(CL203): Consumo - entendendo o computador de bordo
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(CL203): Consumo - entendendo o computador de bordo
Boa tarde a todos
Muitos amigos meus, discutem as informações constantes em computador de bordo (de qualquer carro) e ficam indignados com a disparidade do que demonstra no painel e o real consumo.
Mas vejam meus consumo real, utilizando o aplicativo FuelLog do celular Samsung Galaxy S3:
Mas o que hoje aparecia no painel, ao abastecer, era :
Fazendo a conversão, usando o aplicativo ConvertPad:
O que daria 8,4 km/l o que até hoje não consegui, na cidade.
Mas devemos levar em conta que a leitura do computador de bordo é momentanea (em uma determinada situação de condução e transito) e o aplicativo do consumo resume um abastecimento completo, portanto com variações de condução.
Com a palavra os mais entendidos no assunto, para explicar.
Abraço a todos
Fiquem com Deus
Muitos amigos meus, discutem as informações constantes em computador de bordo (de qualquer carro) e ficam indignados com a disparidade do que demonstra no painel e o real consumo.
Mas vejam meus consumo real, utilizando o aplicativo FuelLog do celular Samsung Galaxy S3:
Mas o que hoje aparecia no painel, ao abastecer, era :
Fazendo a conversão, usando o aplicativo ConvertPad:
O que daria 8,4 km/l o que até hoje não consegui, na cidade.
Mas devemos levar em conta que a leitura do computador de bordo é momentanea (em uma determinada situação de condução e transito) e o aplicativo do consumo resume um abastecimento completo, portanto com variações de condução.
Com a palavra os mais entendidos no assunto, para explicar.
Abraço a todos
Fiquem com Deus
Adembar- Usuário Bronze
- Mensagens : 82
Data de inscrição : 13/12/2012
Idade : 74
Re: (CL203): Consumo - entendendo o computador de bordo
Adembar,
Vc "zerou" o computador de bordo quando encheu o tanque ??? Digo isso porque, diferentemente do seu entendimento, o computador de bordo mostrado na foto ("após reset") NÃO É MOMENTÂNEO.....ele é cumulativo entre resets. Nos modelos MB que têm o momentâneo, ele é definido como "após start" (esse "zera" automaticamente cada vez que se liga o veículo). Me parece que vc. possa ter esquecido de resetar o computador entre os abastecimentos totais, o que certamente dará diferença, para maior ou menor consumo pois o D0 estará discordante da realidade.
Vc "zerou" o computador de bordo quando encheu o tanque ??? Digo isso porque, diferentemente do seu entendimento, o computador de bordo mostrado na foto ("após reset") NÃO É MOMENTÂNEO.....ele é cumulativo entre resets. Nos modelos MB que têm o momentâneo, ele é definido como "após start" (esse "zera" automaticamente cada vez que se liga o veículo). Me parece que vc. possa ter esquecido de resetar o computador entre os abastecimentos totais, o que certamente dará diferença, para maior ou menor consumo pois o D0 estará discordante da realidade.
TZero- Banido
- Mensagens : 1316
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Re: (CL203): Consumo - entendendo o computador de bordo
Boa noite TZero
Foi assim :
Ao chegar no posto, eu abasteço e zero tudo.
Depois lanço no aplicativo para ver o consumo geral, entre um abastecimento e outro.
Quanto ao momentaneo, foi apos o abastecimento, ao andar um pouco e depois de fotografar, fiz a conversão no aplicativo próprio.
Abraço
Fique com Deus
Foi assim :
Ao chegar no posto, eu abasteço e zero tudo.
Depois lanço no aplicativo para ver o consumo geral, entre um abastecimento e outro.
Quanto ao momentaneo, foi apos o abastecimento, ao andar um pouco e depois de fotografar, fiz a conversão no aplicativo próprio.
Abraço
Fique com Deus
Adembar- Usuário Bronze
- Mensagens : 82
Data de inscrição : 13/12/2012
Idade : 74
Re: (CL203): Consumo - entendendo o computador de bordo
Meu amigo,
Talvez eu tenha entendido errado.
Normalmente devemos fazer assim:
1) Encher o tanque até desarmar a bomba (nada mais que isso);
2) Resetar o computador;
3) Andar com o carro (cada vez que consultar ele lhe dará a média de consumo desde que encheu o tanque, até aquele momento)
4) Ao parar para completar novamente o tanque (antes de resetar novamente, ver o consumo total até aquele momento)
Claro que algumas diferenças existirão, até mesmo por conta do arredondamento de cada programa e forma com que se abasteceu o carro (pode ter ido abaixo ou acima do nível ideal da bóia), inclusive, que sabemos, algumas bombas de combustível simplesmente são adulteradas ou incorretas.
Forte abraço
PS.: De qualquer forma, pelo combustível nosso, pelo trânsito urbano, pela temperatura externa e outros fatores, até que seu carro não está mal não.
Talvez eu tenha entendido errado.
Normalmente devemos fazer assim:
1) Encher o tanque até desarmar a bomba (nada mais que isso);
2) Resetar o computador;
3) Andar com o carro (cada vez que consultar ele lhe dará a média de consumo desde que encheu o tanque, até aquele momento)
4) Ao parar para completar novamente o tanque (antes de resetar novamente, ver o consumo total até aquele momento)
Claro que algumas diferenças existirão, até mesmo por conta do arredondamento de cada programa e forma com que se abasteceu o carro (pode ter ido abaixo ou acima do nível ideal da bóia), inclusive, que sabemos, algumas bombas de combustível simplesmente são adulteradas ou incorretas.
Forte abraço
PS.: De qualquer forma, pelo combustível nosso, pelo trânsito urbano, pela temperatura externa e outros fatores, até que seu carro não está mal não.
TZero- Banido
- Mensagens : 1316
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Re: (CL203): Consumo - entendendo o computador de bordo
Boa noite a todos
Encontrei esta informação muito esclarecedora, sendo a diferença entre o sistema europeu e o nosso sistema.
----------------
Neste link : http://bestcars.uol.com.br/servico/dm-95.htm
L/100? Muitos importados (e até alguns nacionais) trazem indicação de consumo em l/100 km, ou litros por 100 km. É o padrão europeu de medição e pode ser facilmente convertido para nossos km por litro (km/l), bastando dividir 100 pelo número fornecido. Como exemplo, 8 l/100 km significam 12,5 km/l e 15 l/100 km representam 6,6 km/l. Com o hábito, o motorista passa a interpretar rapidamente quanto a indicação significa em termos de consumo -- mas bom mesmo seria que todo fabricante convertesse o computador para km/l ao trazer o automóvel ao Brasil.
----------------
Então verificando nestes aplicativos, quanto maior for o valor apresentado no sistema europeu, menor será no nosso sistema. E interessante que quanto menor for o valor apresentado no visor, maior será o indice no nosso sistema. Baixem os aplicativos mencionados abaixo e confiram.
Então recomendo que baixem os seguintes aplicativos :
No Iphone = UnitConverter
No S3 = ConvertPad
Assim dá para interpretar.
Abraço a todos
Encontrei esta informação muito esclarecedora, sendo a diferença entre o sistema europeu e o nosso sistema.
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Neste link : http://bestcars.uol.com.br/servico/dm-95.htm
L/100? Muitos importados (e até alguns nacionais) trazem indicação de consumo em l/100 km, ou litros por 100 km. É o padrão europeu de medição e pode ser facilmente convertido para nossos km por litro (km/l), bastando dividir 100 pelo número fornecido. Como exemplo, 8 l/100 km significam 12,5 km/l e 15 l/100 km representam 6,6 km/l. Com o hábito, o motorista passa a interpretar rapidamente quanto a indicação significa em termos de consumo -- mas bom mesmo seria que todo fabricante convertesse o computador para km/l ao trazer o automóvel ao Brasil.
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Então verificando nestes aplicativos, quanto maior for o valor apresentado no sistema europeu, menor será no nosso sistema. E interessante que quanto menor for o valor apresentado no visor, maior será o indice no nosso sistema. Baixem os aplicativos mencionados abaixo e confiram.
Então recomendo que baixem os seguintes aplicativos :
No Iphone = UnitConverter
No S3 = ConvertPad
Assim dá para interpretar.
Abraço a todos
Adembar- Usuário Bronze
- Mensagens : 82
Data de inscrição : 13/12/2012
Idade : 74
Re: (CL203): Consumo - entendendo o computador de bordo
Teve um site que ao testar a C180 2012 disse que o consumo na estrada foi de 8,5 km/l, consumo muito elevado segundo o jornalista.
O que provavelmente aconteceu foi que ele esqueceu de converter 8,5 l/100 km para 12 km/l, porque esse carro faz tranquilamente essa média na estrada...
Ou ele testou o carro a 180 km/h
O que provavelmente aconteceu foi que ele esqueceu de converter 8,5 l/100 km para 12 km/l, porque esse carro faz tranquilamente essa média na estrada...
Ou ele testou o carro a 180 km/h
mpsantos- Usuário Prata
- Mensagens : 256
Data de inscrição : 27/10/2012
Idade : 39
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