Galt- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 29/04/2013
Idade : 36
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Bom, depende de como anda, onde anda... Até algum tempo atrás o estepe era item obrigatório nos carros, mas com os runflat eu acho que isso foi abolido.
Eu acho arriscado ficar sem, no mínimo seria preciso um daqueles sprays que reenchem o pneu e selam o furo pois dependendo de onde o pneu furar vc pode estar em risco de assaltos ou mesmo de acidente.
Só não sei se esses sprays danificam o pneu por dentro quando são usados ou se depois impedem um bom balanceamento.
Uma alternativa seria comprar um daqueles estepes de emergância fininhos, tem de monte à venda no ML. Só precisa ver onde vai levá-lo dentro do carro, para que não fique solto.
Abraço!
Eu acho arriscado ficar sem, no mínimo seria preciso um daqueles sprays que reenchem o pneu e selam o furo pois dependendo de onde o pneu furar vc pode estar em risco de assaltos ou mesmo de acidente.
Só não sei se esses sprays danificam o pneu por dentro quando são usados ou se depois impedem um bom balanceamento.
Uma alternativa seria comprar um daqueles estepes de emergância fininhos, tem de monte à venda no ML. Só precisa ver onde vai levá-lo dentro do carro, para que não fique solto.
Abraço!
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Administrador
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Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
John,
Realmente a Audi no Brasil pouco usa o RF. Inclusive os carros que vêem para cá contam com dois itens que na Europa são opcionais: macaco e jogo de ferramentas para troca do pneu (além do estepe, óbvio).
Uma coisa engraçada que me aconteceu, agora que comprei o W205: há alguns anos fui olhar um MB com um vendedor conhecido e ele chamou a atenção para o fato de que tinham estepe, o que seria muito mais seguro que na concorrência (BMW), que eram apenas run flat, sem estepe. Agora que o MB tb é run flat, ele chamou a atenção para a modernidade da tecnologia. Tive que tirar um sarro da cara dele, lembrando de como ele criticava antes. Argumento de vendas é isso ai, qualquer coisa tá valendo!
Abraços a todos
Realmente a Audi no Brasil pouco usa o RF. Inclusive os carros que vêem para cá contam com dois itens que na Europa são opcionais: macaco e jogo de ferramentas para troca do pneu (além do estepe, óbvio).
Uma coisa engraçada que me aconteceu, agora que comprei o W205: há alguns anos fui olhar um MB com um vendedor conhecido e ele chamou a atenção para o fato de que tinham estepe, o que seria muito mais seguro que na concorrência (BMW), que eram apenas run flat, sem estepe. Agora que o MB tb é run flat, ele chamou a atenção para a modernidade da tecnologia. Tive que tirar um sarro da cara dele, lembrando de como ele criticava antes. Argumento de vendas é isso ai, qualquer coisa tá valendo!
Abraços a todos
JF2015- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 28/03/2015
Idade : 48
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
@JF2015
Na hora de vender prometemos até a mãe né. Mas eu juro que não entrego.
hahah
Na hora de vender prometemos até a mãe né. Mas eu juro que não entrego.
hahah
John Galt- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 29/04/2013
Idade : 36
Re: (AJUDA GERAL): Pneus Runflat - dúvidas e troca por pneus convencionais
Kkkk é verdade...
Mas olha, tem quem entrega, viu!
Abs
Mas olha, tem quem entrega, viu!
Abs
JF2015- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 28/03/2015
Idade : 48
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