Conversão W203 para veículo 100% elétrico EV
5 participantes
Página 1 de 1
Conversão W203 para veículo 100% elétrico EV
Caros Confrades,
Gostaria de compartilhar e agregar conhecimento e opinião de quem se interessar pelo assunto, estou desenvolvendo um projeto pessoal que é a conversão de um carro a combustão para elétrico (EV - electric Vehicle) para uso no dia a dia, esta é uma tendencia inevitável visto os conhecidos prejuízos do modelo energético sustentado pela cadeia do petróleo. A tecnologia esta pronta e ja em produção de escala, milhões de veículos 100% elétricos ja estão em circulação em todo o mundo, contando com inúmeros benefícios de incentivo ao uso como as renuncias fiscais pelos governos, estacionamentos prioritários para os EV como acontece para os idosos e deficientes. O brasil permanece inerte a estas inovações com um certo ar de protecionismo à Petrobras ou impacto dessas mudanças nos investimentos do Pré Sal mas isso eh outra historia e um longo debate.
As montadoras abriram os olhos a Nissan ja lidera o mercado de produção em massa com seu modelo Leaf com 200 km de autonomia por recarga, SP ja conta com taxis desse modelo, A GM também não se rendeu ja produz o VOLT em escala que apresenta uma característica interessante, ela conta com um motor a combustão porém este é apenas gerador para o motor elétrico que atinge uma autonomia de até 500 kms diferente do Focus Hybrid que os dois motores são utilizados na impulsão do veiculo, até a Mercedes ja tem seu modelo elétrico.
Diante do exposto tenho um projeto pessoal de montar meu carro elétrico, maravilhoso seria se fosse uma Mercedes especialmente a w203 modelo que acho dos mais belos da marca, possui um generoso tanque de combustíveis local que se pode acondicionar as baterias no caso das de titanado de litio mesmas adotadas no Leaf. Sei que seriam vários os desafios na mercedes visto sua complexidade na parte elétrica, a dependência de módulos seriam um problema para manter alguns recursos como o ESP, ABS, A/C, direção hidráulica ou a utilização do cambio dela, é possível manter os componentes e funções sem a mecânica original, soluções para o A/C, direção hidráulica e vácuo do freio ja podem ser solucionados facilmente com adoção de kits ja disponíveis no mercado.
Que esse post seja fonte de inspiração e agregação de conhecimento!
Segue os links para pesquisa:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Gostaria de compartilhar e agregar conhecimento e opinião de quem se interessar pelo assunto, estou desenvolvendo um projeto pessoal que é a conversão de um carro a combustão para elétrico (EV - electric Vehicle) para uso no dia a dia, esta é uma tendencia inevitável visto os conhecidos prejuízos do modelo energético sustentado pela cadeia do petróleo. A tecnologia esta pronta e ja em produção de escala, milhões de veículos 100% elétricos ja estão em circulação em todo o mundo, contando com inúmeros benefícios de incentivo ao uso como as renuncias fiscais pelos governos, estacionamentos prioritários para os EV como acontece para os idosos e deficientes. O brasil permanece inerte a estas inovações com um certo ar de protecionismo à Petrobras ou impacto dessas mudanças nos investimentos do Pré Sal mas isso eh outra historia e um longo debate.
As montadoras abriram os olhos a Nissan ja lidera o mercado de produção em massa com seu modelo Leaf com 200 km de autonomia por recarga, SP ja conta com taxis desse modelo, A GM também não se rendeu ja produz o VOLT em escala que apresenta uma característica interessante, ela conta com um motor a combustão porém este é apenas gerador para o motor elétrico que atinge uma autonomia de até 500 kms diferente do Focus Hybrid que os dois motores são utilizados na impulsão do veiculo, até a Mercedes ja tem seu modelo elétrico.
Diante do exposto tenho um projeto pessoal de montar meu carro elétrico, maravilhoso seria se fosse uma Mercedes especialmente a w203 modelo que acho dos mais belos da marca, possui um generoso tanque de combustíveis local que se pode acondicionar as baterias no caso das de titanado de litio mesmas adotadas no Leaf. Sei que seriam vários os desafios na mercedes visto sua complexidade na parte elétrica, a dependência de módulos seriam um problema para manter alguns recursos como o ESP, ABS, A/C, direção hidráulica ou a utilização do cambio dela, é possível manter os componentes e funções sem a mecânica original, soluções para o A/C, direção hidráulica e vácuo do freio ja podem ser solucionados facilmente com adoção de kits ja disponíveis no mercado.
Que esse post seja fonte de inspiração e agregação de conhecimento!
Segue os links para pesquisa:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
leopoldorbm- Usuário Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 38
Re: Conversão W203 para veículo 100% elétrico EV
É uma bela empreitada, Leopoldo. Te desejo muita paciencia!
Tive bastante contato com o Leaf por motivos profissionais.
Como está estudando bastante o caso, tenho uma pergunta do ponto de vista ecológico que nenhuma montadora responde: sabemos o prejuízo ecológico do petróleo, mas e o prejuízo do chumbo? Dar fim correto às baterias é outra grande encrenca.
Gostaria de ver uma análise imparcial dos custos de disposal e prejuízos ambientais se comparados com petroleo, vc tem algo a respeito?
Um abraço.
Tive bastante contato com o Leaf por motivos profissionais.
Como está estudando bastante o caso, tenho uma pergunta do ponto de vista ecológico que nenhuma montadora responde: sabemos o prejuízo ecológico do petróleo, mas e o prejuízo do chumbo? Dar fim correto às baterias é outra grande encrenca.
Gostaria de ver uma análise imparcial dos custos de disposal e prejuízos ambientais se comparados com petroleo, vc tem algo a respeito?
Um abraço.
Mau71- Usuário Ouro
- Mensagens : 718
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 53
Re: Conversão W203 para veículo 100% elétrico EV
Leo, no mundo todo só existem hoje rodando puramente elétricos, apenas 360 mil carros, ainda não chegamos aos milhões nas ruas, más o futuro aponta para isso, abs.
Reuthmann- Usuário Ouro
- Mensagens : 915
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 55
Re: Conversão W203 para veículo 100% elétrico EV
O que dá raiva é não poder contar com a ajuda de ninguém daqui do país. Tive essa ideia de fazer a conversão num Stratus. Tentei contato com a Metro, que desenvolve os motores que são usados nos trólebus daqui de sampa e fui sumariamente ignorado em meus questionamentos.
Já vi que tenho que torcer para algum estrangeiro trazer a coisa de fora. Na frança, tem a CLEANOVA, e em Pittsburgh nos EUA, também um outro grupo independente querendo montar kits para substituir os motores a petróleo por elétricos.
Já vi que tenho que torcer para algum estrangeiro trazer a coisa de fora. Na frança, tem a CLEANOVA, e em Pittsburgh nos EUA, também um outro grupo independente querendo montar kits para substituir os motores a petróleo por elétricos.
Cowboybootssp- Usuário Iniciante
- Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/05/2013
Idade : 58
Re: Conversão W203 para veículo 100% elétrico EV
Tem esses kits no EBAY... Não é muito caro.. Conversei com um cara que fez um BRAVA... Ficou legal..
1) Não dá para usar caixa automática
2) Um absurdo tu usar uma caixa de carro para ficar trocando de marcha com motor Eletrico é muita perda..
3) vai gastar perto de uns 20 mil para converter um carro.. Pq as baterias são caras.. e tem muita adaptação...
Pensei em fazer algo, mas acabei desistindo, pois o valor dessas peças é muito cara..
Veja esses links:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Melhor conversão que eu achei...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para Moldar peças de plastico para esconder as gambis...eheheheh
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Motor
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
1) Não dá para usar caixa automática
2) Um absurdo tu usar uma caixa de carro para ficar trocando de marcha com motor Eletrico é muita perda..
3) vai gastar perto de uns 20 mil para converter um carro.. Pq as baterias são caras.. e tem muita adaptação...
Pensei em fazer algo, mas acabei desistindo, pois o valor dessas peças é muito cara..
Veja esses links:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Melhor conversão que eu achei...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para Moldar peças de plastico para esconder as gambis...eheheheh
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Motor
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Xisla- Usuário Bronze
- Mensagens : 248
Data de inscrição : 19/11/2012
Idade : 47
Tópicos semelhantes
» Falha no câmbio 722.7 - A190 2003 (W168)
» (W203): Falha no sistema de aquecimento do ar para o desembaçador do para-brisas - o quê pode ser?
» (W203): Demora para acionar o limpador do para-brisa - falha no relé
» (W203): Troca do botão do vidro elétrico dianteiro
» Conversão de Semi-Automatica para Manual
» (W203): Falha no sistema de aquecimento do ar para o desembaçador do para-brisas - o quê pode ser?
» (W203): Demora para acionar o limpador do para-brisa - falha no relé
» (W203): Troca do botão do vidro elétrico dianteiro
» Conversão de Semi-Automatica para Manual
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos