(W113): Informações sobre os motores
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(W113): Informações sobre os motores
Abaixo, um M127:
Abaixo, um M130:
Identificação em inglês:
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/Engine/Start
Abaixo, um M130:
Identificação em inglês:
1. Vacuum Cell | 11. Valve Cover | 21. Rocker Arm | 31. Main Bearing Cap | 41. Flywheel Housing |
2. Distributor Cap Cover | 12. H T Lead Resistor | 22. Ball Stud | 32. Starter Motor | 42. Crankshaft |
3. Distributor | 13. Cold Start Valve | 23. High Tension Lead | 33. Cylinder Block | 43. Connecting Rod |
4. Duplex Timing Chain | 14. Distributor Vacuum Line | 24. Hot Water Pod | 34. Inlet Manifold | 44. Oil Sump |
5. Oil Filler Cap | 15. Water Line To Throttle Body | 25. Fuel Injection Pump | 35. Throttle Valve | 45. Oil Pan |
6. Camshaft Oil Feed Pipe | 16. Idle Air Adjuster Screw | 26. Engine Oil Dip Stick | 36. Cylinder Head | 46. Oil Drain Plug |
7. Cam Lobe | 17. Fuel Injector Pipe | 27. Fuel Pump Damper | 37. Exhaust Manifold | 47. Oil Pressure Relief Valve |
8. Camshaft Bearing | 18. Fuel Injector | 28. Fuel Filter Bowl | 38. Engine Mounting Support | 48. Crankshaft Damper |
9. Exhaust Valve | 19. Control Shaft | 29. Oil Filter Bowl | 39. Piston | 49. Injection Pump Drive |
10. Heater Return Line | 20. Breather Outlet | 30. Oil Pump | 40. Flywheel | 50. Visco Fan Coupling |
https://www.sl113.org/wiki/Engine/Start
Última edição por AEP em Seg 24 Out 2016, 08:27, editado 3 vez(es)
AEP- Usuário Platina
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Re: (W113): Informações sobre os motores
O número do motor de 14 dígitos é composto pelos seguintes elementos:
Os primeiros 3 dígitos são o modelo do motor.
- 127 M127 II de 2.3 litros para a 230 SL
- 129 M129 III de 2,5 litros para a 250 SL
- 130 M130 de 2.8 litros para a 280 SL
Os próximos 3 dígitos descrevem a versão do motor, por exemplo:
- 127.981 é o motor para a 230 SL (W113).
- 127.980 e 127.983 são versões de motores para a 220SE (W128 de 2.2 litros).
- 127.982 é o motor para a 220SEb (W111 de 2.2 litros).
- 127.984 é o motor para a 220SEb/Cabriolet (W111 de 2.2 litros).
- 129.982 é o motor para a 250 SL (W113).
- 129.981 é o motor para a 250 SE (W108) e as primeiras 250 SE/C (W111) cupês e cabriolets (até o VIN 085.398).
- 129.980 é o motor para a 250 SE/C (W111) nos carros depois do VIN 085.397.
- 130.983 é o motor para a 280 SL (W113).
- 130.980 é o motor para a W108 E28 e E28 W111 Coupe e cabriolet - 280 SE.
- 130.920 é o motor para a 280 S (W108 V28, carburada).
- 130.923 é o motor para a 250 (W114 V28 e C114 V28 carburadas de 2.8 litros.
Os motores nos sedans e nas SLs tem a mesma compressão. Eles foram projetados para funcionar com combustível de elevada octanagem. Todos os principais componentes, incluindo pistões, virabrequim, bielas, cárter de óleo, cabeçote, bloco de cilindros, coletor de admissão, colectores de escape, bombas de injeção e outros itens, são exatamente os mesmos.
A 230SL é a exceção, pois o motor é exclusivo para ela. Mas compartilha algumas partes com alguns sedans. Mas a cabeça do cilindro, admissão e injeção são completamente exclusivos para a 230SL.
A classificação de diferentes potências do motor das 280SL e 280SE sedan é devido a um veio de excêntricos ligeiramente mais "quente" e pelo distribuidor diferente que é usado na SL.
Antes de 1969 a maioria das caixas de transmissão automáticas da Mercedes-Benz usadas nos sedans e SLs eram a K4C025. Quando a Mercedes-Benz atualizou as transmissões automáticas para modelos mais suaves nos sedans em 1969, elas não foram usadas na SL. A SL manteve o câmbio anterior até o final da produção.
Pode haver algumas pequenas diferenças nos dutos e acessórios, mas estes motores são praticamente os mesmos em sua série.
Sempre pense da série (grupo) de motores dos sedans e SLs da seguinte forma:
- M127 (230SL = único).
- M129 (250SL = 250SE).
- M130 (início 280SL = início 280SE).
- M130 (final 280SL = final 280SE).
Observe que os motores acima descritos como "início" e "final" dos motores 280 são diferentes com os cabeçotes e blocos de cilindro que não são intercambiáveis. No entanto, eles compartilham o mesmo virabrequim, pistões, hastes, volantes, etc.
O tamanho físico e configuração de todos estes motores é basicamente o mesmo.
Os próximos 2 dígitos são os mesmos que os dígitos do VIN:
The seventh digit identifies
1 left-hand drive
2 right-hand drive
The eighth digit identifies
0 manual transmission
2 automatic transmission
Os últimos 6 dígitos são sequenciais por tipo de transmissão (isto é separado para manual e automático).
(O número do motor é, por vezes, em uma placa rebitada do lado esquerdo do bloco. A foto é de um M127 da 230SL).
(Motor n.º 127981-10-000001 foi instalado no protótipo de uma 230SL com chassi n.º 64 510 50 820, supostamente o 20.º protótipo).
(Ou o número do motor está gravado no bloco do lado esquerdo abaixo das velas de ignição).
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/DataCard/EngineNumber
Os primeiros 3 dígitos são o modelo do motor.
- 127 M127 II de 2.3 litros para a 230 SL
- 129 M129 III de 2,5 litros para a 250 SL
- 130 M130 de 2.8 litros para a 280 SL
Os próximos 3 dígitos descrevem a versão do motor, por exemplo:
- 127.981 é o motor para a 230 SL (W113).
- 127.980 e 127.983 são versões de motores para a 220SE (W128 de 2.2 litros).
- 127.982 é o motor para a 220SEb (W111 de 2.2 litros).
- 127.984 é o motor para a 220SEb/Cabriolet (W111 de 2.2 litros).
- 129.982 é o motor para a 250 SL (W113).
- 129.981 é o motor para a 250 SE (W108) e as primeiras 250 SE/C (W111) cupês e cabriolets (até o VIN 085.398).
- 129.980 é o motor para a 250 SE/C (W111) nos carros depois do VIN 085.397.
- 130.983 é o motor para a 280 SL (W113).
- 130.980 é o motor para a W108 E28 e E28 W111 Coupe e cabriolet - 280 SE.
- 130.920 é o motor para a 280 S (W108 V28, carburada).
- 130.923 é o motor para a 250 (W114 V28 e C114 V28 carburadas de 2.8 litros.
Os motores nos sedans e nas SLs tem a mesma compressão. Eles foram projetados para funcionar com combustível de elevada octanagem. Todos os principais componentes, incluindo pistões, virabrequim, bielas, cárter de óleo, cabeçote, bloco de cilindros, coletor de admissão, colectores de escape, bombas de injeção e outros itens, são exatamente os mesmos.
A 230SL é a exceção, pois o motor é exclusivo para ela. Mas compartilha algumas partes com alguns sedans. Mas a cabeça do cilindro, admissão e injeção são completamente exclusivos para a 230SL.
A classificação de diferentes potências do motor das 280SL e 280SE sedan é devido a um veio de excêntricos ligeiramente mais "quente" e pelo distribuidor diferente que é usado na SL.
Antes de 1969 a maioria das caixas de transmissão automáticas da Mercedes-Benz usadas nos sedans e SLs eram a K4C025. Quando a Mercedes-Benz atualizou as transmissões automáticas para modelos mais suaves nos sedans em 1969, elas não foram usadas na SL. A SL manteve o câmbio anterior até o final da produção.
Pode haver algumas pequenas diferenças nos dutos e acessórios, mas estes motores são praticamente os mesmos em sua série.
Sempre pense da série (grupo) de motores dos sedans e SLs da seguinte forma:
- M127 (230SL = único).
- M129 (250SL = 250SE).
- M130 (início 280SL = início 280SE).
- M130 (final 280SL = final 280SE).
Observe que os motores acima descritos como "início" e "final" dos motores 280 são diferentes com os cabeçotes e blocos de cilindro que não são intercambiáveis. No entanto, eles compartilham o mesmo virabrequim, pistões, hastes, volantes, etc.
O tamanho físico e configuração de todos estes motores é basicamente o mesmo.
Os próximos 2 dígitos são os mesmos que os dígitos do VIN:
The seventh digit identifies
1 left-hand drive
2 right-hand drive
The eighth digit identifies
0 manual transmission
2 automatic transmission
Os últimos 6 dígitos são sequenciais por tipo de transmissão (isto é separado para manual e automático).
(O número do motor é, por vezes, em uma placa rebitada do lado esquerdo do bloco. A foto é de um M127 da 230SL).
(Motor n.º 127981-10-000001 foi instalado no protótipo de uma 230SL com chassi n.º 64 510 50 820, supostamente o 20.º protótipo).
(Ou o número do motor está gravado no bloco do lado esquerdo abaixo das velas de ignição).
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/DataCard/EngineNumber
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Re: (W113): Informações sobre os motores
Cabeçote e Juntas.
As cabeçotes da 230SL baseiam-se nos velhos motores dos sedans de 2.2 litros M180 ou M127. Houve cabeçotes diferentes para a 230SL durante a sua produção, mas as diferenças eram apenas pequenas melhorias ou atualizações e todos as peças são intercambiáveis. É possível identificar um cabeçote da 230SL pelo seu número de fundição. O cabeçote da 230SL também tem os seus 6 injetores que ficam acima da entrada do mesmo. O cabeçote do motor M127 injetado dos sedans não tem qualquer injetor. A injeção mecânica utiliza uma bomba de injeção de 2 pistões e todos os seus injetores foram coletores de admissão, pelos ajustadores de válvula de 14 milímetros (em oposição aos 17 milímetros do cabeçote da 280SL).
O motor da 250SL (M129) é basicamente o mesmo motor da 230SL. O cabeçote da 250SL é muito semelhante ao da 230SL, mas tem algumas melhorias de design, como válvulas maiores. Todos os cabeçotes das 250SL e 230SL são intercambiáveis. Os motores da 250SE sedan injetada (M129) usam exatamente os mesmos cabeçotes da SL. Consequentemente, o motor do sedan 250SE pode ser doador de cilindros para uma 250SL ou de cabeçote para uma 230SL.
Os motores da 280SL (M130) eram muito diferentes dos das 230SL e 250SL, embora o tamanho externo seja idêntico. Os diâmetros dos cilindros foram aumentados e o espaçamento entre os mesmos ficou perigosamente pequeno. Ficaram tão perto que um espaço de arrefecimento teve de ser usinado no estreito espaço entre os cilindros. Há 2 motores da 280SL diferentes (M130). A primeira versão e a versão final. Os cabeçotes não são intercambiáveis. Use o número de fundição do cabeçote ou o número do motor para identificar qual é o cabeçote de cada versão. Os primeiros cabeçotes eram "quadrados" e as últimas versões eram "ovais".
O gráfico abaixo auxilia identificar os 2 tipos. Os motores do 280SE sedan injetado também usou os mesmos cabeçotes e eles são os mesmos das 280SLs. No entanto, os cabeçotes iniciais e os finais não são intercambiáveis.
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/Engine/CylinderHead
As cabeçotes da 230SL baseiam-se nos velhos motores dos sedans de 2.2 litros M180 ou M127. Houve cabeçotes diferentes para a 230SL durante a sua produção, mas as diferenças eram apenas pequenas melhorias ou atualizações e todos as peças são intercambiáveis. É possível identificar um cabeçote da 230SL pelo seu número de fundição. O cabeçote da 230SL também tem os seus 6 injetores que ficam acima da entrada do mesmo. O cabeçote do motor M127 injetado dos sedans não tem qualquer injetor. A injeção mecânica utiliza uma bomba de injeção de 2 pistões e todos os seus injetores foram coletores de admissão, pelos ajustadores de válvula de 14 milímetros (em oposição aos 17 milímetros do cabeçote da 280SL).
O motor da 250SL (M129) é basicamente o mesmo motor da 230SL. O cabeçote da 250SL é muito semelhante ao da 230SL, mas tem algumas melhorias de design, como válvulas maiores. Todos os cabeçotes das 250SL e 230SL são intercambiáveis. Os motores da 250SE sedan injetada (M129) usam exatamente os mesmos cabeçotes da SL. Consequentemente, o motor do sedan 250SE pode ser doador de cilindros para uma 250SL ou de cabeçote para uma 230SL.
Os motores da 280SL (M130) eram muito diferentes dos das 230SL e 250SL, embora o tamanho externo seja idêntico. Os diâmetros dos cilindros foram aumentados e o espaçamento entre os mesmos ficou perigosamente pequeno. Ficaram tão perto que um espaço de arrefecimento teve de ser usinado no estreito espaço entre os cilindros. Há 2 motores da 280SL diferentes (M130). A primeira versão e a versão final. Os cabeçotes não são intercambiáveis. Use o número de fundição do cabeçote ou o número do motor para identificar qual é o cabeçote de cada versão. Os primeiros cabeçotes eram "quadrados" e as últimas versões eram "ovais".
O gráfico abaixo auxilia identificar os 2 tipos. Os motores do 280SE sedan injetado também usou os mesmos cabeçotes e eles são os mesmos das 280SLs. No entanto, os cabeçotes iniciais e os finais não são intercambiáveis.
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/Engine/CylinderHead
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Re: (W113): Informações sobre os motores
Lubrificação:
A capacidade total de óleo da W113, com a mudança do filtro de óleo, é de 6 litros. Use 6,5 litros e não mais que isso.
A capacidade de óleo sem a mudança do filtro de óleo é de 5,5 litros. A capacidade total inclui a capacidade do radiador de óleo.
Referência: Manual de serviços da Mercedes-Benz.
Operação do filtro de óleo:
(Filtro de óleo tem o n.º MB 000-180-00-09. Ele vem com um grande anel de vedação e o anel de vedação de cobre para o bujão de drenagem do óleo do motor. Veja a lista abaixo para anéis adicionais:
(Há outros 3 anéis que não precisam ser trocados a cada mudança do filtro. Mas eles precisam ser trocados com o tempo. São os da foto e as vedações são fornecidas com o kit do filtro. O anel parecidos com uma mangueira de jardim se encaixa na cabeça do filtro e veda a parte superior do elemento do filtro de óleo. Se não colocar, você pode não ter 100% de filtragem. O anel em formato de "Donuts" se encaixa na parte inferior do filtro. E o último é o do bujão.
Tem, respectivamente, os seguintes códigos:
- MB 000-184-33-80.
- MB 000-184-17-80.
- MB 000-184-32-80.
Como trocar:
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/Engine/Lubrication
A capacidade total de óleo da W113, com a mudança do filtro de óleo, é de 6 litros. Use 6,5 litros e não mais que isso.
A capacidade de óleo sem a mudança do filtro de óleo é de 5,5 litros. A capacidade total inclui a capacidade do radiador de óleo.
Referência: Manual de serviços da Mercedes-Benz.
Operação do filtro de óleo:
(Filtro de óleo tem o n.º MB 000-180-00-09. Ele vem com um grande anel de vedação e o anel de vedação de cobre para o bujão de drenagem do óleo do motor. Veja a lista abaixo para anéis adicionais:
(Há outros 3 anéis que não precisam ser trocados a cada mudança do filtro. Mas eles precisam ser trocados com o tempo. São os da foto e as vedações são fornecidas com o kit do filtro. O anel parecidos com uma mangueira de jardim se encaixa na cabeça do filtro e veda a parte superior do elemento do filtro de óleo. Se não colocar, você pode não ter 100% de filtragem. O anel em formato de "Donuts" se encaixa na parte inferior do filtro. E o último é o do bujão.
Tem, respectivamente, os seguintes códigos:
- MB 000-184-33-80.
- MB 000-184-17-80.
- MB 000-184-32-80.
Como trocar:
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https://www.sl113.org/wiki/Engine/Lubrication
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Re: (W113): Informações sobre os motores
Corrente do motor.
O tensor da corrente nos motores da W113 é mecânico/hidráulico. É montada diretamente por baixo da caixa do termostato. Um pistão se projeta para um reservatório de óleo na galeria do cabeçote, onde conecta com o braço da corrente.
Uma abertura na extremidade do êmbolo suga o óleo para dentro do cilindro hidráulico e uma válvula de retenção impede que o óleo escape.
Uma mola dentro do tensor fornece alguma tensão. No entanto, o trabalho real é feito pela pressão hidráulica. Esta mola também é crítica para o funcionamento da válvula de retenção de óleo do tensor.
O plástico ou metal espaçador está localizado no tensor da mola e os limites interiores do curso do êmbolo.
O reservatório de óleo é uma área construída na galeria do cabeçote que recolhe o óleo à medida que é injetado para dentro do motor. A abertura no pistão do tensor recupera o óleo a partir do reservatório de óleo. Um parafuso de cabeça cilíndrica com 6 milímetros também está localizado neste reservatório de óleo. Se o parafuso for esquecido, um vazamento de óleo difícil de identificar pode ocorrer.
Estes tensores são muito confiáveis e duráveis e normalmente duraram toda a vida útil do motor. Não há selos nos sistemas hidráulicos. Caso de falha dos tensores nestes motores é muito raro.
Um selo de alumínio está localizado abaixo do cabeçote. Também grande anel de borracha "O" está sobre em um sulco na superfície da divisa entre o tensor/cabeçote. Estes 2 selos impedem que o óleo vaze, mas não estão envolvidos no sistema hidráulico do tensor.
A remoção do tensor da é realizada através da remoção da caixa do termostato e com a remoção das 2 porcas no esticador. Se o carro tem ar-condicionado de fábrica, a retirada do compressor deve ser feita e é complexa. Não é necessário retirar a roda dentada do tensor.
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/Engine/TimingChain
O tensor da corrente nos motores da W113 é mecânico/hidráulico. É montada diretamente por baixo da caixa do termostato. Um pistão se projeta para um reservatório de óleo na galeria do cabeçote, onde conecta com o braço da corrente.
Uma abertura na extremidade do êmbolo suga o óleo para dentro do cilindro hidráulico e uma válvula de retenção impede que o óleo escape.
Uma mola dentro do tensor fornece alguma tensão. No entanto, o trabalho real é feito pela pressão hidráulica. Esta mola também é crítica para o funcionamento da válvula de retenção de óleo do tensor.
O plástico ou metal espaçador está localizado no tensor da mola e os limites interiores do curso do êmbolo.
O reservatório de óleo é uma área construída na galeria do cabeçote que recolhe o óleo à medida que é injetado para dentro do motor. A abertura no pistão do tensor recupera o óleo a partir do reservatório de óleo. Um parafuso de cabeça cilíndrica com 6 milímetros também está localizado neste reservatório de óleo. Se o parafuso for esquecido, um vazamento de óleo difícil de identificar pode ocorrer.
Estes tensores são muito confiáveis e duráveis e normalmente duraram toda a vida útil do motor. Não há selos nos sistemas hidráulicos. Caso de falha dos tensores nestes motores é muito raro.
Um selo de alumínio está localizado abaixo do cabeçote. Também grande anel de borracha "O" está sobre em um sulco na superfície da divisa entre o tensor/cabeçote. Estes 2 selos impedem que o óleo vaze, mas não estão envolvidos no sistema hidráulico do tensor.
A remoção do tensor da é realizada através da remoção da caixa do termostato e com a remoção das 2 porcas no esticador. Se o carro tem ar-condicionado de fábrica, a retirada do compressor deve ser feita e é complexa. