Alfa Romeo produzindo no Brasil, voltando à tração traseira
+7
Claudio Martins
Gustavo Vanesghick
Coupé-CLK
Weiss 1972
João
Antônio Elias
palandi
11 participantes
:: Assuntos Diversos :: Grandes Marcas :: Alfa Romeo
Página 1 de 1
Alfa Romeo produzindo no Brasil, voltando à tração traseira
mas não necessariamente combinando as duas coisas.
como sonhar é de graça, queria muito ver a soma dessas duas notícias:
http://www.jalopnik.com.br/alfa-romeo-volta-a-investir-em-modelos-de-tracao-traseira/
http://www.noticiasautomotivas.com.br/luxo-da-fiat-vira-de-pernambuco/
como sonhar é de graça, queria muito ver a soma dessas duas notícias:
http://www.jalopnik.com.br/alfa-romeo-volta-a-investir-em-modelos-de-tracao-traseira/
http://www.noticiasautomotivas.com.br/luxo-da-fiat-vira-de-pernambuco/
Re: Alfa Romeo produzindo no Brasil, voltando à tração traseira
Essa frase da reportagem " ...A boa e velha Alfa Romeo está de volta" é enigmática!!!
Por mais que a marca Alfa Romeo tenha evoluído (fora do Brasil) ainda há resquício de imagem desgastada por aqui com a experiência anterior, essa é a verdade, quem não se lembra do que ocorreu!
Se realmente trouxerem linha de montagem da AR para o Nordeste será ótimo, mais uma opção e mais competitividade, mas acho que terão que trabalhar muito essa questão da imagem da marca deixada aqui e outras, por exemplo rede de assistência técnica adequada.
Por mais que a marca Alfa Romeo tenha evoluído (fora do Brasil) ainda há resquício de imagem desgastada por aqui com a experiência anterior, essa é a verdade, quem não se lembra do que ocorreu!
Se realmente trouxerem linha de montagem da AR para o Nordeste será ótimo, mais uma opção e mais competitividade, mas acho que terão que trabalhar muito essa questão da imagem da marca deixada aqui e outras, por exemplo rede de assistência técnica adequada.
Antônio Elias- Usuário Platina
Antônio,
a intenção da Fiat é usar a rede de autorizadas Chrysler para vender Alfas, e talvez "promover" algumas revendas Fiat para isso.
concordo que ainda existe algum resquício de imagem desgastada das experiências anteriores, mas, por outro lado acho que a memória curta dos brasileiros, somada ao aumento do mercado potencial, pode ajudar. daí é só fazer um grande investimento em publicidade...
a intenção da Fiat é usar a rede de autorizadas Chrysler para vender Alfas, e talvez "promover" algumas revendas Fiat para isso.
concordo que ainda existe algum resquício de imagem desgastada das experiências anteriores, mas, por outro lado acho que a memória curta dos brasileiros, somada ao aumento do mercado potencial, pode ajudar. daí é só fazer um grande investimento em publicidade...
Antonio Elias
A boa e velha Alfa Romeo foi até os anos 70, bem antes das importações brasileiras.
A boa e velha Alfa Romeo foi até os anos 70, bem antes das importações brasileiras.
Caro João,
Concordo contigo, me lembro da época da FNM, dos JK e quando lançaram o então luxuoso Alfa TI, eram carros excelentes e até hoje colecionados por muitos admiradores.
Abraços,
Concordo contigo, me lembro da época da FNM, dos JK e quando lançaram o então luxuoso Alfa TI, eram carros excelentes e até hoje colecionados por muitos admiradores.
Abraços,
Palandi,
Acho que o problema será essa mistura de imagens Crhysler x Alfa Romeo x Fiat (essa até hoje muita gente faz gozação chamando de: "Fui ""Inganado"" Agora é Tarde" ... rsrsrsrsrs), agora se realmente a estratégia de vendas partir para usar a rede Fiat para vender produtos top de linha como são os atuais Alfa Romeo, acho que - no Brasil - Alfa x Fiat não decola, principalmente depois da Fiat com esses últimos projetos de lançar genérico de premium ... acho que mais atrapalhará do que ajudará nas vendas da marca top!!!
Mas o que o amigo está achando afinal dessa possibilidade de usarem a rede Chrysler? Sabemos que em vários Estados a rede Crhysler já está atrelada à Mercedes-Benz, isso acho que tanto pode ajudar como também "embasar" a Alfa não ?!?!
Acho que o problema será essa mistura de imagens Crhysler x Alfa Romeo x Fiat (essa até hoje muita gente faz gozação chamando de: "Fui ""Inganado"" Agora é Tarde" ... rsrsrsrsrs), agora se realmente a estratégia de vendas partir para usar a rede Fiat para vender produtos top de linha como são os atuais Alfa Romeo, acho que - no Brasil - Alfa x Fiat não decola, principalmente depois da Fiat com esses últimos projetos de lançar genérico de premium ... acho que mais atrapalhará do que ajudará nas vendas da marca top!!!
Mas o que o amigo está achando afinal dessa possibilidade de usarem a rede Chrysler? Sabemos que em vários Estados a rede Crhysler já está atrelada à Mercedes-Benz, isso acho que tanto pode ajudar como também "embasar" a Alfa não ?!?!
A Alfa foi nobre antes da guerra, existem carros que valem milhões atualmente. No pós guerra as GTV e as Spider eram carros bem interessantes.
Acho que se misturar com MB vai ser o patinho feio da CSS e não é isso que o cliente espera.
Eu acredito no sucesso se voltarem a velha receita, carros bonitos, rápidos, feitos para dar prazer e com tração traseira. Os Alfistas são tão ou mais fanáticos que nós e todos gostam de pilotar.
Acho que se misturar com MB vai ser o patinho feio da CSS e não é isso que o cliente espera.
Eu acredito no sucesso se voltarem a velha receita, carros bonitos, rápidos, feitos para dar prazer e com tração traseira. Os Alfistas são tão ou mais fanáticos que nós e todos gostam de pilotar.
João ....esqueceste das famosas Giulias Quadrifoglio !!
Weiss 1972- Usuário Platina
Morro de medo de Alfa... mas mesmo assim tive duas inesquecíveis!!! Acho que este fato resume a questão.
Mas o que o amigo está achando afinal dessa possibilidade de usarem a rede Chrysler? Sabemos que em vários Estados a rede Crhysler já está atrelada à Mercedes-Benz,
Antônio, acho que esta acontecendo exatamente o contrário...Aqui em MG, a menos, não funcionam mais sobre o mesmo teto. A Chrysler abriu uma CCs própria, lá na Barão Homem de Melo.
E outro detalhe para ilustrar isto, nas propagandas em revistas que tenho visto da nova linha deles, o banco oficial para financiamento das propostas da Chrysler é o Banco Fiat!
A Fiat "queimou" a Alfa por aqui fazendo um "ótimo" serviço de propaganda", haja vista a assistência técnica que não existia, fora falta de peças e outras coisas mais...Ser a primeira, dependendo da situação, não é bom negócio!
Gustavo Vanesghick- Usuário Platina
em Brasília as concessionárias Chrysler-Dodge-Jeep e MB continuam juntas, mas a tendência, no país todo, é separar. até porque os grupos de concessionários que comercializam outras marcas (Audi, BMW, Volvo etc) raramente têm uma concessionária MB no meio, enquanto vários, como a Itavema, mexem com Fiat.
sobre os carros, concordo em parte com o João, mas o grande problema para a Alfa veio em 1986/87: nessa época, depois de sofrer com a péssima confiabilidade de seus carros por uns 20 anos, ela foi privatizada pelo governo italiano e foi para a Fiat.
e a Fiat se viu, de um dia pro outro, com duas marcas muito parecidas no portfólio: Alfa Romeo e Lancia. as duas com histórico de vitórias em competições, as duas com um posicionamento mais acima no mercado, as duas que tinham feito carros para entusiastas. sem rumo nem para a própria marca, quanto mais para essas duas, a Fiat emasculou ambas, cortou qualquer autonomia e qualquer engenharia própria.
o problema é que Fiats que não sejam pequenos são garantia de fracasso: o Marea não vingou em lugar nenhum, o Croma foi um fiasco na Europa e todos sabem o que foi feito do Linea por aqui. pouco antes, a Fiat tinha cortado as importações pelos problemas que tiveram com câmbio e impostos tanto com o Alfa 164 quanto com o Fiat Bravo da primeira geração. e só foi superar o trauma de importar a partir do ano passado, trazendo o 500 a um preço atraente.
hoje em dia, a Fiat precisa de Alfa e Lancia para ter chances nos médios e grandes. a Lancia, inclusive, vende mais unidades que a Alfa. mas a Alfa é a marca com mais chances no mercado internacional, e a entrada nos EUA via Chrysler viabiliza uma retomada mais racional, para fincar raízes, produzir fora da Europa e tudo mais.
se vai dar certo, ou se pelo menos os carros serão bons, não sei. mas a Fiat de hoje PARECE ser uma companhia muito mais profissional que nos outros momentos em que teve Alfas no Brasil. e se mandarem uma perua bonita como essa para cá, não faço nem questão da tração traseira:
http://classifieds.pistonheads.com/classifieds/used-cars/alfa-romeo/159/alfa-romeo-159-2-0-jtdm-16v-ti-5dr/595134
sobre os carros, concordo em parte com o João, mas o grande problema para a Alfa veio em 1986/87: nessa época, depois de sofrer com a péssima confiabilidade de seus carros por uns 20 anos, ela foi privatizada pelo governo italiano e foi para a Fiat.
e a Fiat se viu, de um dia pro outro, com duas marcas muito parecidas no portfólio: Alfa Romeo e Lancia. as duas com histórico de vitórias em competições, as duas com um posicionamento mais acima no mercado, as duas que tinham feito carros para entusiastas. sem rumo nem para a própria marca, quanto mais para essas duas, a Fiat emasculou ambas, cortou qualquer autonomia e qualquer engenharia própria.
o problema é que Fiats que não sejam pequenos são garantia de fracasso: o Marea não vingou em lugar nenhum, o Croma foi um fiasco na Europa e todos sabem o que foi feito do Linea por aqui. pouco antes, a Fiat tinha cortado as importações pelos problemas que tiveram com câmbio e impostos tanto com o Alfa 164 quanto com o Fiat Bravo da primeira geração. e só foi superar o trauma de importar a partir do ano passado, trazendo o 500 a um preço atraente.
hoje em dia, a Fiat precisa de Alfa e Lancia para ter chances nos médios e grandes. a Lancia, inclusive, vende mais unidades que a Alfa. mas a Alfa é a marca com mais chances no mercado internacional, e a entrada nos EUA via Chrysler viabiliza uma retomada mais racional, para fincar raízes, produzir fora da Europa e tudo mais.
se vai dar certo, ou se pelo menos os carros serão bons, não sei. mas a Fiat de hoje PARECE ser uma companhia muito mais profissional que nos outros momentos em que teve Alfas no Brasil. e se mandarem uma perua bonita como essa para cá, não faço nem questão da tração traseira:
http://classifieds.pistonheads.com/classifieds/used-cars/alfa-romeo/159/alfa-romeo-159-2-0-jtdm-16v-ti-5dr/595134
A imagem da marca mais "romântica", ex-libris da Itália, graças ao "caso" que teve com a Fiat, é hoje a pior possível. É como um filho tido como adulterino antes dos exames de sangue e DNA. Alfa Romeo é um Fiat de gravata ou um Chrysler de jogging. Nada mais, antes tivesse desaparecido como marca. Tenho um palpite de que "já era" para sempre.
Claudio Martins- Usuário Bronze
Eu particularmente se puder sair fora da FIAT e Alfa Romeu e uma boa , geralmente a mecanica desses carros e pessima e em sua maioria muito cara os carros de luxo dessa marca sao beberroes e os mais populares tem bielas muito fracas e muita economia nesses modelos mais simples, abraço...
Convidad- Convidado
Lembro com saudosismo do Alfa 2300 TI, um carrão a época e com vários itens de tecnologia que passavam longe dos modelos top nacionais, tipo o freio a disco nas quatro rodas, ar condicionado (frente e atrás), direção hidraulica, câmbio de 5 marchas, e um painel completinho, depois disso os Alfas nunca tiveram mais sucesso, até tentaram a época das importações com o 164, que alias nunca mais vi rodando nenhum por aí, com excessão dos que estão com os colecionadores da marca, abs.
Reuthmann- Usuário Ouro
Mas o controle de qualidade dos Alfa nacionais era terrível, ficou menos pior qdo a fiat meteu a mão,mas o pós venda sempre foi zero,mesmo com a fiat administrando...
Maluhy- Usuário Platina
Maluhy
Nunca foi Alfa Romeo no Brasil, era na verdade a Fabrica Nacional de Motores ou FNV, ou falando claramente uma Estatal, com licença para montar a Alfa 2300 no Brasil. Para piorar creio que nesta época a Alfa também era estatal na Itália.
Não lembro da Alfa Italiana ter assumido oficialmente a fabrica, até a FIAT tentar colocar ordem na casa.
Isso ocorreu também na Europa nos anos70/80 para evitar a quebradeira alguns governos formaram empresas estatais para fabricar os carros. No fim todas foram vendidas.
Nunca foi Alfa Romeo no Brasil, era na verdade a Fabrica Nacional de Motores ou FNV, ou falando claramente uma Estatal, com licença para montar a Alfa 2300 no Brasil. Para piorar creio que nesta época a Alfa também era estatal na Itália.
Não lembro da Alfa Italiana ter assumido oficialmente a fabrica, até a FIAT tentar colocar ordem na casa.
Isso ocorreu também na Europa nos anos70/80 para evitar a quebradeira alguns governos formaram empresas estatais para fabricar os carros. No fim todas foram vendidas.
É por ai, eram FNM, mas a licença era para fabricar o 2000(JK), todos os outros, 2150,Timb e 2300 eram produtos locais. Sobretudo o 2300 que só existiu no Brasil.Todos usavam a plataforma de referencia 1020. O Maluy fez uma observação muito válida, a qualidade era péssima, sobretudo nas carrocerias e acabamentos. Era comum trocar uma porta batida (por ex.) por outra-ou nova ou de outro carro- Não cabia! Tinha que ser "ajustada" à medida...Mas tinham excelentes motores (2300 e Ti) e caixas.
Gustavo, o problema é isso que o Cláudio Martins falou:
Acho que vai ser difícil encaixar Alfa em revendas de marcas premium, é como disse o João, corre o risco de virar o "patinho feio"!
Cláudio, o 2300 só existiu no Brasil mesmo?
Alfa Romeo é um Fiat de gravata ou um Chrysler de jogging. Nada mais, antes tivesse desaparecido como marca.
Acho que vai ser difícil encaixar Alfa em revendas de marcas premium, é como disse o João, corre o risco de virar o "patinho feio"!
Cláudio, o 2300 só existiu no Brasil mesmo?
Além disso, a marca nunca foi tratada com a atenção devida por aqui. Acho muito difícil uma volta, e mais ainda, uma volta com sucesso...
O desenho das Alfas, desde a 156, são verdadeiras obras de arte, mas, é aquela velha história; por fora bela viola, por dentro pão bolorento...
O desenho das Alfas, desde a 156, são verdadeiras obras de arte, mas, é aquela velha história; por fora bela viola, por dentro pão bolorento...
Gustavo Vanesghick- Usuário Platina
Também vejo dessa mesma forma a maioria dos modelos mais recentes da marca, cito os Brera, as séries GTA e GTV por exemplo, carros sem graça inclusive, mesmo a série 8C Competizione com motores Maseratti 4.7 de 450 Cv, aquilo é o "cão chupando manga" mas acho aquela traseira redonda meio estranha.
Não sei em termos de manutenção e mercado, mas talvez a série 8C possa ser uma exceção por conta da esportividade!
Não sei em termos de manutenção e mercado, mas talvez a série 8C possa ser uma exceção por conta da esportividade!
SEm perder o foco no assunto Alfa Romeo,um dos maiores colecionadores de Alfas do Brasil e outros "casca de ferida" morreu estupidamente num acidente de moto em SP no domingo,o Fabio Steinbruch,gente finíssima ,perda lastimável para o antigomobilismo...
Maluhy- Usuário Platina
Tive duas Alfa , uma 164 de 24 valvulas que era simplesmente um capeta.. acelerava muito, porém tinha problemas serios de aquecimento e a suspenção nao aguentava as nossas ruas. Por duas vezes precisei soldar o carter ( de aluminio ), pois sempre batia no asfalto. A outra foi uma 155, parecia um kart nas curvas, motor maravilhoso apesar de ser 4 cilindros, mas tbem apresentava defeitos cronicos de aquecimento. São carros que dão muito prazer de se dirigir, mas tambem muitos problemas. Acho que nao teria outro.
FERNANDO SALOMONE- Usuário Bronze
Meu pai tinha Alfa romeu 2300 a b e depois a TI, muito boas eu tive a 164, realmente o motor trabalhava sempre quente mas andava muito, estourei 2x a bomba de água e uma vez o motor de arranque(coloquei o do Omega, serviu direitinho) mas era um bom carro.
douglas barddal- Usuário Platina
Por falar em Alfa Romeo no Domingo a noite faleceu o Fabio Steinbruch, 51 anos, num acidente de Moto. Era uma Guzzi 250 de coleção, parece que o tombo foi leve, quebrou uma Clavícula, estava consciente quando foi socorrido, mas algum osso provocou uma hemorragia interna.
O Fábio era um dos fundadores do Alfa Romeo clube, escreveu uma serie de livros sobre carros antigos, participava sempre dos rallyes de regularidade em Interlagos com Alfa e era um grande colecionador. Uma perda para o antigomobilismo.
O Fábio era um dos fundadores do Alfa Romeo clube, escreveu uma serie de livros sobre carros antigos, participava sempre dos rallyes de regularidade em Interlagos com Alfa e era um grande colecionador. Uma perda para o antigomobilismo.
Grande perda a morte do Fábio, gente da melhor qualidade! Quanto aos Alfas, os últimos foram os 75/Alfetas, por aí, todos os que vieram a seguir eram de dna Fiat. Os 2.300 e derivados foram projetos desenvolvidos no Brasil usando a plataforma 1020, que vinha desde o 1.900. Portanto os 2.300 eram exclusivos do Brasil. Foram exportados uma centena deles, eram os Alfa-Rio. Há toda uma novela a respeito destas exportações. Abçs. Claudio.