(DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
5 participantes
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: W168 - 1997 a 2004 ( 1999 a 2005 no Brasil ) :: DIY (do it yourself): Faça você mesmo
Página 1 de 1
(DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
A terceira e a quinta marcha deixaram de engatar. Apenas primeira, segunda, quarta e ré podiam ser selecionadas com o motor em funcionamento. Com motor parado a alavanca aceitava todas as posições de marcha porém não se podia dizer que a terceira e a quinta houvessem engatado.
Como já havia lido algo sobre este assunto, voltei a pesquisar e encontrei a informação de que no Classe A - W168 este pode ser um problema recorrente na bucha esférica do trambulador, chamada também por alguns de caçoleta.
Na verdade, a descrição correta da peça deveria ser biela plastica com buchas esféricas do trambulador.
O problema seguinte era localizar onde ficava a tal peça.
Além dos dois fóruns brasileiros li também material do Bert Rowe onde apareciam fotos da peça e de sua localização.
O passo seguinte foi ir ao carro e confirmar que efetivamente esta peça estava danificada ou com mau funcionamento. Bingo!! A peça havia quebrado em uma das extremidades.
Consegui fazer algumas fotografias para auxiliar outros companheiros que desejem se aventurar na resolução de problema semelhante.
Procurei no mercado local para ter ideia de preços e me informaram que poderia encontrar apenas na revenda autorizada MB. Encontrei a mesma na Revenda Savarauto que não tinha em estoque porém apenas em uma filial próxima. Tive que voltar no dia seguinte e já aproveitei e comprei duas para ter uma reserva caso isto volte a ocorrer, considerando o porte da peça e o preço da mesma. Já guardei junto com o Manual do Propietario para ficar sempre a mão. O preço unitario foi de R$24,75.
Antes das fotografias que vou anexar, algumas outras dicas:
A biela plastica com buchas esféricas do trambulador, fica localizada no compartimento do motor, logo atras da coluna que desce da direção e na altura da junta universal desta. Está naquele espaço que fica logo atras do depósito de agua do lavador de parabrisas e do radiador. Isto para quem não se localizou ainda, fica na posição logo a frente da posição do motorista, do lado direito de quem olha o carro de frente.
O local como de costume é apertado mas com jeito se consegue usar os dois braços na operação de recolocação da biela. Como já foi difícil a retirada da biela velha, já que ainda estava bem ajustada na bola da articulação, resolvi usar algum tipo de lubrificante para facilitar a montagem, mesmo que não exista nenhuma indicação para isto. O corpo desta biela, segundo informação disponível em um dos fóruns, é feito de borracha ou plastico relativamente flexível (ou quase rígido) tendo nas duas extremidades, duas buchas de material mais flexível ainda e possivelmente com adição de grafite para a sua lubrificação com os pinos bola onde se acopla. Pode-se notar a presença de grafite na peça velha. Pensei usar grafite em pó na montagem mas ia ser bem difícil já que o pó de grafite é solido e não aderente. Decidi então usar lubrificante em gel a base de água, para não correr o risco de acelerar o desgaste ou danificação das buchas de borracha que são obviamente danificáveis por derivados de petroleo como óleo, graxa, vaselina, etc. Não consegui colocar apenas com a mão, nem mesmo a bucha que fica sobre o pino-bola que fica para cima. Foi preciso usar uma chave regulável que vai foto junto. Com este alicate regulável, consegui fazer a colocação das duas extremidades.
Como sei que a anexação das fotos é complicada, espero que enquanto as fotos não estiverem anexas, possam entender o procedimento.
Como já havia lido algo sobre este assunto, voltei a pesquisar e encontrei a informação de que no Classe A - W168 este pode ser um problema recorrente na bucha esférica do trambulador, chamada também por alguns de caçoleta.
Na verdade, a descrição correta da peça deveria ser biela plastica com buchas esféricas do trambulador.
O problema seguinte era localizar onde ficava a tal peça.
Além dos dois fóruns brasileiros li também material do Bert Rowe onde apareciam fotos da peça e de sua localização.
O passo seguinte foi ir ao carro e confirmar que efetivamente esta peça estava danificada ou com mau funcionamento. Bingo!! A peça havia quebrado em uma das extremidades.
Consegui fazer algumas fotografias para auxiliar outros companheiros que desejem se aventurar na resolução de problema semelhante.
Procurei no mercado local para ter ideia de preços e me informaram que poderia encontrar apenas na revenda autorizada MB. Encontrei a mesma na Revenda Savarauto que não tinha em estoque porém apenas em uma filial próxima. Tive que voltar no dia seguinte e já aproveitei e comprei duas para ter uma reserva caso isto volte a ocorrer, considerando o porte da peça e o preço da mesma. Já guardei junto com o Manual do Propietario para ficar sempre a mão. O preço unitario foi de R$24,75.
Antes das fotografias que vou anexar, algumas outras dicas:
A biela plastica com buchas esféricas do trambulador, fica localizada no compartimento do motor, logo atras da coluna que desce da direção e na altura da junta universal desta. Está naquele espaço que fica logo atras do depósito de agua do lavador de parabrisas e do radiador. Isto para quem não se localizou ainda, fica na posição logo a frente da posição do motorista, do lado direito de quem olha o carro de frente.
O local como de costume é apertado mas com jeito se consegue usar os dois braços na operação de recolocação da biela. Como já foi difícil a retirada da biela velha, já que ainda estava bem ajustada na bola da articulação, resolvi usar algum tipo de lubrificante para facilitar a montagem, mesmo que não exista nenhuma indicação para isto. O corpo desta biela, segundo informação disponível em um dos fóruns, é feito de borracha ou plastico relativamente flexível (ou quase rígido) tendo nas duas extremidades, duas buchas de material mais flexível ainda e possivelmente com adição de grafite para a sua lubrificação com os pinos bola onde se acopla. Pode-se notar a presença de grafite na peça velha. Pensei usar grafite em pó na montagem mas ia ser bem difícil já que o pó de grafite é solido e não aderente. Decidi então usar lubrificante em gel a base de água, para não correr o risco de acelerar o desgaste ou danificação das buchas de borracha que são obviamente danificáveis por derivados de petroleo como óleo, graxa, vaselina, etc. Não consegui colocar apenas com a mão, nem mesmo a bucha que fica sobre o pino-bola que fica para cima. Foi preciso usar uma chave regulável que vai foto junto. Com este alicate regulável, consegui fazer a colocação das duas extremidades.
Como sei que a anexação das fotos é complicada, espero que enquanto as fotos não estiverem anexas, possam entender o procedimento.
Meinhardt.jorgeg- Usuário Bronze
- Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 76
Re: (DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
_________________
Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
Vou adicionar mais algumas fotos para facilitar a vida daqueles que desejarem se aventurar a realizar a troca que é bastante simples.
Localização aproximada do trambulador. Foto do site de Bert Rowe.
Imagem da biela montada, item A. foto do site de Bert Rowe.
Vista da biela quebrada de uma w168 - 2004
Foto de outra biela em w168 ano 2001
Foto da biela nova e da quebrada que foi substituida em w168 ano 2004. O alicate regulável da foto foi providencial para possibilitar a instalação da biela nova.
Localização aproximada do trambulador. Foto do site de Bert Rowe.
Imagem da biela montada, item A. foto do site de Bert Rowe.
Vista da biela quebrada de uma w168 - 2004
Foto de outra biela em w168 ano 2001
Foto da biela nova e da quebrada que foi substituida em w168 ano 2004. O alicate regulável da foto foi providencial para possibilitar a instalação da biela nova.
Meinhardt.jorgeg- Usuário Bronze
- Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 76
Re: (DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
pra que colocar de plastico se a de aço pe mesmo preço ?
comprei no mercado livre
comprei no mercado livre
A190- Usuário Platina
- Mensagens : 1596
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 35
Re: (DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
É apenas porque ainda não havia visto esta excelente alternativa que seguramente deve ter maior durabilidade e não afeta em absolutamente nada o projeto original do carro.
Meinhardt.jorgeg- Usuário Bronze
- Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 76
A190- Usuário Platina
- Mensagens : 1596
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 35
Re: (DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
Jorge, obrigado pelo tutorial, Acabei de chegar de uma viagem e no final da viagem as marchas nao queriam engatar, cheguei com dificuldades em casa. Em 5 min aqui no forum resolvi o problema, era essa bendita peca quebrada. Vou providenciar a compra e substituicao. Ja previa perder uma dia de servico, guincho e mais o que o mecanico cobrar/inventar para resolver o problema. muito obrigado
jfrasson- Usuário Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/05/2014
Idade : 40
Re: (DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
A minha acho que vou trocar pelo a que o Bruno deu idéia.
Valderifs- Usuário Ouro
- Mensagens : 528
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 47
Re: (DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
To comprando essa de metal tbem
jfrasson- Usuário Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/05/2014
Idade : 40
Re: (DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
compre essa de metal, eu vi o preço quando comprei tudo 60 conto original, e essa 50 reais de aço, joguei graxa ali que vem junto e pronto.
Eu tenho a minha guardada, ela ta gasta. meu pai vai furar com broca 1mm e comprar estas travas, e vender como usar. claro a minha gastou, e não quebrou, dai escapava direto. aí com essa de aço, ferro sei la o que , nunca mais deu problema.
nao precisa ser de exato original, ja vou dizendo peça ajuda pra alguem pra colocar, pois é um pe no sa... colocar sozinho. qualquer coisa se nao consegui pede ajuda ai.
ou ate chegar a sua, enrola um arame ali kkkkk até chegar.
olha aqui ta 60 reais, a nova tem de 60 a 80 , de plastico. sendo que essa nao é.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748625356-haste-trambulador-mercedes-benz-classe-a-160-190-_JM
ali voce pode conseguir colocar mas como tem os ferrinho que serve como "tranca" que e chato.
Eu tenho a minha guardada, ela ta gasta. meu pai vai furar com broca 1mm e comprar estas travas, e vender como usar. claro a minha gastou, e não quebrou, dai escapava direto. aí com essa de aço, ferro sei la o que , nunca mais deu problema.
nao precisa ser de exato original, ja vou dizendo peça ajuda pra alguem pra colocar, pois é um pe no sa... colocar sozinho. qualquer coisa se nao consegui pede ajuda ai.
ou ate chegar a sua, enrola um arame ali kkkkk até chegar.
olha aqui ta 60 reais, a nova tem de 60 a 80 , de plastico. sendo que essa nao é.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748625356-haste-trambulador-mercedes-benz-classe-a-160-190-_JM
ali voce pode conseguir colocar mas como tem os ferrinho que serve como "tranca" que e chato.
A190- Usuário Platina
- Mensagens : 1596
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 35
Re: (DIY - W168): Troca da biela com buchas esféricas do trambulador
valderifs, depende as vezes nao vale a pena trocar se tiver boa.
sendo que só comprar vale a pena, pelo menos voce mantém ela guardada, se der pau na haste atual, voce troca.
digo isso pra aproveita que nao sobe as coisas.
igual a abraçadeira que prende a mangueira no tbi. 80 conto, aí é caro demais. comprei uma de rosca sem fim de metal, por 5 reais nem isso e segura bem.
nem tudo precisa ser original.
exceto o painel, to querendo painel e forros de pora de couro.
sendo que só comprar vale a pena, pelo menos voce mantém ela guardada, se der pau na haste atual, voce troca.
digo isso pra aproveita que nao sobe as coisas.
igual a abraçadeira que prende a mangueira no tbi. 80 conto, aí é caro demais. comprei uma de rosca sem fim de metal, por 5 reais nem isso e segura bem.
nem tudo precisa ser original.
exceto o painel, to querendo painel e forros de pora de couro.
A190- Usuário Platina
- Mensagens : 1596
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 35
Tópicos semelhantes
» (W168): Trambulador - possíveis problemas/sintomas
» (W168): Conexões do cabo do trambulador - câmbio automático
» (DIY - W168): Troca das velas
» (DIY - W168): troca de espelho do retrovisor
» (w168) ajuda geral com marcas suspensão (buchas, pivos, terminais direção)
» (W168): Conexões do cabo do trambulador - câmbio automático
» (DIY - W168): Troca das velas
» (DIY - W168): troca de espelho do retrovisor
» (w168) ajuda geral com marcas suspensão (buchas, pivos, terminais direção)
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: W168 - 1997 a 2004 ( 1999 a 2005 no Brasil ) :: DIY (do it yourself): Faça você mesmo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos