(RESTAURAÇÃO): R107/C107 e demais modelos com acabamento similar
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(RESTAURAÇÃO): R107/C107 e demais modelos com acabamento similar
Boa tarde meus caros.
Seguindo a sugestão do nosso confrade AEP, vou fazer um passo a passo de como pintar/restaurar o painel de vinil da R/C-107.
Pra quem quiser saber um pouco mais da história de como fui me interessar por isso, basta dar uma olhada aqui: https://www.portalmercedesbrasil.com/t18001p50-galeria-confrade-bremer-r107-560-sl-1987-versao-americana#245271
Pois bem, se o painel da sua SL ou SLC está feio, desbotado, começando a rachar, etc... vc pode:
1) Se valer da solução americana padrão que é comprar uma capa e colar sobre ele. Essas capas são de plástico, moldadas a vácuo e se encaixam sobre o painel original, custam uns cento e poucos dólares e variam de qualidade dependendo do fabricante.
Já vi umas bem boas e outras horríveis. Confesso que não me agradam por ficarem, a meu ver (e eu sou extremamente chato), mais altos que o correto e com uma aspecto menos refinado.
Se for esta a tua opção basta digitar "R107 dash cover" no Google que vc terá milhares de resultados, imagens, ofertas, etc...
2) Escolher o caminho mais trabalhoso mas de resultado mais satisfatório e próximo do original - pelo qual eu acabei optando.
Por favor observe que as instruções que vou colocar a seguir são para a pintura de painéis em bom estado, sem rachaduras consideráveis ou com pequenas trincas de até 2cm (dois centímetros) ou um pouco mais.
Instruções de reparo para trincas extensas ou em grande quantidade serão postadas posteriormente, haja vista que ainda estamos fazendo testes de reparo em outros painéis.
2.1) Lista de materiais:
Esponja Scotch Brite (heavy dutty - parte verde)
Silicone preto (de aquário)
Seringa
Estilete
Super bonder
Araldite (adesivo epoxi)
Micro-pistola de pintura
Tinta para vinil
Bonder ou primer para pintura de vinil
Detergente para limpeza pesada
Já adianto que a tinta para vinil, o bonder - que é um fundo preparado para a pintura de vinil -, e o detergente específico (tri-cleaner) para esse serviço são difíceis de achar aqui no Brasil.
Eu trouxe dos EUA, tudo comprado na World Upholstery: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Digno de nota é o fato de que as tintas só podem ser encomendadas em garrafas e não em spray, já que é proibido exportar aerosol dos EUA.
2.2) Passo a passo, pintura e restauração.
Bom frisar que para um resultado perfeito vc terá que retirar o painel do seu carro uma vez que algumas partes são difíceis de serem alcançadas com ele montado no carro.
Já vi em sites estrangeiros pessoas que fizeram o serviço com o painel no lugar e o resultado é infinitamente inferior àquele feito com o painel fora do veículo - claro que um pequeno reparo que não demande pintura completa pode, eventualmente, comportar uma tentativa com o painel ainda no lugar.
Com o painel fora do carro, lave o mesmo com o detergente (tri-cleaner), por pelo menos duas vezes, esfregando o mesmo com a esponja de trabalho pesado (parte verde), até que o vinil fique fosco, com aspecto esbranquiçado, como este da foto:
Procure não molhar a parte interna (de espuma) do painel
Após a lavagem, deixe o painel secar na sombra, pelo menos de um dia para o outro.
Eventuais reparos de pequenas trincas podem ser feitos pela aplicação de silicone preto, independentemente da cor do painel do seu carro. Aplique o silicone com uma seringa o mais fina possível. Retire o excesso enquanto o silicone não estiver seco. Deixe secar e remova eventuais excesso com um estilete.
Caso alguma parte do painel demande colagem, utilize superbonder para pequenos reparos na parte frontal e araldite adesivo para algum serviço mais extenso, ou na parte traseira do painel, deixando secar de um dia para o outro.
Estando o painel limpo, feitos os reparos de pequenas trincas ou colagens, poderá o mesmo ser pintado - evite tocar o painel com as mãos uma vez que a oleosidade de nossa pele é capaz de impedir a correta aderência dos materiais.
Com uma micro-pistola de pintura (minha oficina de confiança fez pra mim), aplique uma demão de bonder (ou primer, aderente, etc...) para vinil e deixe secar por ao menos três horas.
Também com a micro-pistola de pintura aplique 2 demãos de pintura para painéis que permanecerão na mesma cor, e 3 demãos para painéis que tiverem sua cor alterada.
Resultado é este aqui:
Por enquanto é isso. Estamos tentando recuperar estragos maiores. Assim que tiver mais resultados positivos de recuperação de painéis das 107, eu posto por aqui.
Grande abraço.
Seguindo a sugestão do nosso confrade AEP, vou fazer um passo a passo de como pintar/restaurar o painel de vinil da R/C-107.
Pra quem quiser saber um pouco mais da história de como fui me interessar por isso, basta dar uma olhada aqui: https://www.portalmercedesbrasil.com/t18001p50-galeria-confrade-bremer-r107-560-sl-1987-versao-americana#245271
Pois bem, se o painel da sua SL ou SLC está feio, desbotado, começando a rachar, etc... vc pode:
1) Se valer da solução americana padrão que é comprar uma capa e colar sobre ele. Essas capas são de plástico, moldadas a vácuo e se encaixam sobre o painel original, custam uns cento e poucos dólares e variam de qualidade dependendo do fabricante.
Já vi umas bem boas e outras horríveis. Confesso que não me agradam por ficarem, a meu ver (e eu sou extremamente chato), mais altos que o correto e com uma aspecto menos refinado.
Se for esta a tua opção basta digitar "R107 dash cover" no Google que vc terá milhares de resultados, imagens, ofertas, etc...
2) Escolher o caminho mais trabalhoso mas de resultado mais satisfatório e próximo do original - pelo qual eu acabei optando.
Por favor observe que as instruções que vou colocar a seguir são para a pintura de painéis em bom estado, sem rachaduras consideráveis ou com pequenas trincas de até 2cm (dois centímetros) ou um pouco mais.
Instruções de reparo para trincas extensas ou em grande quantidade serão postadas posteriormente, haja vista que ainda estamos fazendo testes de reparo em outros painéis.
2.1) Lista de materiais:
Esponja Scotch Brite (heavy dutty - parte verde)
Silicone preto (de aquário)
Seringa
Estilete
Super bonder
Araldite (adesivo epoxi)
Micro-pistola de pintura
Tinta para vinil
Bonder ou primer para pintura de vinil
Detergente para limpeza pesada
Já adianto que a tinta para vinil, o bonder - que é um fundo preparado para a pintura de vinil -, e o detergente específico (tri-cleaner) para esse serviço são difíceis de achar aqui no Brasil.
Eu trouxe dos EUA, tudo comprado na World Upholstery: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Digno de nota é o fato de que as tintas só podem ser encomendadas em garrafas e não em spray, já que é proibido exportar aerosol dos EUA.
2.2) Passo a passo, pintura e restauração.
Bom frisar que para um resultado perfeito vc terá que retirar o painel do seu carro uma vez que algumas partes são difíceis de serem alcançadas com ele montado no carro.
Já vi em sites estrangeiros pessoas que fizeram o serviço com o painel no lugar e o resultado é infinitamente inferior àquele feito com o painel fora do veículo - claro que um pequeno reparo que não demande pintura completa pode, eventualmente, comportar uma tentativa com o painel ainda no lugar.
Com o painel fora do carro, lave o mesmo com o detergente (tri-cleaner), por pelo menos duas vezes, esfregando o mesmo com a esponja de trabalho pesado (parte verde), até que o vinil fique fosco, com aspecto esbranquiçado, como este da foto:
Procure não molhar a parte interna (de espuma) do painel
Após a lavagem, deixe o painel secar na sombra, pelo menos de um dia para o outro.
Eventuais reparos de pequenas trincas podem ser feitos pela aplicação de silicone preto, independentemente da cor do painel do seu carro. Aplique o silicone com uma seringa o mais fina possível. Retire o excesso enquanto o silicone não estiver seco. Deixe secar e remova eventuais excesso com um estilete.
Caso alguma parte do painel demande colagem, utilize superbonder para pequenos reparos na parte frontal e araldite adesivo para algum serviço mais extenso, ou na parte traseira do painel, deixando secar de um dia para o outro.
Estando o painel limpo, feitos os reparos de pequenas trincas ou colagens, poderá o mesmo ser pintado - evite tocar o painel com as mãos uma vez que a oleosidade de nossa pele é capaz de impedir a correta aderência dos materiais.
Com uma micro-pistola de pintura (minha oficina de confiança fez pra mim), aplique uma demão de bonder (ou primer, aderente, etc...) para vinil e deixe secar por ao menos três horas.
Também com a micro-pistola de pintura aplique 2 demãos de pintura para painéis que permanecerão na mesma cor, e 3 demãos para painéis que tiverem sua cor alterada.
Resultado é este aqui:
Por enquanto é isso. Estamos tentando recuperar estragos maiores. Assim que tiver mais resultados positivos de recuperação de painéis das 107, eu posto por aqui.
Grande abraço.
Bremer- Usuário Ouro
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 42
Re: (RESTAURAÇÃO): R107/C107 e demais modelos com acabamento similar
Confrades,
Esqueci de anotar que entre uma e outra demão de tinta deve-se esperar um tempo mínimo de secagem de 1 a 2 horas.
Esqueci de anotar que entre uma e outra demão de tinta deve-se esperar um tempo mínimo de secagem de 1 a 2 horas.
Bremer- Usuário Ouro
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 42
Re: (RESTAURAÇÃO): R107/C107 e demais modelos com acabamento similar
Sensacional Bremer!!!
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (RESTAURAÇÃO): R107/C107 e demais modelos com acabamento similar
ParaBenz Confrade, ficou muito bom !
lfboscolo- Usuário Bronze
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 53
Re: (RESTAURAÇÃO): R107/C107 e demais modelos com acabamento similar
Olá lfboscolo!
Obrigado confrade!
Importante é que nos divertamos e tenhamos a oportunidade de nos ajudar enquanto compartilhamos desse nosso hobby.
Abraço
Obrigado confrade!
Importante é que nos divertamos e tenhamos a oportunidade de nos ajudar enquanto compartilhamos desse nosso hobby.
Abraço
Bremer- Usuário Ouro
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 42
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