(W203): Temperatura do motor
+9
Filipem
cearaujo70
Amaral
Maluhy
Luiz Pinheiro
marcelpb
iveiga
paulo brito
Roberto Neve
13 participantes
Página 1 de 1
(W203): Temperatura do motor
Gostaria de saber qual a temperatura media que fica no painel, pois a temperatuda da minha c240 2002 fica acima do 80 graus, fiz uma viagem de 250km e a temperatura na estrada ficou abaixo dos 80graus, entretanto andei na cidade e estava muito calor e quase chegou nos 120 graus no painel, ficou abaixo disso e fiquei preocupado neste momento abri o capô e a ventoinha não estava armada, estou desconfiado que minha ventoinha não esta armando gostaria de saber c ligar o ar condicionado a ventoinha arma, pois maioria dos carros quando liga o ar condicionado a ventoinha arma, porem a minha não arma. Olhei no manual e diz que a temperatura pode chegar nos 120 graus.
Roberto Neve- Usuário Iniciante
Re: (W203): Temperatura do motor
Os eletro ventiladores devem armar quando o ar está ligado, bem como quando a temperatura chega por volta de 100 graus.
paulo brito- Usuário Platina
Acho melhor você levar no mecanico para verificação.
iveiga- Usuário Ouro
Na minha W204 sempre está acima de 80º e já passei de 110º - moro em João Pessoa e está muito quente.
Nunca percebi qualquer alteração.
Nunca percebi qualquer alteração.
marcelpb- Usuário Bronze
Roberto, ela não deve chegar a 120 não, o normal é por volta dos 80 graus e quando passa de 100-105 graus arma a ventuinha elétrica.
Como informado pelo confrade Paulo ela tbm aciona quando o ar é ligado, na verdade nem sempre assim que o ar é ligado, mas pouco tempo depois já aciona sim.
Tive um problema num sensor da 129 e ela não acionava por temperatura, mas pelo ar funcionava, quando vi que a temp começou a passar dos 110 e que a elétrica não tinha entrado, liguei o ar e a tem voltou ao normal. Gastei 100 reais com o sensor e pronto.
Agora, se nem com o ar ela funcionar pode ser um problema na própria ventuinha, um relê ou qualquer outro sensor relacionado (na 129 são 3).
Enfim, não é difícil de diagnosticar não.
Abs
Como informado pelo confrade Paulo ela tbm aciona quando o ar é ligado, na verdade nem sempre assim que o ar é ligado, mas pouco tempo depois já aciona sim.
Tive um problema num sensor da 129 e ela não acionava por temperatura, mas pelo ar funcionava, quando vi que a temp começou a passar dos 110 e que a elétrica não tinha entrado, liguei o ar e a tem voltou ao normal. Gastei 100 reais com o sensor e pronto.
Agora, se nem com o ar ela funcionar pode ser um problema na própria ventuinha, um relê ou qualquer outro sensor relacionado (na 129 são 3).
Enfim, não é difícil de diagnosticar não.
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
Se não me engano 203 já é PWM, a ventoinha tem um módulo gerenciando a rotação (igual ao A),funciona full time,tem coisa errada aí.....
Maluhy- Usuário Platina
Maluhy, correto. So agora vi que se trata de uma 203, pensei q era uma 202.
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
alguem pode me indicar um teste para eu fazer ontem quando cheguei em casa abri o capo e a ventoinha estava parando de girar... eu rodo com o carro normalmente so uma vez que chegou aos 110 graus e fiquei preocupado pois no meu ver a ventoinha tinha q ter armado.... liguei carro hoje e em seguida liguei o ar e a ventoinha nao armou o carro tava frio. alguem que tem uma merca do modelo da minha q poderia me dizer c ao ligar o ar a ventoinha arma?
Minha C240 está apresentando o mesmo problema, não está acionando a ventoinha nem com o A/C ligado, o nível da água está normal mas no painel da a seguinte mensagem "acudir la bambona". Já verifiquei que a água passa pelas mangueiras na entrada e saída do radiador. Vou olhar final de semana e ver se descubro algo. Comprei ela há pouco, fazem 10 dias. Caso tenham alguma dica será bem vinda. Obrigado.
Amaral- Usuário Iniciante
Problema aparentemente elétrico, pode ser relê, sensor.... só testando em oficina para um diagnóstico correto
paulo brito- Usuário Platina
Pelo que vi na postagem do Maluhy ela deve funcionar full-time, hoje verifiquei novamente e realmente não liga nem com o ar condicionado acionado. Caso alguém possa indicar um mecânico em porto alegre agradeço.
Em Porto alegre vc pode procurar o Marcio Villanova, sabe tudo de Mercedes. Fica na Rua Sao Miguel, 574 na Gloria, Telefone 3339-2197.
Ele foi chefe de oficina da Savarauto, pode ir com toda confiança. Sempre levo a minha C180 lá...
Ele foi chefe de oficina da Savarauto, pode ir com toda confiança. Sempre levo a minha C180 lá...
cearaujo70- Usuário Bronze
Cearaujo, obrigado pela dica, vou ligar pra ele e agendar.
amaral por acaso seu carro esta esquentando? pois estou rodando com o meu normalmente andei na BR outro dia e a temperatura ficou abaixo dos 80º e de vez enquando baixava e depois aumentava e não passava disto...
mas não continuo vendo a ventoinha armar vou fazer um teste vou colocar uma linha entre a ventoinha e a parte da frente do carro, assim se ela arma vai soltar a linha da c240 2002, a proposito a c240 2002 não funciona full-time (tempo intergral) ja as classes c ate 2000 motor em W (linha) funcionam, pois tenho uma c280 sport 95 e a ventoinha interna funciona tempo integral, sendo que as duas ventoinhas da frente so funcionam quando atinge 90º, as ja minha c240 2002
mas não continuo vendo a ventoinha armar vou fazer um teste vou colocar uma linha entre a ventoinha e a parte da frente do carro, assim se ela arma vai soltar a linha da c240 2002, a proposito a c240 2002 não funciona full-time (tempo intergral) ja as classes c ate 2000 motor em W (linha) funcionam, pois tenho uma c280 sport 95 e a ventoinha interna funciona tempo integral, sendo que as duas ventoinhas da frente so funcionam quando atinge 90º, as ja minha c240 2002
ratificando motor em L (linha)
Pois é, agora fiquei em dúvida, pois tinha entendido o Maluhy dizer que a w203 trabalha full-time, a minha anterior era um c280 sport 1995 e essa trabalhava o tempo inteiro. Quanto à temperatura, não deixei passar so 100graus por precaução.
(W203) oscilação de temperatura motor
Olá pessoal,
sai hoje ontem com meu carro para uma pequena viajem,
e percebi que a temperatura do motor varia bastante dependendo da condição do trajeto. Como minha região é bastante acidentada, quando estou subindo um morro por exemplo o motor sobe a temperatura para 80-90° temperatura normal de trabalho, pois quando estou decendo uma serra por exemplo que não estou exigindo força do motor a temperatura cai para 70-60°. Não sei como é na MB de vcs, mas com meus outros carros a partir do momento que atinge a temperatura de trabalho ela se mantém aí por toda viajem independente do condição de condução. Pensei na válvula termostatica, mas não faz muito sentido. É normal esse resfriamento e aquecimento dentro desta faixa?
abraços
sai hoje ontem com meu carro para uma pequena viajem,
e percebi que a temperatura do motor varia bastante dependendo da condição do trajeto. Como minha região é bastante acidentada, quando estou subindo um morro por exemplo o motor sobe a temperatura para 80-90° temperatura normal de trabalho, pois quando estou decendo uma serra por exemplo que não estou exigindo força do motor a temperatura cai para 70-60°. Não sei como é na MB de vcs, mas com meus outros carros a partir do momento que atinge a temperatura de trabalho ela se mantém aí por toda viajem independente do condição de condução. Pensei na válvula termostatica, mas não faz muito sentido. É normal esse resfriamento e aquecimento dentro desta faixa?
abraços
Filipem- Usuário Bronze
Confrade:
Boa tarde!
Tópico fundido. Veja se ajuda. Atente-se para o tipo de motor.
Boa tarde!
Tópico fundido. Veja se ajuda. Atente-se para o tipo de motor.
AEP- Usuário Platina
Normalmente sim, desde que a temperatura não chegue na faixa vermelha.
raramente chega nos 90° quase sempre fica em 80°.Pela "física" está correto, não exigindo do motor e o radiador trabalhando corretamenta a temperatura é reduzida. Só achei estranho em outros veículos isto não ocorrer.
mas obrigado aos amigos
Abraços
mas obrigado aos amigos
Abraços
Filipem- Usuário Bronze
Sintoma de termostatica cansada.
pateord- Usuário Bronze
Pessoal pesquisei bastante, acho que realmente é a válvula termostática. Vou substitui-la, não é uma peça cara e já é trocado todo fluido de refrigeração neste processo.
segue a revisão bibliográfica:
....De qualquer forma, os sintomas mais claros de uma válvula termostática abrindo antes do que deveria são a demora em atingir a temperatura ideal de funcionamento e a queda da temperatura quando se está trafegando no plano em velocidade constante acima de 80 km/h por mais do que cinco minutos. Nesta situação, quando a termostática está ruim, a temperatura despenca. E quanto pior estiver a válvula, mais a temperatura vai despencar. Só que na maioria das vezes, quando chega a este ponto, é porque a válvula já vem ruim há a um bom tempo......
segue o link para quem quer ler mais a respeito.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
(se alguém puder me indicar um fluido para radiador que atende a norma 325.0, agradeço)
abraços.
segue a revisão bibliográfica:
....De qualquer forma, os sintomas mais claros de uma válvula termostática abrindo antes do que deveria são a demora em atingir a temperatura ideal de funcionamento e a queda da temperatura quando se está trafegando no plano em velocidade constante acima de 80 km/h por mais do que cinco minutos. Nesta situação, quando a termostática está ruim, a temperatura despenca. E quanto pior estiver a válvula, mais a temperatura vai despencar. Só que na maioria das vezes, quando chega a este ponto, é porque a válvula já vem ruim há a um bom tempo......
segue o link para quem quer ler mais a respeito.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
(se alguém puder me indicar um fluido para radiador que atende a norma 325.0, agradeço)
abraços.
Filipem- Usuário Bronze
Ventoinha ligando
Boa tarde, amigos.
Sou novo no universo MB.
Tenho uma C240 ano 2001.
Observei que quando na estrada, desenvolvendo velocidades maiores, a ventoinha está ligando direto, mesmo com a temperatura normal indicada no painel.
No trânsito urbano, com velocidades menores, a ventoinha não arma. De fato, é só em circuito rodoviário, onde, teoricamente, a temperatura fica um pouco menor.
Como dito, mesmo com indicação normal de temperatura, a ventoinha liga quando conduzo em rodovias.
Ao desligar o veículo, ela desliga também, mas ao dar a partida, assim que acelera um pouco mais, está ligando.
Gostaria de orientação sobre o que pode ser.
Obrigado.
Sou novo no universo MB.
Tenho uma C240 ano 2001.
Observei que quando na estrada, desenvolvendo velocidades maiores, a ventoinha está ligando direto, mesmo com a temperatura normal indicada no painel.
No trânsito urbano, com velocidades menores, a ventoinha não arma. De fato, é só em circuito rodoviário, onde, teoricamente, a temperatura fica um pouco menor.
Como dito, mesmo com indicação normal de temperatura, a ventoinha liga quando conduzo em rodovias.
Ao desligar o veículo, ela desliga também, mas ao dar a partida, assim que acelera um pouco mais, está ligando.
Gostaria de orientação sobre o que pode ser.
Obrigado.
Alfredo Dib- Usuário Iniciante