(A208): 20 anos do lançamento do mais novo youngtimer
Página 1 de 1
(A208): 20 anos do lançamento do mais novo youngtimer
A Mercedes-Benz CLK Cabriolet (A208) completa 20 anos e torna-se um carro clássico.
A CLK cabriolet foi apresentada um ano após a coupé, em 1998.
A CLK foi construída por 12 anos em dois chassis: 208 e 209.
A CLK Cabriolet é baseada na Classe C W202. Mas o visual da Cabriolet lembra muito mais a Classe E W210. O design buscou tornar a Classe C Cabriolet parecida com a Classe Cabriolet.
No ano de 1993 a Mercedes-Benz apresentou o estudo de design para a CLK no Salão Automóvel de Genebra/Suíça.
Depois que a Cabriolet chegou ao mercado em 1998, mais de 20.000 cópias do A208 foram vendidas no primeiro ano. O modelo é 180 kg mais pesado que a Coupé.
Para o caso de um capotamento, os pilares A foram reforçados. Além disso, há um quadro no para-brisa que reforça os dois pilares. Além disso, os trilhos laterais, barras transversais e pilares B foram adaptados para maior resistência. Além disso, há um amortecedor de vibração que otimiza a estabilidade e a rigidez do corpo. Os airbags, os tensores dos cintos e seus limitadores de força também garantem a segurança. Em caso de capotamento, a barra estilo “santo Antônio” abre em segundos.
A Karmann ajudou na construção e desenvolvimento do modelo.
O capota é feita de um material à prova de intempéries em um quadro de aço e alumínio. Para a construção e o desenvolvimento, a empresa Karmann foi a escolhida. As peças eram produzidas em Bremen. Motor, transmissão e eixos em Stuttgart. A montagem final na Karmann, em Osnabrück.
A primeira A208 foi uma CLK 200 com motor 2.0 litros e 136 CV. Depois vieram CLK 230 Kompressor e a CLK 320.
O facelift:
Pouco tempo depois, o facelift foi apresentado. O modelo Avantgarde substituiu a Sport. As linhas Elegance e Avanttgarde são as disponíveis a partir de então. No facelift, as saias laterais e frisos vinham pintados na mesma cor dos para-choques e carroceria. Um novo volante multifuncional da classe E foi integrado. Usando a chave ou um botão no console central, o porta-malas poderia ser aberto. Os modelos com transmissão automática receberam o sistema tiptronic. O Speedtronic estava disponível como item de série. Um destaque também foi o novo Comand, que era oferecido como opcional.
A CLK 430 Cabriolet foi apresentada com valor a partir de 112.172,00 DM.
Em setembro de 2001, cerca de 12.200 exemplares da CLK 430 Cabriolet foram fabricadas. O preço base em 1999 era de 112.172,00 DM.
Por fim, surgiu a CLK 55 AMG de Affalterbach. O preço no ano 2001 era de 163.350.000 DM. Na concessionária de veículos Assenheimer/Mulfinger em Heilbronn no ano de 2017, uma CLK 55 AMG estava à venda por 18.500,00 €.
Difícil de acreditar: na última Techno Classica em Essen, uma CLK 230 Kompressor em condição de carro zero foi oferecida por 65.000 €. O preço original em 1999 era de 76.560,00 DM.
Fonte:
https://www.mercedes-fans.de/magazin/classic/dressed-up-c-klasse-cabrio-im-e-klasse-kleid-20-jahre-clk-cabriolet-die-baureihe-a208-wird-zum-youngtimer.13435
A CLK cabriolet foi apresentada um ano após a coupé, em 1998.
A CLK foi construída por 12 anos em dois chassis: 208 e 209.
A CLK Cabriolet é baseada na Classe C W202. Mas o visual da Cabriolet lembra muito mais a Classe E W210. O design buscou tornar a Classe C Cabriolet parecida com a Classe Cabriolet.
No ano de 1993 a Mercedes-Benz apresentou o estudo de design para a CLK no Salão Automóvel de Genebra/Suíça.
Depois que a Cabriolet chegou ao mercado em 1998, mais de 20.000 cópias do A208 foram vendidas no primeiro ano. O modelo é 180 kg mais pesado que a Coupé.
Para o caso de um capotamento, os pilares A foram reforçados. Além disso, há um quadro no para-brisa que reforça os dois pilares. Além disso, os trilhos laterais, barras transversais e pilares B foram adaptados para maior resistência. Além disso, há um amortecedor de vibração que otimiza a estabilidade e a rigidez do corpo. Os airbags, os tensores dos cintos e seus limitadores de força também garantem a segurança. Em caso de capotamento, a barra estilo “santo Antônio” abre em segundos.
A Karmann ajudou na construção e desenvolvimento do modelo.
O capota é feita de um material à prova de intempéries em um quadro de aço e alumínio. Para a construção e o desenvolvimento, a empresa Karmann foi a escolhida. As peças eram produzidas em Bremen. Motor, transmissão e eixos em Stuttgart. A montagem final na Karmann, em Osnabrück.
A primeira A208 foi uma CLK 200 com motor 2.0 litros e 136 CV. Depois vieram CLK 230 Kompressor e a CLK 320.
O facelift:
Pouco tempo depois, o facelift foi apresentado. O modelo Avantgarde substituiu a Sport. As linhas Elegance e Avanttgarde são as disponíveis a partir de então. No facelift, as saias laterais e frisos vinham pintados na mesma cor dos para-choques e carroceria. Um novo volante multifuncional da classe E foi integrado. Usando a chave ou um botão no console central, o porta-malas poderia ser aberto. Os modelos com transmissão automática receberam o sistema tiptronic. O Speedtronic estava disponível como item de série. Um destaque também foi o novo Comand, que era oferecido como opcional.
A CLK 430 Cabriolet foi apresentada com valor a partir de 112.172,00 DM.
Em setembro de 2001, cerca de 12.200 exemplares da CLK 430 Cabriolet foram fabricadas. O preço base em 1999 era de 112.172,00 DM.
Por fim, surgiu a CLK 55 AMG de Affalterbach. O preço no ano 2001 era de 163.350.000 DM. Na concessionária de veículos Assenheimer/Mulfinger em Heilbronn no ano de 2017, uma CLK 55 AMG estava à venda por 18.500,00 €.
Difícil de acreditar: na última Techno Classica em Essen, uma CLK 230 Kompressor em condição de carro zero foi oferecida por 65.000 €. O preço original em 1999 era de 76.560,00 DM.
Fonte:
https://www.mercedes-fans.de/magazin/classic/dressed-up-c-klasse-cabrio-im-e-klasse-kleid-20-jahre-clk-cabriolet-die-baureihe-a208-wird-zum-youngtimer.13435
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Tópicos semelhantes
» 30 anos do Lançamento da Classe C
» (C117): EUA- CLA é o melhor lançamento da Mercedes-Benz nos últimos 20 anos
» Qual o mais belo MB dos anos 90?
» Colecionador de carros esportivos, Jay Kay, do Jamiroquai, fala sobre o Porsche 911 2.7 RS, em exposição comemorativa de 40 anos de seu lançamento.
» Mercedes G comemora 40 anos “mais forte que o tempo”
» (C117): EUA- CLA é o melhor lançamento da Mercedes-Benz nos últimos 20 anos
» Qual o mais belo MB dos anos 90?
» Colecionador de carros esportivos, Jay Kay, do Jamiroquai, fala sobre o Porsche 911 2.7 RS, em exposição comemorativa de 40 anos de seu lançamento.
» Mercedes G comemora 40 anos “mais forte que o tempo”
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos