Evolução dos painéis das SL
5 participantes
Página 1 de 1
Evolução dos painéis das SL
Amigos,
segue uma linha do tempo dos painéis das SL. Apesar de abranger modelos anteriores e posteriores, vou postar aqui na área das 107 pois é uma época "intermediária" dos modelos.
Comecemos pela 300SL de 1954, praticamente um carro de corridas ainda:
Em seguida veio a famosa 300SL Asa de Gaivota, uma evolução em termos de requinte:
Nessa época tivemos uma variação que foi a 300SLR Uhlenhaut:
Havia também a "prima pobre" da 300SL, a 190SL, que possuía basicamente o mesmo painel porém com acabamento simplificado:
Em seguida, surgiram as Pagodas (R113), da década de 60. Notem a riqueza de detalhes, herdados das primeiras 300SL e 190SL da década de 50. O ar-condicionado ainda não era integrado ao painel. A foto é de uma 280SL 1970:
Em 1971 surge a primeira R107, que viria a ser um dos modelos mais longevos da MB, sendo fabricada até 1989. Este modelo sucedeu a Pagoda e já se percebe uma nítida modernização e simplificação. O ar-condicionado passa a ser integrado ao painel, os instrumentos estão em bloco único e não se tem mais as partes de metal expostas (em nome da segurança). A foto é de uma 350SL 1971 (primeiro modelo da série):
A próxima também é de uma R107, agora da década de 80. Houve uma modernização do painel anterior, com o deslocamento do relógio de horas para o quadro principal de instrumentos, acabamento de madeira (já presente em anos anteriores) mas o lay-out básico seria mantido (e continuaria assim até o final da produção, em 1989). Na foto, uma 500SL 1981:
A partir de 1990, a série R107 é substituída pela R129. Uma evolução semelhante ao que ocorreu em 1971, quando tem-se um modelo completamente novo. Agora o painel passa a ser semelhante ao das Classe S, sendo que o quadro de instrumentos é o mesmo das W140. Esse design também perdurou até a substituição do modelo em 2001. As SLs são famosas pela longevidade dos modelos, sempre em torno de 10 anos... A foto é de uma SL320 1997:
Em 2001 veio a R230, com design totalmente novo e painel idem. Na foto, um modelo 2006:
Durante sua produção não houve mudanças significativas, a não ser pela evolução do sistema de som e navegação, a introdução das borboletas para troca de marchas no volante, padronagem dos bancos etc. Nessa mesma década foi lançada a SLR McLaren, um superesportivo baseado nas SL:
E em 2012 tivemos o lançamento da R231, que é a versão atual e seu painel com saídas de ar inspiradas nas R107:
E assim terminamos a linha do tempo. As fotos das R113, R107 e R129 que ilustram este tópico são de carros de confrades nossos (vai ter gente chorando de saudade hehehe... ). As demais foram gentileza do Confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Abraço!
segue uma linha do tempo dos painéis das SL. Apesar de abranger modelos anteriores e posteriores, vou postar aqui na área das 107 pois é uma época "intermediária" dos modelos.
Comecemos pela 300SL de 1954, praticamente um carro de corridas ainda:
Em seguida veio a famosa 300SL Asa de Gaivota, uma evolução em termos de requinte:
Nessa época tivemos uma variação que foi a 300SLR Uhlenhaut:
Havia também a "prima pobre" da 300SL, a 190SL, que possuía basicamente o mesmo painel porém com acabamento simplificado:
Em seguida, surgiram as Pagodas (R113), da década de 60. Notem a riqueza de detalhes, herdados das primeiras 300SL e 190SL da década de 50. O ar-condicionado ainda não era integrado ao painel. A foto é de uma 280SL 1970:
Em 1971 surge a primeira R107, que viria a ser um dos modelos mais longevos da MB, sendo fabricada até 1989. Este modelo sucedeu a Pagoda e já se percebe uma nítida modernização e simplificação. O ar-condicionado passa a ser integrado ao painel, os instrumentos estão em bloco único e não se tem mais as partes de metal expostas (em nome da segurança). A foto é de uma 350SL 1971 (primeiro modelo da série):
A próxima também é de uma R107, agora da década de 80. Houve uma modernização do painel anterior, com o deslocamento do relógio de horas para o quadro principal de instrumentos, acabamento de madeira (já presente em anos anteriores) mas o lay-out básico seria mantido (e continuaria assim até o final da produção, em 1989). Na foto, uma 500SL 1981:
A partir de 1990, a série R107 é substituída pela R129. Uma evolução semelhante ao que ocorreu em 1971, quando tem-se um modelo completamente novo. Agora o painel passa a ser semelhante ao das Classe S, sendo que o quadro de instrumentos é o mesmo das W140. Esse design também perdurou até a substituição do modelo em 2001. As SLs são famosas pela longevidade dos modelos, sempre em torno de 10 anos... A foto é de uma SL320 1997:
Em 2001 veio a R230, com design totalmente novo e painel idem. Na foto, um modelo 2006:
Durante sua produção não houve mudanças significativas, a não ser pela evolução do sistema de som e navegação, a introdução das borboletas para troca de marchas no volante, padronagem dos bancos etc. Nessa mesma década foi lançada a SLR McLaren, um superesportivo baseado nas SL:
E em 2012 tivemos o lançamento da R231, que é a versão atual e seu painel com saídas de ar inspiradas nas R107:
E assim terminamos a linha do tempo. As fotos das R113, R107 e R129 que ilustram este tópico são de carros de confrades nossos (vai ter gente chorando de saudade hehehe... ). As demais foram gentileza do Confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Abraço!
Última edição por Ulysses V8 Benz em Qui 06 Jun 2013, 21:42, editado 1 vez(es)
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: Evolução dos painéis das SL
Para quem não conhece a primeira 300SL de 1954, é esta:
Bremen- Usuário Ouro
- Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69
Re: Evolução dos painéis das SL
Este é painel do meu SL dos sonhos: o 300SLR Uhlenhaut.
E esta é a própria:
E esta é a própria:
Bremen- Usuário Ouro
- Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69
Re: Evolução dos painéis das SL
Legal, Bremen... vou montar o tópico novamente com as fotos!
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: Evolução dos painéis das SL
E aqui vão mais alguns para completar a série:
SL500 2009
SL500 2008
SL500 2009
SL500 2008
Bremen- Usuário Ouro
- Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69
Re: Evolução dos painéis das SL
Pior que agora você humilhou as minhas fotinhos lá do começo hahaha.... Daqui a pouco eu monto o tópico, só vou acabar de scanear um catálogo.
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: Evolução dos painéis das SL
Em 2010 a Mercedes-Benz apresentou mais uma série especial, a SLR 722 McLaren Stirling Moss (722 era o número que as SLR usavam nas pistas de corridas nos anos 50):
Bremen- Usuário Ouro
- Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69
Re: Evolução dos painéis das SL
Bem legal, parabens. Eh muita informacao pra um portal soh!!
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: Evolução dos painéis das SL
A idéia de fazer este tópico surgiu num ENP em que tivemos presente as 3 gerações de SL: 113, 107 e 129.
Precisamos voltar a fazer nossos eventos temáticos: dia da 107, dia da 126, etc.
Abraço!
Precisamos voltar a fazer nossos eventos temáticos: dia da 107, dia da 126, etc.
Abraço!
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Re: Evolução dos painéis das SL
Top! Senhora evolução!!! Ulysses, bem observado sobre as novas saídas de ar inspiradas nas 107.
São realmente icônicas e deram alma para as novas SL's...
São realmente icônicas e deram alma para as novas SL's...
MPC- Usuário Bronze
- Mensagens : 54
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 48
Tópicos semelhantes
» (DIY - C217): Vídeo - remoção dos painéis laterais traseiros
» (HISTÓRIA): Evolução até a Classe CL
» Evolução do Corvette - MotorTrend
» (PORSCHE): Vídeo - a evolução do 911
» (W460/461/463): Vídeo - a evolução - institucional
» (HISTÓRIA): Evolução até a Classe CL
» Evolução do Corvette - MotorTrend
» (PORSCHE): Vídeo - a evolução do 911
» (W460/461/463): Vídeo - a evolução - institucional
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos