Museu da Mercedes-Benz completa 10 anos
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Pickard
walter paiva
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Museu da Mercedes-Benz completa 10 anos
Sexta maior cidade da Alemanha e capital do Estado de Baden-Württemberg, a cidade de Stuttgart celebra, em 2016, os 10 anos de um dos museus mais completos de todo o país.
Visitar esse museu, considerado o único a abordar os mais de 125 anos da indústria automobilística mundial, é quase como entrar em uma obra de ficção científica. O acesso até as salas de exposições é feito por um elevador em forma de cápsula que sobe até a primeira sala de exposição, a 34 metros de altura; seu acervo de 160 carros se exibe em um edifício em forma espiral, cuja estrutura foi inspirada na dupla hélice de DNA; e seu projeto arquitetônico de rampas dá acesso a salas de 33 metros de altura que abrigam 1800 painéis triangulares de vidro.
A exposição segue por sete ambientes que contam de forma cronológica não só a história da Mercedes como também a trajetória da indústria de carros como os primeiros projetos de modelos movidos a combustão interna, criados por Karl Benz e Gottlieb Daimler, no final do século 19, e réplicas de carros como o primeiro automóvel a gasolina, de 1886.
Além de clássicos produzidos pela empresa, como os primeiros ônibus londrinos de dois andares do início do século passado e o modelo esportivo 500 SL da princesa Diana, a exposição abriga também a sala ‘Flechas de Prata’ com acervo de carros de corrida, ambientada em uma arquibancada com monitores com vídeos de competições históricas que podem ser assistidos pelo público, ao lado de uma pista de corrida com modelos esportivos.
Em 2016, a Alemanha celebra também os 130 anos da criação do primeiro automóvel, criado sob a patente “veículo movido a gás” pelo engenheiro Mannheim Carl Benz, em 29 de janeiro de 1886. O documento, registrado no Escritório de Patente Imperial Alemão, em Berlim, é declarado ‘Memória do Mundo’ pela UNESCO, desde 2011.
Circular pelos nove andares do museu é como fazer uma viagem nostálgica que vai desde a invenção do automóvel até protótipos de carros do futuro.
Seu acervo abriga 160 veículos e mais de 1.500 objetos, expostos em uma estrutura espiralada que foi inspirada na dupla hélice de DNA.
Do saguão, o visitante sobe até o último andar a bordo de uma cápsula que desliza por uma parede de concreto com 34 metros de altura, onde começa a ser contada a história dos primeiros projetos assinados por Karl Benz e Gottlieb Daimler.
A dupla, sem se conhecer, construía no final do século 19 os primeiros automóveis do mundo movidos a combustão interna e dava os passos iniciais para a fundação da Daimler-Benz que, mais tarde, passaria a se chamar Mercedes Benz, uma homenagem à filha Mercedes do milionário Emil Jellinek, amante das competições e cliente fiel da Daimler.
Nessa primeira sala estão expostas as réplicas dos carros feitos, em 1886, por Benz, uma máquina de três rodas considerada o primeiro automóvel movido a gasolina, e a de Daimler, o pai da ‘carroça sem cavalo’, o primeiro automóvel de quatro rodas do mundo.
Com projeto assinado pelo escritório de arquitetura HG Merz, o museu está dividido em ‘Mitos’, onde sete andares temáticos relembram as histórias da invenção do automóvel, o surgimento da marca no início do século 20 e assuntos como segurança e carros de corrida; e ‘Coleção’, uma sequência de ambientes com veículos históricos da empresa como os primeiros ônibus londrinos de dois andares produzidos a partir de 1904, e o modelo esportivo 500 SL adquirido pela princesa Diana, em 1991, e devolvido um ano depois devido às críticas da família real inglesa.
A visita termina na concorrida sala ‘Flechas de Prata’, espaço dedicado às corridas de carro em que o visitante se senta em uma arquibancada com seis monitores com registros de competições históricas.
Preferências automotivas à parte, este é um dos museus dedicados ao assunto com melhor contextualização histórica de suas obras e com projeto visual de impacto.
Fonte: MSN Carros
Visitar esse museu, considerado o único a abordar os mais de 125 anos da indústria automobilística mundial, é quase como entrar em uma obra de ficção científica. O acesso até as salas de exposições é feito por um elevador em forma de cápsula que sobe até a primeira sala de exposição, a 34 metros de altura; seu acervo de 160 carros se exibe em um edifício em forma espiral, cuja estrutura foi inspirada na dupla hélice de DNA; e seu projeto arquitetônico de rampas dá acesso a salas de 33 metros de altura que abrigam 1800 painéis triangulares de vidro.
A exposição segue por sete ambientes que contam de forma cronológica não só a história da Mercedes como também a trajetória da indústria de carros como os primeiros projetos de modelos movidos a combustão interna, criados por Karl Benz e Gottlieb Daimler, no final do século 19, e réplicas de carros como o primeiro automóvel a gasolina, de 1886.
Além de clássicos produzidos pela empresa, como os primeiros ônibus londrinos de dois andares do início do século passado e o modelo esportivo 500 SL da princesa Diana, a exposição abriga também a sala ‘Flechas de Prata’ com acervo de carros de corrida, ambientada em uma arquibancada com monitores com vídeos de competições históricas que podem ser assistidos pelo público, ao lado de uma pista de corrida com modelos esportivos.
Em 2016, a Alemanha celebra também os 130 anos da criação do primeiro automóvel, criado sob a patente “veículo movido a gás” pelo engenheiro Mannheim Carl Benz, em 29 de janeiro de 1886. O documento, registrado no Escritório de Patente Imperial Alemão, em Berlim, é declarado ‘Memória do Mundo’ pela UNESCO, desde 2011.
Destaques do museu
Circular pelos nove andares do museu é como fazer uma viagem nostálgica que vai desde a invenção do automóvel até protótipos de carros do futuro.
Seu acervo abriga 160 veículos e mais de 1.500 objetos, expostos em uma estrutura espiralada que foi inspirada na dupla hélice de DNA.
Do saguão, o visitante sobe até o último andar a bordo de uma cápsula que desliza por uma parede de concreto com 34 metros de altura, onde começa a ser contada a história dos primeiros projetos assinados por Karl Benz e Gottlieb Daimler.
A dupla, sem se conhecer, construía no final do século 19 os primeiros automóveis do mundo movidos a combustão interna e dava os passos iniciais para a fundação da Daimler-Benz que, mais tarde, passaria a se chamar Mercedes Benz, uma homenagem à filha Mercedes do milionário Emil Jellinek, amante das competições e cliente fiel da Daimler.
Nessa primeira sala estão expostas as réplicas dos carros feitos, em 1886, por Benz, uma máquina de três rodas considerada o primeiro automóvel movido a gasolina, e a de Daimler, o pai da ‘carroça sem cavalo’, o primeiro automóvel de quatro rodas do mundo.
Com projeto assinado pelo escritório de arquitetura HG Merz, o museu está dividido em ‘Mitos’, onde sete andares temáticos relembram as histórias da invenção do automóvel, o surgimento da marca no início do século 20 e assuntos como segurança e carros de corrida; e ‘Coleção’, uma sequência de ambientes com veículos históricos da empresa como os primeiros ônibus londrinos de dois andares produzidos a partir de 1904, e o modelo esportivo 500 SL adquirido pela princesa Diana, em 1991, e devolvido um ano depois devido às críticas da família real inglesa.
A visita termina na concorrida sala ‘Flechas de Prata’, espaço dedicado às corridas de carro em que o visitante se senta em uma arquibancada com seis monitores com registros de competições históricas.
Preferências automotivas à parte, este é um dos museus dedicados ao assunto com melhor contextualização histórica de suas obras e com projeto visual de impacto.
Fonte: MSN Carros
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Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
walter paiva- Administrador
- Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012
Re: Museu da Mercedes-Benz completa 10 anos
Minha ida a esse museu foi realmente um acontecimento. Ele é fantástico sob todos os pontos de vista. Pensando bem, o único senão foi o fato de ter ido no sábado onde as visitas guiadas não faziam parte do passeio. Realmente impressiona a forma com que a Mercedes dispôs os carros, painéis e motores. A vista é uma viagem no tempo que permite aos visitantes ter uma ideia da evolução da indústria automobilística a partir de um dos seus maiores expoentes. O museu é um show.
Pickard- Usuário Ouro
- Mensagens : 537
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 65
PARABÉNS!!!!
Congratulo o amigo pela postagem da reportagem sobre o Museu da Benz em Sttutgart. Realmente fantástico, mostrando-nos que estamos na contramão da história.
Agradeço pela disponibilidade em prestar-nos as informações,
Alfred Tuhy Júnior.
Agradeço pela disponibilidade em prestar-nos as informações,
Alfred Tuhy Júnior.
Re: Museu da Mercedes-Benz completa 10 anos
Também já visitei este museu... e é realmente fantástico, principalmente a entrada no andar onde tem todos os pacecar desde os primeiros... realmente é uma visão incrível !
opsiti- Usuário Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/04/2016
Idade : 49
Re: Museu da Mercedes-Benz completa 10 anos
Endosso as palavras dos amigos que já o visitaram.
É fantástico...
JC
É fantástico...
JC
José Carlos - JCSF- Usuário Prata
- Mensagens : 426
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 66
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