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(W168): fumaça no motor - bocal do óleo

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Mensagem por Mauricio Qui 01 Nov 2012, 15:15

Procurei e não achei nada a respeito, então, resolvi perguntar.

O negocio é o seguinte, a uns 2 meses troquei o oleo da minha classe A (e a bateria). De uns tempos para cá comecei a sentir cheiro de queimado quando andava com ela, mais precisamente quando descia do carro, então um dia desse abri o capo e estava saindo fumaça  affraid do "lugar" a onde se coloca o oleo, ali bem na frente do motor. Abri a tampa para ver e era uma fumaça branca (cinza bem clara).
Não sei se tem alguma relação mas, depois que troquei o oleo e a bateria começou a acender no painel a luz do oleo e a do nivel do oleo e tambem enquanto andava apitava um sinal e mostrava no painel a indicação de -1,5 L  referente tambem ao oleo.

Queria ter uma ideia melhor sobre o assunto antes de procurar um mecanico.

Sera que alguem pode me ajudar???
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Mensagem por Runge Qui 01 Nov 2012, 15:27

Olá Mauricio,

Você verificou o nível do óleo? Outro ponto, você já tinha feito outra troca, ou essa foi a primeira vez que você fez? Qual especificação do Oleo você utilizou?

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Mensagem por igordiehl Qui 01 Nov 2012, 15:55

Lembrando que diferente da maioria dos carros, o baby usa 4,5L de óleo. Foi essa quantidade que você usou?
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Mensagem por Dvaldo Dutra Qui 01 Nov 2012, 16:08

Mauricio, quando o motor estiver funcionando em temperatura normal de operação e a lâmpada piloto no instrumento combinado acende (luz de advertência do óleo) é INDICAÇÃO de que o nível de óleo está abaixo da marca inferior (mínimo) na vareta medidora de óleo. Neste caso o indicador digital exibirá, simultaneamente a quantidade de óleo que falta no cárter do motor. Inicialmente a lâmpada-piloto acende em intervalos breves, mas, se o nível de óleo continuar abaixando, a lâmpada-piloto permanece acesa.

Verifique eventuais sinais de vazamentos e restabeleça o nível correto imediatamente. Adicione óleo ao cárter SOMENTE até a marca MAX da vareta medidora.
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Mensagem por Dvaldo Dutra Qui 01 Nov 2012, 16:46

Em tempo, quando a temperatura do líquido de arrefecimento ultrapassa a temperatura de 125oC a lâmpada-piloto vermelha (líquido arrefecimento) ACENDE, aí sim, nessa condição teremos um alerta por alarme sonoro, indicando superaquecimento do motor.

Em assim sendo, uma revisão completa em todo sistema de arrefecimento será necessária.
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Mensagem por Mauricio Sáb 03 Nov 2012, 15:40

Ola Runge.

1-Acabei de verificar o vareta de oleo, ela esta com oleo até onde indica MAX.

2-Na verdade essa é a segunda vez que troco o oleo. O negocio é o seguinte, fiz alguns concertos no carro como embreagem, pastilha de freio, e troquei a tampa de valvula e ja troquei o oleo. Depois disso um "doente" colocou fluito da direção Hidraulica no lugar onde vai o oleo do motor, ai então troquei o oleo todo denovo, isso em um periodo de tempo de 1 mes. Sendo assim essa é a segunda troca que faço.

3-O oleo foi F1 Master performancer sae 15w 40 semissintetico.
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Mensagem por Mauricio Sáb 03 Nov 2012, 15:44

Igordiehi, foi posto somente 4L.
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Mensagem por Mauricio Sáb 03 Nov 2012, 15:57

Ola Dvaldo Dutra, a lampada vermelha no painel permanece acesa.
O sinal sonoro e a indicação que falta 1,5L eram emitidos, até que realizei o procedimento de reiniciar o marcador de revisão (girar a chave no estagio 2, dar 2 toques no 0,000, voltar a chave e segurar o botão 0,000 e girar a chave novamente no estagio 2 até dar o sinal) isso foi na quinta-feira vou andar mais c/ o carro parra ver se volta a emitir o sinal.
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Mensagem por Borg Sáb 03 Nov 2012, 15:57

Maurício, se eu fosse você procuraria um bom mecânico com urgência....
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Mensagem por douglas barddal Sáb 03 Nov 2012, 16:04

Fluido de direção hidráulica possuí viscosidade e outros químicos que podem vir a danificar os anéis por estes não estarem devidamente lubrificados quando o motor em funcionamento, vc trocou novamente o óleo mas quantos Km vc percorreu com o fluido contaminando o óleo?
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Mensagem por Mauricio Sáb 03 Nov 2012, 16:07

Pergunto então.

1- Devo colocar mais oleo no carter?

2-E a fumaça, é superaquecimento do motor ou esta queimando oleo e vou ter que mandar fazer o motor? affraid
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Mensagem por Mauricio Sáb 03 Nov 2012, 16:09

Douglas Bardal, percorri 2km no max.
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Mensagem por Professor Sáb 03 Nov 2012, 16:11

O melhor a fazer é parar o carro e mandar abrir a parte de cima do motor para ver o dano que esse fluído de óleo provocou.

Nenhuma máquina sai ilesa com uma "bola fora" como essa.

Se vc. continuar usando o carro, o prejuízo será ainda maior.

Boa sorte!
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Mensagem por douglas barddal Sáb 03 Nov 2012, 16:12

Calma, se vc andou pouco só troca de anéis resolve fácil, se a vareta esta no nível e o painel acusa -1,5 l tem algo errado com indicador do nível do óleo, é que o fluido pode ter feito um efeito de limpeza profunda(Flush) e entupido o pescador, então a indicação no painel acontece mas o Maluy ou o Jorge Martins podem se manifestar melhor a respeito pois é bem a área deles. Mas se sai fumaça, esta queimando óleo de qualquer modo, quanto ao óleo que vc usou esta correto.
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Mensagem por Mauricio Sáb 03 Nov 2012, 16:20

um pequeno parenteses; quando troquei o oleo a primeira vez o problema das indicações no painel apareceram, o problema da fumaça só notei depois da segunda troca, talvez ele ja existisse ou não.
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Mensagem por Mauricio Sáb 03 Nov 2012, 16:26

Valeu Douglas Barddal, agora vou esperar a opinião do Maluy e do Jorge Martins.
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Mensagem por Professor Sáb 03 Nov 2012, 16:32

Essa fumaça cinza pode indicar quebra de algum anel de segmento por falta de lubrificação. E isso é problema sério. Não é recomendável ligar o motor sem que seja feita uma verificação "in loco" cuidadosa por um mecânico.
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Mensagem por Maluhy Dom 04 Nov 2012, 01:08

Maurício,algum ruído estranho no motor?

A fumaça que vc ve está saindo pelo escapamento?

Vc afirmou que o oleo do motor está no máximo da vareta,confirma?

Já rodou qtos km após essa ultima troca de óleo?

Question
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Mensagem por Mauricio Seg 05 Nov 2012, 09:57

Ola Maluhy.

1- sim, ha um ruido que aparece as vezes, o mecanico me disse que são os duchos. Detalhe, coloquei um radio no carro e o radio estava roubando carga da bateria, então quando batia arranque o carro dava uma morida e dava uns estralos no motor depois disso começou a fazer esse barulho mas, era somente depois do carro apresentar esse problema ao dar a partida.

2- Andei com ele hj para verificar se essa fumaça sia pela escapamento, parai o carro e olhei no motor e estava saindo fumaça onde vai o oleo mas não saia fumaça no escapamento.

3- Sim o oleo esta marcando MAX na vareta, tirei a vareta e sequei bem ela, coloquei e tirei novamente e ela estava molhada de oleo ate o max. Isso com o carro parado desde sabado.

4- Ja rodei perto dos 300 KM, sempre na cidade.
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Mensagem por Mauricio Seg 05 Nov 2012, 10:39

mais uma coisa, andei com o carro quinta, sabado e hj e o sinal sonoro mais o indicador no painel -1,5L não apareceram. A luz do painel que indica aquecimento no motor fica sempre acesa mas não ficou vermelha ainda.
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Mensagem por Alexandre - PR Seg 05 Nov 2012, 11:46

Talvez essa queima seja referente ao "resíduo" de óleo ATF da DH que foi colocado no motor e se misturou no óleo novo. Deve ter ficado nas paredes e algum lugar mais.

Penso que antes de colocar o óleo definitivo para rodar, o ideal seria ter colocado um óleo barato para usar como "material de sacrifício", rodar poucos KM com ele e após, esgotar e colocar o óleo novo na configuração exigida pela fábrica.

De qualquer forma, tambéma acho que o pouco tempo que esse óleo ficou no motor (percorreu 2KM) podem ter sido suficientes para danificar o motor.

Abs,
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Mensagem por Epicco Seg 05 Nov 2012, 12:00

Essa fumaça que esta saindo do tubo de abastecimento de óleo pode indicar que há algum problema no sistema antichama do carro, provavelmente algum entupimento. Verifique o estado da mangueira rabo de porco.

_________________
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Mensagem por Mauricio Seg 05 Nov 2012, 14:17

Boa tarde Epico, a mangueira rabo de porco foi trocado a uns 2 meses por uma nova.
Hoje notei que o compartimento onde vai a agua e o aditivo para o arrefecimento esta fazio affraid

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Mensagem por Dvaldo Dutra Seg 05 Nov 2012, 16:03

Mauricio, conforme minha mensagem na página anterior, uma revisão completa no sistema de arrefecimento será necessária. Verificação da bomba dágua, válvula termostática (substitui-la caso não tenha sido trocada nos últimos 40.000 km), tampa do reservatório, examinando minuciosamente quanto à vazamentos no radiador e mangueiras. Substituir todo líquido do arrefecimento, utilizando água desmineralizada mais o aditivo recomendado na proporção correta. Verificar também o correto funcionamento da ventoinha do radiador.

Seu carro sofreu superaquecimento do motor e quando isso ocorre, rodar com o carro sem os procedimentos citados é pedir para queimar a junta do cabeçote e até travamento do motor (FUNDIR).

Boa sorte!
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Mensagem por Lobo Seg 05 Nov 2012, 17:47

Corrijam-me os entendidos se eu estiver cogitando uma besteira muito grande mas to achando que jah queimou e a fumaça cinza eh fruto da agua que estah sendo "consumida". Esse motor parece-me estar a perigo.
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