Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W164): A história desde a sua criação

Ir para baixo

(W164): A história desde a sua criação Empty (W164): A história desde a sua criação

Mensagem por AEP Seg 02 Abr 2018, 11:07

Os trabalhos para a sucessora da W163 começaram em 1999. A primeira informação oficial da W164 surgiu em julho de 2001. A imprensa vazou a informação de que o modelo iria revolucionar o mercado dos SUVs, pois viria equipado com o novo sistema de autonivelamento AirMatic (em substituição ao sistema ABC) e o sistema SBC dos freios ativos.

(W164): A história desde a sua criação 01

(W164): A história desde a sua criação 02

(W164): A história desde a sua criação 04
No final de 2001, o projeto foi concluído, tendo como chefes de projeto, Steve Mattin e Peter Pfeiffer. Finalmente, todos os documentos foram aprovados pelo conselho executivo da Mercedes-Benz em 2002. As patentes de desenhos industriais foram registradas na Alemanha em 10/06/2003 e nos EUA em 25/07/203. Os protótipos foram testados entre 2003 e 2005. Assim, a 2.ª geração da Classe M levou 6 anos para ser concluída. 

A então DaimlerChrysler investiu na fábrica em Tuscaloosa/EUA (estado do Alabama), mais de 600 milhões de Dólares (tanto para a W164 quanto para W251/Classe R).


Em novembro de 2001, a revista Auto-Zeitung publicou fotos camufladas. Ao mesmo tempo, foi informado que o modelo seria lançado em 2004 no mercado americano e em 2005 no mercado europeu. Em fevereiro de 2004, a revista AutoBild flagrou a W164 camuflada em um posto de gasolina em Stuttgart/Alemanha.


(W164): A história desde a sua criação 05
(W164): A história desde a sua criação 06
(W164): A história desde a sua criação 07
A estréia do modelo foi no Salão Internacional do Automóvel dos EUA, em janeiro de 2005. Em comparação com a primeira geração, o veículo foi completamente modernizado, ficando 71 mm mais largo, com 150 mm a mais de comprimento e 5 mm menor do que a W163. E o coeficiente aerodinâmico diminuiu de 0,40 da W163 para 0,34 na W164.

A distância entreeixos aumentou em 95 mm, totalizando 2.915 mm. A qualidade da estrutura foi aprimorada pelo uso de aço galvanizado com proteção adicional contra corrosão e revestimento orgânico em certos pontos, bem como grandes painéis de plástico instalados no fundo. A plataforma utilizada para construir a W164 foi compartilhada com a Classe GL.

(W164): A história desde a sua criação 08
(W164): A história desde a sua criação 09


(W164): A história desde a sua criação 10

O início da produção em série foi programado para 03/01/2005. No verão de 2005, os primeiros clientes europeus receberam os primeiros carros. Inicialmente, foram apresentados os modelos ML350 (com o novo motor a gasolina M272), a ML500 (com o já conhecido motor a gasolina M113) e a ML320 CDI (com o novo a Diesel V6 OM642). Um pouco mais tarde, vieram a versão econômica ML280 CDI e a ML420 CDI (com o novo motor Diesel V8 OM629 - no 3.º trimestre de 2005). Na primavera de 2005, a ML63 AMG foi apresentada com seu novo motor M156. Em 2006, foi apresentada a ML500 com o motor M273. Todos os modelos foram entregues com a nova transmissão automáticas 7G-Tronic (722.9). 

Em 14 de dezembro de 2004, o primeiro modelo W164 foi construído na fábrica dos EUA em Tuscaloosa.
No Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça de 23/02/2005, o modelo foi oficialmente apresentação ao público europeu, simultaneamente com a Classe B (T245).


Em meados de fevereiro 2005, foi apresentado o pacote AMG. As vendas desse pacote estavam disponíveis desde março de 2005 a um custo adicional de 3.364 Euros pelos detalhes gerais e 2.320 Euros para as rodas AMG (para os modelos V6) ou 1.566 Euros (para os modelos V8). 

Em 03/03/2005, as vendas oficiais da W164 começaram na Europa. Para os clientes alemães, a ML280 CDI (a partir do 4.º trimestre de 2005), custava 46.342 Euros. A ML320 CDI (a partir de agosto de 2005), 48.662 Euros. A ML350 (a partir de 02/07/2005), 47.966 Euros. A ML500 (a partir de 02/07/2005), 63.220 Euros. Todos os modelos a Diesel vieram obrigatoriamente equipados com filtro de partículas.


No final de 2005, a W164 passou no primeiro teste oficial de colisão no padrão EURO NCAP, que foi conduzido pela agência americana NHTSA. Por todos os critérios, o carro recebeu 5 estrelas. A única exceção foi para o risco de capotagem, em que recebeu 4 estrelas.


(W164): A história desde a sua criação 12
(W164): A história desde a sua criação 13
(W164): A história desde a sua criação 14

(W164): A história desde a sua criação 15

Em em agosto de 2005, a Mercedes-Benz apresentou a ML63 AMG que, após a estréia oficial no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha em 17/08/2005, iniciariam as vendas no 2.º trimestre de 2006. As encomendas para este carro começaram desde 14/01/2006. O preço inicial partir de 96.164 Euros (com IVA incluído). No total, até a produção ser descontinuada em 2011, cerca de 13.000 unidades da ML63 AMG foram vendidas.

(W164): A história desde a sua criação 16
(W164): A história desde a sua criação 17
Em janeiro de 2007, a Mercedes-Benz aceitou pedidos para a ML500 com o novo motor M273 (simultaneamente com a W251 e W221). As primeiras entregas foram em junho de 2007. 

Tanto a ML500 quanto a ML420 CDI tinham, de série, suspensão AirMatic, rodas aro 19", controle de temperatura Thermotronic, espelhos automaticamente escurecidos e muitas outras opções.

Entre o final de 2007 e meados de 2008, a Mercedes-Benz lançou uma versão especial chamada Edition 10 ("10th Edition"). Foi uma série composta por 5 modelos (ML420 CDI 4MATIC, ML280 CDI, ML320 CDI, ML350 e ML500). Foi dedicada ao 10.º aniversário da classe M. Entre as diferenças do modelo padrão, destacavam-se as rodas de liga-leve prateadas de 20", faróis com mascara escurecida e lanternas também, parachoques dianteiro e traseiro especiais, grade de radiador na cor titânio, 2 tubos de escape e faróis bi-xenon, interior com acabamento de couro em 2 tons (preto e bege), instrumentos do painel esportivos, pedais de aço inoxidável, placas de identificação e tapetes com a designação da série especial. 

A Mercedes-Benz começou a receber pedidos para a série especial no outono de 2007.

(W164): A história desde a sua criação 19
(W164): A história desde a sua criação 20
Em 19/10/2007, a ML de n.º 250.000 foi entregue a um cliente e em 28/11/2007 o carro de n.º 1.000.000 foi montado na fábrica dos EUA, de Tuscaloosa/Alabama.

(W164): A história desde a sua criação 21
O primeiro facelift foi feito em março de 2008 e apresentado no Salão International do Automóvel de Nova York/EUA. As vendas começaram no outono de 2008. As mudanças foram no parachoques, faróis e grade do radiador (foi ampliada e equipada com inserções cromadas ao longo das bordas). A parte traseira recebeu um parachoque modificado com refletores integrados e uma lâmpada de reversão. Trilhos do teto e grandes espelhos externos foram instalados como equipamento de série. No interior, havia um novo volante multifuncional com acabamento cromado em um design com 4 raios, em couro. Os encaixes das portas foram cobertos com couro sintético e, a pedido, assentos com apoio lombar de 4 níveis. Além disso, a Classe M foi equipado de série com os sistemas especiais Pre-Safe e NeckPro.

(W164): A história desde a sua criação 22

(W164): A história desde a sua criação 23

Alterações também na designação de motorização. Todos os modelos passaram a ser equipados de série com a tração integral e transmissão automática de 7 velocidades 7G-Tronic.


A modernização também afetou a versão ML63 AMG, tornando sua aparência ainda mais impressionante e agressiva. O carro foi equipado com pneus de perfil largo 295/40 R20 e, a pedido, 295/35 R21. A motorização permaneceu inalterada.


(W164): A história desde a sua criação 24
(W164): A história desde a sua criação 25

Entre 2008 e 2009, foram lançados os modelos com a tecnologia BlueTEC.

(W164): A história desde a sua criação 26
No Salão Internacional do Automóvel de Nova York/EUA de 2009, a Mercedes-Benz apresentou a nova ML450 Hybrid. O carro foi equipado com vários motores: um motor clássico e dois motores elétricos embutidos no corpo da caixa de câmbio e realizando diferentes tarefas. O primeiro motor elétrico está localizado mais perto do motor de combustão interna e é projetado para melhorar o desempenho. O segundo está localizado na saída da caixa de câmbio e é destinado a partida (somente no modo elétrico) e aceleração. Três engrenagens planetárias e quatro acoplamentos foram instalados para atender todos os motores, que são controlados por uma unidade de controle eletrônico. O novo modelo consumia quase 50% menos combustível que a ML550. Ao mesmo tempo, a potência total chegou a 335 CV e 517 Nm. O consumo de combustível com a nova modificação, de acordo com as medidas da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, foi de 9,8 litros por 100 km em estrada e 11 litros na cidade.

(W164): A história desde a sua criação 27

(W164): A história desde a sua criação 28

Entre maio de 2010 até o fim da produção em junho de 2011, foi produzida a série especial Grand Edition. As alterações incluíram luzes diurnas DRL, rodas de liga-leve de 19" em design Y, vidros com isolamento térmico, faróis e lanternas escurecidos e uma grade de radiador estilo AMG. Além disso, este modelo recebeu tem uma proteção de fundo de alumínio na frente e atrás. E como opcional, rodas de 20 polegadas.

No interior, acabamento em madeira e teto preto. O interior tem uma iluminação especial, iluminando o estofamento de couro artificial. O volante esportivo AMG em couro com paddle shifts, os pedais em aço inoxidável com inserções de borracha e os painéis em aço (estribos) completam o aspecto único desta série. Nesta edição especial poderiam ser escolhidos os modelos ML300 CDI 4MATIC BlueEFFICIECY, ML350 CDI 4MATIC, ML350 BlueTEC 4MATIC, ML450 CDI 4MATIC, ML350 4MATIC e ML500 4MATIC. O preço inicial do carro era de 42.100 Euros. 

(W164): A história desde a sua criação 29
(W164): A história desde a sua criação 30

O fim da produção foi 2011, dando lugar para a W166.
Fonte:

http://w202club.ru/w164_0301.html
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos