(W168): Trancos nas passagens de marcha
+3
J.Carlos
jsanmay
Edu 90
7 participantes
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: Serviços :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção e restauração :: Ajuda técnica
Página 1 de 1
(W168): Trancos nas passagens de marcha
Bom, tenho uma Classe A 160 mecânica 2001 desde 2003, comprada com 30.000 km (está com 112.000 agora) e venho tendo um problema quanto a certos trancos que a mesma dá, sem falar que pela manhã a mesma pega após a 2ª tentativa e sinto também as marchas estarem um pouco duras para engatar. Recentemente fiz troca de coxins (dianteiros e traseiros), limpeza no corpo da borboleta, troca de fluídos, teste na bomba de combustível, troca de filtros, velas estavam ok e na troca do sensor de fase (me fugiu o nome real, mas é um que comanda a injeção do carro), que melhorou um pouco a situação dos trancos e na partida pela manhã (tinha que anterior a troca do sensor, dar 3 ou 4 vezes a partida), além do consumo.
Lembrando que uso peças originais e novas no meu carro, mas estou um pouco incomodado com esses trancos que me assombram. Ultimamente percebi que a 1ª marcha está um pouco pesada para engatar, fazendo com que eu engate a 2ª e depois a 1ª para entrar. Fiz um teste simples que vi aqui de puxar o freio de mão e ir soltando a embreagem aos poucos e o carro quase apagou (não sei se isso serve para algo, mas fiz). Queria saber se existe alguma relação entre esses problemas, se são simples de arrumar, etc. Enfim desculpem-me o texto grande, mas fiz questão de dizer tudo claramente (espero). Abraço e desde já agradeço.
Lembrando que uso peças originais e novas no meu carro, mas estou um pouco incomodado com esses trancos que me assombram. Ultimamente percebi que a 1ª marcha está um pouco pesada para engatar, fazendo com que eu engate a 2ª e depois a 1ª para entrar. Fiz um teste simples que vi aqui de puxar o freio de mão e ir soltando a embreagem aos poucos e o carro quase apagou (não sei se isso serve para algo, mas fiz). Queria saber se existe alguma relação entre esses problemas, se são simples de arrumar, etc. Enfim desculpem-me o texto grande, mas fiz questão de dizer tudo claramente (espero). Abraço e desde já agradeço.
Edu 90- Usuário Iniciante
Re: (W168): Trancos nas passagens de marcha
Olá Edu, pelos sintomas de tranco e dificuldade nas trocas de marcha, o problema do teu carro creio ser embreagem gasta.
Abraço!
Abraço!
jsanmay- Usuário Bronze
Já fez troca do óleo de câmbio (02 lts, no mecânico). O recomendado é a cada 60.000 km...
J.Carlos- Usuário Bronze
O que me assombra é a embreagem, pelo visto é isso mesmo. Providenciarei e vou preparar pra facada, mas normal, carro tá bem rodado e uma hora isso aconteceria. E já aproveito e troco o óleo do câmbio. Abraços
Tem que ser óleo específico. Dê uma olhada no tópico apropriado que encontrarás a dica certa.
J.Carlos- Usuário Bronze
Depois de tantos KM contigo, acredito que só dando alegria, vai valer e muito a pena trocar a embreagem (e troque sim o óleo do cambio), W168 bem cuidado só dá alegria!
Na verdade comigo somente agora, já que a mesma era da minha mãe. Como ela comprou um carro novo ''herdei'' a Classe A. Sempre deu alegrias e acredito que sempre dará.
Quando se puxa o freio de mão e se arranca com o carro, se o disco esta gasto este patina, se esta bom o carro quase morre?
douglas barddal- Usuário Platina
O carro morre Douglas. Até meio que descrevi esse procedimento no primeiro post. Será que o fato das velas estarem ''boas'' (segundo o mecânico) não pode ser o vilão dos trancos? Ele me disse que estavam muito boas, mas vai saber. Até porque o carro ainda não segura lenta quando se dá partida, e se apaga.
A princípio tiro as seguintes conclusões:
Engates ruins -> óleo do câmbio
Trancos -> pode passar por embreagem, ou até mais alguma coisa do sistema de injeção do carro (que tirando velas, está ok). Verei
Abraços
A princípio tiro as seguintes conclusões:
Engates ruins -> óleo do câmbio
Trancos -> pode passar por embreagem, ou até mais alguma coisa do sistema de injeção do carro (que tirando velas, está ok). Verei
Abraços
Engates ruins, primeiro veja a embreagem.
Trancos, coxins.
Trancos, coxins.
LNW- Usuário Bronze
Isso, na minha 160 comprei com os coxins quebrados, ruim de engatar e parecia quando trocava as marchas que tinha um monte de lata solta, troquei os 4 e o problema sumiu, agora quando for trocar o óleo vou subir o agregado(papo) pois de vez em quando faz barulho é que ele esta muito encostado.
douglas barddal- Usuário Platina
É bom também dar uma olhada no "terminal esférico do trambulador", quando ele está pra quebrar começa a ficar duro o engate das marchas, custa R$ 28,00 na CSS e é fácil de trocar...
Fotógrafo- Usuário Bronze