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Mensagem por José Manoel Ter 01 Jan 2013, 10:09

Boas confrades!

Ontem, após 15 dias sem ligar a Olga, resolvi dar umas voltas com ela. Conferi óleo motor, fluído reservatório de arrefecimento, água parabrisas, fluído de freio... o de praxe...
Enfim, fui buscar meus sogros para o reveillon em minha casa, na ida, pela Ayrton Senna, andando a 100 kmh, tudo na perfeita ordem. Cheguei lá, busquei os coroas e comecei a notar um comportamento anormal do marcado de temperatura (nunca havia passado dos 100 graus, chegou aos 110 graus), isto no retorno pela mesma rodovia, sem passar dos 90 kmh. Desliguei o ar condicionado e comecei a observar, afinal já vi relatos de que os motores da MB aquecem mesmo, para ficar preocupado quando chegar próximo aos 120 graus blablabla... E a temperatura baixava para os 90 graus e depois repentinamente voltava a aquecer para 110 graus. Pressão óleo normal, comportamento dinâmico normal, sem luzes acesas no painel. Muito perto de casa (algo como 3 km), de repente a temperatura sobe um pouco mais (115 graus? o Efeito psicológico é terrível) e ouço um pequeno grilinho aos 2.500 rpm. Paro imediatamente o carro e ele desliga. Ao abrir o capô, onde estava a tampa do radiador??? Acredito que não tenha fechado corretamente a tampa do tanque de expansão SUPERAQUECIMENTO W124 3821203947. Não me perdôo até agora de um erro crasso, algo inconcebível!!!!! SUPERAQUECIMENTO W124 597417551. Ventoinhas ligadas ao máximo, reservatório de água do radiador praticamente vazio (o forro do capô encharcado de água) e nenhuma lâmpada de baixo nível de água acesa, nem nada. Ao menos o motor não está travado (embora ruidoso, só ligará novamente na oficina) e o óleo não está com aspecto aquoso (acredito que a junta do cabeçote esteja íntegra, mas será trocada).
Resumo colegas, chamei o guincho para levá-la para casa.
Como optei por ficar com a Olga (havia tido um devaneio em vendê-la, mas passou Smile) vou fazer AQUELA revisão que deveria ter feito no início (onde deixei a Olga primeiramente acredito que não deve ter feito nada, infelizmente só conhecemos alguns profissionais assim SUPERAQUECIMENTO W124 3527962833).
Começarei a encomendar as peças de motor que julgo que serão trocas (e as preventivamente trocadas) e assim que chegarem já agendo no João Bosco aquela geral.
Quero ver se antes do Bernardo chegar ela esteja em ordem (quero uma confibilidade mecânica ao extremo, para não passar perrengues. Nem imaginem minha cara ao ver este acontecimento!!!!! affraid)
Com o andamento dos serviços vou postando no diário de bordo dela!
Abraços e bom início de ano a todos (o meu 2012 terminou mal, ao menos o 2013 começou bem, olhando sob esta ótica)!

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Mensagem por José Manoel Ter 01 Jan 2013, 10:21

Aproveitando o tópico possuo algumas dúvidas:

Li em um fornecedor que ela possui duas bombas de combustível. É correto ou somente uma???

Sobre a valvula termostática: é a de 87 graus?

A tampa do reservatório de expansão é o de 1.4 bar?

Obrigado e desculpem a ansiedade!
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Mensagem por leandrof79 Ter 01 Jan 2013, 10:48

José,

infelizmente a gente dá essas mancadas... Tomara que nada mais grave tenha ocorrido com o motor.

Seu carro é muito novo para conferir tudo depois de 15 dias de descanso. No início eu conferia tudo com mais frequência. Agora que já conheço os carros, ficam mais de mês parados e eu só dou a partida. Tudo redondo!

Numa viagem eu resolvi pedir ao frentista para conferir o óleo da Direção Hidráulica e ele deixou mal tampado. Resultado: perdi todo o óleo na estrada e tive que repor no próximo posto. E olha que fazer curvas sem DH não é fácil... Minha lição: conferir apenas o que precisa!

Depois dessa revisão top com o João Bosco, você vai curtir ainda mais o carro! A melhor receita para cuidar bem é usar, lembre-se disso.

FELIZ 2013!!!
Abração
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Mensagem por C-220 Ter 01 Jan 2013, 12:39

José,

Se não queimou a junta do cabeçote porque trocar??? Caso não tenha sido afetada não vale a pena mexer no que está queito.
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Mensagem por Professor Ter 01 Jan 2013, 12:52

José, esfrie a cabeça...

Uma coisa de cada vez! O C-220 está certo.

Vc. não tem certeza quanto ao dano na junta. Saiu água pelo escapamento? As velas também indicam a passagem de água para o interior do motor. O João avaliará isto para você.

Através do VIN, você tem o padrão correto das peças citadas (tampa, válvula, etc.).

O carro é muito resistente. Ele aguentou tudo isto e com certeza não houve nenhum dano mais sério.

Confie! Vai dar tudo certo!
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Mensagem por ricardorpm Ter 01 Jan 2013, 12:56

Acredito que não tenha queimado a junta.
Eu colocaria novamente o fluído q faria alguns testes.
Grande abraço e Feliz 2013!
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Mensagem por john Ter 01 Jan 2013, 13:06

Sobre a valvula termostática: é a de 87 graus?
Eh,

A tampa do reservatório de expansão é o de 1.4 bar?
Olha eh a metalica, mas nao eh facil encontrar por aqui. cuidado com as chinesas pois elas vazam as vezes.
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Mensagem por Marcbite Ter 01 Jan 2013, 13:07

Encha o reservatório até o gargalo sem colocar a tampa, ligue o carro, se tiver barulhos estranhos ou o motor virar pesado, desligue. Caso esteja funcionando, deixe uns 5 minutos ligado e peça para alguém acelerar confira se vai fazer bolhas ou empurrar água fora do reservatório, se estiver tudo normal, desligue o carro e confira o óleo se esta espumando ou com água misturada, se estiver tudo bem, feche o reservatório e de uma volta perto de casa, se não subir a temperatura, não surgirem barulhos e o óleo estiver bom. aproveite a barca.
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Mensagem por PALADINI Ter 01 Jan 2013, 13:26

depois de tudo resolvido, pergunte aos especialistas; sobre o acoplamento viscoso, uma lamina que e possível uma certa regulagem, dentro do padrão pre estabelecido, para o motor trabalhar trabalhar com um pouco menos de temperatura.
eu fiz na W124 e na W201 e ficou muito bom, na época tinha um certo amigo asiático no fórum com um SEC que tb fez e aprovou...
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http://www.mercedes-amg.com

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Mensagem por José Manoel Ter 01 Jan 2013, 13:43

Meus amigos,

Obrigado pelo apoio!
Marcbite = Vou deixar para ligá-la mesmo no João Bosco! Mesmo que por precaução. Estou pior do que pai com a filhinha doente (isto porque sou pediatra rsrsrs)
John = exatamente a que pesquisei no [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] metálica (mas há uma de 1.4 bar e 1.2 bar, vou optar em adquirir a primeira, além dos critérios de busca são as genuínas e/ou OEM).
C-220 = também acho que a junta não deva ter queimado, embora quando abri o capô vi uma certa fumaça saindo do cabeçote (tipo quando deixamos óleo na frigideira e esquentamos demais?). Vi hoje o óleo e a sensação tátil e visual é somente de óleo, sem mistura
Professor = escapamento seco, sem água, residuo ou fumaça
Paladini = esta revisão geral que iria fazer mais tarde no João Bosco (que infelizmente ao comprá-la não levei lá direto, fui para outra oficina por intermédio de um amigo, que na verdade o rapaz parece só saber consertar Classe A) teve que ser antecipada, inclusive ia pedir para revisar toda a parte elétrica e de arrefecimento, por precaução (afinal, a Olga completa 20 anos este ano). Incluía na minha lista o acionamento do viscoso do radiador, ventoinhas, limpeza de sistema de arrefecimento.

Abraços e estou mais tranquilo (ainda mais com vossos post)
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Mensagem por José Manoel Qua 02 Jan 2013, 21:59

Bem,

Já recomposto do susto, já comprei as peças e em breve (Genuínas e;ou OEM) devem estar chegando. O que não for necessário trocar, coloco à venda. Falei com o Sr. Francisco da Avanti e foi muito prestativo.
Abraços e vou atualizando assim que possível!
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Mensagem por José Manoel Dom 10 Fev 2013, 19:28

ACORDEM CONFRADES

Desde o dia 31/12/2012, após o susto do aquecimento da Olga, hoje acrescentei água de torneira ao tanque de expansão (+-6L) e recoloquei a tampa nova do dito cujo e, voilá, bastou uma virada de chave e tudo OK! Incrível que nem a bateria "arriou".
Deixei em funcionamento uns 20 minutos, dei uma voltinha dentro da garagem (estava vazia, mas um vizinho me olhou feio quando dei uma única acelerada a 35 km/h!), tudo como antigamente, sem vazamentos, baixa de nível de água ou ruídos anormais!
Cheguei há 2 semanas ir pessoalmente à Avanti do João Bosco, mas super super lotada, ele inclusive nem teve como agendar qualquer serviço devido à quantidade de MB que estavam lá (nunca vi tanta Mercedes da década de 80/90 juntas!). Por indicação de alguns confrades (que interroguei por MP, obrigado aos que me ajudaram) vou levá-la à Class Service, onde também fui e o Sr. Vagner/Uziel me atenderam muito bem, para fazer "aquela" revisão geral que necessita. Oras, fui taxativo: quero uma Mercedes confiável, que não me dê sustos ou medos de usá-la.
Estou feliz como "pinto no lixo"!
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Mensagem por pedroalexrj Seg 11 Fev 2013, 10:09

Seja BENZvindo meu caro.
Bela W124...Parabéns...
Ainda bem que nada de grave aconteceu com ela...
Seja mais diligente nas próximas trocas aí...
Compareça aos Encontros...
Forte abs.
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Mensagem por Guilhermino Dom 18 Ago 2013, 17:25

Caro José Manoel,

Pedindo licença para ressuscitar o tópico, gostaria de saber se houve alguma consequência mais séria em decorrência do superaquecimento.

Sei que cada caso é um caso, e inclusive os motores são diferentes, mas quem sabe você não tenha algumas palavras de acalento nesta hora tão sombria?
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Mensagem por José Manoel Dom 18 Ago 2013, 21:56

Boas Guillermino!

A Olga não sofreu nada com o ocorrido! E eu me precipitei à época comprando kit completo de juntas (tenho do motor, cárter, cabeçote,tampa de válvulas) e peças do sistema de arrefecimento! Conforme deve ter lido no evoluir do tópico, enchi o reservatório de expansão, junto com a nova tampa do respectivo (que foi a causa de tudo, mal encaixada, perdeu-se no caminho), e voilá, tudo em ordem.
Como deve saber, levei a Olga ao Alan para verificar se houveram danos ao cabeçote ou motor, além de outros problemas. Em relação ao aquecimento, nada de sequelas, somente o susto. O M104 é dos mais resistentes que a MB já produziu.
Mas optei por trocar tudo em relação ao sistema de arrefecimento (tanque de expansão, tampa do tanque de expansão, sensor de temperatura e nível, válvula termostática, limpeza do sistema e revisão das ventoinhas e viscoso), além de troca dos chicotes do motor e fluídos/filtros. Aproveitando pedi para pintar a tampa de válvulas (e utilizei a junta que havia comprado anteriormente).
Agora a Olga está rolando bem, sem sequelas ou problemas. Como pedi ao Alan (e prontamente foi cumprido): quero um carro confiável.
Forte abraço e à disposição.
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Mensagem por erickdib Dom 18 Ago 2013, 23:06

Graças a Deus não teve nenhum problema!!!!
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Mensagem por Maluhy Dom 18 Ago 2013, 23:27

Por enqto.....na verdade a temperatura da camara de combustão fica na casa dos 750 graus,qdo o carro superaquece vai a quase mil graus,temos uns 5/10mm de separação entre os cilindros e isso de junta de cabeçote entre eles,o que às vezes acontece é que depois de algum tempo a junta queimar bem ali,do nada,é sempre sequela de algum superaquecimento,mas não é regra,mas que acontece,acontece,depende até a que temperatura a usina chegou,por isso a importancia de não deixar passar do tolerável...Shocked 
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Mensagem por Guilhermino Seg 19 Ago 2013, 00:41

Pois é, sistema de arrefecimento deve ser o meu carma automobilístico: todos os carros que tive deram algum tipo de problema, uns mais, outros menos, e agora chegou a vez da estrela. Em três deles tive depois problemas na junta do cabeçote, que acredito serem sequelas de superaquecimento. Andei vendo as anotações que tenho: em um caso, demorou uns 700 km para a junta abrir o bico; no outro, pouco mais de 3000 km. Já vi que vou ficar atormentado por um bom tempo por causa disso.

O que sucedeu agora é que o bocal de entrada de água quente no radiador quebrou, fazendo com que boa parte do fluido vazasse (ainda não sei quanto, mas o reservatório de expansão ficou vazio) e, o que creio ser igualmente preocupante, o sistema perdesse pressão. A temperatura não chegou aos 120°, mas, em vista da perda de pressão, acredito que o fluido já pudesse estar fervendo antes disso. Começou a sair vapor pela grade e pelas frestas do capô, mas não consegui ver se vinha do sistema ou se era só o fluido vaporizando ao cair nas partes quentes do motor. Nessas condições, como saber se a temperatura passou ou não do tolerável?

Em tempo: José Manoel, rodou bastante com a Olga depois do ocorrido?
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Mensagem por john Seg 19 Ago 2013, 10:34

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Voce sabera quando levar o carro no mecanico para trocar o radiador. Se voce nao tem um radiador novo, tem uns caras aqui em SP que fazem bem direiritinho radiador para MB (chama-se radiadel), uma vez que essa parte onde quebrou se nao me engano eh zamac e nao aceita solda ou conserto.

Ja que voce esta nesta secao de refrigeracao:
- verifique todas mangueiras e conexoes ao trocar o radiador
- verifique se no vaso de expansao nao existem microtrincas que so ficam aparentes com o carro quente e que vaze agua
- verifique a tampa do vaso de expansao
- troque a valvula termostatica (essa eh baratinha)
- veja se o viscoso, ou acomplamento viscoso da helice esta bom ou nao
- peça para o mecanico ver se aparentemente nao esta vazando nada pela junta do cabecote, se nao ele tera que abrir e voce tera que morrer com a junta.
- Se voce esta usando oleo comum mineral, eu trocaria o oleo
- Ah, em tempo, nao vai esquecer de colocar agua desmineralizada+aditivo na proporcao preconizada (kkkk...estou escrevendo como o zig...) pela MB.

Feito isso, voce podera confiar no carro.
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Mensagem por Guilhermino Seg 19 Ago 2013, 17:04

John,

Vou ter que trocar o radiador eu mesmo, pois não dá para rodar assim.

Mas então faltou colocar a Radiadel no caminho das pedras... De qualquer forma, já encomendei um novo. A parte que quebrou é de plástico. Parece que os novos vêm com um reforço de metal ou fibra nos bocais para evitar esse tipo de problema.

Andei lendo também sobre adaptar um reforço assim nos radiadores mais antigos para evitar esse tipo de problema. Mas teria que ser feito antes do bocal quebrar e, obviamente, só encontrei isso depois que a meleca aconteceu.

Quanto ao fluido, também li que os componentes do aditivo podem reagir com o plástico do radiador, apressando o processo de degradação do plástico e contribuindo para torná-lo quebradiço, e que carros que utilizam o aditivo preconizado (norma 325.0) apresentam esse problema com menos frequência. Não sei o quanto isso é fato ou exagero, mas, na dúvida, vou passar a usar o Mobil ou o Lubrax.

Tem como verificar se a junta realmente não foi comprometida, sem abrir? Das outras vezes, a junta só abriu o bico depois de um certo tempo, mas não sei se já havia algum sintoma menor antes disso.
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Mensagem por José Manoel Seg 19 Ago 2013, 18:29

Então Guillermino, já rodei uns 1.200 km desde então (peguei de volta em julho), e nada tem  ocorrido (só chegou aos 100 graus uma vez, mas logo em seguido voltou à casa dos 90 graus). Enfrento congestionamento tranquilamente agora (rsrsrs).
Ainda estou em divida com fotos atuais e atualização do meu diário de bordo!
O que à época me fez pensar em ter afetado a junta do cabeçote foi justamente um barulho metálico que ocorreu logo ao atingir os 115 graus (a minha não chegou aos 120 graus, mas vazou todo o liquido de arrefecimento pela falta da tampa do tanque de expansão). Mas após aquela extensa quarentena que a deixei em repouso, até tomar animo e aconselhado pelos confrades, nunca mais ocorreu nada. A explicação à época que o Alan me deu foi justamente o óleo ter ficado "fino demais" pelo excesso de temperatura na época (pelo menos no meu "mecaniques" arcaico foi o que entendi rsrsrs).
Hoje, não baixa água e passou pelo controlar 2013 com louvor (HC na casa dos 70).
Abraços
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Mensagem por Gilberto/SP Ter 20 Ago 2013, 00:11

Guilhermino, vc comprou um radiador original ou mandou fazer?
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Mensagem por Professor Ter 20 Ago 2013, 00:36

Guilhermino, é só olhar as velas.
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Mensagem por Guilhermino Ter 20 Ago 2013, 01:42

Gilberto, encomendei um novo com o confrade Samico.

Professor, em que estado ficariam as velas?
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