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fumaça sobre o painel

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Mensagem por jobsar Dom 05 Ago 2018, 17:25

boa tarde

hoje pela manha apareceu uma fumaça densa sobre o painel de minha classe A no lado do carona, logo em seguida um cheiro de queimado tomou conta do carro e parou. Quando dei partida normal o velocímetro não estava mais funcionando e com as luzes de break e pastilha acesa, fui a caixa de fusiveis e reparei que o fusivel numero 40 estava queimado e substitui lo qdo girei a chave escutei que o mesmo havia queimado de novo.

Alguém poderia me dar uma dica ou se já passou por isso.

obrigado
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Mensagem por AEP Dom 05 Ago 2018, 18:57

Boa noite!

Veja se ajuda:

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Mensagem por Rui Gabriel Dom 05 Ago 2018, 19:47

Jobsar, espero que as sugestões do confrade AEP o ajudem. Fumaça indica sobrecarga de tensão no sistema elétrico correspondente ao fusível que queima, evitando assim um princípio ou até mesmo um incêndio. Em último caso, espere que o confrade A190 se manisfeste. No classe A dele já aconteceu de tudo e para tudo ele tem soluções práticas. No mínimo um simples esparadrapo BAND-AID na fiação elétrica resolverá.
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Mensagem por A190 Ter 07 Ago 2018, 20:33

Rui Gabriel, meu nao é gambiarra, é isolamento, e principalmente fios mais grossos do que precisa. se indica um fio 4 pra 2 metros, eu vou e coloco fio bitola 6. para garantia.
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Mensagem por AEP Ter 07 Ago 2018, 21:56

Fiação além da especificação, aumenta a resistência. Não há vantagem. Muito pelo contrário.
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Mensagem por Rui Gabriel Qua 08 Ago 2018, 07:53

A190, fio elétrico mais grosso ou comprido do que o especificado, além de aumentar a resistência como tão bem foi dito pelo AEP, compromete a integridade do circuito e dos módulos eletrônicos correspondentes, e até onde eu modestamente sei, principalmente os módulos têm pouca margem de tolerância para funcionarem corretamente com variações de tensão. Ou deixam de funcionar corretamente ou na pior das hipóteses queimam. Creio que se assim fosse, as montadoras usariam fios mais grossos do que os inicialmente calculados para os circuitos projetados.
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Mensagem por Karl Fass Qua 08 Ago 2018, 12:46

Lembrando que fios mais grossos tem menor resistência e não maior...rsrs

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Abraços,
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Mensagem por AEP Qua 08 Ago 2018, 14:23

Correto Fass. Verdade. É importante diferenciar comprimento de grossura. E o confrade A190 falou apenas sobre grossura, de fato.

R= p L/A

Quanto mais comprido o fio for, maior será a sua resistência. R é proporcional a L, onde L é o comprimento do fio.

Quanto mais grosso o fio for, maior a área transversal A e menor será a sua resistência.  Assim, R é proporcional a 1/A.

Mas o dimensionamento feito pelo fabricante é o exato. Assim, usar fios mais grossos, só trará gastos e nenhuma vantagem prática. Sei lá, mas a menor resistência poderá até causar falhas nos sistemas eletrônicos que receberam sinais diferentes do que estão programados, não?
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Mensagem por Rui Gabriel Qua 08 Ago 2018, 14:38

   Tem toda a razão Tio Fass, a resistência é inversamente proporcional à área da "bitola". Quanto maior for a "bitola" do fio, menos resistência terão ao passar prótons e elétrons, que são os elementos detentores de cargas elétricas. Daí menos liberação de calor, o fio aquece menos. Em contrapartida, a resistência é diretamente proporcional ao comprimento do fio, ou seja, quanto maior o comprimento, maior a resistência. Mesmo assim não arriscaria a mexer em "bitolas" de fios de automóveis, principalmente nos que têm eletrônica embarcada. Obrigado Tio Fass pelo esclarecimento, foi muito bom relembrar dessas coisas que eram do tempo em que eletricidade era parte da Física que se aprendia na escola.
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Mensagem por Rui Gabriel Qua 08 Ago 2018, 15:08

   AEP, realmente o A190 só se referiu à grossura do fio. Usei grossura e comprimento para exemplificar os dois casos em que a resistência do fio pode ser alterada. Quanto à grossura eu estava errado, mas o debate foi bom por que avivei os meus conhecimentos de eletricidade. Quanto à resistência, pode ser que eu tenha a informação errada, mas já li que componentes eletrônicos queimam tanto por alta como por baixa tensão. Soube de casos de automóveis cujas baterias já fracas, não enviaram a tensão suficiente para alimentar o circuito e queimaram componentes eletrônicos. Por favor, me corrijam se eu estiver com a informação errada.  
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Mensagem por AEP Qua 08 Ago 2018, 15:15

Pensei igual a você confrade Rui!
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Mensagem por machadosl Qua 08 Ago 2018, 16:04

Só complementando, como as Mercedes de modo geral trabalham com uma rede CAN muito sensível, isso pode ainda levar a aparecerem erros ao se passar o scanner. Toda e qualquer troca ou emenda de fio deve respeitar a mesma bitola e, se for fio da rede CAN (são trançados) pior ainda, em geral eles não toleram emendas ou soldas.
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Mensagem por Karl Fass Qui 09 Ago 2018, 07:14

Emendas geram resistencia na conexão. Soldas não

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Abraços,
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Mensagem por Seissler Qui 09 Ago 2018, 14:44

ola,
exceto um mecânico modificarei uma coisa (alarme - radio etc.) e fuçar o fios, deve haver uma razão o fusível queimo incl. o fio. um clássico curto-circuito por que o isolação estragar estilo chicote do mais velhos modelos?

concordo com Sergio um Star Scan evtl receber mais Infos.



evtl o interruptor do luz da freio, eu vir Infos em um alemão fórum em conexão do fusível 40. Mas deste o Star informa...


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Mensagem por A190 Sáb 11 Ago 2018, 01:41

Assim, bitola do fio mais material condutivo, mais resistencia. 

Por exemplo, xenon do meu carro, veio chicote controlador, com fio 2mm. derretia fusível. que eu fiz ? 

coloquei fo 4,5  medi a distancia de 35 cm do fusivel ate bateria, soldei os fios, protegi os mesmos com a fita isolante liquida (AEP tem tanto medo)  depois por cima um espaguete termo retrátil. depois os outros fios que iam ate a controladora, (que é um relé praticamente) coloquei fio 2,5 mm PP , ou seja além da proteção contra calor da capa do fio, tem proteção extra por ser PP. Aí tirei o controlador do xenon do cofre do motor, desmontei a caixinha dele, coloquei cola de parabrisa, (isolante, anti termico, e anti umidade), e coloquei a placa, dentro isolei toda. ai  os reatores deixei no cofre do motor.  os fios usei 4,5 mm PP, (porque esquenta ali monte). resultado ? antes dessa alteração, gastei muito dinheiro com central controladora de xenon, e lampadas (a toa), sendo que era somente necessario reforçar o cabeamento.
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Mensagem por Seissler Sáb 11 Ago 2018, 09:03

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so com 4,5 mm para o bateria? ohoh Shocked Rolling Eyes

Xenon em deste carrinho? uma kit do mercado paralela? oh jeeehh... Suspect

eu so usar pecas originais por que deste soluciones do hobbyists e mercado paralela etc. causa mais problemas vs soluçar no máximo o carro ficar em fogo...

boa sorte
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Mensagem por AEP Sáb 11 Ago 2018, 09:58

Disse tudo Richard!
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