Comprei um Smart, dúvida no câmbio
+10
fdelboni
RodrigoC
jmachado
CMMoulin
Wálderson
Fabio
CURYPRO
Gilberto/SP
Borg
gatribeiro
14 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Olá confrades
Comprei recentemente um Smart fortwo 2009 com 23mil km com todas as revisões feitas na concessionária.
Carrinho ótimo! Mas to na dúvida, sempre que vou sair a marcha fica em 1 e eu tento que apertar o botão na lateral para mudar para "A". É normal? Outra coisa, aconteceu 2 vezes de tirar do "N" (tanto para re como para frente) e ele não saí do N. Aí eu tento algumas vezes e ele volta ao normal. Detalhe, quando muda para A ai não dá problema, troca as marchas corretamente.
Comprei recentemente um Smart fortwo 2009 com 23mil km com todas as revisões feitas na concessionária.
Carrinho ótimo! Mas to na dúvida, sempre que vou sair a marcha fica em 1 e eu tento que apertar o botão na lateral para mudar para "A". É normal? Outra coisa, aconteceu 2 vezes de tirar do "N" (tanto para re como para frente) e ele não saí do N. Aí eu tento algumas vezes e ele volta ao normal. Detalhe, quando muda para A ai não dá problema, troca as marchas corretamente.
gatribeiro- Usuário Iniciante
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Gatribeiro, seu carro tem manual do proprietário ? Será que não há algo relativo à operação deste câmbio ?
Borg- Usuário Ouro
- Mensagens : 927
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 66
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Olá Borg, realmente vou olhar no manual, achei estranho pq não acontece com frequência.
gatribeiro- Usuário Iniciante
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Conferi no manual, é operação normal do cambio automatizado. Interessante é que como não tem o 'P' para parking o certo é desligado o motor com o cambio na posição 'R'.
gatribeiro- Usuário Iniciante
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Gatribeiro, eu tive um Fortwo 2010 e sinto saudades dele... Adorava o carrinho.
É o seguinte, o câmbio tem as opções de trocas automáticas e através das borboletas.
Caso o painel acuse "1" é pq está selecionado para trocar manualmente, pelas borboletas ou pela alavanca.
Tem que aperta o botão do câmbio, e no painel deve aparecer "A". Se você está dizendo que apertou o botão, e não mudou para "A" algo está errado. Atenção! Ele só vai mudar para o "A" com a alavanca do câmbio na posição "normal", ou seja, se a alavanca estiver deslocada para as trocas manuais, mesmo apertando o botão nada vai acontecer.
Um dica, quando estiver andando com o modo automático selecionado, procure tirar o pé do acelerador assim que a marcha for trocada. Isso minimiza e muito os solavancos do câmbio.
Esse seu problema, de tirar do "N" e passar para o "R" ou para frente, é pq provavelmente você não estava com o pé no freio.
Faça o teste.
É o seguinte, o câmbio tem as opções de trocas automáticas e através das borboletas.
Caso o painel acuse "1" é pq está selecionado para trocar manualmente, pelas borboletas ou pela alavanca.
Tem que aperta o botão do câmbio, e no painel deve aparecer "A". Se você está dizendo que apertou o botão, e não mudou para "A" algo está errado. Atenção! Ele só vai mudar para o "A" com a alavanca do câmbio na posição "normal", ou seja, se a alavanca estiver deslocada para as trocas manuais, mesmo apertando o botão nada vai acontecer.
Um dica, quando estiver andando com o modo automático selecionado, procure tirar o pé do acelerador assim que a marcha for trocada. Isso minimiza e muito os solavancos do câmbio.
Esse seu problema, de tirar do "N" e passar para o "R" ou para frente, é pq provavelmente você não estava com o pé no freio.
Faça o teste.
Gilberto/SP- Usuário Platina
- Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Olá Gilberto!
É, na verdade o problema que eu citei é que as vezes ligo o carro (em N) e vou colocar ré ou em automatico e o carro não sai do N. Ai tento mais algumas vezes e ele muda. Mas quanto está no automatico, ai funciona normal.
Também estou gostando demais, é bem esperto e ainda estou com o modelo cabrio.
Acho que é só costume mesmo, porque minha SLK é automatica e nunca tinha usado um cambio automatizado, meu medo foi ter algum problema para engate dos comandos de sair do ponto morto, mas vi no manual que as vezes o computador dá um atraso na mudança do neutro para as marchas.
Att. Guilherme
É, na verdade o problema que eu citei é que as vezes ligo o carro (em N) e vou colocar ré ou em automatico e o carro não sai do N. Ai tento mais algumas vezes e ele muda. Mas quanto está no automatico, ai funciona normal.
Também estou gostando demais, é bem esperto e ainda estou com o modelo cabrio.
Acho que é só costume mesmo, porque minha SLK é automatica e nunca tinha usado um cambio automatizado, meu medo foi ter algum problema para engate dos comandos de sair do ponto morto, mas vi no manual que as vezes o computador dá um atraso na mudança do neutro para as marchas.
Att. Guilherme
gatribeiro- Usuário Iniciante
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Comigo aconteceu algumas vezes, de tentar engatar a ré, e não entrar. Mesmo a alavanca se movendo, a marcha não entrava. Descobri que era por causa do freio. Se não estiver com o pé no freio, a marcha não entra mesmo, mesmo que a alavanca se mova.
Gilberto/SP- Usuário Platina
- Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Oi Guilherme,
O comentário do Gilberto está perfeito, precisa pisar no freio para engatar a ré, senão nada feito e realmente dá a sensação de que tem coisa errada (que atire a primeira pedra quem não teve esse "problema" com o Smart hehehe).
A recomendação de aliviar o pé do acelerador nas mudanças de marcha também é muito interessante de seguir, porque reduz bastante a sensação de "soluço" que a mudança automática dá.
Se usar pelas borboletas, faça a mesma coisa, antes de mudar de marcha alivie o pé do acelerador, fica muito mais suave a transição.
O carrinho é bem bacana, temos um Cabrio também e é surpreendentemente gostoso de dirigir, a não ser é claro pelas nossas ruas. Tem hora que dói na alma quando se passa por ondulações mais pronunciadas.
Pode usar tranqüilo que está tudo certo hehehe,
Ronaldo
O comentário do Gilberto está perfeito, precisa pisar no freio para engatar a ré, senão nada feito e realmente dá a sensação de que tem coisa errada (que atire a primeira pedra quem não teve esse "problema" com o Smart hehehe).
A recomendação de aliviar o pé do acelerador nas mudanças de marcha também é muito interessante de seguir, porque reduz bastante a sensação de "soluço" que a mudança automática dá.
Se usar pelas borboletas, faça a mesma coisa, antes de mudar de marcha alivie o pé do acelerador, fica muito mais suave a transição.
O carrinho é bem bacana, temos um Cabrio também e é surpreendentemente gostoso de dirigir, a não ser é claro pelas nossas ruas. Tem hora que dói na alma quando se passa por ondulações mais pronunciadas.
Pode usar tranqüilo que está tudo certo hehehe,
Ronaldo
Última edição por CURYPRO em Seg 02 Set 2013, 20:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : removendo pleonasmo)
CURYPRO- Usuário Bronze
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 47
gatribeiro- Usuário Iniciante
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Outra dica, calibre os pneus com 25/26lb. Vai pular BEM menos.
Gilberto/SP- Usuário Platina
- Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Gilberto,
Desculpe contradizê-lo, mas honestamente não me parece uma boa idéia baixar calibragem para buscar "conforto". Os pneus têm perfil bem baixo e com calibragem reduzida a chance de ganhar belas bolhas de decoração aumenta muito, fora que as rodas também ficam mais suscetíveis a amassados, além obviamente de comprometer estabilidade em curvas e frenagens e a durabilidade dos borrachudos.
Eu obedeço as calibragens recomendadas. É duro mesmo, pula mesmo, mas são características do "brinquedo" então prefiro seguir as recomendações do fabricante.
Desculpe contradizê-lo, mas honestamente não me parece uma boa idéia baixar calibragem para buscar "conforto". Os pneus têm perfil bem baixo e com calibragem reduzida a chance de ganhar belas bolhas de decoração aumenta muito, fora que as rodas também ficam mais suscetíveis a amassados, além obviamente de comprometer estabilidade em curvas e frenagens e a durabilidade dos borrachudos.
Eu obedeço as calibragens recomendadas. É duro mesmo, pula mesmo, mas são características do "brinquedo" então prefiro seguir as recomendações do fabricante.
CURYPRO- Usuário Bronze
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 47
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Eu também tomei um susto com o meu smart para engatar a ré. E mais, não é só o pé no freio, o carro tem que estar totalmente parado. Se vc é daqueles que enquanto o carro ainda desliza um pouquinho já vai engatando a ré, ela não vai entrar mesmo como pé no freio.
Legal saber que temos outros proprietários felizes desse carrinho por aqui. Eu sou a ovelha negra. Só fui feliz no dia que ele foi embora...
Legal saber que temos outros proprietários felizes desse carrinho por aqui. Eu sou a ovelha negra. Só fui feliz no dia que ele foi embora...
Fabio- Usuário Ouro
- Mensagens : 802
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 51
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
É Fabio, não tem como não tomar susto, a sensação de que tem algo muito errado é grande, afinal a alavanca está lá, colocada no lugar certo.
Nosso carrinho tem uso bem eventual, de final de semana mesmo, como curtição e não como carro urbano inteligente que até o nome sugere (sem cogitar é claro o preço, porque aí a inteligência passa longe hehehe).
Acho que se colocar o Smart pra andar direto a paciência vai ser bastante testada, porque nossas ruas judiam demais do carro e sobretudo dos ocupantes.
Nosso carrinho tem uso bem eventual, de final de semana mesmo, como curtição e não como carro urbano inteligente que até o nome sugere (sem cogitar é claro o preço, porque aí a inteligência passa longe hehehe).
Acho que se colocar o Smart pra andar direto a paciência vai ser bastante testada, porque nossas ruas judiam demais do carro e sobretudo dos ocupantes.
CURYPRO- Usuário Bronze
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 47
Sistema para atenuar desconforto do smart fortwo
Pessoal, boa tarde, existe um sistema que atenua bastante o desconforto do fortwo segundo seu fabricante. Parece ser de fácil instalação e segundo informação diminui em até 25% o desconforto. Creio que vale a pena conferir. Ainda não possuo meu smart , mas assim que comprar um irei adquirir este dispositivo que segundo seu fabricante atenua bastante"saculejo" dentro da cabine e melhora muito o ruido interno. Ele é colocado ente a base dos bancos e o assoalho onde são fixados, é uma espécie de mola e cada banco utiliza 4 peças destas. Funciona para amortecer e também para leve movimentação lateral. Abaixo o texto explicativo e se tiverem interesse entrem em contato pelo site abaixo.
Obs.: Não tenho nada haver com o fabricante, apenas sou simpatizante do carrinho.
Abraço a todos,
Wálderson
O Smart.Comfort, é um sistema de suspensão que utilizamos nos bancos do Smart.
Você vai notar que o conforto aumenta muito, tanto em trechos urbanos como trechos rodoviários de curta ou longa duração.
Ele absorve os choques e movimentos, tanto no sentido horizontal como no sentido vertical.
O Smart.Comfort, é um sistema perfeito para o público brasileiro, porque conseguimos elevar a altura dos bancos em 4 centímetros.
Principalmente para as mulheres, isso é muito importante, pois aumenta muito o ângulo de visão no ato de dirigir.
O sistema Smart.Comfort, foi concebido de tal forma, que é instalado em aproximadamente 15 minutos, sem que se altere qualquer característica técnica do veículo.
Contato: contato@lionblanc.com.br
Wálderson- Usuário Iniciante
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/09/2012
Idade : 52
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Interessante, mas esse sistema foi desenvolvido pela Smart?
Gilberto/SP- Usuário Platina
- Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Por se tratar de câmbio automatizado, até mesmo para a segurança do sistema, é necessário pisar no freio para trocar de R para A. E lembrando que o carro deve estar parado para que a operação seja finalizada com sucesso.
CMMoulin- Usuário Platina
- Mensagens : 1127
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 53
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Amigos!
Então aconteceu novamente 2 vezes com a minha esposa e 1 vez comigo, como comprei o Smart usado, estou com dúvida ainda sobre o cambio automatizado.
Ele não dá problema na troca de marchas a frente, mas muito raramente, ao parar o carro e colocar a Ré, o cambio não fica no Neutro e não muda. (mesmo com o carro totalmente parado e com o pé no freio), ai... basta colocar no N desligar e ligar o carro e então engatar a Ré e ela vai imediatamente.
Bom, isso é comum no smart?
A situação foi a seguinte, já tinha advertido minha esposa sobre a troca de marcha para ré somente com o carro parado e com o freio acionado, ok.. então ela me disse que foi estacionar (estava indo para academia) parou o carro ao lado de outro para fazer a baliza, pisou no freio e colocou a alavanca na ré... tentou 1, 2, 3, 4 vezes e nada... ai, desligou o carro e ligou novamente.. assim o carro engatou a ré imediatamente.
Então aconteceu novamente 2 vezes com a minha esposa e 1 vez comigo, como comprei o Smart usado, estou com dúvida ainda sobre o cambio automatizado.
Ele não dá problema na troca de marchas a frente, mas muito raramente, ao parar o carro e colocar a Ré, o cambio não fica no Neutro e não muda. (mesmo com o carro totalmente parado e com o pé no freio), ai... basta colocar no N desligar e ligar o carro e então engatar a Ré e ela vai imediatamente.
Bom, isso é comum no smart?
A situação foi a seguinte, já tinha advertido minha esposa sobre a troca de marcha para ré somente com o carro parado e com o freio acionado, ok.. então ela me disse que foi estacionar (estava indo para academia) parou o carro ao lado de outro para fazer a baliza, pisou no freio e colocou a alavanca na ré... tentou 1, 2, 3, 4 vezes e nada... ai, desligou o carro e ligou novamente.. assim o carro engatou a ré imediatamente.
gatribeiro- Usuário Iniciante
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Não é normal isso. Se ela fez exatamente como você disse, tem algo de errado no câmbio.
Gilberto/SP- Usuário Platina
- Mensagens : 1390
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Logicamente não é normal ter que desligar o carro pra engatar uma marcha, se está acontecendo isso com o carro totalmente parado, precisa levar para dar uma olhadinha na concessionária.
Talvez seja algum sensor na alavanca ou sei lá onde que detecte movimento, normal não é.
Talvez seja algum sensor na alavanca ou sei lá onde que detecte movimento, normal não é.
CURYPRO- Usuário Bronze
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 47
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
O meu só tem esse tipo de problema de não engatar, quando se realiza a operação de passar de "A" para "R" ou
vice versa muito rapidamente.
Também sou fã do carrinho e adoro o desempenho de "Kart" dele.
vice versa muito rapidamente.
Também sou fã do carrinho e adoro o desempenho de "Kart" dele.
jmachado- Usuário Bronze
- Mensagens : 59
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 51
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
O meu corrigiu.. a concessionária deu uma reinstalada no sistema do carro e desde então não aconteceu mais.
gatribeiro- Usuário Iniciante
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 44
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Sempre sigo as pressões de pneus recomendadas pelo manual.
Mas tenho um Corollinha q se colocar a pressão recomendada parece Jeep velho....
pula pra caramba...
Aí coloco 2 libras a menos e o carro fica bem mais confortável....na cidade.....sei que vou gastar mais pneu nas laterais mas pra mim vale a pena..
Já na estrada sigo rigorosamente o manual.
Mas tenho um Corollinha q se colocar a pressão recomendada parece Jeep velho....
pula pra caramba...
Aí coloco 2 libras a menos e o carro fica bem mais confortável....na cidade.....sei que vou gastar mais pneu nas laterais mas pra mim vale a pena..
Já na estrada sigo rigorosamente o manual.
RodrigoC- Usuário Bronze
- Mensagens : 231
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 52
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
Ainda no assunto câmbio do Smart, não sei se todo mundo sabe, mas se o carro estiver em modo Manual e você apertar a borboleta "+" é segurar por uns 2 seg., ele entra em modo Automático. É uma forma alternativa de ativar o modo automático sem ter que apertar o botão na manopla.
jmachado- Usuário Bronze
- Mensagens : 59
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 51
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
ESTOU COM O MESMO PROBLEMA!. O amigo ai gatribeiro informou que levou na mercedes e passaram o computador e resolveu, gostaria de saber se teve que pagar por isso e quanto foi se pagou. Fico agradecido, pois o meu smart 2009 está acontecendo a mesma coisa, infelizmente.
Última edição por fdelboni em Seg 09 Out 2017, 20:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : nome errado)
fdelboni- Usuário Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/10/2017
Idade : 35
Joao Alvarenga gosta desta mensagem
Re: Comprei um Smart, dúvida no câmbio
fdelboni, levei o Smart da na Caltabiano da Lapa em SP em janeiro/17 , estava piscando a sinalização de manutenção com 2 chavinhas aparecendo no display do painel e a indicação de modo automatico " A " ou os numeros das marchas , quando em modo manual também piscavam.
Foi feita uma atualização no software e voltou ao normal, mas no meu caso ele mudava as marchas normalmente.
Custou R$ 280,00.
Foi feita uma atualização no software e voltou ao normal, mas no meu caso ele mudava as marchas normalmente.
Custou R$ 280,00.
Borg- Usuário Ouro
- Mensagens : 927
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 66
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» (SMART): Vídeo - a história do Smart no Brasil
» (SMART): Possível compra de um Smart Cabrio
» (W168): Rolamento ou homocinética - possíveis problemas/sintomas
» (SMART): Câmbio/transmissão/marcha - possíveis problemas/soluções
» (SMART): Festival dedicado à Smart reúne mais de 1,6 mil veículos em Hamburgo
» (SMART): Possível compra de um Smart Cabrio
» (W168): Rolamento ou homocinética - possíveis problemas/sintomas
» (SMART): Câmbio/transmissão/marcha - possíveis problemas/soluções
» (SMART): Festival dedicado à Smart reúne mais de 1,6 mil veículos em Hamburgo
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos