(W29): Ficha técnica - 500K/540K
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(W29): Ficha técnica - 500K/540K
Para clientes mais exigentes, ávidos por desempenho e que conheceram os modelos de alta potência Mercedes-Benz "S", o modelo 380 foi, em muitos casos, vistos como de fraca potência.
A resposta de Daimler-Benz foi rápida e abrangente: em março de 1934, no Salão Internacional do Automóvel e Motocicleta de Berlim/Alemanha, foi apresentado um novo modelo para substituir o 380.
O novo modelo 500 com supercharger foi exibido em Berlim em apenas uma versão, a chamada "Autobahn-Kurierwagen" que de acordo com a lista de preços para os veículos em exposição, foi especialmente construído para altas velocidades e era a atração do salão.
Em junho de 1934, 7 versões do 500 com supercharger foram disponibilizadas. Além da versão somente em chassis para encarroçadoras, houve uma de 4 portas, um roadster de 2 lugares com 2 assentos opcionais, conversíveis A, B e C e um Tourer aberto de 2 portas.
A lista de preços dos carros no salão descrevia o 380 como um modelo de transição com disponibilidade restrita. O último 380 foi produzido em julho de 1934, 2 meses após iniciar a produção em série do modelo de 5.0 litros.
Em anúncios e publicações oficiais, o modelo supercharged de 5.0 litros, nomeado internamente pela fabricante como W29, era comercialmente conhecido como 500 supercharger, mas ainda de forma restrita.
Já de forma ostensiva, a letra K se se fez presente no modelo 540 K, em seu lançamento em outubro de 1936.
A conversão do motor de 3,8 litros (M22) para o 5.0 litros (M24) para o 500 K, envolveu algumas modificações extensas, alterando a potência de 100 para 160 CV.
No final de abril de 1936, o motor foi ainda aumentado para 5,4 litros, atingindo a potência de 180 CV. Era setembro 1936, o 540 K teve seu lançamento oficial no Salão do Automóvel de Paris/França.
O 500 K usava uma transmissão com câmbio semi-automático. O 540 K manteve a mesma transmissão (alterando apenas a trasmissão direta que antes era na terceira marcha, para a quarta). Em fevereiro de 1939, o 540 K e a "Grand Mercedes" foram disponibilizadas com uma transmissão de 5 velocidades.
O chassis da 500 K e 540 K tinha uma distância entre-eixos de 3.290 mm e, tal,qualidades na 380, estava disponível em 2 versões. Além da versão padrão, houve uma variante em que o radiador, motor/transmissão, caixa de direção e os assentos foram deslocados para trás em mais de 10 cm. Era também possível encomendar um chassi com a menor distância de entre-eixos com 2.980 mm para montar um roadster ou conversível.
Apesar de cismarem nas listas de vendas como veículos de série, eles eram, na verdade, construídos praticamente sob encomenda e em observância aos desejos e necessidades de cada cliente.
O 500 K recebeu no outono de 1934 uma versão especial Roadster especial, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Paris/França. Em fevereiro de 1935, o sedan de 4 portas deu lugar a uma versão de 2 portas. Em outubro de 1935, no mesmo Salão parisiense foi lançada uma nova versão do Roadster especial, que foi a variante mais cara da W29.
Após a transição para o 540 K, em fevereiro de 1937 não se produziu mais o roadster para estradas. Um ano depois, em fevereiro de 1938, também encerrou-se a produção do conversível C. Ao mesmo tempo, o Salão Internacional do Automóvel e Motocicleta de Berlim/Alemanha, serviu de cenário para o lançamento de uma variante modificada do Roadster especial, baseado no chassis padrão com modificações de design. A partir de fevereiro de 1938, as outras versões de 2/3 lugares saíram de linha. O Tourer aberto também saiu de linha em fevereiro 1939.
A fábrica de Sindelfingen produziu inúmeros veículos fora de padrão para clientes específicos, como o 500 K coupé de Rudolf Caracciola, que era conhecido na época como um roadster especial. Esta foi uma versão fechada do Roadster especial, projeto de 1934.
Entre fevereiro de 1934 e novembro 1939, a fábrica de Untertürkheim produziu um total de 761 chassis dos 2 tipos do W29. 342 de 5.0 litros e 419 de 5,4 litros. 70 chassis foram fornecidos para encarroçadoras e 691 unidades foram para veículos especiais. O mais vendido foi o conversível B com 296 unidades, seguido pelo conversível C e o conversível A com 122 e 116 unidades, respectivamente. Mesmo o Roadster especial exclusivo teve uma produção total de cerca de 50 unidades, enquanto que apenas 12 das diversas variantes coupé foram fabricados. Apenas 6 compradores foram encontrados para a versão de estrada Autobahn-Kourier. As estatísticas informam que foram fabricadas 53 sedans e 28 tourers abertos.
Em 1939, os motores experimentais de 5,7 litros foram construídos com base no M24. Não tiveram grande importância, pois a Daimler-Benz já trabalhava nos novos motores V12 (M148 e M157), já em um estágio avançado de desenvolvimento. A afirmação frequente de que a substituição do 540 K por uma variante de 5,7 litros estava prevista para a primavera de 1940 e apenas não se concretizou ante o início da Segunda Guerra Mundial. Assim, o que era para o novo 580 K, continua sem provas concretas na literatura.
Por outro lado, foram feitos cerca de 20 sedans de 2 portas blindados, que foram produzidos em conexão com a "Aktion P", uma iniciativa da Chancelaria do Reich, no verão de 1942, logo após o assassinato do general Heydrich. Para atender à encomenda de 20 540 K sedans blindadas, a Daimler-Benz usou um chassis que ainda estava em estoque na fábrica, além de 19 veículos que já haviam sido entregues aos clientes e requisitados de volta pela Wehrmacht. Os chassis desses 19 veículos foram restaurados à condição de novos em Untertürkheim antes de serem equipado com a blindagem em Sindelfingen. Os veículos foram entregues entre novembro de 1942 e fevereiro de 1943. Em novembro de 1943, uma ordem foi recebida para a construção de mais 17 unidades. No entanto, não há nenhuma prova de que essas unidades foram entregues ou que foram produzidas. Pelo menos um exemplar do sedan de 2 portas blindado ficou intacto à guerra e está em exposição no Museu Técnico de Praga.
Outro modelo especial que é frequentemente associada com o 540 K, e que na verdade compartilha certas características, tem a designação interna de W24 e às vezes é referido dentro da empresa como o 540 K longo. Este era um veículo experimental de agosto de 1934, que foi equipado com o motor de 8 cilindros M24 e um eixo traseiro de Dion, possivelmente como um precursor para o sucessor "Grand Mercedes" (W07). 4 tourers abertos com uma distância de entreeixos de 3.880 mm foram entregues entre abril 1936 e janeiro de 1937 à Chancelaria do Reich e outras agências governamentais, onde eles realmente entraram em serviço. Além destes 4 veículos e o experimental, havia mais 2 exemplares deste modelo, um dos quais pode nunca ter recebido a sua carroçarias. Os 4 veículos entregues em 1936/1937 foram equipados com carrocerias na planta de Sindelfingen ou Mannheim. Infelizmente, não há documentação fiel se mais veículos foram entregues ou mesmo produzidos.
Nos modelos 500 K e 540 K, os engenheiros de Stuttgart e Sindelfingen criaram lendas automobilísticas que entusiasmaram a Mercedes-Benz e tornaram-se testemunho convincente à engenharia e design da marca com a estrela. Não é, portanto, uma coincidência que ambos os modelos estão hoje os mais procurados carros clássicos. E compreensivelmente, por numerosos visitantes do Museu Mercedes-Benz.
Produzido entre 1934 e 1936.
Motor a gasolina M24 I, 8 cilindros em linha, 5.018 cilindradas e 100 CV aspirado e 160 CV com o supercharger.
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros.
500K Cabriolet B de 1934:
500K roadster special de 1936:
500K Cabriolet C de 1934:
500K Autobahnkurier (Autobahn Courier) de 1934:
500K de 160 CV produzido entre 1934 e 1936:
Produzido entre 1934 e 1936.
Motor a gasolina M24 I, 8 cilindros em linha, 5.018 cilindradas e 100 CV sem o supercharger ou 160 CV com o supercharger.
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros.
Produzido entre 1934 e 1936.
Motor a gasolina M24 I, 8 cilindros em linha, 5.018 cilindradas e 100 CV sem supercharger ou 160 CV com supercharger.
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros.
Produzido entre 1936 e 1939.
Motor a gasolina M24 II, 8 cilindros em linha, 5.401 cilindradas e 115 CV sem supercharger ou 180 CV com supercharger.
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros.
Cabriolet A:
Cabriolet B:
Coupé:
Roadster:
Roadster Sport:
Produzido entre 1936 e 1939.
Motor a gasolina M24 II, 8 cilindros em linha, 5.401 cilindradas com 115 CV sem supercharger ou 180 CV com supercharger.
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/500-K--540-K-W-29-1934---1939.xhtml?oid=4260
A resposta de Daimler-Benz foi rápida e abrangente: em março de 1934, no Salão Internacional do Automóvel e Motocicleta de Berlim/Alemanha, foi apresentado um novo modelo para substituir o 380.
O novo modelo 500 com supercharger foi exibido em Berlim em apenas uma versão, a chamada "Autobahn-Kurierwagen" que de acordo com a lista de preços para os veículos em exposição, foi especialmente construído para altas velocidades e era a atração do salão.
Em junho de 1934, 7 versões do 500 com supercharger foram disponibilizadas. Além da versão somente em chassis para encarroçadoras, houve uma de 4 portas, um roadster de 2 lugares com 2 assentos opcionais, conversíveis A, B e C e um Tourer aberto de 2 portas.
A lista de preços dos carros no salão descrevia o 380 como um modelo de transição com disponibilidade restrita. O último 380 foi produzido em julho de 1934, 2 meses após iniciar a produção em série do modelo de 5.0 litros.
Em anúncios e publicações oficiais, o modelo supercharged de 5.0 litros, nomeado internamente pela fabricante como W29, era comercialmente conhecido como 500 supercharger, mas ainda de forma restrita.
Já de forma ostensiva, a letra K se se fez presente no modelo 540 K, em seu lançamento em outubro de 1936.
A conversão do motor de 3,8 litros (M22) para o 5.0 litros (M24) para o 500 K, envolveu algumas modificações extensas, alterando a potência de 100 para 160 CV.
No final de abril de 1936, o motor foi ainda aumentado para 5,4 litros, atingindo a potência de 180 CV. Era setembro 1936, o 540 K teve seu lançamento oficial no Salão do Automóvel de Paris/França.
O 500 K usava uma transmissão com câmbio semi-automático. O 540 K manteve a mesma transmissão (alterando apenas a trasmissão direta que antes era na terceira marcha, para a quarta). Em fevereiro de 1939, o 540 K e a "Grand Mercedes" foram disponibilizadas com uma transmissão de 5 velocidades.
O chassis da 500 K e 540 K tinha uma distância entre-eixos de 3.290 mm e, tal,qualidades na 380, estava disponível em 2 versões. Além da versão padrão, houve uma variante em que o radiador, motor/transmissão, caixa de direção e os assentos foram deslocados para trás em mais de 10 cm. Era também possível encomendar um chassi com a menor distância de entre-eixos com 2.980 mm para montar um roadster ou conversível.
Apesar de cismarem nas listas de vendas como veículos de série, eles eram, na verdade, construídos praticamente sob encomenda e em observância aos desejos e necessidades de cada cliente.
O 500 K recebeu no outono de 1934 uma versão especial Roadster especial, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Paris/França. Em fevereiro de 1935, o sedan de 4 portas deu lugar a uma versão de 2 portas. Em outubro de 1935, no mesmo Salão parisiense foi lançada uma nova versão do Roadster especial, que foi a variante mais cara da W29.
Após a transição para o 540 K, em fevereiro de 1937 não se produziu mais o roadster para estradas. Um ano depois, em fevereiro de 1938, também encerrou-se a produção do conversível C. Ao mesmo tempo, o Salão Internacional do Automóvel e Motocicleta de Berlim/Alemanha, serviu de cenário para o lançamento de uma variante modificada do Roadster especial, baseado no chassis padrão com modificações de design. A partir de fevereiro de 1938, as outras versões de 2/3 lugares saíram de linha. O Tourer aberto também saiu de linha em fevereiro 1939.
A fábrica de Sindelfingen produziu inúmeros veículos fora de padrão para clientes específicos, como o 500 K coupé de Rudolf Caracciola, que era conhecido na época como um roadster especial. Esta foi uma versão fechada do Roadster especial, projeto de 1934.
Entre fevereiro de 1934 e novembro 1939, a fábrica de Untertürkheim produziu um total de 761 chassis dos 2 tipos do W29. 342 de 5.0 litros e 419 de 5,4 litros. 70 chassis foram fornecidos para encarroçadoras e 691 unidades foram para veículos especiais. O mais vendido foi o conversível B com 296 unidades, seguido pelo conversível C e o conversível A com 122 e 116 unidades, respectivamente. Mesmo o Roadster especial exclusivo teve uma produção total de cerca de 50 unidades, enquanto que apenas 12 das diversas variantes coupé foram fabricados. Apenas 6 compradores foram encontrados para a versão de estrada Autobahn-Kourier. As estatísticas informam que foram fabricadas 53 sedans e 28 tourers abertos.
Em 1939, os motores experimentais de 5,7 litros foram construídos com base no M24. Não tiveram grande importância, pois a Daimler-Benz já trabalhava nos novos motores V12 (M148 e M157), já em um estágio avançado de desenvolvimento. A afirmação frequente de que a substituição do 540 K por uma variante de 5,7 litros estava prevista para a primavera de 1940 e apenas não se concretizou ante o início da Segunda Guerra Mundial. Assim, o que era para o novo 580 K, continua sem provas concretas na literatura.
Por outro lado, foram feitos cerca de 20 sedans de 2 portas blindados, que foram produzidos em conexão com a "Aktion P", uma iniciativa da Chancelaria do Reich, no verão de 1942, logo após o assassinato do general Heydrich. Para atender à encomenda de 20 540 K sedans blindadas, a Daimler-Benz usou um chassis que ainda estava em estoque na fábrica, além de 19 veículos que já haviam sido entregues aos clientes e requisitados de volta pela Wehrmacht. Os chassis desses 19 veículos foram restaurados à condição de novos em Untertürkheim antes de serem equipado com a blindagem em Sindelfingen. Os veículos foram entregues entre novembro de 1942 e fevereiro de 1943. Em novembro de 1943, uma ordem foi recebida para a construção de mais 17 unidades. No entanto, não há nenhuma prova de que essas unidades foram entregues ou que foram produzidas. Pelo menos um exemplar do sedan de 2 portas blindado ficou intacto à guerra e está em exposição no Museu Técnico de Praga.
Outro modelo especial que é frequentemente associada com o 540 K, e que na verdade compartilha certas características, tem a designação interna de W24 e às vezes é referido dentro da empresa como o 540 K longo. Este era um veículo experimental de agosto de 1934, que foi equipado com o motor de 8 cilindros M24 e um eixo traseiro de Dion, possivelmente como um precursor para o sucessor "Grand Mercedes" (W07). 4 tourers abertos com uma distância de entreeixos de 3.880 mm foram entregues entre abril 1936 e janeiro de 1937 à Chancelaria do Reich e outras agências governamentais, onde eles realmente entraram em serviço. Além destes 4 veículos e o experimental, havia mais 2 exemplares deste modelo, um dos quais pode nunca ter recebido a sua carroçarias. Os 4 veículos entregues em 1936/1937 foram equipados com carrocerias na planta de Sindelfingen ou Mannheim. Infelizmente, não há documentação fiel se mais veículos foram entregues ou mesmo produzidos.
Nos modelos 500 K e 540 K, os engenheiros de Stuttgart e Sindelfingen criaram lendas automobilísticas que entusiasmaram a Mercedes-Benz e tornaram-se testemunho convincente à engenharia e design da marca com a estrela. Não é, portanto, uma coincidência que ambos os modelos estão hoje os mais procurados carros clássicos. E compreensivelmente, por numerosos visitantes do Museu Mercedes-Benz.
- Dados técnicos do modelo 500K (W29):
Produzido entre 1934 e 1936.
Motor a gasolina M24 I, 8 cilindros em linha, 5.018 cilindradas e 100 CV aspirado e 160 CV com o supercharger.
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros.
500K Cabriolet B de 1934:
500K roadster special de 1936:
500K Cabriolet C de 1934:
500K Autobahnkurier (Autobahn Courier) de 1934:
500K de 160 CV produzido entre 1934 e 1936:
- Dados técnicos do modelo 500K com motor deslocado para trás (W29):
Produzido entre 1934 e 1936.
Motor a gasolina M24 I, 8 cilindros em linha, 5.018 cilindradas e 100 CV sem o supercharger ou 160 CV com o supercharger.
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros.
- Dados técnicos do modelo 500K chassi curto (W29):
Produzido entre 1934 e 1936.
Motor a gasolina M24 I, 8 cilindros em linha, 5.018 cilindradas e 100 CV sem supercharger ou 160 CV com supercharger.
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros.
- Dados técnicos do modelo 540K (W29):
Produzido entre 1936 e 1939.
Motor a gasolina M24 II, 8 cilindros em linha, 5.401 cilindradas e 115 CV sem supercharger ou 180 CV com supercharger.
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros.
Cabriolet A:
Cabriolet B:
Coupé:
Roadster:
Roadster Sport:
- Dados técnicos do modelo 500K com motor deslocado pra trás (W29):
Produzido entre 1936 e 1939.
Motor a gasolina M24 II, 8 cilindros em linha, 5.401 cilindradas com 115 CV sem supercharger ou 180 CV com supercharger.
Capacidade do tanque de combustível: 110 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/500-K--540-K-W-29-1934---1939.xhtml?oid=4260
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