(W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
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(W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Sou principiante e, como já me apresentei, gostaria de saber de onde vem o sinal de rotação do motor M110.989 da minha 208SE ano 84.
Acredito que o sinal não esta chegando ao relé que controla a bomba de combustível, pois comprei a mesma com uma ¨GAMBIARRA" na caixa de fusíveis fazendo c/ que a bomba fique ligada o tempo todo após ligar a chave de contato.
Ao retirar a "GAMBI", a bomba funciona por um pequeno intervalo de tempo (para pressurizar o sistema) e para ao dar partida, o motor pega mas apaga em seguida. Acredito não estar reconhecendo motor em movimento para manter a bomba ligada.
Alguém pode me ajudar?
Acredito que o sinal não esta chegando ao relé que controla a bomba de combustível, pois comprei a mesma com uma ¨GAMBIARRA" na caixa de fusíveis fazendo c/ que a bomba fique ligada o tempo todo após ligar a chave de contato.
Ao retirar a "GAMBI", a bomba funciona por um pequeno intervalo de tempo (para pressurizar o sistema) e para ao dar partida, o motor pega mas apaga em seguida. Acredito não estar reconhecendo motor em movimento para manter a bomba ligada.
Alguém pode me ajudar?
efgfilho- Usuário Iniciante
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
O sinal vem da partida via rele da bomba de combustivel.
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Alan
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Alan- Consultor Técnico
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Da partida? Via rele da bomba?
Desculpe, mas continuo na dúvida. No esquema do relé tem o terminal 1 denominado "V" que é descrito como: "transmiter electronic tachometer". Estou achando q é um sinal de entrada no relé. Estou enganado?
De qualquer forma, deve haver um sensor instalado no motor q envia o sinal. Como o conta giros funciona? por exemplo. O mesmo sinal do conta giros é usado no sistema de injeção?
De qualquer forma, agradeço muito. Alan.
Desculpe, mas continuo na dúvida. No esquema do relé tem o terminal 1 denominado "V" que é descrito como: "transmiter electronic tachometer". Estou achando q é um sinal de entrada no relé. Estou enganado?
De qualquer forma, deve haver um sensor instalado no motor q envia o sinal. Como o conta giros funciona? por exemplo. O mesmo sinal do conta giros é usado no sistema de injeção?
De qualquer forma, agradeço muito. Alan.
efgfilho- Usuário Iniciante
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
De acordo com esta explicação (http://www.benzworld.org/forums/w123-e-ce-d-cd-td/1276559-tachometer-m110-2.html#post2044492), uma das funções dessa entrada no relê é servir como limitador de giros, desligando a bomba de combustível quando o motor atinge determinada rotação.
Aqui (http://www.peachparts.com/shopforum/168343-post4.html) diz que é o sensor de posição do virabrequim que faz a função de sensor de rotação, tanto para a ignição eletrônica como para o conta-giros, e ele fica na região do volante do motor.
Aqui (http://www.peachparts.com/shopforum/168343-post4.html) diz que é o sensor de posição do virabrequim que faz a função de sensor de rotação, tanto para a ignição eletrônica como para o conta-giros, e ele fica na região do volante do motor.
Guilhermino- Usuário Ouro
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Confrade:
Se envolve bomba de combustível e não conseguir a solução, há especialista em SP:
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AEP- Usuário Platina
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Obrigado a todos.
Vou tentar encontrar este sensor e entender como funciona, pois agora parece que a entrada de rotação no relé é o terminal denominado "TD".
Vou tentar encontrar este sensor e entender como funciona, pois agora parece que a entrada de rotação no relé é o terminal denominado "TD".
efgfilho- Usuário Iniciante
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
O td e o sensor de rotação, mas somente quando o motor pegou, 700 rpm, o processo inicial com a rotação somente do motor de arranque não gera sinal td
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Alan
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Alan- Consultor Técnico
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Ok. Caro Alan. Mas acho q é o sinal que deverá manter a bomba de combustível ligada após o motor estar em movimento. Ou não? Antes eu achava que seria o sinal "V" definido como "transmiter electonic tachometer" que agora eu não sei mais pra que serve.
De qualquer forma, Eu ainda não identifiquei o bendito sensor que manda este sinal para o relé. Meu motor é um M110.
Agradeço qualquer colaboração, pois sou teimoso e meu foco agora é: saber se o sinal de rotação do motor está chegando ao relé. Continuo com a bomba funcionando somente com a gambiarra que me referí anteriormente, pois acredito q exista problema neste sinal. Onde fica o sensor de rotação q envia o sinal "TD" ou o sinal "V". Estou pirando.
Ainda virão muitas dúvidas, pois depois disto vou querer saber porque meu carro não responde quando se exige rotações mais altas? Estou ligando o fato ao sensor de rotação. Talvez esteja totalmente enganado.
Estou trabalhando com um esquema do relé bastante parecido com o q o Guilhermino enviou.
Muito agradecido a todos.
De qualquer forma, Eu ainda não identifiquei o bendito sensor que manda este sinal para o relé. Meu motor é um M110.
Agradeço qualquer colaboração, pois sou teimoso e meu foco agora é: saber se o sinal de rotação do motor está chegando ao relé. Continuo com a bomba funcionando somente com a gambiarra que me referí anteriormente, pois acredito q exista problema neste sinal. Onde fica o sensor de rotação q envia o sinal "TD" ou o sinal "V". Estou pirando.
Ainda virão muitas dúvidas, pois depois disto vou querer saber porque meu carro não responde quando se exige rotações mais altas? Estou ligando o fato ao sensor de rotação. Talvez esteja totalmente enganado.
Estou trabalhando com um esquema do relé bastante parecido com o q o Guilhermino enviou.
Muito agradecido a todos.
efgfilho- Usuário Iniciante
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Parece que falei besteira. Lendo melhor o segundo tópico que postei, aparentemente não há sensor no volante do motor, e sim na base do distribuidor. Deve haver um cabo que sai de lá e vai para o relê da bomba, e de lá para o conta-giros (se houver).
Encontrei aqui a seção do manual de serviço que descreve o funcionamento da bomba e de outros componentes do sistema de injeção: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] O esquema que postei antes se refere os carros produzidos até setembro de 1981.
Encontrei aqui a seção do manual de serviço que descreve o funcionamento da bomba e de outros componentes do sistema de injeção: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] O esquema que postei antes se refere os carros produzidos até setembro de 1981.
Guilhermino- Usuário Ouro
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Esse sensor, na fase inicial, vem de dentro do distribuidor, passa pelo modulo de ignição ( de frentevpara o carro, lado direito entre o farol e caixa de roda. Uma caixa cinza. De lá o sinslnsegue ao relé da bomba e deriva, em paralelo ao conta-giros.
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Abraços,
Tio Fass
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Karl Fass- Consultor Técnico
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Ok Confrades Guilhermino e Karl.
Agora sim!!!! Vou me divertir este final de semana com esta documentação (Espero ter tempo).
Caso haja mais dificuldades volto a perturbar.
Muito Obrigado.
Agora sim!!!! Vou me divertir este final de semana com esta documentação (Espero ter tempo).
Caso haja mais dificuldades volto a perturbar.
Muito Obrigado.
efgfilho- Usuário Iniciante
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Caros confrades.
Olha eu aqui de novo.
Brinquei mais um pouco com meu problema de acionamento da bomba através do rele eletrônico e conseguí aprender muita coisa com a documentação enviada por Guilhermino.
Agora eu sei o que é o sinal "V" que vem do velocímetro, o sinal "50"que vem do acionamento da partida, O sinal "KL" que indica acionamento do ar condicionado, e o sinal "TD" que são os impulsos de indicação da rotação do motor. Este ainda é o meu problema que vou relatar agora:
Após iniciar minha busca, notei outra "Gambiarra" saindo do negativo da bobina e chegando ao Conta Giros (após apanhar muito para retirada do painel do velocímetro). Não foi surpresa, quando verifiquei que os fios originais foram cortados para dar lugar a este novo fio (Daí o motivo de não estar chegando sinal no relé).
Refiz a ligação original, mas me deparei com outro problema. O módulo de ignição eletrônica foi substituído por outro que acredito não ser original. O sinal TD originalmente deveria sair deste módulo pelo pino 6. Verifiquei em um esquema de ignição onde o pino 6 é ligado ao 3 que é o negativo da bobina (Pulsos de negativo), então o conta giros continua funcionando normalmente como estava.
Fiquei surpreso quando verifiquei que o relé NÃO RECONHECE este sinal.
A principio achei que poderia estar pifado, mas na minha teimosia resolví fazer um teste simulando os impulsos de rotação simplesmente raspando o fio no positivo com uma frequência razoável e a bomba se mantem funcionando.
Conclusão: acredito que o sinal que sai do módulo de ignição original deva ser diferente do sinal da bobina (talvez impulsos positivos).
Alguém pode me dar uma luz de onde consigo um esquema? e caso seja isto, qual o código do módulo que devo usar?
A todos um abraço
Olha eu aqui de novo.
Brinquei mais um pouco com meu problema de acionamento da bomba através do rele eletrônico e conseguí aprender muita coisa com a documentação enviada por Guilhermino.
Agora eu sei o que é o sinal "V" que vem do velocímetro, o sinal "50"que vem do acionamento da partida, O sinal "KL" que indica acionamento do ar condicionado, e o sinal "TD" que são os impulsos de indicação da rotação do motor. Este ainda é o meu problema que vou relatar agora:
Após iniciar minha busca, notei outra "Gambiarra" saindo do negativo da bobina e chegando ao Conta Giros (após apanhar muito para retirada do painel do velocímetro). Não foi surpresa, quando verifiquei que os fios originais foram cortados para dar lugar a este novo fio (Daí o motivo de não estar chegando sinal no relé).
Refiz a ligação original, mas me deparei com outro problema. O módulo de ignição eletrônica foi substituído por outro que acredito não ser original. O sinal TD originalmente deveria sair deste módulo pelo pino 6. Verifiquei em um esquema de ignição onde o pino 6 é ligado ao 3 que é o negativo da bobina (Pulsos de negativo), então o conta giros continua funcionando normalmente como estava.
Fiquei surpreso quando verifiquei que o relé NÃO RECONHECE este sinal.
A principio achei que poderia estar pifado, mas na minha teimosia resolví fazer um teste simulando os impulsos de rotação simplesmente raspando o fio no positivo com uma frequência razoável e a bomba se mantem funcionando.
Conclusão: acredito que o sinal que sai do módulo de ignição original deva ser diferente do sinal da bobina (talvez impulsos positivos).
Alguém pode me dar uma luz de onde consigo um esquema? e caso seja isto, qual o código do módulo que devo usar?
A todos um abraço
efgfilho- Usuário Iniciante
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Olha, já fiz o que descreveu, trocando o módulo e funciona sim, ligando dois pontos do módulo. Só nao lembro o 6 com o que. Tem alga a mais de errado, alguma interrupção ( ou fio entupido rsrsrs)
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Abraços,
Tio Fass
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Ok Karl.
Porisso gostaria do esquema correto e o código do módulo (provavelmente da Bosh).
Abraços
Porisso gostaria do esquema correto e o código do módulo (provavelmente da Bosh).
Abraços
efgfilho- Usuário Iniciante
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Tentarei ver amanhã.
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
O modulo pode estar com defeito, me lembrou o Schneider por mensagem...
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Tio Fass
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Caro Tio Fass
O móduo não está com defeito, simplesmente não é o original.
E´um modelo usado no Chevette, se não me engano (padrão para a maioria dos carros).
Alguém poderia me mandar o código (ou foto) do original? Se possível com um esquema de ligações, e se possível onde conseguir, preços etc.? Acho que é pedir demais Rsssss.
Um abraço.
O móduo não está com defeito, simplesmente não é o original.
E´um modelo usado no Chevette, se não me engano (padrão para a maioria dos carros).
Alguém poderia me mandar o código (ou foto) do original? Se possível com um esquema de ligações, e se possível onde conseguir, preços etc.? Acho que é pedir demais Rsssss.
Um abraço.
efgfilho- Usuário Iniciante
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Qual o número do chassi do seu carro?
Guilhermino- Usuário Ouro
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Aí vai:
WDB1260221AQ67339.
Obrigado.
WDB1260221AQ67339.
Obrigado.
efgfilho- Usuário Iniciante
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Os módulos sao os mesmos...
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Mercedes 001 545 86 32
Bosch 0 227 100 023
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Guilhermino- Usuário Ouro
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Aí Sim!!!!!
Já vi muita diferença.
Agora só gostaria de conseguir o esquema elétrico da danada, pois não vou gastar esta fortuna por um simples módulo de ignição. Vou fazer minha adaptação assim que conseguir um esquema. Alguém já viu num osciloscópio o sinal de saída "TACH" dela? se viu, pode me enviar?.
Muito obrigado.
Grande abraço Guilhermino.
Já vi muita diferença.
Agora só gostaria de conseguir o esquema elétrico da danada, pois não vou gastar esta fortuna por um simples módulo de ignição. Vou fazer minha adaptação assim que conseguir um esquema. Alguém já viu num osciloscópio o sinal de saída "TACH" dela? se viu, pode me enviar?.
Muito obrigado.
Grande abraço Guilhermino.
efgfilho- Usuário Iniciante
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Olha, isso eu nunca vi... mas há módulos paralelos, como da Hüco, que são bem mais baratos. Interessante que acabei de descobrir que essa Hüco pertence à Hitachi desde 2012.
Guilhermino- Usuário Ouro
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Os esquemas vem junto a cada módulo comprado e tem buscando na internet.
Mudam de 5 ou 6 pinos. Os de 6 faz-se jumper externo. Os de 5 já vem pronto. Já fiz testes com genéricos, todos funcionaram bem. Mas se optar por isso, procure marca boa.
Mudam de 5 ou 6 pinos. Os de 6 faz-se jumper externo. Os de 5 já vem pronto. Já fiz testes com genéricos, todos funcionaram bem. Mas se optar por isso, procure marca boa.
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Tio Fass
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Re: (W126): Sensor de rotação do motor M110 - falha na bomba de combustível - o quê pode ser?
Olá Camaradas.
Agora que estou perto, espero não ficar louco de vez.
Em poucas pesquisas que fiz, Encontrei uma tal de ignição "Huco" (com trema) modelo 138401 bem barata (não sei se encontro na praça) para o Vectra / Cálibra, mas não tem saída "TD" ou "Tacho" para RPM.
Caso os senhores usam alguma genérica para substituição da original, é igual a que está no meu carro com a já mencionada gambiarra. Como ligam este sinal???
Eu já comentei que o sinal para o conta-giros funciona perfeitamente saindo da bobina. Mas não funciona no relé de comando da bomba. e pelo que ví, o sinal do relé é o mesmo.
Alguma coisa é feita por aí para adaptar (no meu caso, alguém simplesmente fez uma ligação direta no relé para a bomba funcionar assim que a ignição é ligada e enquanto estiver ligada).
O que me dizem da função do relé de supervisionar a rotação máxima do motor? e a função de manter a bomba ligada somente enquanto o motor funcione (acima de 800RPM)? e também aprendí que a bomba deve desligar, caso o motor pare ? O relé tem que receber este sinal (e reconhecer).
Existem talvez mais coisas que eu vou ter que analizar depois disto, pois como disse, meu carro não responde bem quando exigido maior aceleração. Só vou perturbar com outros assuntos depois de esclarecer se não tem nada a ver com este fato.
Ufa!!!! ainda chego lá
Obrigado Caros Confrades
Agora que estou perto, espero não ficar louco de vez.
Em poucas pesquisas que fiz, Encontrei uma tal de ignição "Huco" (com trema) modelo 138401 bem barata (não sei se encontro na praça) para o Vectra / Cálibra, mas não tem saída "TD" ou "Tacho" para RPM.
Caso os senhores usam alguma genérica para substituição da original, é igual a que está no meu carro com a já mencionada gambiarra. Como ligam este sinal???
Eu já comentei que o sinal para o conta-giros funciona perfeitamente saindo da bobina. Mas não funciona no relé de comando da bomba. e pelo que ví, o sinal do relé é o mesmo.
Alguma coisa é feita por aí para adaptar (no meu caso, alguém simplesmente fez uma ligação direta no relé para a bomba funcionar assim que a ignição é ligada e enquanto estiver ligada).
O que me dizem da função do relé de supervisionar a rotação máxima do motor? e a função de manter a bomba ligada somente enquanto o motor funcione (acima de 800RPM)? e também aprendí que a bomba deve desligar, caso o motor pare ? O relé tem que receber este sinal (e reconhecer).
Existem talvez mais coisas que eu vou ter que analizar depois disto, pois como disse, meu carro não responde bem quando exigido maior aceleração. Só vou perturbar com outros assuntos depois de esclarecer se não tem nada a ver com este fato.
Ufa!!!! ainda chego lá
Obrigado Caros Confrades
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