(C216): Ficha técnica
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(C216): Ficha técnica
Tal como o seu chassi antecessor C215, a C216 não tem o pilar B. O design foi projetado por Gorden Wagener e Peter Pfeiffer.
Em junho de 2006, a Mercedes-Benz apresentou a Classe CL C216. Na tradição das grandes coupés de Stuttgart, o veículo de 2 portas vangloriou-se de exclusividades requintados, estilo sofisticado com tecnologia de ponta.
Os destaques técnicos da nova Classe CL incluía o sistema PRE-SAFE® e o sistema que desacelerava automaticamente o veículo em caso de uma iminente colisã. O equipamento de série também incluía inovações da Mercedes-Benz, tais como a suspensão ABC e o sistema de luzes inteligentes com 5 funções de iluminação.
Comparada com o modelo anterior, a novo coupé ficou maior. Comprimento de 5.065 mm, largura de 1.871 mm, altura de 1.418 mm. A capacidade do porta-malas aumentou em 40 litros para 490 litros.
Inicialmente, foram produzidos 2 modelos. A CL500 e a CL600 com motores V8 e V12, respetivamente. Em comparação com os modelos anteriores C215, os motores tinham mais potência e torque. Em termos de acústica, os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram transformar o modelo no carro mais silencioso da sua classe.
No outono de 2006, um júri de 150 jornalistas de automobilismo elegeu a nova CL o "Carro Top of 2007" na categoria "Luxo". Já os leitores do jornal alemão "Bild am Sonntag" conferiram o título "Golden Steering" para o modelo.
Os modelos AMG foram lançados no outono de 2006.
O motor de 8 cilindros da CL500 tinha 388 CV, 5.461 cilindradas e torque de 530 Nm. O motor recentemente desenvolvido foi, portanto, superior ao motor V8 anterior em 26% em potência e 15% em torque. Equipado com tecnologia de 4 válvulas por cilindro, eixos de comando variável, módulo de injeção de 2 estágios, o novo V8 foi um dos motores mais avançados em sua classe. A CL500 acelerava de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
A CL600 era dotada de motor bi-turbo de 12 cilindros. Os engenheiros da Mercedes-Benz melhoraram o motor em muitos detalhes, aumentando a produção de energia em comparação com o seu antecessor. O torque atingiu 830 Nm. A CL600 acelerava de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A Mercedes-Benz combinou a transmissão automática com o novo sistema DIRECT SELECT. O motorista poderia selecionar posições de transmissão "P", "N", "R" e "D" na alavanca de seleção da coluna de direção.
Uma versão ainda mais eficiente do sistema de suspensão ABC foi usado na C216. Isto proporcionou à coupé uma dinâmica maior e conforto superior. O sistema de luzes inteligentes possibilitada a condução noturna ainda mais segura. Juntamente com faróis bi-xênon, oferecia 5 funções de iluminação diferentes dependendo da luminosidade externa e tempo. O sistema iluminava o lado esquerdo da estrada com mais brilho que antes, dentre outros aspectos.
A tecnologia de radar ajudou o motorista a encontrar um espaço de estacionamento adequado e de manobrar para ele. Durante a condução até uma velocidade de 40 Km/h, sensores de radar nas laterais do para-choques detectavam se os espaços de estacionamento nas laterais do condutor e do passageiro da frente eram suficientemente adequados.
O interior da CL foi projetado para o conforto e relaxamento. Era dotada de ar-condicionado automático, COMAND com rádio e CD/DVD player e teto solar. O modelo CL600 também veio com um interior de couro exclusivo, madeira e alcantara. Adotava assentos multi-contorno dinâmico com função de massagem e ventilação, COMAND APS com disco rígido, sistema de som surround "Logic7" com DVD e sistema Keyless-GO. O ar-condicionado automático tinha 4 zonas de temperatura reguláveis separadamente. O condutor e o passageiro da frente poderiam selecionar a temperatura, distribuição de ar e outras configurações usando o COMAND ou o painel de interruptores abaixo das saídas de ar.
Os assentos recentemente desenvolvidos ofereciam o máximo em termos de conforto e segurança.
No Salão Internacional do Automóvel de Paris/França de 2006, a Mercedes-Benz apresentou a CL63 AMG com um motor V8 de 6.3 litros. Um ano depois, no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque/EUA, foi apresentada a CL65 AMG com motor V12.
Os modelos AMG eram dotados do sistema "RACETIMER" e relógio IWC.
Em 2007, a exclusiva CL65 AMG tornou-se o modelo topo da linha com seus 612 CV e torque de 1000 Nm. Acelerava de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e atingia 200 km/h em 13,3 segundos. A velocidade máxima foi limitada eletronicamente em 250 km/h.
A edição limitada "40th Anniversary" da CL65 AMG foi apresentado para marcar o 40.º aniversário da Mercedes-AMG. Foram fabricadas apenas 40 veículos com a cor AMG Alubeam. Esse pintura foi aplicada em um processo novo que fez o brilho da pintura parecer metal líquido. O interior foi primorosamente concebido.
A partir de 2007, era opcional no chassi o sistema Blind Spot Assist para ajudar o motorista quando mudava de faixa de rodagem. O novo sistema de assistência da Mercedes-Benz empregava 6 sensores de radar de curto alcance nos para-choques dianteiros e traseiros. Eles monitoravam a área para ambos os lados e atrás do veículo, incluindo ponto cego do motorista (a área não coberta pelos espelhos externos). Se o sistema detectasse um outro veículo na zona de aviso, um símbolo vermelho aparecia no vidro do espelho exterior. Este símbolo informava o motorista que poderia ser perigoso mudar de faixa. Se ignorada essa informação e o motorista acionasse a seta, o símbolo vermelho no espelho começava a piscar, reforçado por um aviso sonoro.
No verão de 2008, a Mercedes-Benz apresentou a versão 4MATIC. Em condições de chuva, neve ou gelo, a CL500 4MATIC tinha maior tração e estabilidade direcional.
Também tornou-se opcional o sistema de freios Assist PLUS e Night View Assist.
Em 2009, a Mercedes-Benz apresentou uma edição especial exclusiva. Os detalhes requintados incluíam emblemas das marcas originais incorporadas pela Mercedes-Benz no console central. Eles eram cópias exatas dos emblemas que Daimler-Motoren-Gesellschaft e Benz & Cie tinham registrado como marcas há 100 anos.
Também em 2009, a Mercedes-Benz possibilitou a aquisição do pacote AMG para a CL500 e CL500 4MATIC.
Em julho de 2010, a Mercedes-Benz lançou uma nova geração da série do modelo C216.
Chassi: 216.371.
Produzida entre maio de 2005 e maio de 2006.
Motor a gasolina M273 E 55 (273.961), 8 cilindros em V, 5.461 cilindradas e 388 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.
Chassi: 216.376.
Produzida entre maio de 2005 e maio de 2006.
Motor a gasolina M275 E 55 LA (275.953), 12 cilindros em V, 5.513 cilindradas e 517 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.
Chassi: 216.377.
Produzida entre maio de 2006 e novembro de 2006.
Motor a gasolina M156 E 62 (156.984), 8 cilindros em V, 6.208 cilindradas e 525 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.
Chassi: 216.379.
Produzida desde janeiro de 2007.
Motor a gasolina M275 E 60 LA AMG (275.982), 12 cilindros em V, 5.980 cilindradas e 612 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=453324#toRelation
Em junho de 2006, a Mercedes-Benz apresentou a Classe CL C216. Na tradição das grandes coupés de Stuttgart, o veículo de 2 portas vangloriou-se de exclusividades requintados, estilo sofisticado com tecnologia de ponta.
Os destaques técnicos da nova Classe CL incluía o sistema PRE-SAFE® e o sistema que desacelerava automaticamente o veículo em caso de uma iminente colisã. O equipamento de série também incluía inovações da Mercedes-Benz, tais como a suspensão ABC e o sistema de luzes inteligentes com 5 funções de iluminação.
Comparada com o modelo anterior, a novo coupé ficou maior. Comprimento de 5.065 mm, largura de 1.871 mm, altura de 1.418 mm. A capacidade do porta-malas aumentou em 40 litros para 490 litros.
Inicialmente, foram produzidos 2 modelos. A CL500 e a CL600 com motores V8 e V12, respetivamente. Em comparação com os modelos anteriores C215, os motores tinham mais potência e torque. Em termos de acústica, os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram transformar o modelo no carro mais silencioso da sua classe.
No outono de 2006, um júri de 150 jornalistas de automobilismo elegeu a nova CL o "Carro Top of 2007" na categoria "Luxo". Já os leitores do jornal alemão "Bild am Sonntag" conferiram o título "Golden Steering" para o modelo.
Os modelos AMG foram lançados no outono de 2006.
O motor de 8 cilindros da CL500 tinha 388 CV, 5.461 cilindradas e torque de 530 Nm. O motor recentemente desenvolvido foi, portanto, superior ao motor V8 anterior em 26% em potência e 15% em torque. Equipado com tecnologia de 4 válvulas por cilindro, eixos de comando variável, módulo de injeção de 2 estágios, o novo V8 foi um dos motores mais avançados em sua classe. A CL500 acelerava de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
A CL600 era dotada de motor bi-turbo de 12 cilindros. Os engenheiros da Mercedes-Benz melhoraram o motor em muitos detalhes, aumentando a produção de energia em comparação com o seu antecessor. O torque atingiu 830 Nm. A CL600 acelerava de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A Mercedes-Benz combinou a transmissão automática com o novo sistema DIRECT SELECT. O motorista poderia selecionar posições de transmissão "P", "N", "R" e "D" na alavanca de seleção da coluna de direção.
Uma versão ainda mais eficiente do sistema de suspensão ABC foi usado na C216. Isto proporcionou à coupé uma dinâmica maior e conforto superior. O sistema de luzes inteligentes possibilitada a condução noturna ainda mais segura. Juntamente com faróis bi-xênon, oferecia 5 funções de iluminação diferentes dependendo da luminosidade externa e tempo. O sistema iluminava o lado esquerdo da estrada com mais brilho que antes, dentre outros aspectos.
A tecnologia de radar ajudou o motorista a encontrar um espaço de estacionamento adequado e de manobrar para ele. Durante a condução até uma velocidade de 40 Km/h, sensores de radar nas laterais do para-choques detectavam se os espaços de estacionamento nas laterais do condutor e do passageiro da frente eram suficientemente adequados.
O interior da CL foi projetado para o conforto e relaxamento. Era dotada de ar-condicionado automático, COMAND com rádio e CD/DVD player e teto solar. O modelo CL600 também veio com um interior de couro exclusivo, madeira e alcantara. Adotava assentos multi-contorno dinâmico com função de massagem e ventilação, COMAND APS com disco rígido, sistema de som surround "Logic7" com DVD e sistema Keyless-GO. O ar-condicionado automático tinha 4 zonas de temperatura reguláveis separadamente. O condutor e o passageiro da frente poderiam selecionar a temperatura, distribuição de ar e outras configurações usando o COMAND ou o painel de interruptores abaixo das saídas de ar.
Os assentos recentemente desenvolvidos ofereciam o máximo em termos de conforto e segurança.
No Salão Internacional do Automóvel de Paris/França de 2006, a Mercedes-Benz apresentou a CL63 AMG com um motor V8 de 6.3 litros. Um ano depois, no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque/EUA, foi apresentada a CL65 AMG com motor V12.
Os modelos AMG eram dotados do sistema "RACETIMER" e relógio IWC.
Em 2007, a exclusiva CL65 AMG tornou-se o modelo topo da linha com seus 612 CV e torque de 1000 Nm. Acelerava de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e atingia 200 km/h em 13,3 segundos. A velocidade máxima foi limitada eletronicamente em 250 km/h.
A edição limitada "40th Anniversary" da CL65 AMG foi apresentado para marcar o 40.º aniversário da Mercedes-AMG. Foram fabricadas apenas 40 veículos com a cor AMG Alubeam. Esse pintura foi aplicada em um processo novo que fez o brilho da pintura parecer metal líquido. O interior foi primorosamente concebido.
A partir de 2007, era opcional no chassi o sistema Blind Spot Assist para ajudar o motorista quando mudava de faixa de rodagem. O novo sistema de assistência da Mercedes-Benz empregava 6 sensores de radar de curto alcance nos para-choques dianteiros e traseiros. Eles monitoravam a área para ambos os lados e atrás do veículo, incluindo ponto cego do motorista (a área não coberta pelos espelhos externos). Se o sistema detectasse um outro veículo na zona de aviso, um símbolo vermelho aparecia no vidro do espelho exterior. Este símbolo informava o motorista que poderia ser perigoso mudar de faixa. Se ignorada essa informação e o motorista acionasse a seta, o símbolo vermelho no espelho começava a piscar, reforçado por um aviso sonoro.
No verão de 2008, a Mercedes-Benz apresentou a versão 4MATIC. Em condições de chuva, neve ou gelo, a CL500 4MATIC tinha maior tração e estabilidade direcional.
Também tornou-se opcional o sistema de freios Assist PLUS e Night View Assist.
Em 2009, a Mercedes-Benz apresentou uma edição especial exclusiva. Os detalhes requintados incluíam emblemas das marcas originais incorporadas pela Mercedes-Benz no console central. Eles eram cópias exatas dos emblemas que Daimler-Motoren-Gesellschaft e Benz & Cie tinham registrado como marcas há 100 anos.
Também em 2009, a Mercedes-Benz possibilitou a aquisição do pacote AMG para a CL500 e CL500 4MATIC.
Em julho de 2010, a Mercedes-Benz lançou uma nova geração da série do modelo C216.
- Dados técnicos do modelo CL500 (C216 E 55):
Chassi: 216.371.
Produzida entre maio de 2005 e maio de 2006.
Motor a gasolina M273 E 55 (273.961), 8 cilindros em V, 5.461 cilindradas e 388 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.
- Dados técnicos do modelo CL600 (C216 E 55 LA):
Chassi: 216.376.
Produzida entre maio de 2005 e maio de 2006.
Motor a gasolina M275 E 55 LA (275.953), 12 cilindros em V, 5.513 cilindradas e 517 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.
- Dados técnicos do modelo CL63 AMG (C216 E 62 AMG):
Chassi: 216.377.
Produzida entre maio de 2006 e novembro de 2006.
Motor a gasolina M156 E 62 (156.984), 8 cilindros em V, 6.208 cilindradas e 525 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.
- Dados técnicos do modelo CL65 AMG (C216 E 60 LA AMG):
Chassi: 216.379.
Produzida desde janeiro de 2007.
Motor a gasolina M275 E 60 LA AMG (275.982), 12 cilindros em V, 5.980 cilindradas e 612 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=453324#toRelation
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