(W105/W128/W180): Ficha técnica "Ponton"
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(W105/W128/W180): Ficha técnica "Ponton"
Em março de 1954 foi apresentado um novo modelo 220a como um conceito moderno.
A base foi no modelo 180, de 4 cilindros.
A 220 tinha uma distância entre-eixos de 170 mm, resultando em um acréscimo de 70 mm para espaço para as pernas na parte traseira do interior. Os demais 100 mm foram usados para a parte dianteira alargada que adotou os motores de 6 cilindros.
A suspensão do eixo dianteiro, bem como o conceito de sub-chassis são derivados do modelo 180. A suspensão do eixo traseiro era completamente nova.
O motor de 6 cilindros do 220 deriva do motor do W187, no entanto, com maior compressão e um carburador maior, atingindo 85 CV.
Houve uma melhoria significativa nos freios. As 220a receberam tambores de freio com ranhuras nas 4 rodas. A partir de setembro 1955, todos os modelos foram equipados, de série, com esse sistema de freios.
Em março de 1956, 2 anos após a apresentação da 220a, os modelos 219 (internamente nominado W105) e 220 S (internamente nominados W180), sucederam a 220a.
A 219 (internamente nominado W105), derivou da combinação dos modelos 190 e 220. O W105 era mais acessível com menos equipamentos, o que objetivava atrair novos clientes. E era 219 mais curto em comparação com a W180.
Os modelos 220 conversíveis A e C foram apresentados no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha de 1956.
Fabricados à partir de julho de 1956, a base foi o modelo 220 S (sucessor do 220a).
Três meses após o lançamento dos conversíveis, uma versão coupé foi apresentada.
Em agosto de 1957, versões melhoradas de quase todos os modelos foram apresentadas.
As 220 S coupé e conversível (internamente nomeadas pelo código W180) receberam leves modificações e um aumento da potência do motor para 106 CV. Externamente, o para-choque dianteiro e o local da placa/matrícula foram alterados. Adotou, ainda, a nova embreagem hidráulica automática "Hydrak".
Ao mesmo tempo que os sedans, a partir de setembro de 1958, as versões também foram oferecidos como 220 SE com injeção de combustível.
Exceto para o motor, os coupés e conversíveis (internamente nomeadas pelo código W128), correspondiam aos modelos 220 S com carburador.
O motor de 2.2 litros e 6 cilindros tinha um sistema de carburação diferente em comparação com o motor das 220 S.
Em agosto de 1959, os modelos forms modificados adotando a forma "fintail", com o encerramento da produção dos Ponton 219, 220 S e 220 SE.
A produção do conversível e coupé foi mantida apenas para o modelo 220 SE, no entanto.
As últimas versões com carburador deixaram de ser produzidas em outubro de 1959. Em agosto de 1959 o motor de injeção do 220 SEb foi usado para ambos os modelos, alcançando 120 CV.
Em novembro de 1960, a produção das 220 coupés e conversíveis SE foi encerrado. Um novo conversível foi apresentado em fevereiro de 1961 e um novo coupé em agosto de 1961.
Em agosto 1959, os substitutos foram lançados com a nova série 111.
Um total de 111.035 sedans foram produzidos em 5 anos e meio.
Um total de 5.731 unidades conversíveis foram construídas, sendo 1.942 com motor de injeção.
Chassi: 180.010 ou 180.011 com teto solar.
Produzido entre março de 1954 e abril de 1956.
Motor gasolina, M180 II (180.921), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 85 CV.
Capacidade do tanque: 64 litros.
Chassi: 105.010 ou 105.011 com teto solar.
Produzido entre março de 1956 e julho de 1959.
Motor gasolina, M180 II (180.921), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 85 CV.
Capacidade do tanque: 56 litros.
Chassi: 180.010 ou 180.011 com teto solar.
Produzido entre março de 1956 e agosto de 1959.
Motor gasolina, M180 III (180.924), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 100 CV.
Capacidade do tanque: 64 litros.
Chassi: 128.010 ou 128.011 com teto solar.
Produzido entre abril de 1958 e agosto de 1959.
Motor gasolina, M127 L (127.980), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 115 CV.
Capacidade do tanque: 62 litros.
Chassi: 180.030.
Produzido entre julho de 1956 e outubro de 1959.
Motor gasolina, M180 III (180.924), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 100 CV. A partir de agosto de 1957, 106 CV.
Capacidade do tanque: 64 litros.
Chassi: 128.030.
Produzido entre julho de 1958 e novembro de 1960.
Motor gasolina, M127 L (127.980), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 115 CV.
Motor gasolina, M127 III (127.983), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 120 CV desde agosto de 1959.
Capacidade do tanque: 62 litros.
Chassi: 180.037.
Produzido entre outubro de 1956 e outubro de 1959.
Motor gasolina, M180 III (180.924), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 110 CV.
Motor gasolina, M180 III (180.924), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 106 CV desde agosto de 1957.
Capacidade do tanque: 64 litros.
Chassi: 128.037.
Produzido entre julho de 1958 e novembro de 1960.
Motor gasolina, M127 L (127.980), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 115 CV.
Motor gasolina, M127 III (127.983), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 120 CV desde agosto de 1959.
Capacidade do tanque: 62 litros.
Fontes:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4623#
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Ponton-Mercedes-six-cylinder-models-W-180-W-105-W-128-1954--.xhtml?oid=4882
A base foi no modelo 180, de 4 cilindros.
A 220 tinha uma distância entre-eixos de 170 mm, resultando em um acréscimo de 70 mm para espaço para as pernas na parte traseira do interior. Os demais 100 mm foram usados para a parte dianteira alargada que adotou os motores de 6 cilindros.
A suspensão do eixo dianteiro, bem como o conceito de sub-chassis são derivados do modelo 180. A suspensão do eixo traseiro era completamente nova.
O motor de 6 cilindros do 220 deriva do motor do W187, no entanto, com maior compressão e um carburador maior, atingindo 85 CV.
Houve uma melhoria significativa nos freios. As 220a receberam tambores de freio com ranhuras nas 4 rodas. A partir de setembro 1955, todos os modelos foram equipados, de série, com esse sistema de freios.
Em março de 1956, 2 anos após a apresentação da 220a, os modelos 219 (internamente nominado W105) e 220 S (internamente nominados W180), sucederam a 220a.
A 219 (internamente nominado W105), derivou da combinação dos modelos 190 e 220. O W105 era mais acessível com menos equipamentos, o que objetivava atrair novos clientes. E era 219 mais curto em comparação com a W180.
Os modelos 220 conversíveis A e C foram apresentados no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha de 1956.
Fabricados à partir de julho de 1956, a base foi o modelo 220 S (sucessor do 220a).
Três meses após o lançamento dos conversíveis, uma versão coupé foi apresentada.
Em agosto de 1957, versões melhoradas de quase todos os modelos foram apresentadas.
As 220 S coupé e conversível (internamente nomeadas pelo código W180) receberam leves modificações e um aumento da potência do motor para 106 CV. Externamente, o para-choque dianteiro e o local da placa/matrícula foram alterados. Adotou, ainda, a nova embreagem hidráulica automática "Hydrak".
Ao mesmo tempo que os sedans, a partir de setembro de 1958, as versões também foram oferecidos como 220 SE com injeção de combustível.
Exceto para o motor, os coupés e conversíveis (internamente nomeadas pelo código W128), correspondiam aos modelos 220 S com carburador.
O motor de 2.2 litros e 6 cilindros tinha um sistema de carburação diferente em comparação com o motor das 220 S.
Em agosto de 1959, os modelos forms modificados adotando a forma "fintail", com o encerramento da produção dos Ponton 219, 220 S e 220 SE.
A produção do conversível e coupé foi mantida apenas para o modelo 220 SE, no entanto.
As últimas versões com carburador deixaram de ser produzidas em outubro de 1959. Em agosto de 1959 o motor de injeção do 220 SEb foi usado para ambos os modelos, alcançando 120 CV.
Em novembro de 1960, a produção das 220 coupés e conversíveis SE foi encerrado. Um novo conversível foi apresentado em fevereiro de 1961 e um novo coupé em agosto de 1961.
Em agosto 1959, os substitutos foram lançados com a nova série 111.
Um total de 111.035 sedans foram produzidos em 5 anos e meio.
Um total de 5.731 unidades conversíveis foram construídas, sendo 1.942 com motor de injeção.
- Dados técnicos do modelo 220a (W180 I):
Chassi: 180.010 ou 180.011 com teto solar.
Produzido entre março de 1954 e abril de 1956.
Motor gasolina, M180 II (180.921), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 85 CV.
Capacidade do tanque: 64 litros.
- Dados técnicos do modelo 219 (W105):
Chassi: 105.010 ou 105.011 com teto solar.
Produzido entre março de 1956 e julho de 1959.
Motor gasolina, M180 II (180.921), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 85 CV.
Capacidade do tanque: 56 litros.
- Dados técnicos do modelo 220 S (W180 II):
Chassi: 180.010 ou 180.011 com teto solar.
Produzido entre março de 1956 e agosto de 1959.
Motor gasolina, M180 III (180.924), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 100 CV.
Capacidade do tanque: 64 litros.
- Dados técnicos do modelo 220 SE (W128):
Chassi: 128.010 ou 128.011 com teto solar.
Produzido entre abril de 1958 e agosto de 1959.
Motor gasolina, M127 L (127.980), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 115 CV.
Capacidade do tanque: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo 220 S Cabriolet (W180 II):
Chassi: 180.030.
Produzido entre julho de 1956 e outubro de 1959.
Motor gasolina, M180 III (180.924), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 100 CV. A partir de agosto de 1957, 106 CV.
Capacidade do tanque: 64 litros.
- Dados técnicos do modelo 220 SE Cabriolet (W128):
Chassi: 128.030.
Produzido entre julho de 1958 e novembro de 1960.
Motor gasolina, M127 L (127.980), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 115 CV.
Motor gasolina, M127 III (127.983), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 120 CV desde agosto de 1959.
Capacidade do tanque: 62 litros.
- Dados técnicos do modelo 220 S Coupé (W180 II):
Chassi: 180.037.
Produzido entre outubro de 1956 e outubro de 1959.
Motor gasolina, M180 III (180.924), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 110 CV.
Motor gasolina, M180 III (180.924), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 106 CV desde agosto de 1957.
Capacidade do tanque: 64 litros.
- Dados técnicos do modelo 220 SE Coupé (W128):
Chassi: 128.037.
Produzido entre julho de 1958 e novembro de 1960.
Motor gasolina, M127 L (127.980), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 115 CV.
Motor gasolina, M127 III (127.983), de 6 cilindros em linha, 2.195 cilindradas com 120 CV desde agosto de 1959.
Capacidade do tanque: 62 litros.
Fontes:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4623#
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Ponton-Mercedes-six-cylinder-models-W-180-W-105-W-128-1954--.xhtml?oid=4882
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