Mercedes voltará a ter motor de seis cilindros em linha
+3
João
Guilherme Lacerda
Ulysses V8 Benz
7 participantes
Página 1 de 1
Mercedes voltará a ter motor de seis cilindros em linha
A Mercedes-Benz voltará a oferecer versões equipadas com motor de seis cilindros em linha, informa o site australiano Motoring. De acordo com a publicação, a marca deverá disponibilizar a novidade na próxima geração dos modelos da Classe E e no conversível SL. Versões aspiradas e sobrealimentadas vão fazer parte das escolhas. A marca alemã deixou de fabricar motores de seis cilindros em linha em meados de 1997 e optou pela configuração em V. Outras fabricantes tradicionais fizeram o mesmo, entre as quais a Jaguar, Aston Martin e Toyota. Apenas a BMW permaneceu fiel aos "seis em linha".
A decisão de voltar a ter esse tipo de motor deve estar ligada à meta de buscar cada vez mais eficiência e refinamento. E representa uma boa escolha para atingir as expectativas dos clientes da marca, especialmente nos modelos da Classe E e no SL. Entretanto, não deverá ter nenhuma versão esportiva AMG com o novo motor de seis cilindros.
A decisão de voltar a ter esse tipo de motor deve estar ligada à meta de buscar cada vez mais eficiência e refinamento. E representa uma boa escolha para atingir as expectativas dos clientes da marca, especialmente nos modelos da Classe E e no SL. Entretanto, não deverá ter nenhuma versão esportiva AMG com o novo motor de seis cilindros.
Fonte: Uol / Car and Driver Brasil
Re: Mercedes voltará a ter motor de seis cilindros em linha
Olha o mundo retornando ao passado!!
Guilherme Lacerda- Usuário Platina
Opa essa é boa, adoro os L6.
Concordo com o João,
Os motores M 104, são excelentes, e gosto mais deles do que o M 112.
Os motores M 104, são excelentes, e gosto mais deles do que o M 112.
ZIG MASTER- Usuário Platina
A principal concorrente nunca deixou o L6.
EfBauru- Usuário Platina
Confrades: como não conheço, quais são as diferenças do ponto de vista prático? Um rende mais? É mais barato para produzir?
AEP- Usuário Platina
AEP,
Embora ambos sejam 6 cilindros e tenham um desempenho muito próximo, os motores 6L tem o bloco de ferro fundido, enquanto os V6 tem o bloco de alumínio, e por serem de concepção mais moderna, tem diversos diferenciais tecnológicos, e por isto se torna de manutenção mais cara.
Mas, segundo a MB., os L6 foram substituídos pelos V6, porque a produção destes é mais barata e tem a vantagem de poder guarnecer um maior número de plataformas, por serem mais curtos e compactos, acomodando-se melhor em diversas carrocerias.
Embora ambos sejam 6 cilindros e tenham um desempenho muito próximo, os motores 6L tem o bloco de ferro fundido, enquanto os V6 tem o bloco de alumínio, e por serem de concepção mais moderna, tem diversos diferenciais tecnológicos, e por isto se torna de manutenção mais cara.
Mas, segundo a MB., os L6 foram substituídos pelos V6, porque a produção destes é mais barata e tem a vantagem de poder guarnecer um maior número de plataformas, por serem mais curtos e compactos, acomodando-se melhor em diversas carrocerias.
Eu acredito que os L6 tenham um funcionamento mais suave, vibrem menos que os V6, mas pode ser papo de quem goste. Já os V8 possuem a quantidade correta de cilindros kkkkk
Os V6 nasceram por causa das frentes compactas e da tração dianteira. Ocupam menos espaço e pode ser colocados em capôs mais arredondados. Típico motor de Van. Carros esportes com tração traseira, podem ter um L6 tranquilamente.
Os V6 nasceram por causa das frentes compactas e da tração dianteira. Ocupam menos espaço e pode ser colocados em capôs mais arredondados. Típico motor de Van. Carros esportes com tração traseira, podem ter um L6 tranquilamente.
Essa é mais uma daquelas discussões eternas, hehehe... Temos até tópico aqui no Forum a respeito.
Como o Zig falou, quando a MB abandonou os 6 em linha foi por razões práticas: o M112 é um M113 com 2 cilindros a menos, portanto economia na hora de fabricar, além de ser mais compacto e na época, mais leve.
Com a evolução tecnológica hoje é possível ter um L6 tão bom, leve e eficiente quanto o V6. Acredito que o único aspecto que teria de mudar seria o estilo, com a frente mais longa para acomodar o L6.
Eu particularmente adoro as BMs nesse aspecto, aquela frente com o capô interminável é matadora.
Abraço!
Como o Zig falou, quando a MB abandonou os 6 em linha foi por razões práticas: o M112 é um M113 com 2 cilindros a menos, portanto economia na hora de fabricar, além de ser mais compacto e na época, mais leve.
Com a evolução tecnológica hoje é possível ter um L6 tão bom, leve e eficiente quanto o V6. Acredito que o único aspecto que teria de mudar seria o estilo, com a frente mais longa para acomodar o L6.
Eu particularmente adoro as BMs nesse aspecto, aquela frente com o capô interminável é matadora.
Abraço!
Justamente,
Tenho percebido no uso destes motores, no meu caso L6 W202 e W210 e V6 W208, que o rendimento é práticamente o mesmo, embora o V6 tenha alguns HP a mais, no entanto o grande diferencial que influencia muito neste julgamento é o fato da W208, ter o cambio 7G que acaba desequilibrando a comparação.
No mais, é uma questão de gosto, eu pessoalmente, prefiro os L6, robustos e ultra duráveis.
Tenho percebido no uso destes motores, no meu caso L6 W202 e W210 e V6 W208, que o rendimento é práticamente o mesmo, embora o V6 tenha alguns HP a mais, no entanto o grande diferencial que influencia muito neste julgamento é o fato da W208, ter o cambio 7G que acaba desequilibrando a comparação.
No mais, é uma questão de gosto, eu pessoalmente, prefiro os L6, robustos e ultra duráveis.
Retificando:
Acima onde se lê 7G leia-se 722.6.
Acima onde se lê 7G leia-se 722.6.
AEP- Usuário Platina
Pessoal, desculpem, mas lendo este tópico somente hoje, vi que a discussão é interessante sim, eu por exemplo tenho dois carros 6cc em linha e a E320 V6, um dos 6 em linha é um Diplomata 1989, lógico que não se compara à tecnologia dos alemães, porem apenas quero deixar minhas percepções. De qualquer forma o Diplomata tem no motor um ótimo desempenho com muita "elasticidade" alem da simplicidade na manutenção, gostoso de andar. O outro 6 em linha é uma BMW 325 2001, e aqui comparo esta BMW versus E320. BMW é mais esportiva, deliciosa de andar cujo "ronco" do motor me deixa alegre ao volante, pois sobra esportividade nesta máquina. Quanto à E320, tem sim muita tecnologia, porem perde em esportividade, possui muito mais conforto, anda muito sem dúvida alguma, mas minha preferência é o 6cc em linha, sente-se mais adrenalina.
Vanderley Dias Ferraz- Usuário Iniciante