fumaça sobre o painel
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Rui Gabriel
AEP
jobsar
7 participantes
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fumaça sobre o painel
boa tarde
hoje pela manha apareceu uma fumaça densa sobre o painel de minha classe A no lado do carona, logo em seguida um cheiro de queimado tomou conta do carro e parou. Quando dei partida normal o velocímetro não estava mais funcionando e com as luzes de break e pastilha acesa, fui a caixa de fusiveis e reparei que o fusivel numero 40 estava queimado e substitui lo qdo girei a chave escutei que o mesmo havia queimado de novo.
Alguém poderia me dar uma dica ou se já passou por isso.
obrigado
hoje pela manha apareceu uma fumaça densa sobre o painel de minha classe A no lado do carona, logo em seguida um cheiro de queimado tomou conta do carro e parou. Quando dei partida normal o velocímetro não estava mais funcionando e com as luzes de break e pastilha acesa, fui a caixa de fusiveis e reparei que o fusivel numero 40 estava queimado e substitui lo qdo girei a chave escutei que o mesmo havia queimado de novo.
Alguém poderia me dar uma dica ou se já passou por isso.
obrigado
jobsar- Usuário Iniciante
- Mensagens : 1
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Idade : 50
AEP- Usuário Platina
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Idade : 51
Re: fumaça sobre o painel
Jobsar, espero que as sugestões do confrade AEP o ajudem. Fumaça indica sobrecarga de tensão no sistema elétrico correspondente ao fusível que queima, evitando assim um princípio ou até mesmo um incêndio. Em último caso, espere que o confrade A190 se manisfeste. No classe A dele já aconteceu de tudo e para tudo ele tem soluções práticas. No mínimo um simples esparadrapo BAND-AID na fiação elétrica resolverá.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Idade : 67
Re: fumaça sobre o painel
Rui Gabriel, meu nao é gambiarra, é isolamento, e principalmente fios mais grossos do que precisa. se indica um fio 4 pra 2 metros, eu vou e coloco fio bitola 6. para garantia.
A190- Usuário Platina
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Idade : 35
Re: fumaça sobre o painel
Fiação além da especificação, aumenta a resistência. Não há vantagem. Muito pelo contrário.
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: fumaça sobre o painel
A190, fio elétrico mais grosso ou comprido do que o especificado, além de aumentar a resistência como tão bem foi dito pelo AEP, compromete a integridade do circuito e dos módulos eletrônicos correspondentes, e até onde eu modestamente sei, principalmente os módulos têm pouca margem de tolerância para funcionarem corretamente com variações de tensão. Ou deixam de funcionar corretamente ou na pior das hipóteses queimam. Creio que se assim fosse, as montadoras usariam fios mais grossos do que os inicialmente calculados para os circuitos projetados.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
- Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 67
Re: fumaça sobre o painel
Lembrando que fios mais grossos tem menor resistência e não maior...rsrs
_________________
Abraços,
Tio Fass
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Karl Fass- Consultor Técnico
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67
Re: fumaça sobre o painel
Correto Fass. Verdade. É importante diferenciar comprimento de grossura. E o confrade A190 falou apenas sobre grossura, de fato.
R= p L/A
Quanto mais comprido o fio for, maior será a sua resistência. R é proporcional a L, onde L é o comprimento do fio.
Quanto mais grosso o fio for, maior a área transversal A e menor será a sua resistência. Assim, R é proporcional a 1/A.
Mas o dimensionamento feito pelo fabricante é o exato. Assim, usar fios mais grossos, só trará gastos e nenhuma vantagem prática. Sei lá, mas a menor resistência poderá até causar falhas nos sistemas eletrônicos que receberam sinais diferentes do que estão programados, não?
R= p L/A
Quanto mais comprido o fio for, maior será a sua resistência. R é proporcional a L, onde L é o comprimento do fio.
Quanto mais grosso o fio for, maior a área transversal A e menor será a sua resistência. Assim, R é proporcional a 1/A.
Mas o dimensionamento feito pelo fabricante é o exato. Assim, usar fios mais grossos, só trará gastos e nenhuma vantagem prática. Sei lá, mas a menor resistência poderá até causar falhas nos sistemas eletrônicos que receberam sinais diferentes do que estão programados, não?
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: fumaça sobre o painel
Tem toda a razão Tio Fass, a resistência é inversamente proporcional à área da "bitola". Quanto maior for a "bitola" do fio, menos resistência terão ao passar prótons e elétrons, que são os elementos detentores de cargas elétricas. Daí menos liberação de calor, o fio aquece menos. Em contrapartida, a resistência é diretamente proporcional ao comprimento do fio, ou seja, quanto maior o comprimento, maior a resistência. Mesmo assim não arriscaria a mexer em "bitolas" de fios de automóveis, principalmente nos que têm eletrônica embarcada. Obrigado Tio Fass pelo esclarecimento, foi muito bom relembrar dessas coisas que eram do tempo em que eletricidade era parte da Física que se aprendia na escola.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 67
Re: fumaça sobre o painel
AEP, realmente o A190 só se referiu à grossura do fio. Usei grossura e comprimento para exemplificar os dois casos em que a resistência do fio pode ser alterada. Quanto à grossura eu estava errado, mas o debate foi bom por que avivei os meus conhecimentos de eletricidade. Quanto à resistência, pode ser que eu tenha a informação errada, mas já li que componentes eletrônicos queimam tanto por alta como por baixa tensão. Soube de casos de automóveis cujas baterias já fracas, não enviaram a tensão suficiente para alimentar o circuito e queimaram componentes eletrônicos. Por favor, me corrijam se eu estiver com a informação errada.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
- Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 67
Re: fumaça sobre o painel
Pensei igual a você confrade Rui!
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: fumaça sobre o painel
Só complementando, como as Mercedes de modo geral trabalham com uma rede CAN muito sensível, isso pode ainda levar a aparecerem erros ao se passar o scanner. Toda e qualquer troca ou emenda de fio deve respeitar a mesma bitola e, se for fio da rede CAN (são trançados) pior ainda, em geral eles não toleram emendas ou soldas.
machadosl- Usuário Platina
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Data de inscrição : 20/03/2016
Idade : 59
Re: fumaça sobre o painel
Emendas geram resistencia na conexão. Soldas não
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Abraços,
Tio Fass
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Karl Fass- Consultor Técnico
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67
Re: fumaça sobre o painel
ola,
exceto um mecânico modificarei uma coisa (alarme - radio etc.) e fuçar o fios, deve haver uma razão o fusível queimo incl. o fio. um clássico curto-circuito por que o isolação estragar estilo chicote do mais velhos modelos?
concordo com Sergio um Star Scan evtl receber mais Infos.
evtl o interruptor do luz da freio, eu vir Infos em um alemão fórum em conexão do fusível 40. Mas deste o Star informa...
att
exceto um mecânico modificarei uma coisa (alarme - radio etc.) e fuçar o fios, deve haver uma razão o fusível queimo incl. o fio. um clássico curto-circuito por que o isolação estragar estilo chicote do mais velhos modelos?
concordo com Sergio um Star Scan evtl receber mais Infos.
evtl o interruptor do luz da freio, eu vir Infos em um alemão fórum em conexão do fusível 40. Mas deste o Star informa...
att
Seissler- Desativado
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Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74
Re: fumaça sobre o painel
Assim, bitola do fio mais material condutivo, mais resistencia.
Por exemplo, xenon do meu carro, veio chicote controlador, com fio 2mm. derretia fusível. que eu fiz ?
coloquei fo 4,5 medi a distancia de 35 cm do fusivel ate bateria, soldei os fios, protegi os mesmos com a fita isolante liquida (AEP tem tanto medo) depois por cima um espaguete termo retrátil. depois os outros fios que iam ate a controladora, (que é um relé praticamente) coloquei fio 2,5 mm PP , ou seja além da proteção contra calor da capa do fio, tem proteção extra por ser PP. Aí tirei o controlador do xenon do cofre do motor, desmontei a caixinha dele, coloquei cola de parabrisa, (isolante, anti termico, e anti umidade), e coloquei a placa, dentro isolei toda. ai os reatores deixei no cofre do motor. os fios usei 4,5 mm PP, (porque esquenta ali monte). resultado ? antes dessa alteração, gastei muito dinheiro com central controladora de xenon, e lampadas (a toa), sendo que era somente necessario reforçar o cabeamento.
Por exemplo, xenon do meu carro, veio chicote controlador, com fio 2mm. derretia fusível. que eu fiz ?
coloquei fo 4,5 medi a distancia de 35 cm do fusivel ate bateria, soldei os fios, protegi os mesmos com a fita isolante liquida (AEP tem tanto medo) depois por cima um espaguete termo retrátil. depois os outros fios que iam ate a controladora, (que é um relé praticamente) coloquei fio 2,5 mm PP , ou seja além da proteção contra calor da capa do fio, tem proteção extra por ser PP. Aí tirei o controlador do xenon do cofre do motor, desmontei a caixinha dele, coloquei cola de parabrisa, (isolante, anti termico, e anti umidade), e coloquei a placa, dentro isolei toda. ai os reatores deixei no cofre do motor. os fios usei 4,5 mm PP, (porque esquenta ali monte). resultado ? antes dessa alteração, gastei muito dinheiro com central controladora de xenon, e lampadas (a toa), sendo que era somente necessario reforçar o cabeamento.
A190- Usuário Platina
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Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 35
Re: fumaça sobre o painel
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so com 4,5 mm para o bateria? ohoh
Xenon em deste carrinho? uma kit do mercado paralela? oh jeeehh...
eu so usar pecas originais por que deste soluciones do hobbyists e mercado paralela etc. causa mais problemas vs soluçar no máximo o carro ficar em fogo...
boa sorte
so com 4,5 mm para o bateria? ohoh
Xenon em deste carrinho? uma kit do mercado paralela? oh jeeehh...
eu so usar pecas originais por que deste soluciones do hobbyists e mercado paralela etc. causa mais problemas vs soluçar no máximo o carro ficar em fogo...
boa sorte
Seissler- Desativado
- Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74
Re: fumaça sobre o painel
Disse tudo Richard!
AEP- Usuário Platina
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
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