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Mensagem por AEP Qui 28 Abr 2016, 17:32

Durante o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha, em setembro de 1981, os modelos 380 SEC e 500 SEC foram apresentados. 

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Eram as variantes coupé da W126, sucedendo os modelos SLC. Em conceito, a nova geração coupé foi baseada no sedan.

Com exceção de alguns detalhes do chassi, os itens de construção eram os mesmos do sedan. Pela primeira vez, as rodas dianteiras das coupés SEC foram equipadas com discos de freio flutuantes. Assim, discos de freio maiores poderiam ser usados e o cilindro do freio ser localizado no lado interior da roda, com melhor arrefecimento.

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O chassi veio do sedan, contudo, reduzido em 85 mm. A distância do entre-eixos ficou, ainda assim, 30 mm maior que alto o modelo anterior. O interior também ficou mais amplo que os modelos SLC. 

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Para compensar a ausência do pilar central, os pilares A receberam soldas com tubulações de alta resistência. 

Uma inovação foi o sistema dos cintos de segurança dianteiros. Eram elétricos e levavam a alça de encaixe até à frente para facilitar o campo de visão e conforto. E como acessório, um airbag para o motorista e cinto de segurança pré-tensionados dianteiros estavam disponíveis.

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O design da coupé SEC a fez um dos carros mais belos após a Segunda Guerra Mundial. Os 2 para-choques, assim como os frisos laterais, foram moldados no mesmo estilo dos sedans. A saia dianteira, no entanto, foi puxada mais para baixo e recebeu luzes de neblina integradas.

Outro detalhe foram as maçaneta das portas aerodinamicamente otimizadas e que evitavam a retenção de sujeira.


  • Dados técnicos do modelo 380 SEC (C126 E 38):


Chassi: 126.043.

Produzido entre setembro de 1980 e setembro de 1985.

Motor a gasolina M116 E 38 (116.963), 8 cilindros em V, 3.839 cilindradas e 204 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 500 SEC (C126 E 50):


Chassi: 126.044.

Produzido entre julho de 1980 e setembro de 1985.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.963), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 231 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

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Após 4 anos da estréia da coupé SEC, a gama de modelos foi submetida a um extenso pacote de alterações. Assim, em setembro de 1985, mais uma vez no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt/Alemanha, a gama foi completamente revista. 

Além de um facelift sutil que alterou principalmente a aparência dos para-choques, saias laterais e rodas, a ênfase foi nos motores.

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A grande novidade foi o motor V8 de 4.2 litros, uma versão refeita do antigo motor de 3.8 litros. O motor de 5.0 litros foi também modificado. Agora era equipado com um sistema de ignição eletrônica e o sistema de injeção KE Jetronic da Bosch, que atingia 245 CV.

A inovação mais destaca foi para o motor de 5.6 litros V8 que foi desenvolvido com base no V8 de 5.0 litros e de 272 CV. 

Havia ainda uma versão ainda mais potente com maior compressão, de 300 CV. Era a 560 SEC, considerado o motor mais potente de produção da Mercedes-Benz até então.

Alguns detalhes do projeto de eixo traseiro foram modificados afim de melhorar o conforto e reduzir o ruído do motor. Além disso, todos os modelos eram equipados com rodas de 15 polegadas e freios maiores. 

As rodas de liga leve eram opcionais e de série na 560 SEC.

Entre setembro e outubro de 1991, quase 10 anos após seu lançamento, a produção foi encerrada. O volume total foi de 74.060 unidades construídas.

A versão de menor escala foi rara 420 SEC, com apenas 3.680 unidades.


  • Dados técnicos do modelo 420 SEC (C126 E 42):


Chassi: 126.046.

Produzido entre agosto de 1985 e outubro de 1991.

Motor a gasolina M116 E 42 (116.965), 8 cilindros em V, 4.196 cilindradas e 218 CV ou 204 CV com catalisador.

Motor a gasolina M116 E 42 (116.965), 8 cilindros em V, 4.196 cilindradas e 231 CV ou 224 CV com catalisador desde setembro 1987.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 500 SEC (C126 E 50):


Chassi: 126.044.

Produzido entre setembro de 1985 e setembro de 1991.

Motor a gasolina M117 E 50 (117.965), 8 cilindros em V, 4.973 cilindradas e 275 CV ou 223 CV com catalisador e 265 CV ou 252 CV com catalisador desde setembro de 1987.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.


  • Dados técnicos do modelo 550 SEC (C126 E 56):


Chassi: 126.045.

Produzido entre junho de 1985 e outubro de 1991.

Motor a gasolina M117 E 56 (117.968), 8 cilindros em V, 5.547 cilindradas e 272 CV ou 242 CV com catalisador e 300 CV ou 279 CV com catalisador desde novembro de 1987.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

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  • Dados técnicos do modelo 550 SEC versão ECE (C126 E 56):


Chassi: 126.045.

Produzido entre junho de 1985 e setembro de 1987.

Motor a gasolina M117 E 56 (117.968), 8 cilindros em V, 5.547 cilindradas e 300 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.

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Fontes:

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