(W460): Ficha técnica - 1979 a 1992
Página 1 de 1
(W460): Ficha técnica - 1979 a 1992
O modelo G foi apresentado em fevereiro de 1979. Os precursores desse estudo de veículo todo terreno remontam a Segunda Guerra Mundial, quando a Mercedes-Benz já fazia modelos "cross-country" que foram utilizados principalmente pelos civis e pelos governos.
Esse novo chassi foi concebido como um veículo exclusivo para atividades de lazer e uso pesado.
O desenvolvimento derivou de uma cooperação com a empresa austríaca Steyr-Daimler-Puch AG que produziu o modelo na planta da Puch em Graz-Thondorf. Era um contrato de cooperação com a "Gelände-Fahrzeug GmbH" (veículos off-road ltd.), em que ambos os parceiros participaram com 50%. Em agosto de 1981 a participação da Daimler-Benz na GFG foi efetivada. Desde então, os veículos off-road foram produzidos pela Steyr-Daimler-Puch como subcontratada.
Na Áustria, Suíça e nos países do bloco COMECON, o mesmo veículo era vendido sob a marca "Puch".
A linha de modelos G originalmente era composta de 4 opções de motores, 5 carrocerias e chassis com 2 diferentes tamanhos de carroceria e entre-eixos.
Havia os motores de 2,4 litros e 3,0 litros movidos a diesel, o motor com carburador de 2.3 litros e o motor de injeção de 2.8 litros, todos conhecidos como série 123.
No decurso dos anos, diversas melhorias foram adotadas para o interior mais refinado, bem como os opcionais.
Em abril de 1982, o modelo 230 GE de 2.3 litros com injeção (motor M102), foi apresentado. Era o sucessor do G 230. Desde 1986, uma variante com motor com injeção de 2.0 litros foi produzido exclusivamente como um modelo de exportação para a Itália. Em outubro de 1987, o G 250 D com motor de 2.5 litros, 5 cilindros e motor diesel OM 602 foi introduzido no mercado e substituiu o G 240 D.
E, setembro de 1989, o modelo foi completamente reformulado e foi redesignado W463.
Para os clientes comerciais, o W460 em todas as suas versões foi mantido em produção.
No início de 1992, ambas as versões diesel do W460 foram substituídas pelo 290 D, nominado W461. Esta designação era, até então, limitada para as versões com 24 volts que foram predominantemente utilizadas para veículos militares.
Chassi 460.310 (cabriolet), 460.330 (wagon) ou 460.320 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a diesel, OM 616 D 24 (616.936), 4 cilindros em linha, 2.399 cilindradas e 72 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros.
Chassi 460.331 (wagon) ou 460.321 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a diesel, OM 616 D 24 (616.936), 4 cilindros em linha, 2.399 cilindradas e 72 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros.
Chassi 460.317 (cabriolet) ou 460.337 (wagon).
Produzido entre 1987 e 1992.
Motor a diesel, OM 602 D 25 (602.930), 5 cilindros em linha, 2.497 cilindradas e 84 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 81,5 litros e 95 litros desde fevereiro de 1989.
Chassi 460.328 (van) ou 460.338 (wagon).
Produzido entre 1987 e 1992.
Motor a diesel, OM 602 D 25 (602.930), 5 cilindros em linha, 2.497 cilindradas e 84 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 81,5 litros e 95 litros desde fevereiro de 1989.
Chassi 460.312 (cabriolet), 460.332 (wagon) ou 460.322 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a diesel, OM 617 D 30 (617.931), 5 cilindros em linha, 2.998 cilindradas e 80 CV.
Motor a diesel, OM 617 D 30 (617.931), 5 cilindros em linha, 2.998 cilindradas e 88 CV desde setembro de 1979.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros; 81,5 litros desde outubro de 1987 e 95 litros desde fevereiro de 1989.
Chassi 460.333 (wagon) ou 460.323 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a diesel, OM 617 D 30 (617.931), 5 cilindros em linha, 2.998 cilindradas e 80 CV.
Motor a diesel, OM 617 D 30 (617.931), 5 cilindros em linha, 2.998 cilindradas e 88 CV desde setembro de 1979.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros; 81,5 litros desde outubro de 1987 e 95 litros desde fevereiro de 1989.
Chassi 460.210 (cabriolet), 460.230 (wagon) ou 460.220 (van).
Produzido entre 1979 e 1989.
Motor a gasolina, M 115 V 23 (115.973), 4 cilindros em linha, 2.307 cilindradas e 90 ou 102 CV.
Motor a gasolina, M 102 V 23 (102.944), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 109 CV desde 1986.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros.
Chassi 460.231 (wagon) ou 460.221 (van).
Produzido entre 1979 e 1989.
Motor a gasolina, M 115 V 23 (115.973), 4 cilindros em linha, 2.307 cilindradas e 90 ou 102 CV.
Motor a gasolina, M 102 V 23 (102.944), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 109 CV desde 1986.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros.
Chassi 460.218 (cabriolet), 460.238 (wagon) ou 460.228 (van).
Produzido entre 1982 e 1991.
Motor a gasolina, M 102 E 23 (102.981), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 122 CV com catalisador ou 125 CV sem catalisador.
Motor a gasolina, M 102 E 23 (102.987), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 122 CV com catalisador ou 125 CV sem catalisador, desde janeiro de 1986.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde outubro de 1987.
Chassi 460.239 (wagon) ou 460.229 (van).
Produzido entre 1982 e 1991.
Motor a gasolina, M 102 E 23 (102.981), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 122 CV com catalisador ou 125 CV sem catalisador.
Motor a gasolina, M 102 E 23 (102.987), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 122 CV com catalisador ou 125 CV sem catalisador, desde janeiro de 1986.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde outubro de 1987.
Chassi 460.216 (cabriolet) ou 460.236 (wagon).
Produzido entre 1986 e 1991.
Motor a gasolina, M 102 E 20 (102.964), 4 cilindros em linha, 1.997 cilindradas e 118 CV com catalisador ou 122 CV sem catalisador.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde outubro de 1987.
Chassi 460.237 (wagon).
Produzido entre 1986 e 1991.
Motor a gasolina, M 102 E 20 (102.964), 4 cilindros em linha, 1.997 cilindradas e 118 CV com catalisador ou 122 CV sem catalisador.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde outubro de 1987.
Chassi 460.212 (cabriolet), 460.232 (wagon) ou 460.222 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a gasolina, M 110 E 28 (110.994), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 156 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde dezembro de 1981.
Chassi 460.331 (wagon) ou 460.321 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a gasolina, M 110 E 28 (110.994), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 156 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde dezembro de 1981.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse novo chassi foi concebido como um veículo exclusivo para atividades de lazer e uso pesado.
O desenvolvimento derivou de uma cooperação com a empresa austríaca Steyr-Daimler-Puch AG que produziu o modelo na planta da Puch em Graz-Thondorf. Era um contrato de cooperação com a "Gelände-Fahrzeug GmbH" (veículos off-road ltd.), em que ambos os parceiros participaram com 50%. Em agosto de 1981 a participação da Daimler-Benz na GFG foi efetivada. Desde então, os veículos off-road foram produzidos pela Steyr-Daimler-Puch como subcontratada.
Na Áustria, Suíça e nos países do bloco COMECON, o mesmo veículo era vendido sob a marca "Puch".
A linha de modelos G originalmente era composta de 4 opções de motores, 5 carrocerias e chassis com 2 diferentes tamanhos de carroceria e entre-eixos.
Havia os motores de 2,4 litros e 3,0 litros movidos a diesel, o motor com carburador de 2.3 litros e o motor de injeção de 2.8 litros, todos conhecidos como série 123.
No decurso dos anos, diversas melhorias foram adotadas para o interior mais refinado, bem como os opcionais.
Em abril de 1982, o modelo 230 GE de 2.3 litros com injeção (motor M102), foi apresentado. Era o sucessor do G 230. Desde 1986, uma variante com motor com injeção de 2.0 litros foi produzido exclusivamente como um modelo de exportação para a Itália. Em outubro de 1987, o G 250 D com motor de 2.5 litros, 5 cilindros e motor diesel OM 602 foi introduzido no mercado e substituiu o G 240 D.
E, setembro de 1989, o modelo foi completamente reformulado e foi redesignado W463.
Para os clientes comerciais, o W460 em todas as suas versões foi mantido em produção.
No início de 1992, ambas as versões diesel do W460 foram substituídas pelo 290 D, nominado W461. Esta designação era, até então, limitada para as versões com 24 volts que foram predominantemente utilizadas para veículos militares.
- Dados técnicos do modelo G 240 D chassi curto (460 GD 24):
Chassi 460.310 (cabriolet), 460.330 (wagon) ou 460.320 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a diesel, OM 616 D 24 (616.936), 4 cilindros em linha, 2.399 cilindradas e 72 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros.
- Dados técnicos do modelo G 240 D chassi longo (460 GD 24):
Chassi 460.331 (wagon) ou 460.321 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a diesel, OM 616 D 24 (616.936), 4 cilindros em linha, 2.399 cilindradas e 72 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros.
- Dados técnicos do modelo G 250 D chassi curto (460 GD 25):
Chassi 460.317 (cabriolet) ou 460.337 (wagon).
Produzido entre 1987 e 1992.
Motor a diesel, OM 602 D 25 (602.930), 5 cilindros em linha, 2.497 cilindradas e 84 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 81,5 litros e 95 litros desde fevereiro de 1989.
- Dados técnicos do modelo G 250 D chassi longo (460 GD 25):
Chassi 460.328 (van) ou 460.338 (wagon).
Produzido entre 1987 e 1992.
Motor a diesel, OM 602 D 25 (602.930), 5 cilindros em linha, 2.497 cilindradas e 84 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 81,5 litros e 95 litros desde fevereiro de 1989.
- Dados técnicos do modelo G 300 D chassi curto (460 GD 30):
Chassi 460.312 (cabriolet), 460.332 (wagon) ou 460.322 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a diesel, OM 617 D 30 (617.931), 5 cilindros em linha, 2.998 cilindradas e 80 CV.
Motor a diesel, OM 617 D 30 (617.931), 5 cilindros em linha, 2.998 cilindradas e 88 CV desde setembro de 1979.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros; 81,5 litros desde outubro de 1987 e 95 litros desde fevereiro de 1989.
- Dados técnicos do modelo G 300 D chassi longo (460 GD 30):
Chassi 460.333 (wagon) ou 460.323 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a diesel, OM 617 D 30 (617.931), 5 cilindros em linha, 2.998 cilindradas e 80 CV.
Motor a diesel, OM 617 D 30 (617.931), 5 cilindros em linha, 2.998 cilindradas e 88 CV desde setembro de 1979.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros; 81,5 litros desde outubro de 1987 e 95 litros desde fevereiro de 1989.
- Dados técnicos do modelo G 230 chassi curto (460 G 23):
Chassi 460.210 (cabriolet), 460.230 (wagon) ou 460.220 (van).
Produzido entre 1979 e 1989.
Motor a gasolina, M 115 V 23 (115.973), 4 cilindros em linha, 2.307 cilindradas e 90 ou 102 CV.
Motor a gasolina, M 102 V 23 (102.944), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 109 CV desde 1986.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros.
- Dados técnicos do modelo G 230 chassi longo (460 G 23):
Chassi 460.231 (wagon) ou 460.221 (van).
Produzido entre 1979 e 1989.
Motor a gasolina, M 115 V 23 (115.973), 4 cilindros em linha, 2.307 cilindradas e 90 ou 102 CV.
Motor a gasolina, M 102 V 23 (102.944), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 109 CV desde 1986.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros.
- Dados técnicos do modelo G 230 E chassi curto (460 GE 23):
Chassi 460.218 (cabriolet), 460.238 (wagon) ou 460.228 (van).
Produzido entre 1982 e 1991.
Motor a gasolina, M 102 E 23 (102.981), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 122 CV com catalisador ou 125 CV sem catalisador.
Motor a gasolina, M 102 E 23 (102.987), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 122 CV com catalisador ou 125 CV sem catalisador, desde janeiro de 1986.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde outubro de 1987.
- Dados técnicos do modelo G 230 E chassi longo (460 GE 23):
Chassi 460.239 (wagon) ou 460.229 (van).
Produzido entre 1982 e 1991.
Motor a gasolina, M 102 E 23 (102.981), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 122 CV com catalisador ou 125 CV sem catalisador.
Motor a gasolina, M 102 E 23 (102.987), 4 cilindros em linha, 2.299 cilindradas e 122 CV com catalisador ou 125 CV sem catalisador, desde janeiro de 1986.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde outubro de 1987.
- Dados técnicos do modelo G 200 E chassi curto (460 GE 20):
Chassi 460.216 (cabriolet) ou 460.236 (wagon).
Produzido entre 1986 e 1991.
Motor a gasolina, M 102 E 20 (102.964), 4 cilindros em linha, 1.997 cilindradas e 118 CV com catalisador ou 122 CV sem catalisador.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde outubro de 1987.
- Dados técnicos do modelo G 200 E chassi longo (460 GE 20):
Chassi 460.237 (wagon).
Produzido entre 1986 e 1991.
Motor a gasolina, M 102 E 20 (102.964), 4 cilindros em linha, 1.997 cilindradas e 118 CV com catalisador ou 122 CV sem catalisador.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde outubro de 1987.
- Dados técnicos do modelo G 280 E chassi curto (460 GE 20):
Chassi 460.212 (cabriolet), 460.232 (wagon) ou 460.222 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a gasolina, M 110 E 28 (110.994), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 156 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde dezembro de 1981.
- Dados técnicos do modelo G 280 E chassi longo (460 GE 20):
Chassi 460.331 (wagon) ou 460.321 (van).
Produzido entre 1979 e 1991.
Motor a gasolina, M 110 E 28 (110.994), 6 cilindros em linha, 2.746 cilindradas e 156 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros ou 81,5 litros desde dezembro de 1981.
Fonte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Tópicos semelhantes
» (W460): Vídeo promocional de 1979
» (W460): A exótica apresentação da Classe G 1979 no Salão Internacional do Automóvel de Detroit/EUA
» (W08): Ficha técnica
» (R/C 107): Ficha Técnica
» (W06): Ficha técnica
» (W460): A exótica apresentação da Classe G 1979 no Salão Internacional do Automóvel de Detroit/EUA
» (W08): Ficha técnica
» (R/C 107): Ficha Técnica
» (W06): Ficha técnica
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos