(W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
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Luiz Pinheiro
douglas barddal
pyinho
7 participantes
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(W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Bom dia pessoal!
Dei uma pesquisada no fórum antigo e vi o pessoal falando que o ABS da umas leves brecadas podendo fazer o pneu cantar, dependendo da sua velocidade.
Minha duvida é a seguinte, uns dias atras levei o Classe A (160-2004) na Minas Maquinas pra trocar os amortecedores e pedi para olharem o freio que eu achava esta com comportamento estranho. Na quarta-feira passada busquei o carro e me disseram que os freios estavam em perfeitas condições, porém qq freiadinha um pouco mais brusca canta o pneu (isso numa velocidade de 40km/h, tipo, reduzir pra passar num quebra molas). Isso é normal?
Dei uma pesquisada no fórum antigo e vi o pessoal falando que o ABS da umas leves brecadas podendo fazer o pneu cantar, dependendo da sua velocidade.
Minha duvida é a seguinte, uns dias atras levei o Classe A (160-2004) na Minas Maquinas pra trocar os amortecedores e pedi para olharem o freio que eu achava esta com comportamento estranho. Na quarta-feira passada busquei o carro e me disseram que os freios estavam em perfeitas condições, porém qq freiadinha um pouco mais brusca canta o pneu (isso numa velocidade de 40km/h, tipo, reduzir pra passar num quebra molas). Isso é normal?
pyinho- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 41
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Não lembro de ter acontecido isso comigo!
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Pyinho, bom dia.
Movi o tópico para a área correta e editei o título para facilitar futuras pesquisas.
Não, não é normal o que está ocorrendo. O ABS dá pequenas travadinhas nas rodas, mas quando vc o aciona a uma velocidade um pouco maior. Acredito que numa situação como esta que vc citou, o ABS até pode entrar em ação se por acaso vc estiver sobre piso escorregadio ou molhado, mas não travaria, vc sentiria a trepidação no pedal de freio que indica que o ABS está funcionando naquele momento.
Já precisei usar o ABS na Fernão Dias, e mesmo assim não ouvi as travadinhas com som de cantar pneu.
Se está acontecendo direto, pegue o consultor da CSS e leve pra dar uma volta com vc.
Abs
Movi o tópico para a área correta e editei o título para facilitar futuras pesquisas.
Não, não é normal o que está ocorrendo. O ABS dá pequenas travadinhas nas rodas, mas quando vc o aciona a uma velocidade um pouco maior. Acredito que numa situação como esta que vc citou, o ABS até pode entrar em ação se por acaso vc estiver sobre piso escorregadio ou molhado, mas não travaria, vc sentiria a trepidação no pedal de freio que indica que o ABS está funcionando naquele momento.
Já precisei usar o ABS na Fernão Dias, e mesmo assim não ouvi as travadinhas com som de cantar pneu.
Se está acontecendo direto, pegue o consultor da CSS e leve pra dar uma volta com vc.
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Não sinto as trepidadas no pedal. Isso aconteceu pela segunda vez ontem, primeiro fui diminuir pra passar num quebra-molas (dentro da cidade) e cantou pneu e ontem parando num semaforo, estava a uns 30/h num momento em que o sinal estava fechando tinha uma moto na frente, como estava amarelo achei que ele passaria, mas nao passou, tive que freiar e cantou pneu denovo, sem trepidar o pedal.
Acho que vou ligar pro consultor e marcar pra levar o carro la novamente.
Obs: Achei o serviço da Minas Maquinas muito demorado, fiquei uma semana sem o carro (pra trocar amortecedores), isso pq ja tinha feito todo o procedimento de agendamento e etc, que eles falam que assim é mais rapido, imagina senao tivesse feito...
Acho que vou ligar pro consultor e marcar pra levar o carro la novamente.
Obs: Achei o serviço da Minas Maquinas muito demorado, fiquei uma semana sem o carro (pra trocar amortecedores), isso pq ja tinha feito todo o procedimento de agendamento e etc, que eles falam que assim é mais rapido, imagina senao tivesse feito...
pyinho- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 41
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Pyinho, veja com o consultor sim pois está estranho isso aí.
Para manutenções normais, vá ao Anderson da NAF, tem endereço e contato dele na área de oficinas em Minas Gerais aqui do fórum. Ele foi gerente de oficina da Minas Máquinas na época dos W168 e manja bem do carro.
Abs
Para manutenções normais, vá ao Anderson da NAF, tem endereço e contato dele na área de oficinas em Minas Gerais aqui do fórum. Ele foi gerente de oficina da Minas Máquinas na época dos W168 e manja bem do carro.
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Blz Luiz129, vou ligar la agora e volto pra falar o desfecho desse assunto.
pyinho- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 41
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
De fato, eu também já testei o meu ABS...estava a mais de 120km/h...e pressionei até o fundo...o carro parou de forma exemplar...e não cantou pneu em momento algum...já o pedal do freio...dá sim aquelas tremidas leves...como se estivesse destravando mesmo as rodas...
acho também que você devia procurar sim a CCS...
boa sorte aí..
abs.
acho também que você devia procurar sim a CCS...
boa sorte aí..
abs.
pedroalexrj- Usuário Platina
- Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Pneus muito desgastados ou ressecados podem provocar isso.
_________________
Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Na realidade a função do sistema ABS é justamente evitar a "cantada" de pneu e consequentemente evitar o travamento das rodas. isso porque o ABS usa o conceito de aproveitamento maximo do coeficiente de atrito dinâmico, ou seja, o coeficiente de atrito dinâmico é sempre maior que o estático.
O sistema consiste em liberar o sistema do cilindro mestre em frações de milisegundo, isso faz com que aquele "furinho" de 0,7 mm no mestre libere a pressão, e liberando a pressão do mestre, mesmo com os pés no final de curso do pedal, o sistema é liberado.
Esse sistema é muito antigo, desenvolvido primeiramente para os aviões, mas hj é praticamente "standard" em qualquer carro decente.
Mas o sintoma mencionado no tópico nunca deveria ter ocorrido. Melhor alternativa é dirigir-se a uma oficina especializada ou concessionária Mercedes Benz.
Já vi casos de carros sem ABS que "estancavam" muito rapidamente. isso se devia ao fato de o cilindro mestre ter sido substituido por outro que não era exatamente igual, mas com sistema ABS é a primeira vez que ouço isso.
O sistema consiste em liberar o sistema do cilindro mestre em frações de milisegundo, isso faz com que aquele "furinho" de 0,7 mm no mestre libere a pressão, e liberando a pressão do mestre, mesmo com os pés no final de curso do pedal, o sistema é liberado.
Esse sistema é muito antigo, desenvolvido primeiramente para os aviões, mas hj é praticamente "standard" em qualquer carro decente.
Mas o sintoma mencionado no tópico nunca deveria ter ocorrido. Melhor alternativa é dirigir-se a uma oficina especializada ou concessionária Mercedes Benz.
Já vi casos de carros sem ABS que "estancavam" muito rapidamente. isso se devia ao fato de o cilindro mestre ter sido substituido por outro que não era exatamente igual, mas com sistema ABS é a primeira vez que ouço isso.
Franklin Tassara- Usuário Ouro
- Mensagens : 730
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 60
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Epicco com relação aos pneus digo que estão ok, os dianteiros devem ter 15 dias que troquei e os trazeiros estão na metade da vida (na vdd meus pneus estavam invertidos, o que ao meu jugar é o correto, novos atras e velhos na frente, mas nao sei por qual motivo trocaram la na css. Liguei e agendei pra levar la na segunda-feira, enquanto isso vou dirigir com muito mais cuidado.
Após pegar o carro volto pra dizer o que o pessoal da css achou.
Após pegar o carro volto pra dizer o que o pessoal da css achou.
pyinho- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 41
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Boa tarde pessoal!
Descupe não ter retornado antes para dar retorno da situação que estava acontecendo com minha baby. Levando o carro ma MM, o motorista de testes deu uma volta no carro e explicou o seguinte:
As "travadas" que estavam ocorrendo é normal, isso é a função do ABS, que segundo ele, funciona da seguinte maneira: As pinças do ABS batem e soltam freneticamente, fazendo com que o carro nao derrape, mas que pode acontecer pequenas cantadas de pneus no momento em que as pinças "fecham". Depois de todos esses dias andando com a baby esse problema diminuiu, pelo menos nao aconteceu mais. Vlw a todos ai pelas dicas.
Descupe não ter retornado antes para dar retorno da situação que estava acontecendo com minha baby. Levando o carro ma MM, o motorista de testes deu uma volta no carro e explicou o seguinte:
As "travadas" que estavam ocorrendo é normal, isso é a função do ABS, que segundo ele, funciona da seguinte maneira: As pinças do ABS batem e soltam freneticamente, fazendo com que o carro nao derrape, mas que pode acontecer pequenas cantadas de pneus no momento em que as pinças "fecham". Depois de todos esses dias andando com a baby esse problema diminuiu, pelo menos nao aconteceu mais. Vlw a todos ai pelas dicas.
pyinho- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 41
Re: (W168): Dúvida sobre o funcionamento do ABS
Opa, obrigado pelo retorno e com a informação do funcionamento ABS.
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
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walter paiva- Administrador
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Data de inscrição : 05/08/2012
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