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(W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?

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Mensagem por efgfilho Seg 23 Nov 2015, 07:19

Sou principiante e, como já me apresentei, gostaria de saber de onde vem o sinal de rotação do motor M110.989 da minha 208SE ano 84.
Acredito que o sinal não esta chegando ao relé que controla a bomba de combustível, pois comprei a mesma com uma ¨GAMBIARRA" na caixa de fusíveis fazendo c/ que a bomba fique ligada o tempo todo após ligar a chave de contato.
Ao retirar a "GAMBI", a bomba funciona por um pequeno intervalo de tempo (para pressurizar o sistema) e para ao dar partida, o motor pega mas apaga em seguida. Acredito não estar reconhecendo motor em movimento para manter a bomba ligada.
Alguém pode me ajudar?
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Mensagem por Alan Seg 23 Nov 2015, 11:46

O sinal vem da partida via rele da bomba de combustivel.

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Mensagem por efgfilho Qua 25 Nov 2015, 06:52

Da partida? Via rele da bomba?
Desculpe, mas continuo na dúvida. No esquema do relé tem o terminal 1 denominado "V" que é descrito como: "transmiter electronic tachometer". Estou achando q é um sinal de entrada no relé. Estou enganado?
De qualquer forma, deve haver um sensor  instalado no motor q envia o sinal. Como o conta giros funciona? por exemplo. O mesmo sinal do conta giros é usado no sistema de injeção?
De qualquer forma, agradeço muito. Alan.
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Mensagem por Guilhermino Qua 25 Nov 2015, 10:18

De acordo com esta explicação (http://www.benzworld.org/forums/w123-e-ce-d-cd-td/1276559-tachometer-m110-2.html#post2044492), uma das funções dessa entrada no relê é servir como limitador de giros, desligando a bomba de combustível quando o motor atinge determinada rotação.

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Aqui (http://www.peachparts.com/shopforum/168343-post4.html) diz que é o sensor de posição do virabrequim que faz a função de sensor de rotação, tanto para a ignição eletrônica como para o conta-giros, e ele fica na região do volante do motor.
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Mensagem por AEP Qua 25 Nov 2015, 14:36

Confrade:

Se envolve bomba de combustível e não conseguir a solução, há especialista em SP:

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Mensagem por efgfilho Qua 25 Nov 2015, 22:01

Obrigado a todos.
Vou tentar encontrar este sensor e entender como funciona, pois agora parece que a entrada de rotação no relé é o terminal denominado "TD".
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Mensagem por Alan Qui 26 Nov 2015, 07:54

O td e o sensor de rotação, mas somente quando o motor pegou, 700 rpm, o processo inicial com a rotação somente do motor de arranque não gera sinal td

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Mensagem por efgfilho Qui 26 Nov 2015, 15:35

Ok. Caro Alan. Mas acho q é o sinal que deverá manter a bomba de combustível ligada após o motor estar em movimento. Ou não? Antes eu achava que seria o sinal "V" definido como "transmiter electonic tachometer" que agora eu não sei mais pra que serve.
De qualquer forma, Eu ainda não identifiquei o bendito sensor que manda este sinal para o relé. Meu motor é um M110.
Agradeço qualquer colaboração, pois sou teimoso e meu foco agora é: saber se o sinal de rotação do motor está chegando ao relé. Continuo com a bomba funcionando somente com a gambiarra que me referí anteriormente, pois acredito q exista problema neste sinal. Onde fica o sensor de rotação q envia o sinal "TD" ou o sinal "V". Estou pirando.
Ainda virão muitas dúvidas, pois depois disto vou querer saber porque meu carro não responde quando se exige rotações mais altas? Estou ligando o fato ao sensor de rotação. Talvez esteja totalmente enganado.
Estou trabalhando com um esquema do relé bastante parecido com o q o Guilhermino enviou.
Muito agradecido a todos.
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Mensagem por Guilhermino Qui 26 Nov 2015, 15:44

Parece que falei besteira. Lendo melhor o segundo tópico que postei, aparentemente não há sensor no volante do motor, e sim na base do distribuidor. Deve haver um cabo que sai de lá e vai para o relê da bomba, e de lá para o conta-giros (se houver).

Encontrei aqui a seção do manual de serviço que descreve o funcionamento da bomba e de outros componentes do sistema de injeção: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] O esquema que postei antes se refere os carros produzidos até setembro de 1981.
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Mensagem por Karl Fass Qui 26 Nov 2015, 16:21

Esse sensor, na fase inicial, vem de dentro do distribuidor, passa pelo modulo de ignição ( de frentevpara o carro, lado direito entre o farol e caixa de roda. Uma caixa cinza. De lá o sinslnsegue ao relé da bomba e deriva, em paralelo ao conta-giros.

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Mensagem por efgfilho Sex 27 Nov 2015, 06:24

Ok Confrades Guilhermino e Karl.
Agora sim!!!! Vou me divertir este final de semana com esta documentação (Espero ter tempo).
Caso haja mais dificuldades volto a perturbar.
Muito Obrigado.
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Mensagem por efgfilho Dom 29 Nov 2015, 16:10

Caros confrades.
Olha eu aqui de novo.

Brinquei mais um pouco com meu problema de acionamento da bomba através do rele eletrônico e conseguí aprender muita coisa com a documentação enviada por Guilhermino.

Agora eu sei o que é o sinal "V" que vem do velocímetro, o sinal "50"que vem do acionamento da partida, O sinal "KL" que indica acionamento do ar condicionado, e o sinal "TD" que são os impulsos de indicação da rotação do motor. Este ainda é o meu problema que vou relatar agora:

Após iniciar minha busca, notei outra "Gambiarra" saindo do negativo da bobina e chegando ao Conta Giros (após apanhar muito para retirada do painel do velocímetro). Não foi surpresa, quando verifiquei que os fios originais foram cortados para dar lugar a este novo fio (Daí o motivo de não estar chegando sinal no relé).
Refiz a ligação original, mas me deparei com outro problema. O módulo de ignição eletrônica foi substituído por outro que acredito não ser original. O sinal TD originalmente deveria sair deste módulo pelo pino 6. Verifiquei em um esquema de ignição onde o pino 6 é ligado ao 3 que é o negativo da bobina (Pulsos de negativo), então o conta giros continua funcionando normalmente como estava.
Fiquei surpreso quando verifiquei que o relé NÃO RECONHECE este sinal.
A principio achei que poderia estar pifado, mas na minha teimosia resolví fazer um teste simulando os impulsos de rotação simplesmente raspando o fio no positivo com uma frequência razoável e a bomba se mantem funcionando.
Conclusão: acredito que o sinal que sai do módulo de ignição original deva ser diferente do sinal da bobina (talvez impulsos positivos).
Alguém pode me dar uma luz de onde consigo um esquema? e caso seja isto, qual o código do módulo que devo usar?

A todos um abraço
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Mensagem por Karl Fass Dom 29 Nov 2015, 17:13

Olha, já fiz o que descreveu, trocando o módulo e funciona sim, ligando dois pontos do módulo. Só nao lembro o 6 com o que. Tem alga a mais de errado, alguma interrupção ( ou fio entupido rsrsrs)

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Mensagem por efgfilho Dom 29 Nov 2015, 18:34

Ok Karl.
Porisso gostaria do esquema correto e o código do módulo (provavelmente da Bosh).

Abraços
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Mensagem por Karl Fass Dom 29 Nov 2015, 22:37

Tentarei ver amanhã.

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Mensagem por Karl Fass Dom 29 Nov 2015, 23:31

O modulo pode estar com defeito, me lembrou o Schneider por mensagem...

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Mensagem por efgfilho Ter 01 Dez 2015, 07:50

Caro Tio Fass
O móduo não está com defeito, simplesmente não é o original.
E´um modelo usado no Chevette, se não me engano (padrão para a maioria dos carros).
Alguém poderia me mandar o código (ou foto) do original? Se possível com um esquema de ligações, e se possível onde conseguir, preços etc.? Acho que é pedir demais Rsssss.

Um abraço.
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Mensagem por Guilhermino Ter 01 Dez 2015, 10:40

Qual o número do chassi do seu carro?
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Mensagem por efgfilho Ter 01 Dez 2015, 21:03

Aí vai:
WDB1260221AQ67339.
Obrigado.
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Mensagem por Karl Fass Ter 01 Dez 2015, 22:37

Os módulos sao os mesmos...

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Mensagem por Guilhermino Ter 01 Dez 2015, 23:14

Mercedes 001 545 86 32
Bosch 0 227 100 023
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Mensagem por efgfilho Qua 02 Dez 2015, 07:21

Aí Sim!!!!!
Já vi muita diferença.
Agora só gostaria de conseguir o esquema elétrico da danada, pois não vou gastar esta fortuna por um simples módulo de ignição. Vou fazer minha adaptação assim que conseguir um esquema. Alguém já viu num osciloscópio o sinal de saída "TACH" dela? se viu, pode me enviar?.

Muito obrigado.
Grande abraço Guilhermino.
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Mensagem por Guilhermino Qua 02 Dez 2015, 14:41

Olha, isso eu nunca vi... mas há módulos paralelos, como da Hüco, que são bem mais baratos. Interessante que acabei de descobrir que essa Hüco pertence à Hitachi desde 2012.
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Mensagem por Karl Fass Qua 02 Dez 2015, 16:13

Os esquemas vem junto a cada módulo comprado e tem buscando na internet.
Mudam de 5 ou 6 pinos. Os de 6 faz-se jumper externo. Os de 5 já vem pronto. Já fiz testes com genéricos, todos funcionaram bem. Mas se optar por isso, procure marca boa.

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Mensagem por efgfilho Qua 02 Dez 2015, 20:07

Olá Camaradas.
Agora que estou perto, espero não ficar louco de vez.
Em poucas pesquisas que fiz, Encontrei uma tal de ignição "Huco" (com trema) modelo 138401 bem barata (não sei se encontro na praça) para o Vectra / Cálibra, mas não tem saída "TD" ou "Tacho" para RPM.
Caso os senhores usam alguma genérica para substituição da original, é igual a que está no meu carro com a já mencionada gambiarra. Como ligam este sinal???
Eu já comentei que o sinal para o conta-giros funciona perfeitamente saindo da bobina. Mas não funciona no relé de comando da bomba. e pelo que ví, o sinal do relé é o mesmo.
Alguma coisa é feita por aí para adaptar (no meu caso, alguém simplesmente fez uma ligação direta no relé para a bomba funcionar assim que a ignição é ligada e enquanto estiver ligada).

O que me dizem da função do relé de supervisionar a rotação máxima do motor? e a função de manter a bomba ligada somente enquanto o motor funcione (acima de 800RPM)? e também aprendí que a bomba deve desligar, caso o motor pare ? O relé tem que receber este sinal (e reconhecer).
Existem talvez mais coisas que eu vou ter que analizar depois disto, pois como disse, meu carro não responde bem quando exigido maior aceleração. Só vou perturbar com outros assuntos depois de esclarecer se não tem nada a ver com este fato.

Ufa!!!! ainda chego lá
Obrigado Caros Confrades
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