(HISTÓRIA) Quando Senna deu seu cartão de visitas para o mundo da Fórmula 1
Página 1 de 1
(HISTÓRIA) Quando Senna deu seu cartão de visitas para o mundo da Fórmula 1
Esta história muitos já conhecem mas não custa nada relembrar
Para celebrar a abertura do novo circuito de Nürburgring, com um traçado de 5.148 metros ao lado do gigante e lendário traçado de Nordschleife (de mais de 20 quilômetros), a Mercedes-Benz convidou vários pilotos renomados para a disputa de uma prova comemorativa a bordo de seu sedã 190.
Na prova disputada no dia 12 de maio de 1984, várias estrelas estavam presentes no grid da “Race of Champions”, como foi batizada a corrida: Niki Lauda, Keke Rosberg, James Hunt, Denny Hulme, Jody Scheckter, Jack Brabham, Phil Hill, John Surtees, Alan Jones, Stirling Moss, Alain Prost, Carlos Reutemann, John Watson, Jacques Laffite, Elio de Angelis etc. Entre eles, um jovem estreante na F-1: Ayrton Senna.
Alguns convidados não puderam participar, como Juan Manuel Fangio, que na época já estava com 72 anos, e Emerson Fittipaldi e Mario Andretti, que estavam em uma época atarefada de suas carreiras, já que estavam em treinos para as 500 Milhas de Indianápolis. Esses pilotos foram substituídos por outros, e assim, contendo bom relacionamento na Mercedes, Senna conseguiu a vaga de Fittipaldi.
A grande maioria dos pilotos tratava essa corrida como comemorativa, mas Senna pensava que era a chance do mundo saber quem ele era a bordo de carros idênticos contra pilotos já renomados internacionalmente. Era um modo de apresentar seu cartão de visitas à Fórmula 1.
A corrida foi disputada no dia 12 de maio, no fim de semana seguinte do Grande Prêmio de San Marino, quarta etapa da temporada de 1984 da Fórmula 1. Senna era piloto da Toleman na época e já havia marcado um ponto naquele ano, em seu segundo GP, na África do Sul.
Esse evento foi onde Senna realmente conheceu Alain Prost, já que a Mercedes perguntou se Prost poderia pegar Senna no Aeroporto de Frankfurt e dar uma carona até a pista. Foi a primeira vez que os dois passaram horas conversando.
“A primeira vez que eu realmente conheci, e falei com ele, foi em 84. Era um evento da Mercedes na Alemanha, onde fizemos uma pequena corrida em Nürburgring com um novo modelo da Mercedes, onde alguns pilotos e ex-pilotos de Fórmula 1 participaram. Alguém da Mercedes me perguntou se eu podia esperar Ayrton aeroporto, pois seu voo chegaria 15 minutos depois do meu e tínhamos somente um carro para ir até a pista. Essa foi a primeira vez que nós conversamos. Nosso papo durou cerca de três horas. Foi muito bom. Ficamos muito próximos, porque o Ayrton não conhecia ninguém lá. Ele estava sempre perto de mim durante os primeiros dias”, relembro Prost em entrevista à revista “Top Gear”.
Prost cravou a pole position daquela prova à frente de Senna e Reutemann. Mais de 100 mil espectadores estavam em Nürburgring para esta corrida de reinauguração.
Na primeira das 12 voltas, debaixo de uma leve garoa, Senna tratou de passar o francês e abrir da concorrência para não mais ser ameaçado. O jovem de 24 anos fez uma prova impecável e teve no pódio a companhia de Niki Lauda, o segundo colocado (e que viria a ser o campeão daquela temporada), e o argentino Carlos Reutemann, em terceiro.
Após a corrida, John Surtees ficou tão impressionado com o talento de Senna que disse a seu ex-chefe, Enzo Ferrari, que era esse o piloto que eles teriam que ter.
Resultado da prova:
1º) Ayrton Senna, 26min57s78, 12 voltas
2º) Niki Lauda, a 1s38
3º) Carlos Reutemann, a 3s69
4º) Keke Rosberg, a 4s20
5º) John Watson, a 4s47
6º) Denny Hulme, a 6s35
7º) Jody Scheckter, 7s12
8º) Jack Brabham, 13s47
9º) Klaus Ludwig, 18s49
10º) James Hunt, 19s68
11º) John Surtees, 25s39
12º) Phil Hill, 32s06
13º) Manfred Churti, 37s00
14º) Stirling Moss, 37s65
15º) Alain Prost, 39s34
16º) Udo Schuetz, 48s13
17º) Jacques Laffite, 51s11
18º) Hans Herrmann, 1min37s10
19º) Elio de Angelis, 2 voltas
20º) Alan Jones, 9 voltas
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para celebrar a abertura do novo circuito de Nürburgring, com um traçado de 5.148 metros ao lado do gigante e lendário traçado de Nordschleife (de mais de 20 quilômetros), a Mercedes-Benz convidou vários pilotos renomados para a disputa de uma prova comemorativa a bordo de seu sedã 190.
Na prova disputada no dia 12 de maio de 1984, várias estrelas estavam presentes no grid da “Race of Champions”, como foi batizada a corrida: Niki Lauda, Keke Rosberg, James Hunt, Denny Hulme, Jody Scheckter, Jack Brabham, Phil Hill, John Surtees, Alan Jones, Stirling Moss, Alain Prost, Carlos Reutemann, John Watson, Jacques Laffite, Elio de Angelis etc. Entre eles, um jovem estreante na F-1: Ayrton Senna.
Alguns convidados não puderam participar, como Juan Manuel Fangio, que na época já estava com 72 anos, e Emerson Fittipaldi e Mario Andretti, que estavam em uma época atarefada de suas carreiras, já que estavam em treinos para as 500 Milhas de Indianápolis. Esses pilotos foram substituídos por outros, e assim, contendo bom relacionamento na Mercedes, Senna conseguiu a vaga de Fittipaldi.
A grande maioria dos pilotos tratava essa corrida como comemorativa, mas Senna pensava que era a chance do mundo saber quem ele era a bordo de carros idênticos contra pilotos já renomados internacionalmente. Era um modo de apresentar seu cartão de visitas à Fórmula 1.
A corrida foi disputada no dia 12 de maio, no fim de semana seguinte do Grande Prêmio de San Marino, quarta etapa da temporada de 1984 da Fórmula 1. Senna era piloto da Toleman na época e já havia marcado um ponto naquele ano, em seu segundo GP, na África do Sul.
Esse evento foi onde Senna realmente conheceu Alain Prost, já que a Mercedes perguntou se Prost poderia pegar Senna no Aeroporto de Frankfurt e dar uma carona até a pista. Foi a primeira vez que os dois passaram horas conversando.
“A primeira vez que eu realmente conheci, e falei com ele, foi em 84. Era um evento da Mercedes na Alemanha, onde fizemos uma pequena corrida em Nürburgring com um novo modelo da Mercedes, onde alguns pilotos e ex-pilotos de Fórmula 1 participaram. Alguém da Mercedes me perguntou se eu podia esperar Ayrton aeroporto, pois seu voo chegaria 15 minutos depois do meu e tínhamos somente um carro para ir até a pista. Essa foi a primeira vez que nós conversamos. Nosso papo durou cerca de três horas. Foi muito bom. Ficamos muito próximos, porque o Ayrton não conhecia ninguém lá. Ele estava sempre perto de mim durante os primeiros dias”, relembro Prost em entrevista à revista “Top Gear”.
Prost cravou a pole position daquela prova à frente de Senna e Reutemann. Mais de 100 mil espectadores estavam em Nürburgring para esta corrida de reinauguração.
Na primeira das 12 voltas, debaixo de uma leve garoa, Senna tratou de passar o francês e abrir da concorrência para não mais ser ameaçado. O jovem de 24 anos fez uma prova impecável e teve no pódio a companhia de Niki Lauda, o segundo colocado (e que viria a ser o campeão daquela temporada), e o argentino Carlos Reutemann, em terceiro.
Após a corrida, John Surtees ficou tão impressionado com o talento de Senna que disse a seu ex-chefe, Enzo Ferrari, que era esse o piloto que eles teriam que ter.
Resultado da prova:
1º) Ayrton Senna, 26min57s78, 12 voltas
2º) Niki Lauda, a 1s38
3º) Carlos Reutemann, a 3s69
4º) Keke Rosberg, a 4s20
5º) John Watson, a 4s47
6º) Denny Hulme, a 6s35
7º) Jody Scheckter, 7s12
8º) Jack Brabham, 13s47
9º) Klaus Ludwig, 18s49
10º) James Hunt, 19s68
11º) John Surtees, 25s39
12º) Phil Hill, 32s06
13º) Manfred Churti, 37s00
14º) Stirling Moss, 37s65
15º) Alain Prost, 39s34
16º) Udo Schuetz, 48s13
17º) Jacques Laffite, 51s11
18º) Hans Herrmann, 1min37s10
19º) Elio de Angelis, 2 voltas
20º) Alan Jones, 9 voltas
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Tópicos semelhantes
» Quando os Alemães da Mercedes conquistaram a Fórmula 1
» Quando Senna venceu os grandes nomes da F1 em Nürburgring
» (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
» (SONORIZAÇÃO): Emulador de CD YATOUR® - USB e cartão SD - para rádio OEM W202/210/140 - alguém conhece?
» (SITE): americano especializado em ferramentas e manuais para toda e qualquer MB: envia para o mundo todo
» Quando Senna venceu os grandes nomes da F1 em Nürburgring
» (HISTÓRIA): 190E 2.3 - 16V - Ayrton Senna ao volante
» (SONORIZAÇÃO): Emulador de CD YATOUR® - USB e cartão SD - para rádio OEM W202/210/140 - alguém conhece?
» (SITE): americano especializado em ferramentas e manuais para toda e qualquer MB: envia para o mundo todo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos