(W201): Função do relé da bomba de gasolina
5 participantes
Página 1 de 1
(W201): Função do relé da bomba de gasolina
Boas compadres estou de volta graças a Deus.
Desta x fiz este tópico para esclarecer a função da relé da bomba de gasolina.
Sabemos que é um assunto que já foi muito falado principalmente o fórum antigo no entanto não há um esclarecimento sobre quais é quantas funções tem a relé. Como alguns sabem, quando o meu motor 2.3 16v morreu, decidi meter o 2.6 6 cilindros que tinha lá em casa, tive alguns problemas e entretanto vim para Alemanha trabalhar, então o projecto anda muito devagar. Mas na altura uma das possibilidades apresentada pelo mestre maluhy era trocar a relé da gasolina de 4 zyl por uma de 6zyl. Hoje mesmo comprei uma usada com referência 0035452405, espero que seja correcta porque não sei qual o número da original (Invenções da nestas coisas). Depois de ter comprado, perguntei me qual a função da mesma e sei que serve para ligar a bomba uns 5 segundo quando se vira a chave para por a trabalhar e sei que serve para manter a bomba a funcionar enquanto o motor está em funcionamento, mas há mais alguma função? Moderar a pressão ou o volume? Porque ela tem de ter mais funções do que ligar e desligar caso contrário seria uma relé bastante normal e não haveria vários tipos diferentes para cada motor, nem haveria diferença de um 4 cilindros para um 6 cilindros. Ou seja qual as funções? Cumprimentos Pedro
Desta x fiz este tópico para esclarecer a função da relé da bomba de gasolina.
Sabemos que é um assunto que já foi muito falado principalmente o fórum antigo no entanto não há um esclarecimento sobre quais é quantas funções tem a relé. Como alguns sabem, quando o meu motor 2.3 16v morreu, decidi meter o 2.6 6 cilindros que tinha lá em casa, tive alguns problemas e entretanto vim para Alemanha trabalhar, então o projecto anda muito devagar. Mas na altura uma das possibilidades apresentada pelo mestre maluhy era trocar a relé da gasolina de 4 zyl por uma de 6zyl. Hoje mesmo comprei uma usada com referência 0035452405, espero que seja correcta porque não sei qual o número da original (Invenções da nestas coisas). Depois de ter comprado, perguntei me qual a função da mesma e sei que serve para ligar a bomba uns 5 segundo quando se vira a chave para por a trabalhar e sei que serve para manter a bomba a funcionar enquanto o motor está em funcionamento, mas há mais alguma função? Moderar a pressão ou o volume? Porque ela tem de ter mais funções do que ligar e desligar caso contrário seria uma relé bastante normal e não haveria vários tipos diferentes para cada motor, nem haveria diferença de um 4 cilindros para um 6 cilindros. Ou seja qual as funções? Cumprimentos Pedro
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Pedro,
O relé tambem tem a função de limitação de rotação para não dar over speed do motor .....se ficar com o de 4 cil. ele vai cortar o motor com uma rotação mais baixa que o novo motor 6 cil pode trabalhar .
O relé tambem tem a função de limitação de rotação para não dar over speed do motor .....se ficar com o de 4 cil. ele vai cortar o motor com uma rotação mais baixa que o novo motor 6 cil pode trabalhar .
borba- Usuário Platina
- Mensagens : 1227
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 65
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Somos dois. Eu tambem me interesso.
Eu sei que ele tambem esta atrelado ao kickdown. Esses reles tem a rotacao maxima na capa e escrito kick ou kickdown.
Eu ja vi o esquema de ligacao mas vamos deixar o Herr Alan nos esclarecer
Eu sei que ele tambem esta atrelado ao kickdown. Esses reles tem a rotacao maxima na capa e escrito kick ou kickdown.
Eu ja vi o esquema de ligacao mas vamos deixar o Herr Alan nos esclarecer
john- Usuário Platina
- Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Correcto, já me esquecia dessa função, daí dizer na relé por x as rotaçõe. Cheguei a experimentar no motor 4 cilindros várias relé e sempre funcionava a única coisa era mesmo as rum, em termos de rendimento não sentia diferença. Talvez só haja diferença na relé quando é de 4 para 6 cilindros
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
No esquema eléctrico não se consegue perceber a função da mesma?
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Eu ainda não sei se se faz diferença na minha 190, talvez fique o problema resolvido, mas só vou saber em Setembro nas minhas férias irei a Portugal e levo a relé, mas depois posto o resultado.
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Ate da, mas tem outros padroes importantes que eu gostaria de ouvir do Alan o que ele sabe deste rele
john- Usuário Platina
- Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Bom dia pessoal. Outra das coisas que pode, fazer alterar a relé é o facto de algumas 190 terem uma bomba de 6 bar, como a minha e outras duas bombas de 3 bar. O voo que isto são tudo ideias mas na realidade não sei se é assim mesmo!
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
pessoal,
vocês já mencionaram as funções do rele, ele não tem nenhuma função de controle de pressão, isto é definido para cada modelo, nas regulagens do regulador de pressão e calibragem do EHA.
as funções do rele são
alimentar a bomba de combustível (um segundo ao ligar a chave e depois via platinado desviar a corrente para o motor de partida)
limitador de rotação
monitora o Kick down no cambio automático (via limite de rotação)
monitora válvula de partida
aquecimento da sonda lambda
monitora válvula de raliente - marcha lenta (motor 102)
podem haver variações dependendo do modelo do veiculo e motor
vocês já mencionaram as funções do rele, ele não tem nenhuma função de controle de pressão, isto é definido para cada modelo, nas regulagens do regulador de pressão e calibragem do EHA.
as funções do rele são
alimentar a bomba de combustível (um segundo ao ligar a chave e depois via platinado desviar a corrente para o motor de partida)
limitador de rotação
monitora o Kick down no cambio automático (via limite de rotação)
monitora válvula de partida
aquecimento da sonda lambda
monitora válvula de raliente - marcha lenta (motor 102)
podem haver variações dependendo do modelo do veiculo e motor
_________________
saudações,
Alan
A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alan- Consultor Técnico
- Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 71
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Pedrobenz,
Essa questão das bombas já foi levantada mas nunca chegou-se a uma conclusão.
A melhor opção é sempre pela instalação de uma única bomba.
Conversei com um amigo e ele me disse que normalmente ocorre o uso de duas bombas por questão de espaço. Usa-se uma bomba menor para retirar a gasolina do tanque e outra maior para adequar a vazão/pressão ao necessário.
Porém, como existe na MB um mesmo modelo usando 1 ou 2 bombas, eu não faço ideia do motivo...
Essa questão das bombas já foi levantada mas nunca chegou-se a uma conclusão.
A melhor opção é sempre pela instalação de uma única bomba.
Conversei com um amigo e ele me disse que normalmente ocorre o uso de duas bombas por questão de espaço. Usa-se uma bomba menor para retirar a gasolina do tanque e outra maior para adequar a vazão/pressão ao necessário.
Porém, como existe na MB um mesmo modelo usando 1 ou 2 bombas, eu não faço ideia do motivo...
pateord- Usuário Bronze
- Mensagens : 164
Data de inscrição : 31/07/2014
Idade : 34
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Herr Alan
Portanto se o rele estivesse queimado ou nao funcionando, o kickdown nao entraria e tampouco o carro funcionaria? Correto?
monitora o Kick down no cambio automático (via limite de rotação)
Portanto se o rele estivesse queimado ou nao funcionando, o kickdown nao entraria e tampouco o carro funcionaria? Correto?
john- Usuário Platina
- Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
John com suas perguntas capciosas,
dependendo de qual circuito do rele estiver cortado, a função equivalente não será garantida, capiche?
dependendo de qual circuito do rele estiver cortado, a função equivalente não será garantida, capiche?
_________________
saudações,
Alan
A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alan- Consultor Técnico
- Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 71
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Gratissimo pela pronta e educada resposta Herr! Ai sim hein!
Ja que estou numa hora "Lobo" entao, vamos la. Os meus piscas ficavam intermitentes e pois bem, substitui o rele e tudo se resolveu, mas eu tinha o rele do pisca no meu estoque de casa. Este eu nao tenho.
Voce antes mencionou do EHA e de outras funcoes, as quais nao vamos falar aqui, mas sim desta do kickdown. Eu entendo que o kickdown esta ligado na caixa e na posicao de ligacao na caixa.
Portanto mestre, a pergunta:
Se somente este circuito do kickdown tivesse cortado no rele, ele nunca acionaria o kickdown ou ele desacionaria o kickdown depois de ter sido engaged uma vez?
Ja que estou numa hora "Lobo" entao, vamos la. Os meus piscas ficavam intermitentes e pois bem, substitui o rele e tudo se resolveu, mas eu tinha o rele do pisca no meu estoque de casa. Este eu nao tenho.
Voce antes mencionou do EHA e de outras funcoes, as quais nao vamos falar aqui, mas sim desta do kickdown. Eu entendo que o kickdown esta ligado na caixa e na posicao de ligacao na caixa.
Portanto mestre, a pergunta:
Se somente este circuito do kickdown tivesse cortado no rele, ele nunca acionaria o kickdown ou ele desacionaria o kickdown depois de ter sido engaged uma vez?
john- Usuário Platina
- Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Poooo John,
esta é golpe baixo!!!
não tem essa de acionar uma vez ou varias, é on/off, como interruptor de luz.
Seu MB tem um botão debaixo do pedal do acelerador, vá la' e aperte com o dedo, vai fazer clic, clic, clic, o rele somente ira inibir o liga do kikidoauni se a rotação do motor for incompatível com a mudança de marcha solicitada, agora, qual é o problema especifico de algum dos seus carros???
esta é golpe baixo!!!
não tem essa de acionar uma vez ou varias, é on/off, como interruptor de luz.
Seu MB tem um botão debaixo do pedal do acelerador, vá la' e aperte com o dedo, vai fazer clic, clic, clic, o rele somente ira inibir o liga do kikidoauni se a rotação do motor for incompatível com a mudança de marcha solicitada, agora, qual é o problema especifico de algum dos seus carros???
_________________
saudações,
Alan
A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alan- Consultor Técnico
- Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 71
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Herr,
Gratissimo pela pronta resposta mais uma vez. O kickdown aciona sempre para de 3a pra 2a, mas quando estou em D a 80 por hora ele nao puxa a marcha. Como tem muito torque o carro vai sempre bem mas eu sei que ele nao esta puxando a marcha anterior..
Gratissimo pela pronta resposta mais uma vez. O kickdown aciona sempre para de 3a pra 2a, mas quando estou em D a 80 por hora ele nao puxa a marcha. Como tem muito torque o carro vai sempre bem mas eu sei que ele nao esta puxando a marcha anterior..
john- Usuário Platina
- Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Mestre Alan mais uma x obrigado pela esclarecedora resposta. Para em breve vou postar um tópico com a identificação de alguns componentes e estas respostas vão fazer parte dele!
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Mensagens : 115
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
John,
motor bem regulado, a marcha reduz sem apertar o kick, apertando o kick, reduz sempre ( se não reduzir, está com problema elétrico)
motor bem regulado, a marcha reduz sem apertar o kick, apertando o kick, reduz sempre ( se não reduzir, está com problema elétrico)
_________________
saudações,
Alan
A Garagem do Alan -Manutenção em Mercedes
injeções D-Jetronic/dosificadores K-KE-Jetronic e injeção por bomba-restaurações/peças para europeus
Whats 11 98383 5768
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alan- Consultor Técnico
- Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 71
Re: (W201): Função do relé da bomba de gasolina
Gratissimo Herr!
john- Usuário Platina
- Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Tópicos semelhantes
» (S/W204): Esquema de fusíveis
» RELÊ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL - W126 280SE
» (T245): Vídeo - localização do relé da bomba de combustível
» Dúvida Relé W201
» (W168): Instalar relé na bomba de direção (não faça isso)
» RELÊ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL - W126 280SE
» (T245): Vídeo - localização do relé da bomba de combustível
» Dúvida Relé W201
» (W168): Instalar relé na bomba de direção (não faça isso)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos