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Como substituir a pastilha e o disco de freio dianteiro do Classe A - Faça você mesmo - DIY W168

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Mensagem por walter paiva Qua 14 Jun 2017, 21:45


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Mensagem por pedroladeirabh Seg 06 Nov 2017, 16:28

Prezado Walter, 

saberia me explicar, por favor, se o procedimento acima pode ser feito quando se tem ABS? Teria que ser feita sangria? Pois um mecânico me falou que por ter ABS, ao retornar o Embolo poderia danificar o sistema do ABS.

Agradeço antecipadamente!

Pedro Ladeira
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Mensagem por A190 Ter 07 Nov 2017, 05:30

pode danificar, o certo é fazer com scanner , mas se nao tiver a mao, voce abre a sangria e a hora que for voltar o pistão, ele sai o fluido ali, assim evita voltar para o sistema ABS, ou se for trocar o fluido inteiro , ai precisa do scanner
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Mensagem por walter paiva Ter 07 Nov 2017, 07:56

Pedro,

Para afastar o pistão da pinça para a instalação da pastilha nova é necessário que afrouxe o parafuso de sangria na pinça.
Depois é só remover o fluído velho la do reservatório, colocar um novo e com a máquina de pressão fazer a sangria.
Acho que nos Classe A com sistema de freios Varga não é necessário o uso do scanner, depois confirmo no WIS.

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Mensagem por pedroladeirabh Ter 07 Nov 2017, 08:54

Obrigado pelo retorno Walter e A190.

Queria fazer a troca em casa, mas pelo visto vou ter que ir em alguma oficina especializada.
Já fiz algumas manutenções (troca dos coxins do motor, limpeza tbi, etc) mas estou receoso por ser um item de segurança.
O que me dizem, o processo é simples? 
Corro risco de entrar ar no sistema, ou só irá sair um pouco do fluido mesmo?
Pretendo não trocar o fluido nesta manutenção. Neste caso só vou completar o que sangrar.

Agradeço a ajuda
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Mensagem por walter paiva Ter 07 Nov 2017, 08:56

Pedro, então dá para fazer em casa mesmo.... pensei que você iria trocar todo o fluido também.

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Mensagem por pedroladeirabh Ter 07 Nov 2017, 09:06

Walter, quero te agradecer e pedir mais uma ajuda, se não for incomodo. rsrsrs

Quando eu for voltar o embolo, vou afrouxar o parafuso da sangria e deixar escorrer o excesso de fluido, ou tenho que ligar uma mangueira e colocar em uma garrafa com fluido para não entrar ar?

Agradeço se puder me esclarecer isso.
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Mensagem por A190 Qui 09 Nov 2017, 21:37

Pedro, que eu saiba voce afrouxa primeiro, dai na hora de voltar o embolo, voce abre mais e empurra o embolo, quando ele voltar vai sair o fluido, depois que percebeu que o embolo voltou, voce só fecha a sangria ,  sobre mangueira, é bom se nao quiser sujar o chão. 

walter, meu sistema de freio é lucas, nesse caso precisa de scanner ? lucas no hidrovacuo, ou servo freio,  mas no restante como nas pinças, diz varga se nao me engano. 

walter pode me ajudar numa situação, como retirar as pinças de freio, e nao deixar entrar ar ? e sem ter que apertar o flexível ? tipo só deixar pra cima o flexível da certo ?

quero tirar a ferrugem, e pintar com tinta de alta temperatura. pinças e disco (na área de nao pega a pastilha) se duvidar vou ver quanto custa para frisar o disco. E alguns furos. ajuda escoar sujeira, e agua em dias de chuva.
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Mensagem por pedroladeirabh Sex 10 Nov 2017, 08:38

A190, obrigado pela dica.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 10 Nov 2017, 12:53

Não tem como desmontar as pinças sem que entre ar no sistema. A própria perda do fluído que estava nelas já gera um espaço que depois será preenchido com ar.

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Mensagem por A190 Dom 12 Nov 2017, 04:14

mas se fechar rapidamente ele trava no fluido. acredito que melhor jeito é deixar o reservatorio aberto.



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Mensagem por walter paiva Dom 12 Nov 2017, 07:49

Não tem jeito, o mínimo de ar que ficar - e sempre fica - já da diferença na frenagem.

Tem que fazer a sangria, sempre que mexer no circuito hidráulico.

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Mensagem por A190 Dom 12 Nov 2017, 19:19

mas ali a hora que abre ele sai o fluido quando voce fecha ele para de sair o fluido e como ja nao tinha ar nao entra ar
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Mensagem por pedroladeirabh Seg 13 Nov 2017, 08:59

Confrades, 

Realizei a troca dos discos e pastilhas nesse fim de semana. Foi muito fácil. Abri a sangria e fui empurrando o embolo e drenando o fluido. Na ultima "forçada" do embolo, travei a sangria enquanto saia o fluido. Troquei as peças e realizei osa procedimentos de segurança de bombar o freio para a pastilha assentar. Obvio que testei frenagens na garagem, pois descer uma montanha sem freios não ia ser legal..rsrsrs
Agora o conjunto já se acertou e a frenagem ficou ótima como era antes e forcei um pouquinho pra ver se o ABS ia acionar..Sucesso!!!!!

Obrigado a todos os confrades que participaram de tópico me auxiliando em minhas dúvidas!

Se precisarem de auxilio, já tenho um pouquinho de experiência no quesito freios..rsrsrsrs.
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Mensagem por walter paiva Seg 13 Nov 2017, 09:40

Que legal Pedro, parabéns!

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Mensagem por Emerson Silva Seg 13 Nov 2017, 11:07

Joia...se precisar, já sei quem contactar. Abs

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Mensagem por A190 Sáb 18 Nov 2017, 06:46

walter te falei que nao fica ar ! se ele sai constantemente o fluido, e voce fecha nao fica ar. 

eu falei que era bom abrir o reservatório de fluido de freio, para descer pro gravidade (ar natura empurra o liquido somente)

Pedro, voce conferiu  o fluido de freio se esta normal ? tipo se nao saiu muito, as vezes precisa completar , do mesmo que voce tinha antes é claro.
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Mensagem por pedroladeirabh Seg 20 Nov 2017, 08:37

A190, bom dia.

Eu verifiquei o nível sim, mas como o reservatório tem um limite grande entre máximo e mínimo, o meu estava próximo do máximo antes da troca, agora está no meio das medidas. Na sangria saiu pouco fluido. Por alto uns 50 ml.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 20 Nov 2017, 12:30

A190, não entrou ar porque ele não desmontou as pinças, apenas afastou os pistões. Ou seja, o circuito não ficou exposto ao ar. Se desmontar os pistões não tem como pois na remontagem não tem como evitar.

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Mensagem por A190 Ter 21 Nov 2017, 02:27

ai sim nao tem como evitar ar Ulysses se desmontar os embolos. ou pistão. Falando tirar pinça queria tirar as minhas para pintar, mas nao deixar entrar ar, sera que tem como ? problema que nao quero é ter que esmagar os flexiveis que comprei novo.

Pedro tranquilo, se voce ve, que pode dar uma baixada completa.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 21 Nov 2017, 10:04

Se é somente para pintar não precisa retirar, pinte no local mesmo com pincel. A pinça não tem um acabamento liso portanto não tem problema de ficar com aspecto ruim.

E não, não precisa usar tinta para alta temperatura. Apenas limpe muito bem a superfície para não pintar sobre o pó e/ou outro tipo de sujeira.

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Mensagem por A190 Sex 24 Nov 2017, 01:08

Então Ulysses verificando, o freio a disco ta meio enferrujadão. sobre a pintura de alta temperatura, ajuda a dissipar um calor , pequeno mas ajuda. tipo nao esquenta tanto, e tambem evita descascar e enferrujar. eu tenho aqui convertedor de ferrugem , da pra passar pelo pincel, pra nao ir tinta no restante eu cubro com plastico ou papel, e pego a lata em spray  e passo ali. dai o disco é mais fácil, tiro ele e pinto fora. tipo com a pintura ele nao cria aquele pó, até cria um pouco, devido as pastilhas, mas nao gruda na tinta.
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