W203 - O Começo e o Fim
+18
ricardovasco
Gauderio
LBeims
Antônio Elias
Berantis
xiko
Borg
Gabriel França
Alexandre - PR
Paulo Neves
douglas barddal
pedroalexrj
CMC
ZIG MASTER
António Júlio
ThalesCastro
Luiz Pinheiro
Bremen
22 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
W203 - O Começo e o Fim
Confrades
Em 1994 começou o desenvolvimento do futuro C Klasse, que viria a substituir o W202. O tranalho de design, iniciado na metade de 1994, foi aprovado em 1995 pelo Comite Executivo da Mercedes Benz. As patentes de design foram submetidas em 20 de Abril de 1998 e 4 de Março de 1999. Os testes foram conduzidos e o desenvolvimento foi concluido ao final de 1999.
O lançamento ocorreu em Março de 2000 na Alemanha. O modelo sedan saiu com opções de motores a gasolina de 4 e 6 cilindros e a diesel de 4 e 5 cilindros. A maioria dos motores eram orinundos do W202, mas o C320 era exclusivo. As versões diesel apresentavam agora injeção direta do tipo common rail e turbocompressores de geometria variável. Cambios manuais de 6 marchas eram o padrão para toda a série, exceto para o C320.
E também, pela primeira vez, o número dos modelos não era mais equivalente a capacidade cúbica do motor, masi especificamente no C200 (1,8 litro): C240 (2,6 litros) e C200 CDI (2,2 litros).
A nova C Klasse veio não apenas na versão Sedan, mas também na versão Touring e na versão Coupe (Hatch).
Após a performance dos modelos AMG da geração W202, a Mercedes Benz tentou aumentar as vendas para os compradores mais abastados, lançando 2 versões AMG diferentes do W203, também como modelos 2001. O C32 AMG teve sua motorização reduzida para um V6 de 3.3 litros, para competir com o BMW E46 M3 e melhorar a distribuição de peso, quando comparado com o C43 AMG, mas isto requereu a adoção de um supercharger (fabricado pela IHI) afim de alcanlar a potencia necessária (354 HP). Assim como seus antecessores C36 AMG e C43 AMG, ele usava um cambio automático de 5 marchas, indo de 0 a 100 Km/h em 5.2 segundos.
O outro modelo AMG foi o C30 CDI AMG, usando um motor diesel de 3.0 litros e cinco cilindros, com 231 HP. Ambos estiveram disponíveis nos 3 tipos de carroceria (sedan, Touring e coupe). A versão diesel não teve a demanda esperada e foi descontinuada em 2004, assim como também foi a versão C32 AMG coupe (hatch).
Em 2004, ocorreu um facelift do W203 e o modelo C32 AMG foi substituido pelo C55 AMG, de 8 cilindros em V e sem o supercharger.
Vejam a seguir fotos de alguns dos protótipos do W203. Felizmente a fábrica escolheu o mais feliz deles, que foi um sucesso de design enquanto esteve em produção.
Até Setembro de 2006, aproximadamente 2 milhões de veículos W203 (incluindo sedan, touring e coupe) foram vendidos, desde Março de 2000, sendo 1,4 milhão de sedans, 330.000 tourings e 283.000 coupes. Algo como 30% do total das vendas ocorreu na Alemanha e uns 20% nos Estados Unidos.
O último W203 foi produzido em 14 de dezembro de 2006, na fábrica de Sildelfingen.
Em 1994 começou o desenvolvimento do futuro C Klasse, que viria a substituir o W202. O tranalho de design, iniciado na metade de 1994, foi aprovado em 1995 pelo Comite Executivo da Mercedes Benz. As patentes de design foram submetidas em 20 de Abril de 1998 e 4 de Março de 1999. Os testes foram conduzidos e o desenvolvimento foi concluido ao final de 1999.
O lançamento ocorreu em Março de 2000 na Alemanha. O modelo sedan saiu com opções de motores a gasolina de 4 e 6 cilindros e a diesel de 4 e 5 cilindros. A maioria dos motores eram orinundos do W202, mas o C320 era exclusivo. As versões diesel apresentavam agora injeção direta do tipo common rail e turbocompressores de geometria variável. Cambios manuais de 6 marchas eram o padrão para toda a série, exceto para o C320.
E também, pela primeira vez, o número dos modelos não era mais equivalente a capacidade cúbica do motor, masi especificamente no C200 (1,8 litro): C240 (2,6 litros) e C200 CDI (2,2 litros).
A nova C Klasse veio não apenas na versão Sedan, mas também na versão Touring e na versão Coupe (Hatch).
Após a performance dos modelos AMG da geração W202, a Mercedes Benz tentou aumentar as vendas para os compradores mais abastados, lançando 2 versões AMG diferentes do W203, também como modelos 2001. O C32 AMG teve sua motorização reduzida para um V6 de 3.3 litros, para competir com o BMW E46 M3 e melhorar a distribuição de peso, quando comparado com o C43 AMG, mas isto requereu a adoção de um supercharger (fabricado pela IHI) afim de alcanlar a potencia necessária (354 HP). Assim como seus antecessores C36 AMG e C43 AMG, ele usava um cambio automático de 5 marchas, indo de 0 a 100 Km/h em 5.2 segundos.
O outro modelo AMG foi o C30 CDI AMG, usando um motor diesel de 3.0 litros e cinco cilindros, com 231 HP. Ambos estiveram disponíveis nos 3 tipos de carroceria (sedan, Touring e coupe). A versão diesel não teve a demanda esperada e foi descontinuada em 2004, assim como também foi a versão C32 AMG coupe (hatch).
Em 2004, ocorreu um facelift do W203 e o modelo C32 AMG foi substituido pelo C55 AMG, de 8 cilindros em V e sem o supercharger.
Vejam a seguir fotos de alguns dos protótipos do W203. Felizmente a fábrica escolheu o mais feliz deles, que foi um sucesso de design enquanto esteve em produção.
Até Setembro de 2006, aproximadamente 2 milhões de veículos W203 (incluindo sedan, touring e coupe) foram vendidos, desde Março de 2000, sendo 1,4 milhão de sedans, 330.000 tourings e 283.000 coupes. Algo como 30% do total das vendas ocorreu na Alemanha e uns 20% nos Estados Unidos.
O último W203 foi produzido em 14 de dezembro de 2006, na fábrica de Sildelfingen.
Bremen- Usuário Ouro
- Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69
Re: W203 - O Começo e o Fim
Bremem, muito legal o tópico, parabéns. Concordo contigo, realmente a versão final é bem melhor que essas das fotos. A primeira (verde) com farol de megane, não dá né?!!rsrsrs
Abs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: W203 - O Começo e o Fim
Bremen... sensacional o tópico... bela história. Nem sabia que existia o w203 Hatch ... Muito legal também os protótipos que não sairam.. buscou fundo
Abraços
Abraços
ThalesCastro- Usuário Bronze
- Mensagens : 67
Data de inscrição : 25/08/2012
Idade : 55
Re: W203 - O Começo e o Fim
Parabéns Bremen pelo excelente post, um verdadeiro "pedigree" da W203.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: W203 - O Começo e o Fim
Parabéns, Bremen, magnífico post!
Uma informação que me deixou com a pulga atrás da orelha é esta de que a W203 vendeu 2 milhões de unidades,ou seja, mais que a 201, que vendeu 1,8 milhão.A 202 eu não sei o quanto ela vendeu, mas a dúvida é: qual o modelo mais vendido da história da Mercedes Benz?
Uma curiosidade que tenho é se chegaram a serem vendidas no Brasil as W203 nas cores verde e vermelha ou não.Eu pessoalmente nunca vi nenhuma por aqui, sempre preta, prata ou azul escuro.
CMC
Uma informação que me deixou com a pulga atrás da orelha é esta de que a W203 vendeu 2 milhões de unidades,ou seja, mais que a 201, que vendeu 1,8 milhão.A 202 eu não sei o quanto ela vendeu, mas a dúvida é: qual o modelo mais vendido da história da Mercedes Benz?
Uma curiosidade que tenho é se chegaram a serem vendidas no Brasil as W203 nas cores verde e vermelha ou não.Eu pessoalmente nunca vi nenhuma por aqui, sempre preta, prata ou azul escuro.
CMC
Re: W203 - O Começo e o Fim
CMC,
A única côr que cheguei a vêr nas W203, além da preta, prata e azul escuro, foi uma na côr champanhe com interior beje, sendo que êste carro inclusive estava a venda na WEB, a algum tempo atrás.
A única côr que cheguei a vêr nas W203, além da preta, prata e azul escuro, foi uma na côr champanhe com interior beje, sendo que êste carro inclusive estava a venda na WEB, a algum tempo atrás.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Mensagens : 3509
Data de inscrição : 06/08/2012
Re: W203 - O Começo e o Fim
Ah, Zig, meu amigo, ela deve ficar muito bela na cor champagne, viu?
Aliás, a 203 é belíssima em práticamente qualquer cor, foi um design muito feliz !
Obrigado pela informação.
São poucas as carrocerias que tem a felicidade de ficar bem na maioria das cores.A única cor que acho em que quase nenhuma Mercedes youngtimer consegue ficar bem, é a amarela, mas por outro lado esta cor é ingrata para qualquer carro, não fica bem em quase nenhum!
Uma grande pena que não tenha sido feita numa versão conversível, teria ficado linda !
Mas não deve ter sido feita porque tiraria mercado da CLK conversível.
Abraço,
CMC
Aliás, a 203 é belíssima em práticamente qualquer cor, foi um design muito feliz !
Obrigado pela informação.
São poucas as carrocerias que tem a felicidade de ficar bem na maioria das cores.A única cor que acho em que quase nenhuma Mercedes youngtimer consegue ficar bem, é a amarela, mas por outro lado esta cor é ingrata para qualquer carro, não fica bem em quase nenhum!
Uma grande pena que não tenha sido feita numa versão conversível, teria ficado linda !
Mas não deve ter sido feita porque tiraria mercado da CLK conversível.
Abraço,
CMC
Re: W203 - O Começo e o Fim
CMC
Sim, além dos tradicionais Prata, Preto e Azul Escuro, existem alguns veículos de outras cores, porém muito mais raros. Nos links abaixo voce encontrará alguns deles:
Cor Verde ==>
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cor Branco ==>
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cor Vinho (Vermelho) ==>
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Sim, além dos tradicionais Prata, Preto e Azul Escuro, existem alguns veículos de outras cores, porém muito mais raros. Nos links abaixo voce encontrará alguns deles:
Cor Verde ==>
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cor Branco ==>
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cor Vinho (Vermelho) ==>
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bremen- Usuário Ouro
- Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69
Re: W203 - O Começo e o Fim
Belíssimo post meu caro Bremen...
Não fazia ideia de muita coisa informada aí...
abs.
Não fazia ideia de muita coisa informada aí...
abs.
pedroalexrj- Usuário Platina
- Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49
Re: W203 - O Começo e o Fim
Bremem, obrigado pelas informações, a que mais gostei foi a verde, a vinho também ficou legal, mas não tanto.A branca também ficou muito bem para a 203,mas o antigo dono teve a idéia infeliz de tirar a estrela de cima do capô e a colocar na grade, aí estragou, na minha opinião todo o estilo da 203.
Mas aqui vai um vídeo sobre a 203, que acho que o pessoal vai gostar, apesar de estar em alemão:
you tube
Não consegui por o vídeo direto, de um modo que segue o link acima.
Abraço,
CMC
Mas aqui vai um vídeo sobre a 203, que acho que o pessoal vai gostar, apesar de estar em alemão:
you tube
Não consegui por o vídeo direto, de um modo que segue o link acima.
Abraço,
CMC
Re: W203 - O Começo e o Fim
Lindo amigo, belo trabalho de quem é apaixonado por Mercedes.
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62
Re: W203 - O Começo e o Fim
CMC
Excelente a idéia deste vídeo.
Abaixo a versão de seu vídeo em Ingles
PS- quando quiser inserir um vídeo é bem fácil.
1- Copie o endereço completo que aparece no seu browser. ex: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2- Aperte o botão de inserir vídeos (é aquele que tem a aparencia de um pedaço de " allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"filminho verde" que aparece depois do botão com a letra F
vermelha.
3- Cole o endereço que voce copiou do seu browser.
4- Depois de colado, aperte o botão OK
5- O endereço vai aparecer em sua resposta. Será exatamente o mesmo que voce colou anteriormente, porém precedido por [youtube] e encerrado po [/youtube]
Experimente.
Excelente a idéia deste vídeo.
Abaixo a versão de seu vídeo em Ingles
PS- quando quiser inserir um vídeo é bem fácil.
1- Copie o endereço completo que aparece no seu browser. ex: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2- Aperte o botão de inserir vídeos (é aquele que tem a aparencia de um pedaço de " allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"filminho verde" que aparece depois do botão com a letra F
vermelha.
3- Cole o endereço que voce copiou do seu browser.
4- Depois de colado, aperte o botão OK
5- O endereço vai aparecer em sua resposta. Será exatamente o mesmo que voce colou anteriormente, porém precedido por [youtube] e encerrado po [/youtube]
Experimente.
Última edição por Bremen em Dom 02 Set 2012, 20:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : versão em Ingles)
Bremen- Usuário Ouro
- Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69
Re: W203 - O Começo e o Fim
Oi, Bremen, muito obrigado por colocar o filme para mim, e que bom que você gostou !
Então, eu normalmente sei colocar os vídeos, já até coloquei antes, o problema foi que desta vez o botão de inserir vídeo não apareceu na minha tela.Eu achei que ele não aparecesse na hora de responder tópicos ,só na hora de abrir um tópico novo.Mas talvez a página não tenha sido carregada corretamente no meu computador na hora que fui tentar colocar o vídeo.Agora mesmo, enquanto estou escrevendo esta mensagem, o botão que você se referiu não está aparecendo para mim.
Abraços,
CMC !
Então, eu normalmente sei colocar os vídeos, já até coloquei antes, o problema foi que desta vez o botão de inserir vídeo não apareceu na minha tela.Eu achei que ele não aparecesse na hora de responder tópicos ,só na hora de abrir um tópico novo.Mas talvez a página não tenha sido carregada corretamente no meu computador na hora que fui tentar colocar o vídeo.Agora mesmo, enquanto estou escrevendo esta mensagem, o botão que você se referiu não está aparecendo para mim.
Abraços,
CMC !
Re: W203 - O Começo e o Fim
CMC
Realmente é estranho. O tal botãozinho deveria aparecer.
Mas aproveitando o embalo dos vídeos, segue abaixo um específico da versão Touring:
Este deverá agradar ao Gaudério e ao LBeims
Realmente é estranho. O tal botãozinho deveria aparecer.
Mas aproveitando o embalo dos vídeos, segue abaixo um específico da versão Touring:
Este deverá agradar ao Gaudério e ao LBeims
Bremen- Usuário Ouro
- Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69
Re: W203 - O Começo e o Fim
Fantástico vídeo, Bremen!
Não agradou apenas a eles, mas a mim também, e muito !
Esta realmente é a mais linda perua que a Mercedes já fez, na minha opinião, e deve ser um espetáculo para viajar !
Fiquei muito impressionado com o tamanho gigantesco do porta malas dela, mais espaçoso do que eu pensava!
Será que ela tem exatamente o mesmo comprimento do sedã, ou é maior?
Abraço,
CMC
Não agradou apenas a eles, mas a mim também, e muito !
Esta realmente é a mais linda perua que a Mercedes já fez, na minha opinião, e deve ser um espetáculo para viajar !
Fiquei muito impressionado com o tamanho gigantesco do porta malas dela, mais espaçoso do que eu pensava!
Será que ela tem exatamente o mesmo comprimento do sedã, ou é maior?
Abraço,
CMC
Re: W203 - O Começo e o Fim
Parabéns pela lembrança de uma das mais elegantes e ao mesmo tempo esportiva carroceria que a Mercedes criou:W203
Paulo Neves- Usuário Iniciante
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 61
Re: W203 - O Começo e o Fim
Parabéns pelo post, Bremen.
Apenas um adendo:
As AMG V8 da W203 sofreram modificação no cofre do motor, pois não cabia o V8.
Então, ele foi aumentado, assim como, creio eu, o tamanho total da carroceria em alguns CM.
Abs,
Apenas um adendo:
As AMG V8 da W203 sofreram modificação no cofre do motor, pois não cabia o V8.
Então, ele foi aumentado, assim como, creio eu, o tamanho total da carroceria em alguns CM.
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: W203 - O Começo e o Fim
Corretíssimo Alexandre. Para caber o motor V8 esta versão do W203 teve que ter a sua frente "esticada".
Notar que um confrade possui um exemplar do W203 C55 AMGaqui no Brasil. E está em Barbacena, Minas Gerias. Quem será?
Notar que um confrade possui um exemplar do W203 C55 AMGaqui no Brasil. E está em Barbacena, Minas Gerias. Quem será?
Bremen- Usuário Ouro
- Mensagens : 711
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 69
Re: W203 - O Começo e o Fim
A.E.
E afinal, quantos CM à mais, tem essa AMG V8, comparada com as normais?
Abs,
E afinal, quantos CM à mais, tem essa AMG V8, comparada com as normais?
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: W203 - O Começo e o Fim
Mais uma contribuição dos protótipos:
Alexandre - PR- Usuário Platina
- Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: W203 - O Começo e o Fim
A C55 tem 8 cm a mais que a 203 normal.
Tem uma preta a venda em SP, estou avaliando a compra, precisa de alguns retoques!!
Abs
Tem uma preta a venda em SP, estou avaliando a compra, precisa de alguns retoques!!
Abs
Gabriel França- Usuário Bronze
- Mensagens : 55
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 46
Re: W203 - O Começo e o Fim
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Reportagem da 4 Rodas no lançamento da C55...
Reportagem da 4 Rodas no lançamento da C55...
Gabriel França- Usuário Bronze
- Mensagens : 55
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 46
Re: W203 - O Começo e o Fim
Interessante.... na foto da comemoração da última W203 saida da linha de produção está escrito no vidro Sindelfingen .....
As W 203 eram produzidas nesta fábrica ? Pois a minha W203 2001 tem gravado nas placas de identificação como sendo fabricada em Stuttgart
As W 203 eram produzidas nesta fábrica ? Pois a minha W203 2001 tem gravado nas placas de identificação como sendo fabricada em Stuttgart
Borg- Usuário Ouro
- Mensagens : 927
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 66
Re: W203 - O Começo e o Fim
Carro que deixou saudades!!! Ótimo tópico, Bremem!!!
xiko- Usuário Iniciante
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 45
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» [W203] Vendo Filtro Ar W203 V6 - A273-094-04-04
» Especialista em W203
» (W203): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
» W203 C32K AMG
» Mercedes C-180 w203
» Especialista em W203
» (W203): Óleo do motor - especificações técnicas - óleo e filtro correto - periodicidade da troca
» W203 C32K AMG
» Mercedes C-180 w203
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos