(ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
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(ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Vendo minha MB 450slc 5.0 ano 1980, adquirida recentemente, com detalhes abaixo em texto e em fotos.
OBSERVAÇÕES INICIAIS:
“emexcelente BOM estado de conservação, feita toda a manutenção NÃO ESTÁ em dia”... A “Lataria NÃO ESTÁ perfeita “...”Borrachas e para-choques NÃO ESTÃO perfeitos”... ”... “ar condicionado gelando fraquinho”
- Pontos que necessitam correção, sendo vários demonstrados nas fotos:
1- Nas pontas das caixas de ar, assoalhos e caixas de roda dianteiros há áreas com ferrugem em estado avançado. Por fora foi feito um “serviço tipo de pedreiro” com massa para tampar os buracos nas caixas de roda. Depois de tirar as fotos protegi os locais com óleo novo, e o mesmo pingou de dentro do carro para o chão em ambos os lados (vê-se nas fotos anexas);
a. Foi feito serviço semelhante, bem menor, nas pontas das caixas de ar traseiras, mas o assoalho traseiro e embaixo do banco traseiro estão em ordem;
b. Fiz orçamento em oficina de boa qualidade e o preço para o reparo é de R$ 13.000,00, podendo aumentar.
2- O porta-malas certamente teve entradas de água, e foi feito um serviço de pintura grosseiro, portanto o ferrugem começa a aparecer, muito embora seja apenas superficial (foto anexa);
3- O sistema de freio necessita revisão, pois puxa para a direita quando é acionado;
4- O sistema de ar condicionado funciona, porém tem desempenho fraco. Vê-se pelo filtro secador que há muitas bolhas. O compressor está fazendo barulho. Também necessita revisão;
5- O motor apresenta funcionamento irregular, ainda com cabos originais. Tem dificuldade em pegar quando quente. Necessita revisão elétrica e da injeção;
a. Há um vazamento de óleo em torno de todo o Carter, como demonstra uma das fotos;
b. Não há aditivo no sistema de arrefecimento. Tem que ser feita uma limpeza no radiador e abastecer o sistema corretamente;
6- Há um vazamento de fluido na caixa de direção. Ela não tem qualquer folga;
7- A descarga está em mal estado (fotos também anexas), com várias rachaduras e vazamentos, com exceção do silencioso traseiro, que é um tipo de reprodução e está novo;
a. Orçamento para uma descarga artesanal de R$ 2.800,00.
8- O sistema de lavagem dos faróis não funciona;
9- O friso do “quarter panel” e a borracha do pára choque dianteiro apresentam avarias (fotos anexas);
10- Há manchas amarelo escuro nos pára-sois e naquele montante onde são fixados;
11- O “head liner” e acabamentos das molduras internas da parte superior necessitam limpeza;
12- O banco do motorista está solto em seu lado direito;
13- Os acabamentos de madeira do console e painel estão com o verniz um pouco desgastados;
14- As forrações dos bancos apresentam desgaste e deformação pelo tempo de uso do carro, mas não têm rasgos ou descosturas;
15- Não tem conjunto de ferramentas. A chave de roda é tipo “L” de Volkswagem. Macaco e triângulo penso que sejam originais;
16- As fechaduras do porta malas e da porta direita não funcionam;
17- O odômetro parcial não funciona. O total funciona normalmente.
- Pontos positivos
1. O carro tem um ótimo pedigree:
a. Declaração de importação, muitos documentos do Detran (são oito donos, desde o cônsul italiano no Rio até mim, de volta ao Rio);
b. Manual de serviços original, pastinha transparente original. O manual do proprietário não é do carro, mas sim de uma slc comum. Não tem o data card;
c. Há um histórico de manutenções feitas pelo sexto proprietário, de dois anos atrás (sétimo ficou pouquíssimo tempo com o carro, e eu também);
2. Tinha apenas uma chave já se quebrando, mas mandei fazer duas e quebrei a anterior transformando-a numa chave de carteira;
3. Boa pintura e lataria acima dos frisos e para choques. O carro é muito bonito;
4. Para choques em bom estado, sendo que o dianteiro verifiquei que foi recromado;
5. Tabeliê e chapeleira sem defeitos, com o kit de primeiros socorros original;
6. Instrumentos do painel funcionando bem, exceto o odômetro parcial;
7. Volante de direção em ótimo estado. Uma das coisas que mostram que a quilometragem pode até ser original, de 69 kkm;
8. Os carpetes são originais;
9. Coloquei cinco pneus novos 205/70 14, da marca Nexen. Foi o único que encontrei na medida original...
10. A carroceria apresenta perfeito alinhamento de todas as peças;
11. As suspensões não apresentam folgas, mas as buchas estão ressecadas;
12. As ponteiras de direção e o amortecedor de direção estão em ordem.
- Preço de R$ 95.000,00
OBSERVAÇÕES INICIAIS:
“em
- Pontos que necessitam correção, sendo vários demonstrados nas fotos:
1- Nas pontas das caixas de ar, assoalhos e caixas de roda dianteiros há áreas com ferrugem em estado avançado. Por fora foi feito um “serviço tipo de pedreiro” com massa para tampar os buracos nas caixas de roda. Depois de tirar as fotos protegi os locais com óleo novo, e o mesmo pingou de dentro do carro para o chão em ambos os lados (vê-se nas fotos anexas);
a. Foi feito serviço semelhante, bem menor, nas pontas das caixas de ar traseiras, mas o assoalho traseiro e embaixo do banco traseiro estão em ordem;
b. Fiz orçamento em oficina de boa qualidade e o preço para o reparo é de R$ 13.000,00, podendo aumentar.
2- O porta-malas certamente teve entradas de água, e foi feito um serviço de pintura grosseiro, portanto o ferrugem começa a aparecer, muito embora seja apenas superficial (foto anexa);
3- O sistema de freio necessita revisão, pois puxa para a direita quando é acionado;
4- O sistema de ar condicionado funciona, porém tem desempenho fraco. Vê-se pelo filtro secador que há muitas bolhas. O compressor está fazendo barulho. Também necessita revisão;
5- O motor apresenta funcionamento irregular, ainda com cabos originais. Tem dificuldade em pegar quando quente. Necessita revisão elétrica e da injeção;
a. Há um vazamento de óleo em torno de todo o Carter, como demonstra uma das fotos;
b. Não há aditivo no sistema de arrefecimento. Tem que ser feita uma limpeza no radiador e abastecer o sistema corretamente;
6- Há um vazamento de fluido na caixa de direção. Ela não tem qualquer folga;
7- A descarga está em mal estado (fotos também anexas), com várias rachaduras e vazamentos, com exceção do silencioso traseiro, que é um tipo de reprodução e está novo;
a. Orçamento para uma descarga artesanal de R$ 2.800,00.
8- O sistema de lavagem dos faróis não funciona;
9- O friso do “quarter panel” e a borracha do pára choque dianteiro apresentam avarias (fotos anexas);
10- Há manchas amarelo escuro nos pára-sois e naquele montante onde são fixados;
11- O “head liner” e acabamentos das molduras internas da parte superior necessitam limpeza;
12- O banco do motorista está solto em seu lado direito;
13- Os acabamentos de madeira do console e painel estão com o verniz um pouco desgastados;
14- As forrações dos bancos apresentam desgaste e deformação pelo tempo de uso do carro, mas não têm rasgos ou descosturas;
15- Não tem conjunto de ferramentas. A chave de roda é tipo “L” de Volkswagem. Macaco e triângulo penso que sejam originais;
16- As fechaduras do porta malas e da porta direita não funcionam;
17- O odômetro parcial não funciona. O total funciona normalmente.
- Pontos positivos
1. O carro tem um ótimo pedigree:
a. Declaração de importação, muitos documentos do Detran (são oito donos, desde o cônsul italiano no Rio até mim, de volta ao Rio);
b. Manual de serviços original, pastinha transparente original. O manual do proprietário não é do carro, mas sim de uma slc comum. Não tem o data card;
c. Há um histórico de manutenções feitas pelo sexto proprietário, de dois anos atrás (sétimo ficou pouquíssimo tempo com o carro, e eu também);
2. Tinha apenas uma chave já se quebrando, mas mandei fazer duas e quebrei a anterior transformando-a numa chave de carteira;
