Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grandes Brasileiros: FNM JK 2000

2 participantes

Ir para baixo

Grandes Brasileiros: FNM JK 2000 Empty Grandes Brasileiros: FNM JK 2000

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 05 Jun 2019, 16:26

Grandes Brasileiros: FNM JK 2000 Fnm-jk-2000-4

No feriado de 21 de abril, dia de Tiradentes, não faltou assunto no almoço de família. Corria o ano de 1960 e, além da inauguração de Brasília, festejava-se o lançamento do JK, o mais moderno carro nacional da época.

Era produzido pela FNM (dizia-se Fenemê, iniciais de Fábrica Nacional de Motores), uma estatal que fabricava caminhões e que havia comprado o ferramental e a licença para produzir o Alfa Romeo 2000.

Seu nome era uma homenagem ao presidente Juscelino Kubitscheck, o grande entusiasta da implantação da indústria automobilística brasileira.

A origem do nosso JK está no Alfa 1900, do início dos anos 50. Depois da Segunda Guerra, foi o primeiro projeto da fábrica italiana e vendeu muito.

Pensando mais longe, especificamente no mercado americano, a Alfa apresentou em 1957 o modelo 2000, com frisos, detalhes cromados e até um discreto rabo-de-peixe.

Deu tudo errado: para o povo que estava acostumado com carrões silenciosos e suspensão macia, ele era áspero e ficava devendo em conforto. Até em casa foi rejeitado. Os europeus o acharam muito enfeitado.

Grandes Brasileiros: FNM JK 2000 Fnm-jk-2000-3

Mas para nós, brasileiros, naqueles tempos, ele era bom demais. É certo que não custava nenhuma pechincha.

Eram necessários mais de 150 salários mínimos da época para comprar um carro zerinho. Ou o equivalente a R$ 161.211 em valores de março de 2018.

Mesmo exibindo o enorme cuore sportivo (marca registrada dos Alfa Romeo), com um escudo adaptado da FNM na grade, não chegava a ter o desempenho de um autêntico esportivo.

Mas a tecnologia sobrava: câmbio de cinco marchas (uma novidade até então – e durante um bom tempo – entre os nacionais), duplo comando de válvulas no cabeçote, bloco do motor de alumínio e pneus radiais.

O painel encantava com seu velocímetro sem ponteiro: a velocidade era indicada por uma fita vermelha que corria pelo mostrador.

Ah, e o banco dianteiro inteiriço? Reclinado, praticamente virava uma cama de casal. Bons tempos de namoro a bordo.

Grandes Brasileiros: FNM JK 2000 Fnm-jk-2000-2

Nas pistas, o JK já chegou apavorando e venceu provas de longa duração como as 1000 Milhas e 24 Horas de Interlagos, nas mãos de Chico Landi, Christian Heinz, o Bino, e Piero Gancia.

Foi assim até que houve o golpe militar em 1964. Como Juscelino e outros tantos que tiveram seus direitos políticos cassados, o JK também teve problemas. Precisou mudar de nome e passou a ser o FNM 2000.

Uma versão mais potente, lançada no Salão do Automóvel de 1964, teve o nome “Jango”, em homenagem ao ex-presidente João Goulart, cogitado. Mas saiu como “TIMB”, abreviação de Turismo Internacional Modelo Brasileiro.

Grandes Brasileiros: FNM JK 2000 Fnm-jk-2000-1

O JK é bastante estável. Mais do que pedem os 95 cavalos do motor. Afinal, ao tracionar os 1.360 quilos do carro, não podem fazer milagre.

No teste de QUATRO RODAS (edição de junho de 1968), o JK fez de 0 a 100 km/h em 19 segundos e atingiu a velocidade máxima de 157 km/h.

O modelo que você vê na foto é um FNM 2000 1968, andando que é uma beleza. A direção, mesmo sem assistência hidráulica, não é pesada. É precisa, sem folgas. A embreagem, hidráulica, é leve, e o câmbio tem acionamento na coluna.

Os freios, porém, nunca foram o seu forte. Exigem decisão e vontade. Sua tecnologia cobrava o preço do pioneirismo por aqui. O duplo comando de válvulas, por exemplo, era uma caixa-preta para a maioria dos mecânicos locais. E a parte elétrica tirava o sono de muitos proprietários.

Reestilizado em 1969, seu motor passou a ter 2.150 cilindradas. Foi produzido até 1973, quando a fábrica foi vendida para a Alfa Romeo.

Fim de um ciclo, começo de um novo: começava a ser produzido aqui o Alfa 2300, com o mesmo espírito: ares esportivos, com luxo e conforto.

Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-fnm-jk-2000/

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Brasileiros: FNM JK 2000 Empty Re: Grandes Brasileiros: FNM JK 2000

Mensagem por Epicco Qui 06 Jun 2019, 08:04

Eu era apaixonado por esse carro.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Brasileiros: FNM JK 2000 Empty Re: Grandes Brasileiros: FNM JK 2000

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 06 Jun 2019, 14:34

Quando eu tinha uns 9-10 anos, perto da minha casa tinha uma oficina que só mexia com esses carros. Eu passava em frente e ficava babando, achava o design maravilhoso. Os detalhes que eu mais gostava eram os escapamentos saindo nas pontas do parachoque e o Cuore na grade dianteira.

Mas eu achava mais bonito o modelo de 70 em diante, com a frente mais baixa, apesar do antigo ser mais estiloso.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Grandes Brasileiros: FNM JK 2000 Empty Re: Grandes Brasileiros: FNM JK 2000

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos