Torque de aperto parafusos do cabeçote
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Torque de aperto parafusos do cabeçote
Caros amigos, boa noite. Estou na fase de montagem do cabeçote da minha MB 230-69, motor M180, após reparo completo do cabeçote, balancins e válvulas. Preciso saber o valor de torque nos parafusos de fixação. São vários parafusos de dois diâmetros diferentes. Alguém saberia informar-me? Agradeço.
Hamilton MB230-69- Usuário Iniciante
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/10/2016
Idade : 73
Re: Torque de aperto parafusos do cabeçote
Bom dia Hamilton,
Eu mesmo retifiquei um motor 250 ano 68 motor M114 e na ocasião, se não me falha a memória, fiz o aperto em 3 etapas, 3 kg/M, 6 kg/M e 9 kg/M, com um espaço de tempo de 1 hora entre cada etapa, isto obedecendo à sequência de aperto dos parafusos, do meio para os das extremidades, e em sequência cruzada. Após o último aperto, deixe descansar um pouco e só depois vire o motor. Convém fazer um novo aperto de 9Kg/M após ter rodado uns 500 Km com o carro. Acredito que os torques dos motores M180 e M114 sejam idênticos.
Caso o seu torquímetro não tenha a escala Kg/M:
1 Kg/M = 7.233 Foot/P = 9.806 Newton/M
Abraço e bom trabalho!!!
Rui Gabriel- Usuário Bronze
- Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 67
Re: Torque de aperto parafusos do cabeçote
Olá Rui, agradeço pelas informações. Achei que teria que levar somente a 6 Kg-m. Vou levar a 9 Kg-m mas tenho que verificar se meu torquimetro chega a 9 Kg-m. Tenho também a dica de fazer o ultimo aperto após o aquecimento do cabeçote. Será que vale isto? Vejo que sua MB é parecida com a minha, que é uma sedan branca, 230 automática, lerda que nem uma tartaruga. Espero que a reforma completa do cabeçote, com troca de balancins, eixo e casamento de sedes de válvulas melhore o desempenho. Grato.
Hamilton MB230-69- Usuário Iniciante
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/10/2016
Idade : 73
Re: Torque de aperto parafusos do cabeçote
Bom Dia Hamilton,
O ideal é rodar com o carro uns 500 Km e depois fazer o último aperto usando o mesmo valor de torque do último aperto durante a montagem do cabeçote. Fiz mais de uma vez isso e nunca deu problema.
Se após esse conserto do cabeçote, persistir a lentidão do carro e a taxa de compressão estiver boa dentro de parâmetros aceitáveis, convém verificar a caixa de marchas e o diferencial. Por vezes carros dessa idade e que passaram por diversos proprietários, apresentaram problemas nesses componentes, podendo ter sido trocados por iguais mas com relação de desmultiplicação de rotação diferentes. Se tiver ainda o datacard desse carro verifique a numeração da caixa e do diferencial existente no datacard e compare com a numeração dos componentes.
Depois de uns 4 W114 a gasolina, atualmente tenho um 240D W115 Diesel que é o que está na imagem de exibição do avatar.
Grande abraço, Rui Gabriel.
Rui Gabriel- Usuário Bronze
- Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 67
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