(DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
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:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: W168 - 1997 a 2004 ( 1999 a 2005 no Brasil ) :: DIY (do it yourself): Faça você mesmo
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(DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Pessoal,
Cansado de ouvir o nhec nhec da chave de seta, resolvi eu mesmo lubrificá-la e aproveitando fiz um passo a passo de lubrificação.
Já adianto que não é um serviço rápido e requer atenção e muito cuidado, pois a chave de seta é feita de material plástico com travas que requerem cuidados para destravá-las.
Deve-se tomar muito cuidado, pois você estará retirando o Airbag do motorista, portanto você deverá desconectar os cabos da Bateria para evitar acionamento acidental.
1 - Comece retirando a tampa que dá o acesso à bateria, depois devemos seguir o procedimento conforme esta no manual que é “desconectar primeiro o pólo negativo depois o positivo.
2 - Primeiro devemos retirar o airbag que é preso por dois parafusos atrás do volante um de cada lado com chave torx T30.
3 - Após soltar os parafusos (eles não saem do volante) do airbag remova com cuidado o airbag, os fios são curtos. Solte o conector (A) amarelo do airbag.
4 - Depois de removido o airbag deve-se soltar os fios da buzina (A) estes conectores possuem travas (B) que devem ser pressionadas para liberar o conector. Remova o parafuso (C) que trava o volante na coluna de direção com chave alen de 10 mm.
5 - Depois de retirado o parafuso observe que há marcações no volante (A) e na coluna de direção (B) que devemos deixar alinhadas (quando for colocado novamente o volante).
6 - Depois de retirado o volante o passo seguinte é remover o sensor, observe que assim como o volante ele possui marcas (A) que devem estar alinhadas com as marcas da coluna de direção (B) depois de recolocá-lo.
7 - Este sensor possui um lado fixo (parte de trás junto com a chave de seta) e outro móvel (parte da frente junto com o volante). Para remover o sensor devemos primeiro retirar os dois parafusos (C) e com as duas mãos de cada lado pelas laterais na parte fixa do sensor devemos com os dedos puxá-lo devagar para fora. NÃO REMOVER O SENSOR PELA PARTE QUE É MOVEL (que fica junto ao volante).
8 - Depois de removido o sensor vemos a chave do Tempomat e Speedtronic (alguns modelos) (A), a chave de seta (B), os conectores do airbag e do sensor (C), os parafusos (D) que fixam as peças (Tempomat/Speedtronic e Chave de Seta junto com as guias de encaixe (E)).
9 - Remova os tres parafusos que fixam as alavancas do tempomat/speedtronic e chave de seta. Remova primeiro a alavanca do tempomat/speedtronic (carros que possuem) com cuidado, depois a chave de seta. Indicação (A) é o conector do Tempomat/Speedtronic, indicação B são os conectores do airbag e do sensor.
10 - Cuidado ao remover a chave de seta, pois o conector branco (A) que é fixado na chave de seta é curto e preso por duas travas atras que devem ser pressionadas com cuidado, então empurre o conector para frente e separe-o da chave.
11 - Com a chave já separada da coluna de direção e em uma bancada ou mesa devemos desmonta-la para efetuar a lubrificação. Esta chave possui duas travas (uma de cada lado) próximo a alavanca e mais duas na parte de trás. Para remover as travas próximo da alavanca utilize um alicate de bico para liberar as travas então puxe devagar e com cuidado, feito isso as travas na parte de trás se soltam.
12 - Com a tampa da chave retirada vemos o braço da chave de seta. Notem que a graxa utilizada já esta seca, este é um dos motivos do nhec nhec quando acionada.
13 - Vamos começar a desmontar o braço da chave de seta. Devemos retirar o acabamento da coluna de direção. Com uma chave de fenda de ponta fina solte a trava do acabamento da coluna de direção (são três, uma de cada lado na parte da frente e uma atrás).
14 - Agora separe o braço da seta da carcaça, ela é somente encaixada por guias e possui um pino de cada lado (que é responsável por travar o braço quando acionamos a seta), para retirar os pinos empurre um para o lado fazendo uma pequena pressão e retire-o da guia, feito isso o outro sai fácil. Na carcaça a peça branca é o retorno do braço para a posição zero (quando o volante vira) notem que não tem mais lubrificante.
15 - O braço da chave de seta possui um pino que trava o farol alto/baixo quando acionada e também faz o lampejamento do farol alto. Este componente também deve ser lubrificado. Para isso temos dois caminhos: Desmontando esta peça ou com a ajuda de uma seringa colocamos o lubrificante. Como eu não tenho uma seringa eu optei por desmontá-la. Na próxima lubrificação efetuarei esta etapa com a seringa. Com uma punção (ou chave) com o mesmo diametro do pino que prende o braço empurre-o para fora com cuidado até o final.
16 - E com a ajuda de um alicate retire o pino da carcaça com cuidado.
17 - Com o braço da chave fora da carcaça (A) (notem que não tem mais lubrificante) devemos lubrifica-la, primeiro limpe as peças com um pano. Não é necessário remover o pino que esta no braço (B) conseguimos lubrifica-lo sem desmontar. Não aconselho desmonta-lo, pois ele tem uma trava pequena e frágil.
18 - Depois de limpar a carcaça lubrifique-a
19 - Com o braço da chave de seta e a carcaça lubrificado devemos monta-los seguindo o processo inverso da desmontagem, após montado deixe-a de lado e vamos lubrificar a outra peça que é responsável pelo retorno do braço a posição zero. A peça de retorno (branca quase amarela) é só encaixada por uma guia e um pino com mola, com o dedo pressione para baixo que sai. Limpe as peças e passe o lubrificante.
20 - Não esta na foto mas deve-se lubrificar em cima da peça branca (retorno do braço), pois o braço da chave de seta se encaixa aí.
21 - Para montar os pinos que
travam o braço quando é acionado a seta faça o seguinte: primeiro passe
o lubrificante nos pinos e guias, depois coloque um pino com a mola e o
pino do outro lado fazendo uma leve pressão que eles encaixam no lugar. Com os pinos já lubrificados, lubrifique a carcaça do braço onde será encaixada na peça que faz o retorno do braço. Obseve que na carcaça do braço existe um pino guia que deve ser lubrificado.
22 - Para montar o braço da chave de seta na carcaça com os dedos faça uma leve pressão nos dois pinos que travam a alavanca, observe se o pino guia esta posicionado no orifício da carcaça e então encaixe o braço na carcaça, conforme foto abaixo.
23 - A tampa da chave de seta possui os contatos que fazem as ligações do farol alto/baixo e lampejamento do farol alto. Devemos lubrifica-lo também, somente nas guias por onde a peça branca “anda”.
24 - Antes de encaixar a tampa lubrifique a guia (B) e encaixe-a na peça que aciona o faro alto/baixo e lampejamento (A). Depois é só alinhar as travas que prendem a tampa com a carcaça da chave de seta.
25 - Com a chave de seta montada encaixe o acabamento da coluna de direção.
26 - Vamos iniciar a re-montagem da chave na coluna de direção, primeiro encaixe o conector branco.
27 – Como já informado no passo 8 devemos encaixar a chave de seta em sua guia (A)
28 – Colocar a chave do Tempomat/Speedtronic observando o correto encaixe de seu conector e as guias de encaixe (A). Feito isso coloque os parafusos philips (B).
29 – Para encaixar o sensor devemos posiciona-lo na coluna de direção, observar se o encaixe onde estão os parafusos e os dois conectores estão alinados, feito isso para encaixar o sensor vá apertando pela parte fixa do sensor até encaixar os contatos e finalize o encaixe apertando alternadamente os parafusos (A), após isso alinhe as indicações parte móvel do sensor com as indicações na coluna de direção (B). Não encoste a parte móvel com a parte fixa, pois com o movimento do volante ela pode ser danificada. O correto é deixá-la mais distante possível, pois quando for colocado o volante ela ficará na posição correta.
30 – Para encaixar o volante, passe os fios do air bag e da buzina. Alinhe as duas marcas do volante com as duas marcas na coluna de direção (A). Coloque e aperte o parafuso que prende o volante na coluna.
31 – Encaixe os conectores da buzina, do air bag. Coloque o air bag no volante e parafuse pelos dois parafusos que ficam na parte de trás do volante (passos 2 e 3).
32 – Ligue os pólos da bateria (primeiro positivo depois negativo), feito isso ligue o motor.
33 – Como a bateria foi desligada as luzes BAS/ESP e ABS estarão acesas (A), devemos reiniciar o sistema esterçando o volante totalmente para um lado, depois esterçando totalmente para o outro.
Pronto Sua chave de seta esta bem lubrificada
Foi utilizado vaselina para lubrificar as peças.
No meu caso eu notei que o acionamento da chave de seta ficou bem macio
Lembrando que nos veículos equipados com vidro elétrico nas quatro portas, deverá também ser efetuado o sincronismo de fechamento dos vidros que esta no manual de seu Classe A.
Att,
Cansado de ouvir o nhec nhec da chave de seta, resolvi eu mesmo lubrificá-la e aproveitando fiz um passo a passo de lubrificação.
Já adianto que não é um serviço rápido e requer atenção e muito cuidado, pois a chave de seta é feita de material plástico com travas que requerem cuidados para destravá-las.
Deve-se tomar muito cuidado, pois você estará retirando o Airbag do motorista, portanto você deverá desconectar os cabos da Bateria para evitar acionamento acidental.
1 - Comece retirando a tampa que dá o acesso à bateria, depois devemos seguir o procedimento conforme esta no manual que é “desconectar primeiro o pólo negativo depois o positivo.
2 - Primeiro devemos retirar o airbag que é preso por dois parafusos atrás do volante um de cada lado com chave torx T30.
3 - Após soltar os parafusos (eles não saem do volante) do airbag remova com cuidado o airbag, os fios são curtos. Solte o conector (A) amarelo do airbag.
4 - Depois de removido o airbag deve-se soltar os fios da buzina (A) estes conectores possuem travas (B) que devem ser pressionadas para liberar o conector. Remova o parafuso (C) que trava o volante na coluna de direção com chave alen de 10 mm.
5 - Depois de retirado o parafuso observe que há marcações no volante (A) e na coluna de direção (B) que devemos deixar alinhadas (quando for colocado novamente o volante).
6 - Depois de retirado o volante o passo seguinte é remover o sensor, observe que assim como o volante ele possui marcas (A) que devem estar alinhadas com as marcas da coluna de direção (B) depois de recolocá-lo.
7 - Este sensor possui um lado fixo (parte de trás junto com a chave de seta) e outro móvel (parte da frente junto com o volante). Para remover o sensor devemos primeiro retirar os dois parafusos (C) e com as duas mãos de cada lado pelas laterais na parte fixa do sensor devemos com os dedos puxá-lo devagar para fora. NÃO REMOVER O SENSOR PELA PARTE QUE É MOVEL (que fica junto ao volante).
8 - Depois de removido o sensor vemos a chave do Tempomat e Speedtronic (alguns modelos) (A), a chave de seta (B), os conectores do airbag e do sensor (C), os parafusos (D) que fixam as peças (Tempomat/Speedtronic e Chave de Seta junto com as guias de encaixe (E)).
9 - Remova os tres parafusos que fixam as alavancas do tempomat/speedtronic e chave de seta. Remova primeiro a alavanca do tempomat/speedtronic (carros que possuem) com cuidado, depois a chave de seta. Indicação (A) é o conector do Tempomat/Speedtronic, indicação B são os conectores do airbag e do sensor.
10 - Cuidado ao remover a chave de seta, pois o conector branco (A) que é fixado na chave de seta é curto e preso por duas travas atras que devem ser pressionadas com cuidado, então empurre o conector para frente e separe-o da chave.
11 - Com a chave já separada da coluna de direção e em uma bancada ou mesa devemos desmonta-la para efetuar a lubrificação. Esta chave possui duas travas (uma de cada lado) próximo a alavanca e mais duas na parte de trás. Para remover as travas próximo da alavanca utilize um alicate de bico para liberar as travas então puxe devagar e com cuidado, feito isso as travas na parte de trás se soltam.
12 - Com a tampa da chave retirada vemos o braço da chave de seta. Notem que a graxa utilizada já esta seca, este é um dos motivos do nhec nhec quando acionada.
13 - Vamos começar a desmontar o braço da chave de seta. Devemos retirar o acabamento da coluna de direção. Com uma chave de fenda de ponta fina solte a trava do acabamento da coluna de direção (são três, uma de cada lado na parte da frente e uma atrás).
14 - Agora separe o braço da seta da carcaça, ela é somente encaixada por guias e possui um pino de cada lado (que é responsável por travar o braço quando acionamos a seta), para retirar os pinos empurre um para o lado fazendo uma pequena pressão e retire-o da guia, feito isso o outro sai fácil. Na carcaça a peça branca é o retorno do braço para a posição zero (quando o volante vira) notem que não tem mais lubrificante.
15 - O braço da chave de seta possui um pino que trava o farol alto/baixo quando acionada e também faz o lampejamento do farol alto. Este componente também deve ser lubrificado. Para isso temos dois caminhos: Desmontando esta peça ou com a ajuda de uma seringa colocamos o lubrificante. Como eu não tenho uma seringa eu optei por desmontá-la. Na próxima lubrificação efetuarei esta etapa com a seringa. Com uma punção (ou chave) com o mesmo diametro do pino que prende o braço empurre-o para fora com cuidado até o final.
16 - E com a ajuda de um alicate retire o pino da carcaça com cuidado.
17 - Com o braço da chave fora da carcaça (A) (notem que não tem mais lubrificante) devemos lubrifica-la, primeiro limpe as peças com um pano. Não é necessário remover o pino que esta no braço (B) conseguimos lubrifica-lo sem desmontar. Não aconselho desmonta-lo, pois ele tem uma trava pequena e frágil.
18 - Depois de limpar a carcaça lubrifique-a
19 - Com o braço da chave de seta e a carcaça lubrificado devemos monta-los seguindo o processo inverso da desmontagem, após montado deixe-a de lado e vamos lubrificar a outra peça que é responsável pelo retorno do braço a posição zero. A peça de retorno (branca quase amarela) é só encaixada por uma guia e um pino com mola, com o dedo pressione para baixo que sai. Limpe as peças e passe o lubrificante.
20 - Não esta na foto mas deve-se lubrificar em cima da peça branca (retorno do braço), pois o braço da chave de seta se encaixa aí.
21 - Para montar os pinos que
travam o braço quando é acionado a seta faça o seguinte: primeiro passe
o lubrificante nos pinos e guias, depois coloque um pino com a mola e o
pino do outro lado fazendo uma leve pressão que eles encaixam no lugar. Com os pinos já lubrificados, lubrifique a carcaça do braço onde será encaixada na peça que faz o retorno do braço. Obseve que na carcaça do braço existe um pino guia que deve ser lubrificado.
22 - Para montar o braço da chave de seta na carcaça com os dedos faça uma leve pressão nos dois pinos que travam a alavanca, observe se o pino guia esta posicionado no orifício da carcaça e então encaixe o braço na carcaça, conforme foto abaixo.
23 - A tampa da chave de seta possui os contatos que fazem as ligações do farol alto/baixo e lampejamento do farol alto. Devemos lubrifica-lo também, somente nas guias por onde a peça branca “anda”.
24 - Antes de encaixar a tampa lubrifique a guia (B) e encaixe-a na peça que aciona o faro alto/baixo e lampejamento (A). Depois é só alinhar as travas que prendem a tampa com a carcaça da chave de seta.
25 - Com a chave de seta montada encaixe o acabamento da coluna de direção.
26 - Vamos iniciar a re-montagem da chave na coluna de direção, primeiro encaixe o conector branco.
27 – Como já informado no passo 8 devemos encaixar a chave de seta em sua guia (A)
28 – Colocar a chave do Tempomat/Speedtronic observando o correto encaixe de seu conector e as guias de encaixe (A). Feito isso coloque os parafusos philips (B).
29 – Para encaixar o sensor devemos posiciona-lo na coluna de direção, observar se o encaixe onde estão os parafusos e os dois conectores estão alinados, feito isso para encaixar o sensor vá apertando pela parte fixa do sensor até encaixar os contatos e finalize o encaixe apertando alternadamente os parafusos (A), após isso alinhe as indicações parte móvel do sensor com as indicações na coluna de direção (B). Não encoste a parte móvel com a parte fixa, pois com o movimento do volante ela pode ser danificada. O correto é deixá-la mais distante possível, pois quando for colocado o volante ela ficará na posição correta.
30 – Para encaixar o volante, passe os fios do air bag e da buzina. Alinhe as duas marcas do volante com as duas marcas na coluna de direção (A). Coloque e aperte o parafuso que prende o volante na coluna.
31 – Encaixe os conectores da buzina, do air bag. Coloque o air bag no volante e parafuse pelos dois parafusos que ficam na parte de trás do volante (passos 2 e 3).
32 – Ligue os pólos da bateria (primeiro positivo depois negativo), feito isso ligue o motor.
33 – Como a bateria foi desligada as luzes BAS/ESP e ABS estarão acesas (A), devemos reiniciar o sistema esterçando o volante totalmente para um lado, depois esterçando totalmente para o outro.
Pronto Sua chave de seta esta bem lubrificada
Foi utilizado vaselina para lubrificar as peças.
No meu caso eu notei que o acionamento da chave de seta ficou bem macio
Lembrando que nos veículos equipados com vidro elétrico nas quatro portas, deverá também ser efetuado o sincronismo de fechamento dos vidros que esta no manual de seu Classe A.
Att,
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Este tópico com tantos detalhes ficou melhor que o manual técnico oficial.
Parabéns Walter.
Parabéns Walter.
Christiano- Usuário Platina
- Mensagens : 1591
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 46
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Parabens, material de altissima qualidade.
rogerioroli- Usuário Bronze
- Mensagens : 87
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Muito bom mesmo. Parabens pela didática!
Abraços
Abraços
Franklin Tassara- Usuário Ouro
- Mensagens : 730
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 60
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Bela apresentação, ficou bem detalhada.
Berantis- Usuário Platina
- Mensagens : 2472
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 64
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Uau! Que trabalhão só para não ouvir o "nhec nhec", hehehe.
Parabéns Epicco! Muito bem detalhado! Eu também tenho essa mania detalhista.
Abs,
Parabéns Epicco! Muito bem detalhado! Eu também tenho essa mania detalhista.
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
alexandre, agradeça ao Walter Paiva que é o autor do tutorial.
_________________
Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Opa, falha minha.... parabéns ao Walter Paiva!
Abs,
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Opa fiz o procedimento e ficou show macia e sem barulhos, meu receio foi de que os comandos da seta não funcionassem, porem o que ficou sem funcionar após a remontagem foi a buzina.
Vou ter que desmontar e verificar se não deixei nada desencaixado.
Só uma duvida ... a buzina funciona sem a chave esta ligada ?
Vou ter que desmontar e verificar se não deixei nada desencaixado.
Só uma duvida ... a buzina funciona sem a chave esta ligada ?
Marcelo.- Usuário Iniciante
- Mensagens : 30
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Bem bacana o tutorial
john- Usuário Platina
- Mensagens : 3194
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Que belo post Walter,parabens!!!
RAUL DIAS- Usuário Platina
- Mensagens : 1534
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 70
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Duvido que a fabrica tenha uma orientação dessas para as CSS ! Ficou show. Parabéns. Fico aqui comigo imaginado que muita CSS ou oficina recorram ao fórum para saber o que fazer em alguns casos. Mas nunca vão admitir isso.
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Por nada pessoal! Fico contente que este tópico ajudou lá no portal Classe A e esta ajudando aqui também
Marcelo a buzina só funciona com o contato ligado (chave na posição 2 - todas as luzes do painel de instrumentos ligadas) ou com o motor funcionando.
Marcelo a buzina só funciona com o contato ligado (chave na posição 2 - todas as luzes do painel de instrumentos ligadas) ou com o motor funcionando.
_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Walter, muito bom o trabalho. Parabéns !
Mario Serrado- Usuário Iniciante
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 75
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Walter, excelente material técnico. Feito com muita dedicação e paciência. Parabéns, vai ser muito útil para todos nós.
ICarvalho- Usuário Bronze
- Mensagens : 60
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 77
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Walter,
Parabéns pela técnica e, principalmente, pela paciência em descrever todo o procedimento.
Estou feliz por meus carros não fazerem barulho na chave de seta.
Um abraço
Parabéns pela técnica e, principalmente, pela paciência em descrever todo o procedimento.
Estou feliz por meus carros não fazerem barulho na chave de seta.
Um abraço
Auro- Usuário Prata
- Mensagens : 295
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 83
EBM- Usuário Bronze
- Mensagens : 117
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Trabalho desenvolvido com riquezas de detalhes.
ParaBENZ Walter por compartilhar conosco. Colaboração de grandioso valor.
ParaBENZ Walter por compartilhar conosco. Colaboração de grandioso valor.
josias marques- Usuário Bronze
- Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Show de detalhes.
Na concessionaria nao sabem lubrificar,trocam a peça toda ahahahah
Na concessionaria nao sabem lubrificar,trocam a peça toda ahahahah
Timbalada- Usuário Iniciante
- Mensagens : 27
Data de inscrição : 19/08/2012
Idade : 60
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Devia trabalhar no departamento de confecção de manuais da Mercedes!
Meus parabéns!
Meus parabéns!
Hélio Cavallotti Júnior- Usuário Bronze
- Mensagens : 132
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Consegui profissional para consertar a chave de seta do A-160.
O serviço foi executado na oficina All Tec pelo profissional - Bira. O defeito estava no acionamento da luz alta que não retornava à posição original regularmente.
Valor cobrado pelo serviço R$180,00.
Preço da chave nova Intercar-Rio de Janeiro R$910,00. Se pago à vista desconto de 10%.
Endereço da oficina: Rua Barão de Mesquita, 640 B - Bairro Grajaú - Rio de Janeiro, telefones (021): 7851-3949 - 2571-7102 e 7893-0691.
O serviço foi executado na oficina All Tec pelo profissional - Bira. O defeito estava no acionamento da luz alta que não retornava à posição original regularmente.
Valor cobrado pelo serviço R$180,00.
Preço da chave nova Intercar-Rio de Janeiro R$910,00. Se pago à vista desconto de 10%.
Endereço da oficina: Rua Barão de Mesquita, 640 B - Bairro Grajaú - Rio de Janeiro, telefones (021): 7851-3949 - 2571-7102 e 7893-0691.
Mario Serrado- Usuário Iniciante
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 75
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
bom dia pessoal sou novo aqui no forum, porem com algumas experiencias com relação a carros, contudo esta classe a que comprei para minha esposa nunca tivemos na familia, temos uma Renault Grantur 2012 e este joinha da foto, este sim e meu brinquedo, porem este topico tem tanta riqueza de detalhes, que eu particularmente nao me atreveria a mexer, porem o seu criador esta de parabens, cuntudo somente uma pergunta um simples WB nao resolveria a questao?
abraços zanella
abraços zanella
otaviano zanella- Usuário Bronze
- Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/12/2012
Idade : 50
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
WALTINHO,
Parabéns pela detalhamento e excelentes fotos !
Coisa de profissa !
Parabéns pela detalhamento e excelentes fotos !
Coisa de profissa !
TZero- Banido
- Mensagens : 1316
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63
Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
eu aqui já fiz no meu comando de seta e ficou perfeito...
tava travado mesmo na posição normal o farol alto acendia e para rodar eu colocava a chave de seta no alto e não ligava o farol ai dava a andar porem se eu ligar o farol ficava somente no alto...agora ja esta normal depois de eu lipar tudo...lubrificar e depois ainda dei uma ajustada na palheta da tampa da chave de seta que corresponde ao farol alto..ficou 100%
otimo...
Class
tava travado mesmo na posição normal o farol alto acendia e para rodar eu colocava a chave de seta no alto e não ligava o farol ai dava a andar porem se eu ligar o farol ficava somente no alto...agora ja esta normal depois de eu lipar tudo...lubrificar e depois ainda dei uma ajustada na palheta da tampa da chave de seta que corresponde ao farol alto..ficou 100%
otimo...
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Re: (DIY - W168): Lubrificação da Chave de Seta - Postado por Walter Paiva
Walter, sabe onde encontro a peça do sensor descrito no item 7? - "Este sensor possui um lado fixo (parte de trás junto com a chave de seta) e outro móvel (parte da frente junto com o volante)" . Na minha Classe A estava com barulhos estranhos e alem disso a alavanca não voltava, seguindo o tutorial abri e vi que esta referida peça esta com as estrias quebradas. Preciso troca-la, obrigado!
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