(AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
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(AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Prezados, faço esse post para que sirva de alerta para todos. Há uns 10 dias atrás, resolvi pegar uma estrada com a W115. O carro estava todo revisado, todos os ítens de segurança em perfeito estado e um dia antes, troquei as pastilhas de freio apenas por prevenção, pois ainda tinham uns bons km para freiar. Ou seja, o carro estava em condições para viajar tranquilamente.
Rodei no mês anterior mais de 1000km com ele, e tudo na normalidade.
Na volta para casa, em torno das 20s, escuto um estalo forte vindo da roda dianteira direita. Imediatamente pensei que o pneu havia estourado, e por sorte consegui levar o carro até a faixa da direita. Mas foi rápido demais, e antes de conseguir parar o carro, uma roda simplesmente saiu do carro! Obviamente, com apenas 3 rodas, o carro foi se arrastando até parar completamente.
Aí, uma série de fatores de "sorte", ou como prefiro acreditar, o dedo de Deus não permitiu que nada de pior ocorresse. Pois devido a um erro meu, deixei de pegar a saída correta para SP e fui obrigado a passar por São José dos Campos. Era para ter acontecido na Rodovia Ayrton Senna, onde com certeza o risco seria muito maior. Outro fator sorte, foi a roda quebrada não ter saído rodando, como costuma acontecer, e com certeza causaria um acidente. Ela rodou apenas poucos metros e parou em um canteiro lateral. O carro ficou parado em um lugar bem perigoso, em uma alça de acesso, com carros vindo em alta velocidade. Mas com calma eu consegui sinalizar bem o local e retirar o que sobrou da roda para colocar o estepe.
Voltei para SP "na ponta dos dedos" pois estava sem estepe e com receio de que outras rodas poderiam se quebrar também.
Vamos lá, esse carro veio originalmente com rodas de ferro e calotas de alumínio. Eu resolvi trocar por uma questão de gosto pessoal. Rodei bastante tempo com elas e nunca tive problemas.
No dia anterior, na troca das pastilhas, o mecânico ainda me mostrou o que parecia ser uma rachadura nessa roda, mas no alto da minha ignorância, julguei ser apenas a pintura rachada.
Rodas de aluminio com mais de 20 anos são uma caixinha de surpresa. Não se sabe por quantos buracos, traumas e batidas elas passaram. E uma vez amassadas, devem ser trocadas e não reparadas.
Fica o alerta para que todos verifiquem minuciosamente suas rodas de alumínio, pois o susto e o perigo que eu corri, não desejo a ninguém. Volto com as rodas de ferro com as calotas.
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Rodei no mês anterior mais de 1000km com ele, e tudo na normalidade.
Na volta para casa, em torno das 20s, escuto um estalo forte vindo da roda dianteira direita. Imediatamente pensei que o pneu havia estourado, e por sorte consegui levar o carro até a faixa da direita. Mas foi rápido demais, e antes de conseguir parar o carro, uma roda simplesmente saiu do carro! Obviamente, com apenas 3 rodas, o carro foi se arrastando até parar completamente.
Aí, uma série de fatores de "sorte", ou como prefiro acreditar, o dedo de Deus não permitiu que nada de pior ocorresse. Pois devido a um erro meu, deixei de pegar a saída correta para SP e fui obrigado a passar por São José dos Campos. Era para ter acontecido na Rodovia Ayrton Senna, onde com certeza o risco seria muito maior. Outro fator sorte, foi a roda quebrada não ter saído rodando, como costuma acontecer, e com certeza causaria um acidente. Ela rodou apenas poucos metros e parou em um canteiro lateral. O carro ficou parado em um lugar bem perigoso, em uma alça de acesso, com carros vindo em alta velocidade. Mas com calma eu consegui sinalizar bem o local e retirar o que sobrou da roda para colocar o estepe.
Voltei para SP "na ponta dos dedos" pois estava sem estepe e com receio de que outras rodas poderiam se quebrar também.
Vamos lá, esse carro veio originalmente com rodas de ferro e calotas de alumínio. Eu resolvi trocar por uma questão de gosto pessoal. Rodei bastante tempo com elas e nunca tive problemas.
No dia anterior, na troca das pastilhas, o mecânico ainda me mostrou o que parecia ser uma rachadura nessa roda, mas no alto da minha ignorância, julguei ser apenas a pintura rachada.
Rodas de aluminio com mais de 20 anos são uma caixinha de surpresa. Não se sabe por quantos buracos, traumas e batidas elas passaram. E uma vez amassadas, devem ser trocadas e não reparadas.
Fica o alerta para que todos verifiquem minuciosamente suas rodas de alumínio, pois o susto e o perigo que eu corri, não desejo a ninguém. Volto com as rodas de ferro com as calotas.
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Gilberto/SP- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Importantíssimo esse relato, meu caro Gilberto. Realmente o que você menciona sobre os anos de vida das rodas e o que elas já enfrentaram de buracos, valetas e obstáculos diversos ninguém pode saber.
Muito obrigado e que sirva de alerta para que tenhamos mais atenção com esse item do carro.
Abs
Muito obrigado e que sirva de alerta para que tenhamos mais atenção com esse item do carro.
Abs
EfBauru- Usuário Platina
- Mensagens : 1733
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Jaguar, e geralmente ninguém troca uma roda depois de um amassado, e sim mandam consertar. E é aí que mora o perigo.
Gilberto/SP- Usuário Platina
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Idade : 48
Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Verdade, Gilberto. Essa coisa de "arrumar" roda de liga é bem temeroso, pois muitas vezes o "conserto" é feito retirando-se material da roda, o que certamente a deixa fragilizada. Se a roda for colocada em alta temperatura, certamente o material sofrerá e perderá resistência.
Abs
Abs
EfBauru- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Caramba, Giba, ainda bem que foi só o susto! Houve algum dano no carro? E o miolo da roda continuou preso ao disco?
Guilhermino- Usuário Ouro
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Obrigado pela postagem, fico contente que esta tudo bem com você
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Walter
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walter paiva- Administrador
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Exato Guilhermino, o miolo ficou preso com os 5 parafusos. Nenhum dano no carro, apenas uns arranhões na parte de baixo.
Valter, obrigado.
Valter, obrigado.
Gilberto/SP- Usuário Platina
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Idade : 48
Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Eu já havia ouvido relatos de problemas similares. De fato, é um risco rodas de liga em carros mais antigos, pois os traumas resultantes de pancadas em buracos são cumulativos. De uma hora para outra pode acontecer isso que o Gilberto relatou.
Quem tem Mercedes mais antiga com roda de liga e caso tenha comprado o carro usado, é preciso fazer uma boa inspeção em todo o conjunto das rodas (inclusive estepe). O certo é mandar desmontar, verificar com bastante atenção as rodas por dentro.
Gilberto, fico feliz que tenha sido apenas um susto. Isso poderia ter resultado em um grave acidente.
Quem tem Mercedes mais antiga com roda de liga e caso tenha comprado o carro usado, é preciso fazer uma boa inspeção em todo o conjunto das rodas (inclusive estepe). O certo é mandar desmontar, verificar com bastante atenção as rodas por dentro.
Gilberto, fico feliz que tenha sido apenas um susto. Isso poderia ter resultado em um grave acidente.
Professor- Usuário Platina
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Data de inscrição : 06/08/2012
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Gilberto,
Muito útil o seu relato. Como vc falou tem o dedo de Deus, há uns anos tínhamos uma cherokee que perdeu uma roda por causa de um pivô da suspensão. Minutos antes estava na marginal com a minha família, a roda foi cair manobrando na frente de um restaurante.
Fiquei preocupado com a 114, apesar de que nos próximos dias vou passar ela para calotas. Você sabe como podemos verificar e se é possível saber o estado das rodas.
Muito útil o seu relato. Como vc falou tem o dedo de Deus, há uns anos tínhamos uma cherokee que perdeu uma roda por causa de um pivô da suspensão. Minutos antes estava na marginal com a minha família, a roda foi cair manobrando na frente de um restaurante.
Fiquei preocupado com a 114, apesar de que nos próximos dias vou passar ela para calotas. Você sabe como podemos verificar e se é possível saber o estado das rodas.
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João- Administrador
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
João, no meu caso todos os fatores foram positivos para que nada de pior acontecesse. O meu grande medo, era de a roda quebrada sair rodando por entre os carros. Já vi isso acontecer uma vez e foi bem feio o estrago.
Quanto a saber sobre o estado das rodas, eu procurei e encontrei a seguinte declaração do Roberto Francki, dono da rede de lojas Colonial sobre o reparo nas rodas de liga leve:
“Antes de iniciar o reparo, é preciso submeter a peça avariada a uma série de medições a fim de verificar se o dano não empenou sua zona de contato, região central por onde passam os parafusos. Em seguida, é feito um exame de ultrassonografia para caçar eventuais fissuras. Somente se aprovada nesses dois passos a roda é liberada para conserto”
Então, seria interessante fazer esse exame de ultrassonografia para detectar rachaduras e fissuras.
Quanto a saber sobre o estado das rodas, eu procurei e encontrei a seguinte declaração do Roberto Francki, dono da rede de lojas Colonial sobre o reparo nas rodas de liga leve:
“Antes de iniciar o reparo, é preciso submeter a peça avariada a uma série de medições a fim de verificar se o dano não empenou sua zona de contato, região central por onde passam os parafusos. Em seguida, é feito um exame de ultrassonografia para caçar eventuais fissuras. Somente se aprovada nesses dois passos a roda é liberada para conserto”
Então, seria interessante fazer esse exame de ultrassonografia para detectar rachaduras e fissuras.
Gilberto/SP- Usuário Platina
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Idade : 48
Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Putz, que coisa hein? Vc escapou mesmo de um grave acidente...
Esse é um item que nós realmente acabamos por não dar a devida atenção. Eu por exemplo só examinei as rodas dos meus em ocasiões de desmontagens para troca de pneus, e mesmo assim foi algo bem superficial, só no visual mesmo. Fica o alerta!
Abraço!
Esse é um item que nós realmente acabamos por não dar a devida atenção. Eu por exemplo só examinei as rodas dos meus em ocasiões de desmontagens para troca de pneus, e mesmo assim foi algo bem superficial, só no visual mesmo. Fica o alerta!
Abraço!
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Ulysses V8 Benz- Administrador
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Gilberto, é por aí mesmo. Na verdade ficamos na mão da ética de quem em algum momento restaurou a roda, o que ainda de quebra impede uma inspeção futura, porque se existia uma rachadura, essa "sumiu" na restauração.
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João- Administrador
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Fora a quebra de roda, vale lembrar que devemos conferir o aperto das mesmas, pois já aconteceu comigo de deixarem uma roda quase solta, mas felizmente consegui perceber a tempo.
No entanto o pior aconteceu na pista de corrida, em que sai do box e já estava acelerando tudo que dava, e no retão eis que vejo meu mecanico pulando e sinalizando para parar.
Quando parei ele falou, que havia esquecido de apertar uma das rodas dianteiras.
Numa situação destas passamos de piloto para passageiro...........
No entanto o pior aconteceu na pista de corrida, em que sai do box e já estava acelerando tudo que dava, e no retão eis que vejo meu mecanico pulando e sinalizando para parar.
Quando parei ele falou, que havia esquecido de apertar uma das rodas dianteiras.
Numa situação destas passamos de piloto para passageiro...........
ZIG MASTER- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Gilberto, ainda bem que os danos foram somente materiais e segundo seu relato, bem poucos !
Realmente as rodas são um ítem extremamente sujeitos à fadiga do material e justamente o ítem que menos verificamos periodicamente, temos o costume de verificar os pneus e raramente verificamos as rodas , principalmente as de liga.
Vou passar a verificá-las constantemente à busca de alguma rachadura, principalmente as da minha W126 que são iguais às suas....
Abs
Borg
Realmente as rodas são um ítem extremamente sujeitos à fadiga do material e justamente o ítem que menos verificamos periodicamente, temos o costume de verificar os pneus e raramente verificamos as rodas , principalmente as de liga.
Vou passar a verificá-las constantemente à busca de alguma rachadura, principalmente as da minha W126 que são iguais às suas....
Abs
Borg
Borg- Usuário Ouro
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Passei algo parecido com uma GM/montana há uns 06 anos atrás na Rodovia D. Pedro, região de Jarinu.
Dias antes, tive uma roda amassada por causa dos buracos de SP e resolvi "consertar" em uma oficina especializada na Fagundes Filho, o que depois do ocorrido me arrependi amargamente.
Desde então me recuso a consertar rodas principalmente de liga leve, o correto é sempre trocar.
Dias antes, tive uma roda amassada por causa dos buracos de SP e resolvi "consertar" em uma oficina especializada na Fagundes Filho, o que depois do ocorrido me arrependi amargamente.
Desde então me recuso a consertar rodas principalmente de liga leve, o correto é sempre trocar.
Adilson Azevedo- Usuário Ouro
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Idade : 56
Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Adilson,
Vamos torcer para não acontecer nada com as nossas Monoblock AMG 18", pois com certeza, não iremos encontrar outra roda para reposição.
Vamos torcer para não acontecer nada com as nossas Monoblock AMG 18", pois com certeza, não iremos encontrar outra roda para reposição.
ZIG MASTER- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Zig já tive a experiência com parafusos soltos, diferente da quebra das rodas eles avisam, a roda começa a bater.
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Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João- Administrador
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Idade : 62
Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Essa rachadura que "sumiu" na restauração só são detectadas em máquinas de "ultrassonografia" mesmo. Não sei se esse é o termo correto mas é o que me vem. Difícil é encontrar em algum lugar uma loja especializada a esse ponto. Em SP capital com certeza procurando encontra se mas no interior esquece.
Em casa tivemos muitos anos atrás um Fiat com rodas condenadas. Na epoca era crianca e nao sei como foi ao certo. Mas apesar dela nunca ter sido efetivamente amassadas, na hora de trocar o pneu foram condenadas. Vendemos o carro e o novo dono foi avisado previamente.
Por isso tenho muito cuidado em comprar rodas usadas na internet. Geralmente sao fruto de carros PT ou reformadas. Pessoalmente ou mantenho as que vieram no carro, seja ele comprado zero ou usado ou so compro rodas novas.
Em casa tivemos muitos anos atrás um Fiat com rodas condenadas. Na epoca era crianca e nao sei como foi ao certo. Mas apesar dela nunca ter sido efetivamente amassadas, na hora de trocar o pneu foram condenadas. Vendemos o carro e o novo dono foi avisado previamente.
Por isso tenho muito cuidado em comprar rodas usadas na internet. Geralmente sao fruto de carros PT ou reformadas. Pessoalmente ou mantenho as que vieram no carro, seja ele comprado zero ou usado ou so compro rodas novas.
pateord- Usuário Bronze
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Idade : 34
Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Exatamente, como disse o Pateord, as rodas precisam ser verificadas e ninguém o faz. Lógico, se tem o carro desde muito novo e considerando que dificilmente quebram sem razão, essa verificação é desnecessária.
Mas, Gilberto, nos nossos casos, fica bem mais bonito com calotas. E já resolve esse problema.
Mas, Gilberto, nos nossos casos, fica bem mais bonito com calotas. E já resolve esse problema.
_________________
Abraços,
Tio Fass
C126 500SEC 1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
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Karl Fass- Consultor Técnico
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67
Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Gilberto, bom dia.
Há uns 4 anos atrás, minha esposa estava usando a Touring e aconteceu a mesma coisa. A roda quebrou no miolo e sorte da minha esposa e que a Touring é pesada e ela "sentou" a dianteira e ficou raspando o disco até o carro ficar parado totalmente. Eu mandei para um "especialista" e ele comentou que muitas vezes você manda desamassar, arrumar ou pintar e a empresa manda esquentar a roda para indireitar e com isso ela perde a liga (enfraquecendo). No me caso eu troquei todo o conjunto de rodas, pois não confio mais.
Um abraço,
Rusche
Há uns 4 anos atrás, minha esposa estava usando a Touring e aconteceu a mesma coisa. A roda quebrou no miolo e sorte da minha esposa e que a Touring é pesada e ela "sentou" a dianteira e ficou raspando o disco até o carro ficar parado totalmente. Eu mandei para um "especialista" e ele comentou que muitas vezes você manda desamassar, arrumar ou pintar e a empresa manda esquentar a roda para indireitar e com isso ela perde a liga (enfraquecendo). No me caso eu troquei todo o conjunto de rodas, pois não confio mais.
Um abraço,
Rusche
rusche- Usuário Iniciante
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Rusche, no meu caso aconteceu a mesma coisa, o carro tombou e parou raspando no asfalto. Mas imagina se isso acontece a 100km e em uma curva?
Sim, o problema das rodas de alumínio é exatamente esse. Anos e anos caído em buracos, já vi muitos desamassarem dando pancadas, outros esquentam, enfim, o alumínio não permite isso.
Eu também não confio, e voltei para as rodas de ferro.
Fass, eu estava querendo voltar para as rodas de ferro com as calotas, inclusive havia mandado pintar as calotas.
Sim, o problema das rodas de alumínio é exatamente esse. Anos e anos caído em buracos, já vi muitos desamassarem dando pancadas, outros esquentam, enfim, o alumínio não permite isso.
Eu também não confio, e voltei para as rodas de ferro.
Fass, eu estava querendo voltar para as rodas de ferro com as calotas, inclusive havia mandado pintar as calotas.
Gilberto/SP- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Giba, vi as calotas sábado no Marcão e ficaram bem bacanas. A 115 vai ficar legal com elas...
Se fosse uma 116 ia falar para vc insistir nas mexericas.
Se fosse uma 116 ia falar para vc insistir nas mexericas.
Marco Antonio- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Eu já achava a 115 bem legal com as calotas, mas elas realmente estavam precisando de um trato.
E a 201, Marquito, vai continuar com as calotas ou vai ganhar rodas de liga?
E a 201, Marquito, vai continuar com as calotas ou vai ganhar rodas de liga?
Guilhermino- Usuário Ouro
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ZIG MASTER JUNIOR- Usuário Platina
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Re: (AJUDA GERAL): Alerta - quebra de roda de liga leve
Willian, o Flavio já tinha colocado BHs nela com pneus Dunlop novinhos.
Marco Antonio- Usuário Platina
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