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(W168): Freios traseiros - lonas

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Mensagem por johnnyjns Ter 06 Nov 2012, 21:11

Srs. (a),

Gostaria de saber se os patim com lona da marca Autostar para o Classe A é bom, alguém conhece essa marca ?
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Mensagem por johnnyjns Ter 06 Nov 2012, 22:26

Putz pessoal, encontrei o link [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], por coincidência estou vendo o valor neste link aqui, vou ter que aprender a ver a busca deste forum.
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Mensagem por Sérgio Santos Silva Costa Qui 08 Nov 2012, 10:06

Pessoal;
Essa é de cair o queixo! Se forem observar no catalogo da Fras-le (Renomado fabricante de lonas e pastilhas de freios) existe a versão para as lonas traseiras do Classe A. Curiosamente as dimensões são as mesmas do "Corcel I" é só furar as sapatas e rebitar as lonas. Já fiz e está rodando até hoje.

Abraço a todos!
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Mensagem por Carto Qui 08 Nov 2012, 10:45

Johnny,

Por favor dê uma lida nas regras:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

"- Evite poluir sua assinatura com muitas informações e fotos de tamanhos exagerados"

Contamos com a sua colaboração.

Grato,
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Mensagem por Franklin Tassara Qui 08 Nov 2012, 14:11

Desculpem-me. A dimensão pode ser a mesma, mas é preciso checar se o tipo de material tem a mesma composição. É dificil de acreditar que a Mercedes usaria um carry-over do material de fricção do Corcel. Me parece mais uma coincidencia dimensional do que ser a mesma peça.
Já trabalhei em duas industrias que fazem freio para o mercado automotivo (TRW e Continental Teves) e nunca vi isso.
Geralmente a composição do material de atrito varia de acordo com os quisitos técnicos do veículo.
O freio traseiro é muito sensível, pois se voce trava as rodas dianteiras do carro voce perde a diribilidade, mas se trava as rodas traseiras voce perde a estabilidade (o carro gira em torno de um eixo vertical imaginário que passa pelo centro de massa do veículo) e consequentemente a "rodada" é inevitável.
Vamos lembrar que o Classe A tem ABS e o Corcel não é desse tempo, logo, o coeficiente de atrito do Corcel não pode de jeito nenhum ser igual ao do Classe A.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 08 Nov 2012, 14:48

Morro mas não digo qual o mecânico carioca gordinho que recomenda pastilhas de freio de Chevette para as W126, sem falar claro nas famosas bieletas de Logus e pivôs de Fuscão hahaha...

Chama o Bastião!!

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Mensagem por Gustavo Vanesghick Qui 08 Nov 2012, 15:30

Eita!!!!! E salve a engenharia automotiva nacional!!!!!
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Mensagem por Sérgio Santos Silva Costa Qui 08 Nov 2012, 15:43

Logicamente que comentei o assunto para ilustrar o assunto e não com o intuito de recomendação.
Mas posso garantir que já usei e está funcionando até hoje. Para efeito de informação o freio traseiro do Classe A é com lonas e não possui ABS.

Abraço a todos!
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Mensagem por Franklin Tassara Qui 08 Nov 2012, 15:59

Ulysses,
Escrevi um post mas acho q vc não recebeu, portanto vou escrever novamente.
Por nenhum momento estou dizendo que o componente não monta, muito pelo contrário, deve montar e o carro deve andar.
Estou falando a respeito da performance do componente. É óbvio que a performance da lona do Corcel não será igual a do Classe A.
Outro fato que me chama a atenção, é que aqui nesse Forum, vejo muita gente dar muito valor a originalidade dos carros, principalmente dos que estão a venda.
Mais precisamente ontem, vi um post que, se não me engano, era uma W 126 1991 estava a venda e uma das coisas ressaltadas pelo vendedor era que o caro tinha o estepe original! Pra mim isso era um "penalty" no carro e não algo que agregava valor, pois imagine vc viajando com um estepe cujo pneu tem mais de 21 anos!! Isso era chocante pra mim, no entanto não demorou a vir a resposta de que isso era um "plus" no carro, pois garantia a "originalidade", coisa que pelo que vejo nas centenas de paginas do Forum, é um "algo mais".
Com base nisso, não faz o menor sentido pra mim vc ter um estepe de 21 anos no carro e uma pastilha do Chevette nos freios ou pivos de Fuscão. Não existe uma lógica nisso. Sabemos muito bem que uma peça nova de um carro de 20 anos custa igual ou mais que de uma carro novo, e isso é um investimento (leia-se gasto) que nunca na sua vida haverá retorno.
Tb tenho um carro "velho", um Classe A 190 2003, e toda a manutenção é feita somente com componentes originais, e feita na mesma oficina que faço a manutenção do meu SLK e os outros carros que tenho. Faço com peças originais porque me preocupo com a performance do carro se um dia eu precisar dele para uma viagem, por exemplo.
Mas sei que isso é um conceito pessoal de cada um. Eu jamais colocaria uma lona de Corcel no carro ou uma biela do Logus.(rs)
Talvez porque eu trabalhe junto a indústria automobilística, sou fornecedor de OEM, eu pense assim, mas concordo contigo, vai de cada um.
Abçs
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Mensagem por Franklin Tassara Qui 08 Nov 2012, 16:13

Sergio,
O que vc fala é exatamente como 99% das pessoas agem. Elas chegam numa css e se deparam com um preço absurdo e proibitivo, que dependendo do componente pode até chegar a fração representativa do preço do carro, elas logo desistem e procuram alternativas como essa. Isso é lógico pra mim.
O que me refiro, é que quando se trata de um item de segurança, que pode colocar em risco vc ou sua família, eu pelo menos sou muito mais cauteloso. Concordo contigo com relação a Fras Le, conhecida no mercado por lonas de alta performance, mas ainda tenho dúvidas sobre correlação da pastilha do Corcel com a do Classe A. Mesmo porque o Corcel ainda é do tempo que os materias de atrito tinham amianto, e toda a gama teve de ser reformulada.
Mas a verdade é uma só, a maioria das css vendem componentes de reposição a preços proibitivos, e isso é culpa exclusivamente das OEMs, pois eu sei muito bem quanto uma OEM paga num componente e quanto ela vende o mesmo componente na reposição (OES).
Abçs
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 08 Nov 2012, 16:16

Eu li sim, só estou fazendo uma brincadeira com coisas que já são "folclóricas" aqui no forum hehehe...

Concordo com você que há componentes dimensionados para uma determinada solicitação e portanto somente a aparência não diz nada.

Por outro lado, às vezes há coisas meio "universais" que podem ser utilizadas sem problemas tipo palhetas de parabrisa, alguns tipos de juntas, bobinas, etc. Contudo, hoje em dia isso é cada vez mais raro.

Abraço!

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Mensagem por Franklin Tassara Qui 08 Nov 2012, 16:20

Ulysses,
Vi que vc vai estar no evento de Ilha Bela. vai ser um prazer te conhecer lá.
Abçs
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Mensagem por Epicco Qui 08 Nov 2012, 17:25

Sergio o Classe A possui ABS, BAS e ESP. Todos os sistemas atuam nas quatro rodas.

Quando ao fator de atrito das lonas de freio poderem travar o freio traseiro, o ABS esta aí para isso.

O que pode vir a ocorrer é um desgaste prematuro das lonas, ou então uma menor eficiência nas frenagens.

Lembrando ainda que a atuação dos freios traseiros em frenagens normais é basicamente de equilíbrio do veículo.

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Mensagem por Franklin Tassara Qui 08 Nov 2012, 17:46

A razão é de aproximadamente 70%/30% (traseira) a valvula reguladora de carga faz a compensação de acordo com o peso que o veículo se encontra.
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Mensagem por MMbenz Qui 08 Nov 2012, 21:13

Ah! Tá! Eduardo... Rs...
Quando li a informação do Sérgio até fiquei confusa, pq, até onde eu sei, pq, o Jorge me falou... O sistema ABS do Classe A realmente funciona nas 4 rodas.
Sérgio,
Acho que vc tá precisando se informar né? Pq, o que vc informou, como verdade não procede.
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Mensagem por Sérgio Santos Silva Costa Sex 09 Nov 2012, 10:51

Pessoal;
Nossa! Não quis criar polêmica. Também sou seguidor da ideia do uso de peças originais. Só citei o caso. Nada mais! O mesmo acontece com as velas que são as mesmas do Gol de tres pontas ( A Mercedes não fabrica velas)
Marilda, O que informei é verdade, se é correto isso é outro assunto. Não tenho por hábito fugir da verdade. Caso tenha ofendido alguém, antecipadamente peço desculpas.

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Mensagem por MMbenz Sex 09 Nov 2012, 11:14

Oi,
Sérgio, de maneira alguma vc ofendeu alguém.... O que eu estou querendo entender é essa "Verdade" que vc diz.
Você disse e afirma: Para efeito de informação o freio traseiro do Classe A é com lonas e não possui ABS.

Veja o Eduardo está dizendo e eu acredito que: Sergio o Classe A possui ABS, BAS e ESP. Todos os sistemas atuam nas quatro rodas.
Como eu já disse o Jorge é especialista em Classe A , já me explicou que o ABS do Classe A atua nas 4 rodas.
Por isso, estou achando estranho sua afirmação que vem contrariar duas opiniões de pessoas que tem um excelente conhecimento das Babys.
Eu realmente gostaria que vc explicasse isso, pq senão, vai ficar estranho e confuso pra quem ler esse tópico, vc não acha?
Obrigada!
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 09 Nov 2012, 12:07

Pessoal,

sem stress.. ninguém chamou ninguém de mentiroso ou algo assim. Apenas corrigiu-se uma informação errada quanto ao funcionamento do freio ABS no Classe A.

Quando um veículo possui ABS apenas em um eixo é sempre no traseiro, que tende a travar mais facilmente e desequilibrar o veículo. O fato de ser a tambor ou disco não influi.

Abraço!

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Mensagem por Franklin Tassara Sex 09 Nov 2012, 15:18

A afirmação do Ulysses está correta. O ABS não tem nada a ver com o Drum Break.

Abçs
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Mensagem por johnnyjns Qui 15 Nov 2012, 12:24

Bom, polemicas a parte, assinatura arrumada, vi agora pouco e jea arrumei, enfim, falando em freios encontrei pastilha Cobreq por R$81 e Patim c/ Lona Marvicar por R$86, agora o disco dianteira encontrei Varga/TRW por R$272, pessoal me ajudem, esta bom esses valores ?
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Mensagem por Carto Qui 15 Nov 2012, 13:51

Johnnyjns, na minha opinião continua poluída. Acho essa barra do myPSt desnecessária, não tem nada a ver com o nosso fórum.
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Mensagem por Maluhy Qui 15 Nov 2012, 22:29

Outra info,carro com ABS não tem limitador de frenagem para o eixo traseiro, essa função fica exclusivamente para a central do ABS,mesmo qdo o sistema entra em pane a propria central hidraulica se incumbe de evitar o bloqueamento das rodas traseiras,enviando menos pressão .....pastilha dianteira de Chevette na traseira da 126 freia bem pra kct,kakakakakaka:twisted:
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Mensagem por walter paiva Qui 15 Nov 2012, 23:43

A pastilha Cobreq no Classe A é uma porcaria! Não presta!
O disco Varga esta no preço, pois é um item de primeira linha e a Varga que fornece para a Mercedes como peça de reposição para o Classe A.
A lona Marvicar nunca usei.

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Mensagem por Maluhy Sex 16 Nov 2012, 00:55

O que aconteceu ,Waltinho?Cobreq é ou pelo menos era uma boa marca,tenho usado a TRW por aqui,sem problemas.....Shocked
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Mensagem por GR Sex 16 Nov 2012, 06:35

TRW é uma das marcas originais da Mercedes.
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