3. Boa pintura e lataria acima dos frisos e para choques. O carro é muito bonito;
4. Para choques em bom estado, sendo que o dianteiro verifiquei que foi recromado;
5. Tabeliê e chapeleira sem defeitos, com o kit de primeiros socorros original;
6. Instrumentos do painel funcionando bem, exceto o odômetro parcial;
7. Volante de direção em ótimo estado. Uma das coisas que mostram que a quilometragem pode até ser original, de 69 kkm;
8. Os carpetes são originais;
9. Coloquei cinco pneus novos 205/70 14, da marca Nexen. Foi o único que encontrei na medida original...
10. A carroceria apresenta perfeito alinhamento de todas as peças;
11. As suspensões não apresentam folgas, mas as buchas estão ressecadas;
12. As ponteiras de direção e o amortecedor de direção estão em ordem.
- Preço de R$ 95.000,00
Paulo Cumani- Usuário Iniciante
- Mensagens : 25
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 60
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Caro Paulo,
Já reformei varias SLCs e pela sua lista, a brincaderia vai LONGE. Lamento a surpresa. Apenas uma pergunta: voce chegou a ver o carro antes de compra-lo?
Va com calma...
Abs,
Slfan
Já reformei varias SLCs e pela sua lista, a brincaderia vai LONGE. Lamento a surpresa. Apenas uma pergunta: voce chegou a ver o carro antes de compra-lo?
Va com calma...
Abs,
Slfan
slfan- Usuário Platina
- Mensagens : 1199
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 54
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Muito honesto e corajoso o post do confrade, como se espera de uma pessoa de bem. Parabéns e boa sorte na venda.
Thiago França- Usuário Prata
- Mensagens : 294
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Idade : 47
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Muito honesto (x2)!
slfan- Usuário Platina
- Mensagens : 1199
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 54
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Esse carro era de alguém daqui do portal?
Luisfcm- Usuário Ouro
- Mensagens : 526
Data de inscrição : 06/08/2012
GR- Usuário Platina
- Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Paulo, lamento muito. Vá com calma (*2). Sei do seu esmero com os carros, hoje mesmo pus placa preta na "nossa". É linda, pelo menos, e um baita carro. Falo pq já tive - v. "conheceu" - uma SLC 5.0. É duro, porém, fechar a conta...mas essa é a regra.....forte abraço. Eduardo.
Semmercedes- Usuário Iniciante
- Mensagens : 31
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Idade : 59
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Puxa vida! Que pancada ...
Professor- Usuário Platina
- Mensagens : 2410
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Idade : 65
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Vc. examinou ao vivo o carro antes de adquirí-lo??
MSchneider- Usuário Ouro
- Mensagens : 804
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Esta seria a minha pergunta tb... Ou pelo menos pediu alguém para vê-lo?
GR- Usuário Platina
- Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
GR,
Também acho que seja a mesma....
É complicado comprar um carro desse sem ver pessoalmente todos os detalhes.
Também acho que seja a mesma....
É complicado comprar um carro desse sem ver pessoalmente todos os detalhes.
C-220- Usuário Platina
- Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Não consigo entender, nem ficar sem comentar. Se for o mesmo carro, o que parece ser, como se esconde tantos problemas? Será que o amigo comprou sem ver? Tantos comentários favoráveis de alguns apenas vendo fotografias? Seria mais cauteloso opinar apenas sobre os carros conhecidos pessoalmente. Agora, mesmo se fosse um carro bom como anunciado, uma SLC 500 ano 1980 vale 95 mil? O vendedor, sendo um confrade, poderia e deveria se pronunciar, especialmente se não for o mesmo carro. Ainda pergunto aos juristas, se confirmado ser o mesmo carro, não se trataria de propaganda enganosa, sujeito a ação judicial?
Coelho- Usuário Bronze
- Mensagens : 175
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 75
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Com todo o respeito, adquirir uma MB antiga, 107, 116, 114 sem ver, é arriscar demais, basta tirar algumas dúvidas com quem convive neste meio, possui ou já teve para saber que são MUITO propensos a ferrugem. Carros antigos ou simplesmente velhos, o compromisso de ver é do comprador, o vendedor fará a sua oferta, da melhor maneira que lhe convier... Propaganda enganosa, não, não vejo como configurar....
MSchneider- Usuário Ouro
- Mensagens : 804
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
A placa é a mesma é claro que é o mesmo carro....
GR- Usuário Platina
- Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Pessoal,
Deve ser o mesmo carro, pois o Paulo faz um risco numa palavra e grifa em seguinda de forma contraria em vermelho.
Deve ser o mesmo carro, pois o Paulo faz um risco numa palavra e grifa em seguinda de forma contraria em vermelho.
C-220- Usuário Platina
- Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Paulo,
Não caberia devolução, sendo uma compra tão recente?
Leandro.
Não caberia devolução, sendo uma compra tão recente?
Leandro.
leandrof79- Usuário Ouro
- Mensagens : 722
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 45
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
§ 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
§ 4° (Vetado) .
V8tao- Usuário Ouro
- Mensagens : 707
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 53
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Só lembrando que o CDC não se aplica se o carro foi vendido por particular que não é vendedor de carros habitual.
mpsantos- Usuário Prata
- Mensagens : 256
Data de inscrição : 27/10/2012
Idade : 39
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
O código cívil cabe nesse caso, mas ai leva muito tempo e $$$$$$$.
C-220- Usuário Platina
- Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 45
Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Exato mpsantos, só postei para ilustrar o que é propaganda enganosa.
Leiam, se quiserem, o texto abaixo, é um pouco longo, mas colei aqui para não correr o risco do link sair do ar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
"Se o veículo apresentar defeitos no prazo de 30 (trinta) dias da compra, o vendedor pode ser obrigado a devolver o valor pago"
"Quando a pessoa compra um veículo diretamente de outra pessoa, como através de anúncio em jornal por exemplo, ela deve saber que conta com uma garantia assegurada pelo Código Civil/02.
Se o veículo apresentar defeitos no prazo de 30 (trinta) dias da compra, o vendedor pode ser obrigado a devolver o valor pago e receber o veículo de volta. Se ele estava ciente dos problemas, ainda pode ser condenado em perdas e danos. Se os defeitos forem, por exemplo, internos no motor, a garantia é estendida em até 180 dias.
O comprador também pode optar por ser ressarcido das despesas que fizer com o conserto do veículo ou obter a devolução de parte do dinheiro pago em caso de desvalorização do veículo por algum reparo de pintura ou acidente mal feito, por exemplo.
O associado do IBEDEC, Ricardo Dutra, comprou uma camionete de um particular. Passados 17 (dezessete) dias o veículo fundiu e o conserto ficou em R$ 11.400,00. Pediu ao vendedor que lhe ressarcisse o prejuízo, mas este se negou. Recorreu ao TJDFT e obteve a condenação do vendedor a devolver os valores gastos por Ricardo no conserto do veículo.
José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, ressalta que “as pessoas não utilizam muito esta regra do Código Civil e acabam por vezes arcando com um prejuízo que não é seu ou ficando com um “mico” nas mãos quando descobrem que o veículo sofreu algum acidente e o reparo foi mal-feito. Mas o Judiciário sempre atento não deixa de aplicar a lei aos casos que lhe são trazidos a julgamento”.
Serviço
- A escolha de um veículo usado já envolve mais cuidados do que um veículo novo, pois não se sabe como ele foi usado até aqui e se não há algum defeito escondido.
- Para saber o preço correto do veículo, se ele ainda estiver em fabricação, uma boa base é o preço do veículo novo. A desvalorização é de 15% em média para veículos com um ano de uso, 20 a 25% com dois anos de uso e depois segue desvalorizando-se de 5 a 7% por ano de uso. É claro que vai depender das condições do carro, mas esta é uma boa base.
- Faça um teste com o veículo e aproveite para conhecer o seu dono. Não faça compra de impulso e não leve qualquer valor ao local de compra do veículo, pois nas grandes cidades são comuns golpes desta forma. Não faça negócio por telefone, vá casa do vendedor e nunca vá desacompanhado.
- Escolhido o veículo, antes de fechar negócio, leve o carro a um mecânico de confiança, para avaliar o seu estado geral, principalmente freios, câmbio, barulhos no motor, parte elétrica e amortecedores.
- Não efetue qualquer pagamento antes de verificar a documentação do veículo. O consumidor deve verificar a autenticidade da documentação junto ao DETRAN, onde também poderá consultar multas, pendências de impostos, restrições de venda e até se o veículo não foi objeto de furto.
- Não caia na tentação de fazer negócios por procuração. Isto é fonte certa de dores de cabeça. Se comprar, já preencha o recibo, assine e reconheça firma no ato da transação e do pagamento e transfira imediatamente o veículo para o seu nome. O prazo para transferência junto ao DETRAN é de 30 dias, mas quanto antes for feito melhor.
- Se o veículo não passar na vistoria do DETRAN para transferência, por exemplo, por estar com algum reparo na lataria mal feita, ou com freios falhando ou problemas elétricos, é responsabilidade do vendedor pagar pelo conserto ou devolver o dinheiro pago pelo veículo.
Confira o Texto do Julgado:
CIVIL. COMPRA E VENDA DE VEÍCULO. VÍCIO REDIBITÓRIO. CONSTATAÇÃO. 1. Para fins de caracterização de vício redibitório, a mácula, verificada em pacto comutativo e sendo inerente ao produto, deve ser suficiente para tornar a coisa imprestável à finalidade a que se destina ou reduzir a potencialidade do bem para uso. 2. O defeito descrito no automóvel do caso vertente consubstancia vício oculto, pois somente com o uso do carro seria possível constatar tal mácula. Ademais, além de caracterizar-se como grave, mostra-se preexistente à avença firmada entre as partes, não sendo viável detectá-lo por fácil constatação. 3. Negou-se provimento ao apelo
Fonte:
O IBEDEC elaborou uma Cartilha do Consumidor – Edição Especial Veículos em 2008, que está disponível no site do IBEDEC – [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] gratuitamente, que inclui estas e outras dicas na compra e venda de veículos.
A versão impressa pode ser obtida gratuitamente na sede do Instituto na Quadra CLS 414, Bloco C, Loja 27, Asa Sul, em Brasília (DF).
Maiores esclarecimentos com José Geraldo Tardin pelos Telefones (61) 3345-2492 e 9994-0518."
Leiam, se quiserem, o texto abaixo, é um pouco longo, mas colei aqui para não correr o risco do link sair do ar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
"Se o veículo apresentar defeitos no prazo de 30 (trinta) dias da compra, o vendedor pode ser obrigado a devolver o valor pago"
indenização veículo usado
"DEFEITOS EM VEÍCULO COMPRADO DE PARTICULAR GERAM DIREITO À INDENIZAÇÃO""Quando a pessoa compra um veículo diretamente de outra pessoa, como através de anúncio em jornal por exemplo, ela deve saber que conta com uma garantia assegurada pelo Código Civil/02.
Se o veículo apresentar defeitos no prazo de 30 (trinta) dias da compra, o vendedor pode ser obrigado a devolver o valor pago e receber o veículo de volta. Se ele estava ciente dos problemas, ainda pode ser condenado em perdas e danos. Se os defeitos forem, por exemplo, internos no motor, a garantia é estendida em até 180 dias.
O comprador também pode optar por ser ressarcido das despesas que fizer com o conserto do veículo ou obter a devolução de parte do dinheiro pago em caso de desvalorização do veículo por algum reparo de pintura ou acidente mal feito, por exemplo.
O associado do IBEDEC, Ricardo Dutra, comprou uma camionete de um particular. Passados 17 (dezessete) dias o veículo fundiu e o conserto ficou em R$ 11.400,00. Pediu ao vendedor que lhe ressarcisse o prejuízo, mas este se negou. Recorreu ao TJDFT e obteve a condenação do vendedor a devolver os valores gastos por Ricardo no conserto do veículo.
José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, ressalta que “as pessoas não utilizam muito esta regra do Código Civil e acabam por vezes arcando com um prejuízo que não é seu ou ficando com um “mico” nas mãos quando descobrem que o veículo sofreu algum acidente e o reparo foi mal-feito. Mas o Judiciário sempre atento não deixa de aplicar a lei aos casos que lhe são trazidos a julgamento”.
Serviço
- A escolha de um veículo usado já envolve mais cuidados do que um veículo novo, pois não se sabe como ele foi usado até aqui e se não há algum defeito escondido.
- Para saber o preço correto do veículo, se ele ainda estiver em fabricação, uma boa base é o preço do veículo novo. A desvalorização é de 15% em média para veículos com um ano de uso, 20 a 25% com dois anos de uso e depois segue desvalorizando-se de 5 a 7% por ano de uso. É claro que vai depender das condições do carro, mas esta é uma boa base.
- Faça um teste com o veículo e aproveite para conhecer o seu dono. Não faça compra de impulso e não leve qualquer valor ao local de compra do veículo, pois nas grandes cidades são comuns golpes desta forma. Não faça negócio por telefone, vá casa do vendedor e nunca vá desacompanhado.
- Escolhido o veículo, antes de fechar negócio, leve o carro a um mecânico de confiança, para avaliar o seu estado geral, principalmente freios, câmbio, barulhos no motor, parte elétrica e amortecedores.
- Não efetue qualquer pagamento antes de verificar a documentação do veículo. O consumidor deve verificar a autenticidade da documentação junto ao DETRAN, onde também poderá consultar multas, pendências de impostos, restrições de venda e até se o veículo não foi objeto de furto.
- Não caia na tentação de fazer negócios por procuração. Isto é fonte certa de dores de cabeça. Se comprar, já preencha o recibo, assine e reconheça firma no ato da transação e do pagamento e transfira imediatamente o veículo para o seu nome. O prazo para transferência junto ao DETRAN é de 30 dias, mas quanto antes for feito melhor.
- Se o veículo não passar na vistoria do DETRAN para transferência, por exemplo, por estar com algum reparo na lataria mal feita, ou com freios falhando ou problemas elétricos, é responsabilidade do vendedor pagar pelo conserto ou devolver o dinheiro pago pelo veículo.
Confira o Texto do Julgado:
CIVIL. COMPRA E VENDA DE VEÍCULO. VÍCIO REDIBITÓRIO. CONSTATAÇÃO. 1. Para fins de caracterização de vício redibitório, a mácula, verificada em pacto comutativo e sendo inerente ao produto, deve ser suficiente para tornar a coisa imprestável à finalidade a que se destina ou reduzir a potencialidade do bem para uso. 2. O defeito descrito no automóvel do caso vertente consubstancia vício oculto, pois somente com o uso do carro seria possível constatar tal mácula. Ademais, além de caracterizar-se como grave, mostra-se preexistente à avença firmada entre as partes, não sendo viável detectá-lo por fácil constatação. 3. Negou-se provimento ao apelo
Fonte:
O IBEDEC elaborou uma Cartilha do Consumidor – Edição Especial Veículos em 2008, que está disponível no site do IBEDEC – [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] gratuitamente, que inclui estas e outras dicas na compra e venda de veículos.
A versão impressa pode ser obtida gratuitamente na sede do Instituto na Quadra CLS 414, Bloco C, Loja 27, Asa Sul, em Brasília (DF).
Maiores esclarecimentos com José Geraldo Tardin pelos Telefones (61) 3345-2492 e 9994-0518."
V8tao- Usuário Ouro
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Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Puxa, que tristeza... Eu gostaria muito que o proprietário anterior se posicionasse... Eu, se fosse o comprador, tenho até medo do que poderia fazer.
scarela- Usuário Bronze
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Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Lamento pela inocência do confrade mas comprar um carro de 1980 portanto com 33 anos sendo original de uma area de litoranea sem ir olhar ao vivo e a cores esperava o que !? Nao acho que tenha sido iludido pelo vendedor somente achava que alguém que põe um anuncio no fórum e alguns confrades falam que pelas fotos o carro e bonito e raro nao da garantia de qualidade ! o modelo e raro sim mas a qualidade e zero ! Acho que vai gastar muuuuito pra botar razoalvel ou vender amargando algum prejuízo ! Lamento x2
AMG- Banido
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Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Coelho assim que li o post foi a primeira impressao que tive , assim como a sua , e ele quer deixar bem explicito em seu post e com toda razão
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Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Já falamos 1000 vezes aqui, não existe cavalo selado, carro de administrador, carro do vendedor X ou Y, existe carro que tem que ser examinado. Minha opinião, por esse valor tinha que ser carro de coleção, pronto e impecável, sem uma virgula. Acho que vale uma conversa com o vendedor.
Outra coisa, falar que o carro X é ótimo só olhando foto é um chute fantástico.
Outra coisa, falar que o carro X é ótimo só olhando foto é um chute fantástico.
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João- Administrador
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Re: (ARQUIVO) 450slc 5.0 1980 recém adquirida - R$ 95.000,00
Outra, carro de São Paulo não é melhor que carro de nenhum lugar, só um idiota acreditaria nisso. Carro antigo de região litorânea está sim mais sujeito a maresia, mas pode ser bom ou ruim. O que determina a qualidade de um carro antigo é o cuidado e o conhecimento de quem cuida e repara. Quem não conhece, dificilmente consegue um bom resultado. Também não adianta comprar um lixão e achar que algum mecânico vai consertar baratinho e num passe de mágica.
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