(W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
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(W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
Após o carro perder potência a 40 km/h e encontrar algumas falhas no scanner.... eu tirei as bobinas e as velas.... o primeiro e o segundo cilindro estavam com líquido de arrefecimento. Ao checar, não vi o famoso "doce de leite" no óleo, mas decidi investigar o que seria. Como eu já havia comprado uma série de juntas, retentores e mais coisas para uma manutenção mais profunda, decidi eu mesmo fazer o serviço. Não sou mecânico, mas sempre fiz as manutenções em meus carros, nacionais e importados. Não recomendo fazer esse tipo de serviços aleatoreamente, pois a quantidade de dispositivos e acessórios para desmontar é grande, e, o cuidado é vital. Eu tenho o Manual de Service e o Inglês e Alemão não são um problema, então foram algumas horas lendo e pesquisando materiais para não fazer bobagem no meu carro... Enfim, vou deixar algumas fotos de hoje....
Vi bastante verniz logo ao retirar os comandos e tuchos....
Encontrei uma série de cola silicone no flange do arrefecimento.... e a Válvula Termostática estava travada aberta (isso explica a queda de temperatura nas estradas):
Retirei o cabeçote fora e vi que além da imensa carbonização dos pistões, os vedadores de válvulas estavam ressecados. Ele vai diretamente para a retífica.
Vi bastante verniz logo ao retirar os comandos e tuchos....
Encontrei uma série de cola silicone no flange do arrefecimento.... e a Válvula Termostática estava travada aberta (isso explica a queda de temperatura nas estradas):
Retirei o cabeçote fora e vi que além da imensa carbonização dos pistões, os vedadores de válvulas estavam ressecados. Ele vai diretamente para a retífica.
Jones Santos- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 27/12/2020
Idade : 45
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
E..... continua! Aqui a junta velha. Uma Victor Heinz:
Aqui o detalhe do bloco. Como eu já sabia que os vedadores estavam ressecados, eu já importei e vi o tamanho da carbonização que estava nos 4 cilindros. Além disso, como esse bloco M271 trabalha com esse sistema de "camisa flutuante" no quesito arrefecimento, bem similar aos Família 2 GM, vi uma grande cristalização em todo bloco. Claro que será limpo.
Sim, é assustador, mas eu mesmo já fiz inúmeros serviços nela... e graças a Deus, nada quebrou de novo rs. Estou fazendo uma mega-revisão e me preparei para isso importando peças, juntas, ferramentas, retentores, acessórios, etc......
Até as próximas fotos!
Aqui o detalhe do bloco. Como eu já sabia que os vedadores estavam ressecados, eu já importei e vi o tamanho da carbonização que estava nos 4 cilindros. Além disso, como esse bloco M271 trabalha com esse sistema de "camisa flutuante" no quesito arrefecimento, bem similar aos Família 2 GM, vi uma grande cristalização em todo bloco. Claro que será limpo.
Sim, é assustador, mas eu mesmo já fiz inúmeros serviços nela... e graças a Deus, nada quebrou de novo rs. Estou fazendo uma mega-revisão e me preparei para isso importando peças, juntas, ferramentas, retentores, acessórios, etc......
Até as próximas fotos!
Jones Santos- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 27/12/2020
Idade : 45
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
E nada como um trabalho feito com amor pelo dono!
Carro pronto (isso já tem 2 semanas!)
Colocarei fotos dele funcionando direitinho.... ficou lisinho, sem nenhuma falha ou mensagem, fiz todos os apertos com torquímetro e goniômetro, usei peças importadas originais.... enfim... após a limpeza completa de todo o sistema de arrefecimento e troca de óleo, colocação de militec, filtros, acessórios, juntas, vedadores, parafusos e mais uma porção de coisas novas.... literalmente foi ligar o o carro e rodar. Fiz desde então 4 viagens de Curitiba para Cascavel (são 500 km cada viagens), ou seja, já rodei 2.000 km e tudo na mais absoluta ordem.... e com uma economia gritante no bolso, bem longe do orçamento de mais de $14k para fazer esse serviço por aí.
Preciso aprender a postar vídeos aqui, pois creio que eles mostrarão mais do que fotos.
Carro pronto (isso já tem 2 semanas!)
Colocarei fotos dele funcionando direitinho.... ficou lisinho, sem nenhuma falha ou mensagem, fiz todos os apertos com torquímetro e goniômetro, usei peças importadas originais.... enfim... após a limpeza completa de todo o sistema de arrefecimento e troca de óleo, colocação de militec, filtros, acessórios, juntas, vedadores, parafusos e mais uma porção de coisas novas.... literalmente foi ligar o o carro e rodar. Fiz desde então 4 viagens de Curitiba para Cascavel (são 500 km cada viagens), ou seja, já rodei 2.000 km e tudo na mais absoluta ordem.... e com uma economia gritante no bolso, bem longe do orçamento de mais de $14k para fazer esse serviço por aí.
Preciso aprender a postar vídeos aqui, pois creio que eles mostrarão mais do que fotos.
Jones Santos- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 27/12/2020
Idade : 45
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
Pronto para mais meio milhão de quilômetros!
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
Se Deus quiser Anderson.... diferentemente de nossos Escorts, essa aqui é Daily Car... eheheh que venham mais 500.000 já tá chegando nos 145.000 km....
Jones Santos- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 27/12/2020
Idade : 45
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
Pois estamos parecidos. O A190 está com 142
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
Caros confrades,
Demorei mas não tardei.
Em março eu estive por 1 mês na Lituânia e outros países da Europa a trabalho e trouxe na mala um kit de peças para minha estrela. Essas peças eu trouxe comigo no avião e fiz as declarações (e-DBV) para a Receita Federal ainda antes de retornar ao Brasil. Com isso, seguindo a lei à risca, pude nacionalizar o kit das polias variáveis do M271.
Eu comprei presencialmente o Kit, na matriz da Loja Eoltas, em Kaunas, por $127,00 Euros, contendo:
1 - Guia superior;
1 - Guia lateral/tensionadora;
1 - Guia lateral;
1 - Corrente;
1 - Tensor.
Como eu já havia comprado ambas as "polias" dos comandos variáveis (admissão e escape), eu estava aguardando para a chegada da ferramenta de travamento de comando para fazer essa substituição aqui em minha garagem.
Pois bem, enquanto eu estive fora, minha esposa usou muito a Lady (W203) e me contou que o motor estava vibrando e muito ruim de pegar após quente. Além disso, ela relatou que a primeira partida fazia um barulho de "raspando" (clássico problema destes motores, inclusive os EVO, CGI's....). Um amigo engenheiro gentilmente me emprestou seu scanner e vi que havia "missfire" no primeiro cilindro... aliás.... muito registros de falha de ignição nesse cilindro em questão.
Até então a dúvida era: "o que pode ser?" - Pois no início do ano eu comprei:
- Velas novas originais MB
- Bobinas Behru originais;
- Fiz o teste de compressão e estava OK;
- Limpeza de MAF;
- Troca das mangueiras e válvulas do PCV e Cânister;
- Importei 4 bicos de injeção novos.
Em suma.... sobre o "missfire", descobri que o bico do cilindro 1, apesar de novo, está ruim. Possivelmente com baixa impedância (como é um solenóide, após aquecer, deve ter um ou mais espiras de seus enrolamentos internos "em curto", o que explica o funcionamento ruim pós ligar). Matei a charada simplesmente trocando de lugar o bico 1 com o do cilindro 2.... e problema foi "missfire" para o cilindro 2. Logo... é bico ruim (porcaria de gasolina). Como tenho bico de reserva, coloquei um outro e problema sanado (luz da injeção e motor vibrando OK).
Então parti para a limpeza e troca das polias e me deparei com o "doce de leite, bem leve" no sistema de retorno do PCV (mangueira de retorno que vai na tampa de válvulas). Obviamente, pensa-se que a junta do cabeçote esteja comprometida, o que não foi o caso! Aí então a pergunta: de onde vem essa mistura óleo/líquido arrefecimento?
Basicamente, esses são os locais onde isso pode ocorrer nesses motores M271:
- Junta de cabeçote (clássico) - está OK, com compressão OK - eu mesmo troquei ano passado.
- Resfriador de óleo, abaixo do filtro de óleo - está OK, também troquei juntas ano passado.
- Anel o'ring frontal, do flange/válvula termostática - Estava OK.... troquei novamente agora.
- Anéis O'ring dentro da tampa frontal inferior do motor - BINGO..... um dos anéis expandiu e foi sugado para dentro do motor (ficou preso no tubo do arrefecimento e consegui tirá-lo). O maior também estufou e estava jogando líquido de arrefecimento direto no óleo.
LOGO: Troquei ambos e é claro que limpei pois a carbonização estava muito forte. Problema resolvido!
Enfim..... consegui trocar as polias, resolver todos os problemas e andar com ela hoje sem problemas. Como eu não sou mecânico, é claro que algum confrade que tenha amplo repertório de manutenção em carros pode dar uma aula muito mais completa e com mais detalhes, mas lembro que eu tenho bastaaaaaante ferramentas, torquímetro, goniômetro, manual de manutenção da W203... tenho inclusive inclusive as ferramentas especiais desse motor. Tive que comprá-las para poder viabilizar a manutenção aqui em casa. Fiz tudo com muito amor, pragmatismo e atenção aos detalhes que a Lady merece. Fiquei rodando com o outro queridinho aqui de casa, um Escort RS ano 2000.... Vou deixar as fotos e gostaria de saber como posto os vídeos... fiz um passo a passo para ajudar a quem possa interessar.... abraços!
Demorei mas não tardei.
Em março eu estive por 1 mês na Lituânia e outros países da Europa a trabalho e trouxe na mala um kit de peças para minha estrela. Essas peças eu trouxe comigo no avião e fiz as declarações (e-DBV) para a Receita Federal ainda antes de retornar ao Brasil. Com isso, seguindo a lei à risca, pude nacionalizar o kit das polias variáveis do M271.
Eu comprei presencialmente o Kit, na matriz da Loja Eoltas, em Kaunas, por $127,00 Euros, contendo:
1 - Guia superior;
1 - Guia lateral/tensionadora;
1 - Guia lateral;
1 - Corrente;
1 - Tensor.
Como eu já havia comprado ambas as "polias" dos comandos variáveis (admissão e escape), eu estava aguardando para a chegada da ferramenta de travamento de comando para fazer essa substituição aqui em minha garagem.
Pois bem, enquanto eu estive fora, minha esposa usou muito a Lady (W203) e me contou que o motor estava vibrando e muito ruim de pegar após quente. Além disso, ela relatou que a primeira partida fazia um barulho de "raspando" (clássico problema destes motores, inclusive os EVO, CGI's....). Um amigo engenheiro gentilmente me emprestou seu scanner e vi que havia "missfire" no primeiro cilindro... aliás.... muito registros de falha de ignição nesse cilindro em questão.
Até então a dúvida era: "o que pode ser?" - Pois no início do ano eu comprei:
- Velas novas originais MB
- Bobinas Behru originais;
- Fiz o teste de compressão e estava OK;
- Limpeza de MAF;
- Troca das mangueiras e válvulas do PCV e Cânister;
- Importei 4 bicos de injeção novos.
Em suma.... sobre o "missfire", descobri que o bico do cilindro 1, apesar de novo, está ruim. Possivelmente com baixa impedância (como é um solenóide, após aquecer, deve ter um ou mais espiras de seus enrolamentos internos "em curto", o que explica o funcionamento ruim pós ligar). Matei a charada simplesmente trocando de lugar o bico 1 com o do cilindro 2.... e problema foi "missfire" para o cilindro 2. Logo... é bico ruim (porcaria de gasolina). Como tenho bico de reserva, coloquei um outro e problema sanado (luz da injeção e motor vibrando OK).
Então parti para a limpeza e troca das polias e me deparei com o "doce de leite, bem leve" no sistema de retorno do PCV (mangueira de retorno que vai na tampa de válvulas). Obviamente, pensa-se que a junta do cabeçote esteja comprometida, o que não foi o caso! Aí então a pergunta: de onde vem essa mistura óleo/líquido arrefecimento?
Basicamente, esses são os locais onde isso pode ocorrer nesses motores M271:
- Junta de cabeçote (clássico) - está OK, com compressão OK - eu mesmo troquei ano passado.
- Resfriador de óleo, abaixo do filtro de óleo - está OK, também troquei juntas ano passado.
- Anel o'ring frontal, do flange/válvula termostática - Estava OK.... troquei novamente agora.
- Anéis O'ring dentro da tampa frontal inferior do motor - BINGO..... um dos anéis expandiu e foi sugado para dentro do motor (ficou preso no tubo do arrefecimento e consegui tirá-lo). O maior também estufou e estava jogando líquido de arrefecimento direto no óleo.
LOGO: Troquei ambos e é claro que limpei pois a carbonização estava muito forte. Problema resolvido!
Enfim..... consegui trocar as polias, resolver todos os problemas e andar com ela hoje sem problemas. Como eu não sou mecânico, é claro que algum confrade que tenha amplo repertório de manutenção em carros pode dar uma aula muito mais completa e com mais detalhes, mas lembro que eu tenho bastaaaaaante ferramentas, torquímetro, goniômetro, manual de manutenção da W203... tenho inclusive inclusive as ferramentas especiais desse motor. Tive que comprá-las para poder viabilizar a manutenção aqui em casa. Fiz tudo com muito amor, pragmatismo e atenção aos detalhes que a Lady merece. Fiquei rodando com o outro queridinho aqui de casa, um Escort RS ano 2000.... Vou deixar as fotos e gostaria de saber como posto os vídeos... fiz um passo a passo para ajudar a quem possa interessar.... abraços!
Jones Santos- Usuário Bronze
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Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
Aqui o detalhe da tampa frontal inferior do motor, após limpeza. Notem no canto inferior esquerdo os dois orifícios onde são acoplados os anéis o'ring do arrefecimento. Esses anéis se expandem com o passar do tempo, deixando que o líquido do arrefecimento se misture com o óleo, dando a falsa ideia de que a junta do cabeçote estaria queimada. Vi diversos relatos na Europa sobre isso, e, de fato esse é um problema muito comum do M271.
Jones Santos- Usuário Bronze
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