(W113): Ficha técnica
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(W113): Ficha técnica
A apresentação do modelo foi durante o Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça em março de 1963.
A Daimler-Benz apresentou a 230 SL como um novo carro esportivo qpara substituir 2 modelos: a 190 SL e a 300 SL.
A 230 SL tinha como desafio não apenas substituir 2 ícones da marca que tiveram grande aceitação, mas pela radical mudança de design.
O novo modelo 230 SL (internamente denominada W113) não era nem um roadster e nem um esportivo leve. Era carro um carro GT de 2 lugares confortáveis com um excelente desempenho e segurança.
Com um entre-eixos de 2.400 mm, não tinha quase nada em comum com os seus 2 antecessores. A W113 não foi bem uma inovação em termos construtivos e de projeto, pois foi foi baseada principalmente na 220 SE. A W113 teve seu quadro reduzido e reforçado a partir do sedan, incluindo a suspensão dos eixos dianteiro e traseiro. O motor também foi desenvolvida a partir do agregado de 2.2 litro da 220 SE. O novo motor de 2.3 litros adotou compressão maior e utilizou uma bomba de injeção de 6 pistãos e a potência atingiu 150 CV.
Além da transmissão de 4 velocidades, pela primeira vez um modelo SL recebeu uma caixa de transmissão automática (opcional) de 4 velocidades. Uma terceira versão foi disponibilizada em maio 1966 com a caixa de 5 velocidades, produzida pela Zahnradfabrik Friedrichshafen (ZF).
A 230 SL foi o primeiro carro esportivo com estrutura de segurança com zonas de deformação rígidas na dianteira e traseira. Isso foi possível pela aplicação dos princípios de construção de Béla Barényi, que já adotara o conceito no sedan "fintail".
A 230 SL era dotada de uma capa removível que tinha forma côncava. Este design de vanguarda era incomum para a época. Ante o trabalho de Béla Barényi, a forma era de uma pagoda e conferiu um elevado grau de rigidez para o teto, mesmo adotando elementos de construção leve. Além disso, o acesso tornou-se mais fácil através das grandes janelas laterais e a visão melhorou.
A 230 SL foi disponibilizada em 3 versões: uma versão roadster com capota dobrável, uma versão coupé com capota removível e uma versão coupé com capota removível e um teto removível. Todas as 3 versões poderiam, opcionalmente, ser equipadas com um assento transversal na parte traseira.
Em 27/02/1967, a SL 250 substituiu a SL 230 após 4 anos de produção. A SL 230 entrou em produção em dezembro de 1966 e externamente não tinha diferenças da SL 230. Houve mudanças no motor e nos freios que derivaram da 250 SE. O motor teve a capacidade cúbica aumentada em 200 cc com alongamento do curso do pistão, obtendo o mesmo desempenho com torque 10% maior. Alterações dos freios que passaram a ser a disco nas rodas traseiras e maior diâmetro dos discos dianteiros. A capacidade do tanque de combustível subiu de 65 para 82 litros conferiu mais autonomia. E no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça em março de 1967, estava disponível uma versão da 250 SL coupé com assentos na parte traseira (também chamada de Califórnia coupé). O espaço adicional para os bancos traseiros foi obtido substituição do capô roadster e pela remoção das proteções das caixa de roda.
Menos de um ano após a sua apresentação, a 250 SL foi substituída pela 280 SL de 2.8 litros e que rendeu 10 CV a mais que a versão básica da 280 SE, de quem herdou o motor com algumas alterações. Em comparação com a potência do motor da 250 SL, a potência subiu em 20 CV e torque foi de 10% maior. Além do emblema, a SL 280 só poderia ser diferenciada dos 2 modelos anteriores pela guarnição das rodas.
Em março de 1971 a produção da 280 SL foi encerrada. A sucessora foi a 350 SL, com um design completamente novo, cuja produção começou em abril de 1971.
Um total de 48.912 unidades foram feitas dos 3 modelos da W113 em 8 anos. Devido à forma característica do teto, as 230 SL, 250 SL e 280 SL receberam o nome de Pagoda.
Chassi 113.042.
Produzido entre março de 1963 e janeiro de 1967. Foram produzidas 19.381 unidades.
Motor M127 II (127.981) de 6 cilindros em linha, cilindros com 82mm x 72,8mm, 2.306 cilindradas (para efeitos fiscais 2.281), taxa de compressão de 9.3, 150 CV a 5.500 rpm e torque de 20 mkg a 4.200 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi em aço, direção assistida (opcional), freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseira, freio de estacionamento (freio de mão) mecânico, discos dianteiros com diâmetro de 253mm e tambor com furo de 230mm, rodas de aço 5 1/2 J x 14 H, pneus 185 HR 14, tração traseira e transmissão por eixo cardan.
Câmbios:
- Manual de 4 velocidades de série até outubro de 1965.
As relações de transmissão são:
1: 4,42;
2: 2,28;
3: 1,53;
4: 1,0;
Ré: 3,92.
Relação de transmissão final: 3.75.
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 11,1s.
Consumo de combustível: 10,2 l.
- Manual de 4 velocidades de série desde novembro de 1965.
As relações de transmissão são:
1: 4,05;
2: 2,23;
3: 1,40;
4: 1,0;
Ré: 3,58.
Relação de transmissão final: 3.75.
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 11,1s.
Consumo de combustível: 10,2 l.
- Manual de 5 velocidades ZF S 5-20, opcional desde setembro de 1965.
As relações de transmissão são:
1: 3,92;
2: 2,22;
3: 1,42;
4: 1,0;
5: 0,85;
Ré: 3,49.
Relação de transmissão final: 4.08.
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 9,7s.
Consumo de combustível: 10,2 l.
- Automática de 4 velocidades, opcional.
As relações de transmissão são:
1: 3,98;
2: 2,52;
3: 1,58;
4: 1,0;
Ré: 4,15.
Relação de transmissão final: 3.75.
Velocidade máxima de 195 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 10,7s.
Consumo de combustível: 10,2 l.
Distância do entre-eixos: 2.400 mm.
Comprimento: 4.285 mm.
Largura: 1.760 mm.
Altura: 1.320 mm.
Diâmetro de giro: 10,35 m.
Peso bruto: 1.650 kg.
Peso eixo dianteiro: 800 kg.
Peso eixo traseiro: 850 kg.
Carga útil: 355 kg.
Houve ainda a versão Pininfarina coupé.
Em 1963, o estúdio Pininfarina pediu a Mercedes-Benz para produzir sua própria versão personalizada da 230 SL. O modelo lembra vagamente a Ferrari 250 GT.
O resultado ficou atraente, mas não convincente o suficiente para entrar em produção.
Chassi 113.043.
Produzido entre novembro de 1966 e janeiro de 1968. Foram produzidas 5.196 unidades.
Motor M129 III (129.982) de 6 cilindros em linha, cilindros com 82mm x 78,8mm, 2.496 cilindradas (para efeitos fiscais 2.470), taxa de compressão de 9.5, 150 CV a 5.500 rpm e torque de 22 mkg a 4.200 rpm.
Chassi em aço, direção assistida (opcional), freios a disco nas 4 rodas, freio de estacionamento (freio de mão) mecânico, discos dianteiros com diâmetro de 273mm e traseiros com 279mm, rodas de aço 6 J x 14 HB, pneus 185 HR 14, tração traseira e transmissão por eixo cardan.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
- Manual de 4 velocidades de série.
As relações de transmissão são:
1: 4,05;
2: 2,23;
3: 1,40;
4: 1,0;
Ré: 3,58.
Relação de transmissão final: 3.92 (3.69 como opcional).
Velocidade máxima de 195 km/h (na relação de 3.92) e 200 km/h (na relação de 3.69).
Aceleração de 0-100 km/h: 10,0s.
Consumo de combustível: 11,2 l.
- Manual de 5 velocidades ZF S 5-20 (opcional).
As relações de transmissão são:
1: 3,92;
2: 2,22;
3: 1,42;
4: 1,0;
5: 0,85;
Ré: 3,49.
Relação de transmissão final: 4.08.
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 9,7s.
Consumo de combustível: 11,2 l.
- Automática de 4 velocidades, opcional.
As relações de transmissão são:
1: 3,98;
2: 2,52;
3: 1,58;
4: 1,0;
Ré: 4,15.
Relação de transmissão final: 3.92 (3.69 como opcional).
Velocidade máxima de 190 km/h (na relação de 3.92) e 195 km/h (na relação de 3.69).
Aceleração de 0-100 km/h: 10,6s.
Consumo de combustível: 11,2 l.
Distância do entre-eixos: 2.400 mm.
Comprimento: 4.285 mm.
Largura: 1.760 mm.
Altura: 1.320 mm.
Diâmetro de giro: 10,35 m.
Peso bruto: 1.715 kg.
Peso eixo dianteiro: 830 kg.
Peso eixo traseiro: 885 kg.
Carga útil: 355 kg.
Chassi 113.044.
Produzido entre novembro de 1967 e março de 1971. Foram produzidas 23.885 unidades.
Motor M130 (130.983) de 6 cilindros em linha, cilindros com 86,5mm x 78,8mm, 2.778 cilindradas (para efeitos fiscais 2.748), taxa de compressão de 9.5, 170 CV a 5.750 rpm e torque de 24,5 mkg a 4.500 rpm.
Chassi em aço, direção assistida (opcional), freios a disco nas 4 rodas, freio de estacionamento (freio de mão) mecânico, discos dianteiros com diâmetro de 273mm e traseiros com 279mm, rodas de aço 6 J x 14 HB (rodas de liga leve desde agosto de 1970 opcionalmente), pneus 185 HR 14, tração traseira e transmissão por eixo cardan.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
- Manual de 4 velocidades de série.
As relações de transmissão são:
1: 4,05;
2: 2,23;
3: 1,40;
4: 1,0;
Ré: 3,58.
Relação de transmissão final: 3.92 (3.69 como opcional. Essa relação era de série desde abril de 1970).
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 9,0s.
Consumo de combustível: 11,4 l.
- Manual de 5 velocidades ZF S 5-20 (opcional).
As relações de transmissão são:
1: 3,92;
2: 2,22;
3: 1,42;
4: 1,0;
5: 0,85;
Ré: 3,49.
Relação de transmissão final: 4.08 e 3.92.
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 9,0s.
Consumo de combustível: 11,4 l.
- Automática de 4 velocidades, opcional.
As relações de transmissão são:
1: 3,98;
2: 2,52;
3: 1,58;
4: 1,0;
Ré: 4,15.
Relação de transmissão final: 3.92 (3.69 como opcional. Essa relação era de série desde abril de 1970).
Velocidade máxima de 195 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 9,0s.
Consumo de combustível: 11,4 l.
Distância do entre-eixos: 2.400 mm.
Comprimento: 4.285 mm.
Largura: 1.760 mm.
Altura: 1.320 mm.
Diâmetro de giro: 10,35 m.
Peso bruto: 1.715 kg.
Peso eixo dianteiro: 830 kg.
Peso eixo traseiro: 885 kg.
Carga útil: 355 kg.
O motor M130 marcou a evolução final do sistema SOHC M180 de 6 cilindros em linha.
Fontes:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4707#toRelation
http://wiki.t4customer.de/index.php/Kategorie:W113/en#250_SL_.2F_W_113_A.2C_1966_-_1968
http://www.mercedes-fans.de/magazin/classic/happy-birthday-pagode-50-jahre-mercedes-benz-sl-w113-auf-dem-genfer-autosalon-praesentierte-mercedes-benz-zum-ersten-mal-den-nachfolger-des-300-sl-fluegeltuerers.5168
A Daimler-Benz apresentou a 230 SL como um novo carro esportivo qpara substituir 2 modelos: a 190 SL e a 300 SL.
A 230 SL tinha como desafio não apenas substituir 2 ícones da marca que tiveram grande aceitação, mas pela radical mudança de design.
O novo modelo 230 SL (internamente denominada W113) não era nem um roadster e nem um esportivo leve. Era carro um carro GT de 2 lugares confortáveis com um excelente desempenho e segurança.
Com um entre-eixos de 2.400 mm, não tinha quase nada em comum com os seus 2 antecessores. A W113 não foi bem uma inovação em termos construtivos e de projeto, pois foi foi baseada principalmente na 220 SE. A W113 teve seu quadro reduzido e reforçado a partir do sedan, incluindo a suspensão dos eixos dianteiro e traseiro. O motor também foi desenvolvida a partir do agregado de 2.2 litro da 220 SE. O novo motor de 2.3 litros adotou compressão maior e utilizou uma bomba de injeção de 6 pistãos e a potência atingiu 150 CV.
Além da transmissão de 4 velocidades, pela primeira vez um modelo SL recebeu uma caixa de transmissão automática (opcional) de 4 velocidades. Uma terceira versão foi disponibilizada em maio 1966 com a caixa de 5 velocidades, produzida pela Zahnradfabrik Friedrichshafen (ZF).
A 230 SL foi o primeiro carro esportivo com estrutura de segurança com zonas de deformação rígidas na dianteira e traseira. Isso foi possível pela aplicação dos princípios de construção de Béla Barényi, que já adotara o conceito no sedan "fintail".
A 230 SL era dotada de uma capa removível que tinha forma côncava. Este design de vanguarda era incomum para a época. Ante o trabalho de Béla Barényi, a forma era de uma pagoda e conferiu um elevado grau de rigidez para o teto, mesmo adotando elementos de construção leve. Além disso, o acesso tornou-se mais fácil através das grandes janelas laterais e a visão melhorou.
A 230 SL foi disponibilizada em 3 versões: uma versão roadster com capota dobrável, uma versão coupé com capota removível e uma versão coupé com capota removível e um teto removível. Todas as 3 versões poderiam, opcionalmente, ser equipadas com um assento transversal na parte traseira.
Em 27/02/1967, a SL 250 substituiu a SL 230 após 4 anos de produção. A SL 230 entrou em produção em dezembro de 1966 e externamente não tinha diferenças da SL 230. Houve mudanças no motor e nos freios que derivaram da 250 SE. O motor teve a capacidade cúbica aumentada em 200 cc com alongamento do curso do pistão, obtendo o mesmo desempenho com torque 10% maior. Alterações dos freios que passaram a ser a disco nas rodas traseiras e maior diâmetro dos discos dianteiros. A capacidade do tanque de combustível subiu de 65 para 82 litros conferiu mais autonomia. E no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça em março de 1967, estava disponível uma versão da 250 SL coupé com assentos na parte traseira (também chamada de Califórnia coupé). O espaço adicional para os bancos traseiros foi obtido substituição do capô roadster e pela remoção das proteções das caixa de roda.
Menos de um ano após a sua apresentação, a 250 SL foi substituída pela 280 SL de 2.8 litros e que rendeu 10 CV a mais que a versão básica da 280 SE, de quem herdou o motor com algumas alterações. Em comparação com a potência do motor da 250 SL, a potência subiu em 20 CV e torque foi de 10% maior. Além do emblema, a SL 280 só poderia ser diferenciada dos 2 modelos anteriores pela guarnição das rodas.
Em março de 1971 a produção da 280 SL foi encerrada. A sucessora foi a 350 SL, com um design completamente novo, cuja produção começou em abril de 1971.
Um total de 48.912 unidades foram feitas dos 3 modelos da W113 em 8 anos. Devido à forma característica do teto, as 230 SL, 250 SL e 280 SL receberam o nome de Pagoda.
- Dados técnicos do modelo 230 SL (W113):
Chassi 113.042.
Produzido entre março de 1963 e janeiro de 1967. Foram produzidas 19.381 unidades.
Motor M127 II (127.981) de 6 cilindros em linha, cilindros com 82mm x 72,8mm, 2.306 cilindradas (para efeitos fiscais 2.281), taxa de compressão de 9.3, 150 CV a 5.500 rpm e torque de 20 mkg a 4.200 rpm.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi em aço, direção assistida (opcional), freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseira, freio de estacionamento (freio de mão) mecânico, discos dianteiros com diâmetro de 253mm e tambor com furo de 230mm, rodas de aço 5 1/2 J x 14 H, pneus 185 HR 14, tração traseira e transmissão por eixo cardan.
Câmbios:
- Manual de 4 velocidades de série até outubro de 1965.
As relações de transmissão são:
1: 4,42;
2: 2,28;
3: 1,53;
4: 1,0;
Ré: 3,92.
Relação de transmissão final: 3.75.
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 11,1s.
Consumo de combustível: 10,2 l.
- Manual de 4 velocidades de série desde novembro de 1965.
As relações de transmissão são:
1: 4,05;
2: 2,23;
3: 1,40;
4: 1,0;
Ré: 3,58.
Relação de transmissão final: 3.75.
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 11,1s.
Consumo de combustível: 10,2 l.
- Manual de 5 velocidades ZF S 5-20, opcional desde setembro de 1965.
As relações de transmissão são:
1: 3,92;
2: 2,22;
3: 1,42;
4: 1,0;
5: 0,85;
Ré: 3,49.
Relação de transmissão final: 4.08.
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 9,7s.
Consumo de combustível: 10,2 l.
- Automática de 4 velocidades, opcional.
As relações de transmissão são:
1: 3,98;
2: 2,52;
3: 1,58;
4: 1,0;
Ré: 4,15.
Relação de transmissão final: 3.75.
Velocidade máxima de 195 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 10,7s.
Consumo de combustível: 10,2 l.
Distância do entre-eixos: 2.400 mm.
Comprimento: 4.285 mm.
Largura: 1.760 mm.
Altura: 1.320 mm.
Diâmetro de giro: 10,35 m.
Peso bruto: 1.650 kg.
Peso eixo dianteiro: 800 kg.
Peso eixo traseiro: 850 kg.
Carga útil: 355 kg.
Houve ainda a versão Pininfarina coupé.
Em 1963, o estúdio Pininfarina pediu a Mercedes-Benz para produzir sua própria versão personalizada da 230 SL. O modelo lembra vagamente a Ferrari 250 GT.
O resultado ficou atraente, mas não convincente o suficiente para entrar em produção.
- Dados técnicos do modelo 250 SL (W113 A):
Chassi 113.043.
Produzido entre novembro de 1966 e janeiro de 1968. Foram produzidas 5.196 unidades.
Motor M129 III (129.982) de 6 cilindros em linha, cilindros com 82mm x 78,8mm, 2.496 cilindradas (para efeitos fiscais 2.470), taxa de compressão de 9.5, 150 CV a 5.500 rpm e torque de 22 mkg a 4.200 rpm.
Chassi em aço, direção assistida (opcional), freios a disco nas 4 rodas, freio de estacionamento (freio de mão) mecânico, discos dianteiros com diâmetro de 273mm e traseiros com 279mm, rodas de aço 6 J x 14 HB, pneus 185 HR 14, tração traseira e transmissão por eixo cardan.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
- Manual de 4 velocidades de série.
As relações de transmissão são:
1: 4,05;
2: 2,23;
3: 1,40;
4: 1,0;
Ré: 3,58.
Relação de transmissão final: 3.92 (3.69 como opcional).
Velocidade máxima de 195 km/h (na relação de 3.92) e 200 km/h (na relação de 3.69).
Aceleração de 0-100 km/h: 10,0s.
Consumo de combustível: 11,2 l.
- Manual de 5 velocidades ZF S 5-20 (opcional).
As relações de transmissão são:
1: 3,92;
2: 2,22;
3: 1,42;
4: 1,0;
5: 0,85;
Ré: 3,49.
Relação de transmissão final: 4.08.
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 9,7s.
Consumo de combustível: 11,2 l.
- Automática de 4 velocidades, opcional.
As relações de transmissão são:
1: 3,98;
2: 2,52;
3: 1,58;
4: 1,0;
Ré: 4,15.
Relação de transmissão final: 3.92 (3.69 como opcional).
Velocidade máxima de 190 km/h (na relação de 3.92) e 195 km/h (na relação de 3.69).
Aceleração de 0-100 km/h: 10,6s.
Consumo de combustível: 11,2 l.
Distância do entre-eixos: 2.400 mm.
Comprimento: 4.285 mm.
Largura: 1.760 mm.
Altura: 1.320 mm.
Diâmetro de giro: 10,35 m.
Peso bruto: 1.715 kg.
Peso eixo dianteiro: 830 kg.
Peso eixo traseiro: 885 kg.
Carga útil: 355 kg.
- Dados técnicos do modelo 280 SL (W113 E28):
Chassi 113.044.
Produzido entre novembro de 1967 e março de 1971. Foram produzidas 23.885 unidades.
Motor M130 (130.983) de 6 cilindros em linha, cilindros com 86,5mm x 78,8mm, 2.778 cilindradas (para efeitos fiscais 2.748), taxa de compressão de 9.5, 170 CV a 5.750 rpm e torque de 24,5 mkg a 4.500 rpm.
Chassi em aço, direção assistida (opcional), freios a disco nas 4 rodas, freio de estacionamento (freio de mão) mecânico, discos dianteiros com diâmetro de 273mm e traseiros com 279mm, rodas de aço 6 J x 14 HB (rodas de liga leve desde agosto de 1970 opcionalmente), pneus 185 HR 14, tração traseira e transmissão por eixo cardan.
Capacidade do tanque de combustível: 82 litros.
- Manual de 4 velocidades de série.
As relações de transmissão são:
1: 4,05;
2: 2,23;
3: 1,40;
4: 1,0;
Ré: 3,58.
Relação de transmissão final: 3.92 (3.69 como opcional. Essa relação era de série desde abril de 1970).
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 9,0s.
Consumo de combustível: 11,4 l.
- Manual de 5 velocidades ZF S 5-20 (opcional).
As relações de transmissão são:
1: 3,92;
2: 2,22;
3: 1,42;
4: 1,0;
5: 0,85;
Ré: 3,49.
Relação de transmissão final: 4.08 e 3.92.
Velocidade máxima de 200 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 9,0s.
Consumo de combustível: 11,4 l.
- Automática de 4 velocidades, opcional.
As relações de transmissão são:
1: 3,98;
2: 2,52;
3: 1,58;
4: 1,0;
Ré: 4,15.
Relação de transmissão final: 3.92 (3.69 como opcional. Essa relação era de série desde abril de 1970).
Velocidade máxima de 195 km/h.
Aceleração de 0-100 km/h: 9,0s.
Consumo de combustível: 11,4 l.
Distância do entre-eixos: 2.400 mm.
Comprimento: 4.285 mm.
Largura: 1.760 mm.
Altura: 1.320 mm.
Diâmetro de giro: 10,35 m.
Peso bruto: 1.715 kg.
Peso eixo dianteiro: 830 kg.
Peso eixo traseiro: 885 kg.
Carga útil: 355 kg.
O motor M130 marcou a evolução final do sistema SOHC M180 de 6 cilindros em linha.
Fontes:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4707#toRelation
http://wiki.t4customer.de/index.php/Kategorie:W113/en#250_SL_.2F_W_113_A.2C_1966_-_1968
http://www.mercedes-fans.de/magazin/classic/happy-birthday-pagode-50-jahre-mercedes-benz-sl-w113-auf-dem-genfer-autosalon-praesentierte-mercedes-benz-zum-ersten-mal-den-nachfolger-des-300-sl-fluegeltuerers.5168
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