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Fragilidade do sistema Keyless - Mercedes W205 furtada na Inglaterra

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Mensagem por AEP Ter 28 Nov 2017, 15:17

https://g1.globo.com/carros/noticia/video-veja-como-e-o-furto-hacker-de-carro-sem-as-chaves.ghtml
“Os carros estão cada vez mais conectados e inteligentes. Mas os ladrões também. Dois deles foram flagrados no Reino Unido em um "furto hacker", que não precisou de arma e nem danificou o carro.
A técnica engana os sensores de chave presencial, também conhecido como sistema keyless (em inglês), em que basta o dono se aproximar do veículo com a chave no bolso para as portas se abrirem.
Os criminosos usaram retransmissores de sinal, aparelhos simples que podem ser comprados em qualquer lugar do mundo. Um deles vai para perto do portão da garagem e capta o sinal da chave de dentro da casa.
O sinal da chave é retransmitido para outro aparelho próximo ao carro, que é "enganado" e abre as portas. Também não é necessário "girar" a chave para dar partida, que é feita por botão.
A ação dura cerca de um minuto. O caso aconteceu na noite de 24 de setembro, em Solihull. A polícia de West Midlands ainda não conseguiu recuperar o Mercedes-Benz furtado.
Enquanto as fabricantes não criam barreiras para evitar este tipo de crime, os policiais recomendam usar a "boa e velha" trava de segurança no volante.
No ano passado, um estudo da associação alemã de automóveis (Adac) afirmou que os carros com sistema de acesso e partida sem chave estão mais propensos a furtos do que os que possuem chave convencional.
O órgão realizou testes com 24 modelos de carros equipados com o sistema, e eles puderam ser abertos e ligados facilmente com uso de equipamentos simples de rádio.
Em uma situação real, por exemplo, o proprietário pode estar em uma lanchonete com a chave em cima da mesa, e o carro no estacionamento. O ladrão senta na mesa ao lado, aciona um equipamento que transmite o sinal para o outro lá fora, e pronto.
Depois da partida, o carro pode rodar sem a chave por muitos quilômetros, até ser desligado novamente ou acabar o combustível. A Adac ainda afirma que até abastecer com o carro ligado é possível.
Também no ano passado, hackers chineses conseguiram controlar um Tesla à distância, inclusive acionando o freio, por meio de uma brecha no navegador do sistema multimídia“.
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Mensagem por walter paiva Ter 28 Nov 2017, 15:44

É a MB precisa instalar um firewall nas novas MBs kkkkk

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Mensagem por diegocaetano Ter 28 Nov 2017, 19:43

Como cliente, funcionário da rede e admirador, eu sempre achei e defendo os Mercedes-Benz como carros mais seguros quanto às chaves codificadas, a prova de furtos. Inclusive no filme 60 segundos existe umas cenas em torno disso, quando perdem as chaves e dizem que só as css poderiam fazer outras cópias.
Então eis que sou surpreendido com a notícia abaixo, o que vocês acham sobre o ocorrido? Os carros novos acabaram se tornando mais vulneráveis que os mais antigos?

"Polícia flagra 'furto hacker' de carro sem as chaves"

https://g1.globo.com/carros/noticia/video-veja-como-e-o-furto-hacker-de-carro-sem-as-chaves.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=carros
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Mensagem por marcelo1973-br Ter 28 Nov 2017, 21:41

Infelizmente, esses caras , só usam a inteligência. Para nos causar prejuízos. Notícia preocupante.
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Mensagem por MMBC180coupe Ter 28 Nov 2017, 23:32

Também vi essa reportagem, é triste realmente que certas pessoas usam a inteligência para cometer delitos. Isso serve para ficarmos de olho que mesmo com tanta segurança e tecnologia, não estamos blindados de qualquer problema.
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Mensagem por walter paiva Qua 29 Nov 2017, 07:48

Tópicos fundidos.

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Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 29 Nov 2017, 10:43

Tudo que funciona sem fio ou sem necessidade de conexão física é sempre mais vulnerável.

Nesse caso das chaves especificamente, mesmo que o sinal seja codificado (e é) ele pode ser retransmitido sem problemas, pois quem o decodifica é o carro. O vagabundo simplesmente usa um repetidor, enganando o carro que pensa estar "sentindo" a presença da chave.

Além disso, há mais um ponto falho nessas chaves, na minha opinião: não conheço exatamente o sistema da MB, mas tive um VW que após ser ligado com a chave no bolso, permanecia ligado mesmo que a chave não estivesse mais dentro do carro. Ou seja, se eu saísse do carro e deixasse o motor ligado ele ficaria ligado e rodaria normalmente até que fosse desligado. Deveria haver um desligamento automático após determinado tempo sem que o carro identificasse a presença da chave.

O caso citado pelo Confrade do filme 60 Segundos era de um modelo mais antigo, que precisava da chave colocada na ignição. Aí sim complica para o bandido, pois ele teria que reproduzir o código.

Uma alternativa seria usar código-rolante, ou seja, a chave emitiria um sinal para abrir as portas, daí geraria outro para dar a partida e isso mudaria a cada abertura/partida do carro. Com isso o bandido até poderia abrir o carro, mas não teria como captar novamente o outro código para dar a partida pois teria que estar dentro do carro e portanto longe da chave original. Mas aí precisa ver se o custo compensa, sei lá...


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Mensagem por Valmir21 Qui 07 Dez 2017, 18:58

É por essas e outras que sou partidário das Mercedes e alguns outros carros das décadas passadas. 

Lógico que os carros mais antigos também tem suas vulnerabilidades no quesito segurança anti furto, mas isso já é ponto passivo e as pessoas já tomam precauções.

Por outro lado, muito me surpreende que engenheiros e todo pessoal responsável pelo desenvolvimento desses sistemas keyless não tenham se preocupado em desenvolver 'vacinas' como as que o Ulysses citou e outras ainda mais elaboradas pra realmente deixar o sistema seguro.

De qualquer forma acredito que agora, a partir desse caso, as montadoras darão mais atenção ao desenvolvimento da segurança dos sistemas keyless. 

Abraços
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