hidraque (Hidrake )
3 participantes
:: Modelos Mercedes-Benz :: Modelos Mercedes-Benz Clássicos :: Clássicos pós 1945 :: Kleiner Ponton W120 / W121 - 1953 a 1962
Página 1 de 1
hidraque (Hidrake )
Boa noite a todos os mais antigos talvez possa me ajudar , um conhecido meu esta com uma mercedes 1958 ( acho ) e o que tem o cambio com acionamento da embreagem na alavanca. na coluna de direcao.
Ele gostaria de fazer manutencao neste carro , eu nao tenho conhecimento neste carro apenas conheco o carro vi umas 2 ou 3 vezes a mais de 30 anos atraz.
Alguem saberia indicar um mecanico para mexer, ate onde sei esta com problema no freio.
obrigado
Ele gostaria de fazer manutencao neste carro , eu nao tenho conhecimento neste carro apenas conheco o carro vi umas 2 ou 3 vezes a mais de 30 anos atraz.
Alguem saberia indicar um mecanico para mexer, ate onde sei esta com problema no freio.
obrigado
Perillo- Usuário Ouro
Re: hidraque (Hidrake )
Bom dia Perillo,
Tive ainda nos anos 70 um W111 220Sb com esse sistema de embreagem. Diziam na época que havia sido criado para mutilados de guerra. A embreagem era acionada pelo vácuo criado numa cuíca ao lado do bloco do motor e que era parecida com a cuíca do freio. Quando acionada, havia uma haste que ao ser puxada pelo vácuo, debreava e permitia a passagem das marchas. Na haste do volante havia um pequeno contato elétrico que liberava o vácuo na cuíca, atuando assim como embreagem, tornando a haste um pouco flexível. Na caixa seca, o disco de embreagem era acoplado a um conversor de velocidades, muito parecido com os existentes nas caixas hidramáticas e que suavizava a passagem das marchas, evitando assim trancos. Acredito que se der problemas nesse sistema, principalmente no conversor de velocidades, seja caso perdido. Aconteceu comigo, tive que converter todo o sistema para manual já que na época não havia mais peças de substituição. O conserto foi caríssimo.
Existia ainda um reservatório de vácuo no vão do para-lama dianteiro esquerdo.
Como o carro do seu amigo é de 1958, deve ser um Ponton com um sistema de freios mais antigo que os "rabo de peixe". O sistema de vácuo deve ser comum aos freios e ao sistema de embreagem, por isso seria bom verificar se há fuga de vácuo que possa afetar os freios. Tive esse problema no meu 220Sb, até passava as marchas, mas o pedal de freio ficou duro e não freava. É comum em carros antigos, que as tubulações de borracha do sistema de vácuo fiquem trincadas.
Rui Gabriel
Rui Gabriel- Usuário Bronze
boa note Rui Gabriel sensacional alem de mostrar muito conhecimento ,essa ilustracoes sao demais
Indicaria alguem para mexer no carro ?
muito obrigado grande abraço.
Indicaria alguem para mexer no carro ?
muito obrigado grande abraço.
Perillo- Usuário Ouro
Realmente, deu SHOW....
Queiroz- Usuário Iniciante
Bom dia Perillo,
Acredito que nos dias de hoje seja difícil encontrar um mecânico especializado nesses sistemas de embreagem e freios. Só mesmo um mecânico das antigas.
Tem neste Fórum, em "Peças e Serviços", indicações de oficinas e técnicos. Existem lá inúmeros contatos de oficinas relacionados por estados da federação. Dependendo do estado onde se encontra o carro, seu amigo tem a sorte de encontrar quem entenda do assunto.
Rui Gabriel
Boa tarde Rui conheco bastante oficina aqui em SP ,mesmo porque sou do ramo , os que eu conhecia ja pararam , mas muito obrigado. abr,
Perillo- Usuário Ouro
:: Modelos Mercedes-Benz :: Modelos Mercedes-Benz Clássicos :: Clássicos pós 1945 :: Kleiner Ponton W120 / W121 - 1953 a 1962
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos