(DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
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(DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Nos veículos Classe A anos 2003 em diante utilizam o sistema de pressão absoluta do coletor (MAP).
O MAP que vem equipado no Classe A possui conjugado o sensor de temperatura do ar (IAT).
Na foto abaixo a Letra (A) é o sensor MAP e a letra (B) o sensor IAT.
É dispensável a limpeza do MAP, pois ele possui um orifício muito fino, se entrar liquido por ele o líquido não sai mais e você danifica o sensor.
O sensor do IAT também não necessita de limpeza, portanto é somente necessário limpar o corpo de borboleta (acelerador eletronico).
Antes de iniciar o serviço devemos verificar como esta o filtro de ar e caso esteja na hora ou próximo de troca-lo aproveite e já faça isso.
Caso o seu Classe A foi fabricado entre os anos de 1999 até 2002 ele possui outro sistema que é o MAF (alguns poucos modelos 2003 possuem MAF) e o procedimento para a limpeza deste sistema é parecido com este e o seu passo-a-passo esta aqui neste link:
http://www.portalclassea.com/faca-voce-mesmo-diy-f10/limpeza-do-maf-e-corpo-de-borboleta-por-eduardo-t181.htm
Para remover o acelerador eletrônico para limpeza devemos fazer o seguinte passo-a-passo:
1 - Para facilitar a remoção do corpo de borboleta devemos remover a mangueira sanfonada que leva o ar para a caixa do filtro de ar, ela é presa por encaixe. Cuidado ao remove-la, pois se ela estiver ressecada ela irá quebrar. É possível retirar o corpo de borboleta sem retirar esta mangueira, fica um pouco apertado mas dá para efetuar o serviço;
Na foto abaixo mostra como fica mais fácil para remover o corpo de borboleta sem a mangueira do filtro de ar:
2 - Devemos soltar o conector do sensor IAT, o conector é preso por uma trava bastando com cuidado pressiona-la e puxar o conector para separa-lo do sensor, conforme foto abaixo:
3 - Com alicate soltar a abraçadeira que prende a mangueira rabo de porco na tampa de válvulas conforme ilustrado pela letra (A) na foto abaixo. Com a abraçadeira solta retire a mangueira da tampa de válvulas, as vezes devido ao óleo/temperatura a mangueira fica colada sendo necessário com cuidado torce-la (onde ela fica encaixada na tampa de válvulas) para os lados para solta-la:
4 - Agora solte o tubo de admissão que é preso por dois parafusos philips na parte da frente
e um na parte de trás
5 - Retire o tudo de admissão e verifique o estado da mangueira rabo de porco quanto a ressecamento e rachaduras.
Caso esteja ressecada ou rachada devemos obrigatoriamente troca-la por uma nova.
Notem que nos Classe A equipados com o MAP só temos o tubo de admissão com o sensor IAT. Nos Classe A com o sistema MAF neste tubo de admissão encontramos o módulo do MAF junto com seus sensores.
6 - O corpo de borboleta possui dois conectores e é preso por quatro parafusos no coletor de admissão:
7 - Em cada conector existe uma trava deslizante que quando puxamos ela automaticamente solta e separa o conector do módulo no corpo de borboleta, portando nada de puxar o conector para separa-lo do módulo
8 - Com uma chave tipo "torx" de medida T30 afrouxar os quatro parafusos (em ordem alternada) que prendem o corpo de borboleta ao coletor de admissão e antes de retirar os útimos parafusos segure com a outra mão e termine de retirar os parafusos. Isto deve ser seguido para evitar que o corpo de borboleta caia no chão.
9 - Para limpar o corpo de borboleta deve-se utilizar um pincel com gasolina ou querozene.
Atenção:
Deve-se apenas limpa-lo e não mergulhar o corpo de borboleta na gasolina ou querosene.
CAR80 também pode ser utilizado.
10 - A seguir fotos do corpo de borboleta já limpo:
11 - Existe um orificio conforme foto abaixo que permite lubrificar as engrenagens do corpo de borboleta com WD40.
12 - Antes de montar o corpo de borboleta devemos limpar a base com um pano que não solte fiapos e verificar como esta a junta, se estiver ressecada deve-se troca-la.
OBS. Notei que esta junta tem uma ponta guia, um lado mais fino e o outro um pouco mais grosso, portanto observar os lados corretos antes de retirar e montar
13 - Vamos começar a re-montar o corpo de borboleta. Começe colocando os parafusos no corpo de borboleta (para facilitar a montagen principalmente os parafusos que ficam na parte de baixo) e com os dedos ou a chave comece apertando alternadamente, depois dê um aperto final.
14 - Lubrifique os dois conectores do módulo com WD40.
15 - Posicione o conector inferior no módulo e com a outra mão empurre a trava deslizante para que a mesma encaixe o conector no módulo, repita o mesmo processo com o conector superior.
16 - Re-instalar o tubo de admissão e para facilitar o encaixe com a caixa do filtro de ar passe um pouco de vaselina na juta.
17 - Reconecte a mangueira rabo de porco e sua abraçadeira;
18 - Re-conecte o plug do sensor IAT e pronto, serviço finalizado
Atte,
O MAP que vem equipado no Classe A possui conjugado o sensor de temperatura do ar (IAT).
Na foto abaixo a Letra (A) é o sensor MAP e a letra (B) o sensor IAT.
É dispensável a limpeza do MAP, pois ele possui um orifício muito fino, se entrar liquido por ele o líquido não sai mais e você danifica o sensor.
O sensor do IAT também não necessita de limpeza, portanto é somente necessário limpar o corpo de borboleta (acelerador eletronico).
Antes de iniciar o serviço devemos verificar como esta o filtro de ar e caso esteja na hora ou próximo de troca-lo aproveite e já faça isso.
Caso o seu Classe A foi fabricado entre os anos de 1999 até 2002 ele possui outro sistema que é o MAF (alguns poucos modelos 2003 possuem MAF) e o procedimento para a limpeza deste sistema é parecido com este e o seu passo-a-passo esta aqui neste link:
http://www.portalclassea.com/faca-voce-mesmo-diy-f10/limpeza-do-maf-e-corpo-de-borboleta-por-eduardo-t181.htm
Para remover o acelerador eletrônico para limpeza devemos fazer o seguinte passo-a-passo:
1 - Para facilitar a remoção do corpo de borboleta devemos remover a mangueira sanfonada que leva o ar para a caixa do filtro de ar, ela é presa por encaixe. Cuidado ao remove-la, pois se ela estiver ressecada ela irá quebrar. É possível retirar o corpo de borboleta sem retirar esta mangueira, fica um pouco apertado mas dá para efetuar o serviço;
Na foto abaixo mostra como fica mais fácil para remover o corpo de borboleta sem a mangueira do filtro de ar:
2 - Devemos soltar o conector do sensor IAT, o conector é preso por uma trava bastando com cuidado pressiona-la e puxar o conector para separa-lo do sensor, conforme foto abaixo:
3 - Com alicate soltar a abraçadeira que prende a mangueira rabo de porco na tampa de válvulas conforme ilustrado pela letra (A) na foto abaixo. Com a abraçadeira solta retire a mangueira da tampa de válvulas, as vezes devido ao óleo/temperatura a mangueira fica colada sendo necessário com cuidado torce-la (onde ela fica encaixada na tampa de válvulas) para os lados para solta-la:
4 - Agora solte o tubo de admissão que é preso por dois parafusos philips na parte da frente
e um na parte de trás
5 - Retire o tudo de admissão e verifique o estado da mangueira rabo de porco quanto a ressecamento e rachaduras.
Caso esteja ressecada ou rachada devemos obrigatoriamente troca-la por uma nova.
Notem que nos Classe A equipados com o MAP só temos o tubo de admissão com o sensor IAT. Nos Classe A com o sistema MAF neste tubo de admissão encontramos o módulo do MAF junto com seus sensores.
6 - O corpo de borboleta possui dois conectores e é preso por quatro parafusos no coletor de admissão:
7 - Em cada conector existe uma trava deslizante que quando puxamos ela automaticamente solta e separa o conector do módulo no corpo de borboleta, portando nada de puxar o conector para separa-lo do módulo
8 - Com uma chave tipo "torx" de medida T30 afrouxar os quatro parafusos (em ordem alternada) que prendem o corpo de borboleta ao coletor de admissão e antes de retirar os útimos parafusos segure com a outra mão e termine de retirar os parafusos. Isto deve ser seguido para evitar que o corpo de borboleta caia no chão.
9 - Para limpar o corpo de borboleta deve-se utilizar um pincel com gasolina ou querozene.
Atenção:
Deve-se apenas limpa-lo e não mergulhar o corpo de borboleta na gasolina ou querosene.
CAR80 também pode ser utilizado.
10 - A seguir fotos do corpo de borboleta já limpo:
11 - Existe um orificio conforme foto abaixo que permite lubrificar as engrenagens do corpo de borboleta com WD40.
12 - Antes de montar o corpo de borboleta devemos limpar a base com um pano que não solte fiapos e verificar como esta a junta, se estiver ressecada deve-se troca-la.
OBS. Notei que esta junta tem uma ponta guia, um lado mais fino e o outro um pouco mais grosso, portanto observar os lados corretos antes de retirar e montar
13 - Vamos começar a re-montar o corpo de borboleta. Começe colocando os parafusos no corpo de borboleta (para facilitar a montagen principalmente os parafusos que ficam na parte de baixo) e com os dedos ou a chave comece apertando alternadamente, depois dê um aperto final.
14 - Lubrifique os dois conectores do módulo com WD40.
15 - Posicione o conector inferior no módulo e com a outra mão empurre a trava deslizante para que a mesma encaixe o conector no módulo, repita o mesmo processo com o conector superior.
16 - Re-instalar o tubo de admissão e para facilitar o encaixe com a caixa do filtro de ar passe um pouco de vaselina na juta.
17 - Reconecte a mangueira rabo de porco e sua abraçadeira;
18 - Re-conecte o plug do sensor IAT e pronto, serviço finalizado
Atte,
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Muito bom esse topico, eu quando fiz esse procedimento esqueci verificar a proteção dos fios que liga e borboleta e estava rosando e quase atorando os fios e tava c/ mal contato e falhas as vezes, mas consequi ver e arrumar e fico boa de novo, mas não lubrifiquei as engrenagens, vou fazer isso na minha classic 99, valeu.
Grafdraw- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 62
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Caro Epicco, excelente post! Somente fiquei com uma dúvida. Quando a limpeza do corpo de borboleta deve ser feita? Em uma determinada quilometragem? Após o carro apresentar algum sintoma? Daqui a 10 mil km farei a revisão dos 45.000km da minha Classic 2005. Sabes se esta limpeza será feita nesta ocasião?
Alvaronium- Usuário Iniciante
- Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Excelente Epicco e Walter, limpei a uns 15K na Sinal Verde, qual será a periocidade desta limpeza?
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
O principal sintoma de corpo de borboleta sujo é a aceleração oscilando em lenta.
Acho que a cada 30.000 km. pode-se fazer a limpeza. Ou não se estiver tudo ok.
Acho que a cada 30.000 km. pode-se fazer a limpeza. Ou não se estiver tudo ok.
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Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
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Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Lembrei de um carburador ...graças a Deus foi extinto já sofri muito...Passat a álcool 1979 só de lembrar doi a cabeça.
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Obrigado abasteço invariavelmente com Podium se não tem coloco aditivada irei reparar nos sintomas da aceleração descritos pelo amigo e não pela Km.
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Aí sim fica facil manter nossas Babys, obrigado pelo tópico!
JP Negron- Usuário Bronze
- Mensagens : 73
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Está aí minha próxima aventura de domingo!
SnoOx- Usuário Bronze
- Mensagens : 189
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 32
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Excelente o tópico! Extremamente didático. Parabens pela postagem. Não tenho coragem de me atrever a esse tipo de empreitada, pois requer um conhecimento mais amplo, mas foi muito esclarecedor. Parabens pela aula Epicco.
Franklin Tassara- Usuário Ouro
- Mensagens : 730
Data de inscrição : 08/08/2012
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Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Excelente didática amigo Epico.
cassio machado- Usuário Ouro
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Data de inscrição : 18/06/2013
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Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Qual a viabilidade em substituir um W168 equipado com MAF para MAP?
ROD18- Usuário Bronze
- Mensagens : 188
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Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Épico, há quem diga ser necessário passar o Star após desmontar o corpo de borboleta pois aos desconecta-la perde-se algum parâmetro. Verdade ou bobagem ?
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Paulo, não é necessário.
Para evitar "problemas" pode-se até desligar a bateria, mas como a energização do módulo e do corpo de borboleta é pós chave, basta mante-la desligada.
O que não pode é ficar brincando de empurrar a "borboleta" para cima e para baixo.......
Para evitar "problemas" pode-se até desligar a bateria, mas como a energização do módulo e do corpo de borboleta é pós chave, basta mante-la desligada.
O que não pode é ficar brincando de empurrar a "borboleta" para cima e para baixo.......
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Abraços,
Epicco
Moderador
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Epicco- Moderador
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Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Tutorial executado com sucesso hoje, bem fácil até.. Estava muito suja e ficou limpinha igual a da foto. Foi bom pois seguindo estes passos pude ver que minha mangueira "rabo de porco" está rompida, irei providenciar uma nova para fazer a substituição.
Abraços.
Abraços.
SnoOx- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 09/06/2013
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Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Só para esclarecimento importante: o tutorial foi feito pelo Walter Paiva. Eu apenas copiei do "antigo" forum e trouxe para cá.
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Abraços,
Epicco
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Epicco- Moderador
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Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Sem problemas, obrigado aos dois então, o criador do tutorial e o criador do tópico
SnoOx- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 09/06/2013
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Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Poxa, muito bom esse tutorial.
Mais uma vez o Walter e o Eppico mostrando prestatividade.
Mais uma vez o Walter e o Eppico mostrando prestatividade.
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Sensacional !!!!
Parabéns pelo trabalho!
Parabéns pelo trabalho!
kaleblopes- Usuário Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 44
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Admiro a paciência do Walter.
Ele é show.
Ele é show.
cassio machado- Usuário Ouro
- Mensagens : 825
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 51
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
PessoALL, quais são os sintomas de corpo de borboleta sujo?
Estou afim de limpar o do Kichute esse fim de semana.
Ele influencia algo no consumo?
Estou afim de limpar o do Kichute esse fim de semana.
Ele influencia algo no consumo?
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Tá aí Kanduxo...Por Eppico - escreveu:O principal sintoma de corpo de borboleta sujo é a aceleração oscilando em lenta.Acho que a cada 30.000 km. pode-se fazer a limpeza. Ou não se estiver tudo ok.
paulo_afs- Usuário Ouro
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Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Nunca tive problema com o corpo de borboleta e oscilação da lenta, na última revisão com 60 mil pedi para limpar pela primeira vez, e não tinha sinais de carbonização, acho que é por conta da gasolina de boa qualidade.
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Paulo,
Também limpei agora, se me recordo bem pela segunda vez, mas por prevenção pois também nunca tive problemas com oscilação!
Também limpei agora, se me recordo bem pela segunda vez, mas por prevenção pois também nunca tive problemas com oscilação!
paulo_afs- Usuário Ouro
- Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
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Re: (DIY - W168): Limpeza do corpo de borboleta (acelerador eletrônico) Sistemas MAP - Postado por Walter Paiva
Valeu Paulo.
Acho que o do Kichute nunca foi limpo e já tem 69.000 km, já está na hora.
Acho que o do Kichute nunca foi limpo e já tem 69.000 km, já está na hora.
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