Quando Senna venceu os grandes nomes da F1 em Nürburgring
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Quando Senna venceu os grandes nomes da F1 em Nürburgring
Fonte:http://www.flatout.com.br/quando-senna-venceu-os-grandes-nomes-da-f1-em-nurburgring/
LEONARDO CONTESINI 1 MAIO, 2014
O grave acidente sofrido por Niki Lauda no traçado Norte de Nürburgring, em 1976, demonstrou que, embora desafiador, as distâncias do circuito eram grandes demais para estabelecer um ambiente seguro para a Fórmula 1. Com a transferência do GP da Alemanha para Hockenheim, Nürburgring tratou de preparar algo para atender os novos padrões de segurança para organizar um Grande Prêmio.
O novo circuito, baseado no antigo “Südschleife”, ficou pronto em 1984 e foi inaugurado com uma corrida promocional da Mercedes-Benz, que estava lançando seu 190E 2.3-16 Cosworth. Seria uma corrida de 12 voltas, com carros idênticos pilotados por um grupo de convidados que incluiu nove campeões da Fórmula 1 – Jack Brabham, Phil Hill, John Surtees, Denny Hulme, Niki Lauda, James Hunt, Jody Scheckter, Alan Jones e Keke Rosberg – além do lendário Stirling Moss, e três jovens e promissores pilotos: Elio de Angelis, Alain Prost e Ayrton Senna – chamado de última hora para substituir Emerson Fittipaldi.
Para a maioria dos pilotos a corrida era apenas um encontro divertido com velhos companheiros, mas para o desconhecido brasileiro de 24 anos, que entrara na Fórmula 1 havia dois meses, a possibilidade de superar grandes nomes do automobilismo em uma corrida com carros idênticos poderia ser uma grande chance de testar a si mesmo e aparecer para o mundo das pistas.
Também foi o primeiro encontro e o primeiro confronto de Senna e Prost. O francês chegaria ao aeroporto de Frankfurt meia hora depois do brasileiro, e por isso ficou combinado que os dois iriam juntos até Nürburg. No caminho eles conversaram e se deram bem, mas Senna se afastou brevemente quando Prost conquistou a pole.
E em uma daquelas situações que o universo conspira a favor de certos acontecimentos, chovia na hora da largada em Nürburg. Senna largou em segundo, e logo despachou Prost com sua típica manobra de ultrapassagem na qual posicionava o carro de forma que o rival causaria um acidente caso não aliviasse a defesa. Prost aliviou (algo que não repetiria em 1989 em Suzuka).
Depois de 12 voltas Senna completava a corrida em primeiro lugar, com 1,38 segundo de vantagem sobre bicampeão Niki Lauda (que ganharia seu terceiro título naquele ano), a maior velocidade média e a segunda volta mais rápida da prova, atrás apenas do austríaco.
No pódio Senna estava radiante e dizia “agora sei que posso ganhar”. Sua personalidade metódica certamente lhe colocara um peso imenso nas costas que desapareceu com esta vitória aparentemente simples, mas importante para a auto-estima do Senna.
Seu desempenho na corrida desviou a atenção dos grandes ídolos da época – Lauda, Rosberg e Reutemann – e lhe rendeu até mesmo uma recomendação a Enzo Ferrari, indicada por John Surtees. O inglês escreveu em um bilhete destinado ao comendador:”Para colocar sua equipe em ordem, seria preciso o piloto certo. Você deveria chamar Senna”.
Como se sabe, o convite de Enzo nunca aconteceu. No mês seguinte, Senna voltaria a encantar o mundo sob a chuva do Principado de Mônaco, uma história que todos nós conhecemos bem.
LEONARDO CONTESINI 1 MAIO, 2014
O grave acidente sofrido por Niki Lauda no traçado Norte de Nürburgring, em 1976, demonstrou que, embora desafiador, as distâncias do circuito eram grandes demais para estabelecer um ambiente seguro para a Fórmula 1. Com a transferência do GP da Alemanha para Hockenheim, Nürburgring tratou de preparar algo para atender os novos padrões de segurança para organizar um Grande Prêmio.
O novo circuito, baseado no antigo “Südschleife”, ficou pronto em 1984 e foi inaugurado com uma corrida promocional da Mercedes-Benz, que estava lançando seu 190E 2.3-16 Cosworth. Seria uma corrida de 12 voltas, com carros idênticos pilotados por um grupo de convidados que incluiu nove campeões da Fórmula 1 – Jack Brabham, Phil Hill, John Surtees, Denny Hulme, Niki Lauda, James Hunt, Jody Scheckter, Alan Jones e Keke Rosberg – além do lendário Stirling Moss, e três jovens e promissores pilotos: Elio de Angelis, Alain Prost e Ayrton Senna – chamado de última hora para substituir Emerson Fittipaldi.
Para a maioria dos pilotos a corrida era apenas um encontro divertido com velhos companheiros, mas para o desconhecido brasileiro de 24 anos, que entrara na Fórmula 1 havia dois meses, a possibilidade de superar grandes nomes do automobilismo em uma corrida com carros idênticos poderia ser uma grande chance de testar a si mesmo e aparecer para o mundo das pistas.
Também foi o primeiro encontro e o primeiro confronto de Senna e Prost. O francês chegaria ao aeroporto de Frankfurt meia hora depois do brasileiro, e por isso ficou combinado que os dois iriam juntos até Nürburg. No caminho eles conversaram e se deram bem, mas Senna se afastou brevemente quando Prost conquistou a pole.
E em uma daquelas situações que o universo conspira a favor de certos acontecimentos, chovia na hora da largada em Nürburg. Senna largou em segundo, e logo despachou Prost com sua típica manobra de ultrapassagem na qual posicionava o carro de forma que o rival causaria um acidente caso não aliviasse a defesa. Prost aliviou (algo que não repetiria em 1989 em Suzuka).
Depois de 12 voltas Senna completava a corrida em primeiro lugar, com 1,38 segundo de vantagem sobre bicampeão Niki Lauda (que ganharia seu terceiro título naquele ano), a maior velocidade média e a segunda volta mais rápida da prova, atrás apenas do austríaco.
No pódio Senna estava radiante e dizia “agora sei que posso ganhar”. Sua personalidade metódica certamente lhe colocara um peso imenso nas costas que desapareceu com esta vitória aparentemente simples, mas importante para a auto-estima do Senna.
Seu desempenho na corrida desviou a atenção dos grandes ídolos da época – Lauda, Rosberg e Reutemann – e lhe rendeu até mesmo uma recomendação a Enzo Ferrari, indicada por John Surtees. O inglês escreveu em um bilhete destinado ao comendador:”Para colocar sua equipe em ordem, seria preciso o piloto certo. Você deveria chamar Senna”.
Como se sabe, o convite de Enzo nunca aconteceu. No mês seguinte, Senna voltaria a encantar o mundo sob a chuva do Principado de Mônaco, uma história que todos nós conhecemos bem.
FaUs- Usuário Ouro
- Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 53
Re: Quando Senna venceu os grandes nomes da F1 em Nürburgring
Muitos aqui do Fórum já conhecem essa história... mas vale a pena recordar hoje, 20 anos depois da sua passagem...
FaUs- Usuário Ouro
- Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 53
Re: Quando Senna venceu os grandes nomes da F1 em Nürburgring
Senna pilotando magistralmente a W201! Gênio!
Belíssimo post!
Belíssimo post!
A.M. Buss- Usuário Ouro
- Mensagens : 874
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 51
luciofrigo- Usuário Bronze
- Mensagens : 223
Data de inscrição : 11/01/2014
Idade : 57
Re: Quando Senna venceu os grandes nomes da F1 em Nürburgring
Estava em Interlagos na quarta feira dia 30 fazendo um track day de moto, quando entrou por tras dos boxes um caminhão trazendo uma replica da Mac Laren do Ayrton. Praticamente todos que se encontravam no local pararam e foram acompanhar a descida do carro. Era para a gravação de um programa da Sportv do aniversário da morte do Senna. É incrivel como a gente se emociona mesmo depois de 20 anos, quando se lembra de tudo o que ele fez. E pessoalmente, andar em Interlagos, fazer o mesmo caminho por onde ele passou, foi uma experiência para guardar com carinho pelo resto da vida.
FERNANDO SALOMONE- Usuário Bronze
- Mensagens : 204
Data de inscrição : 04/10/2012
Idade : 59
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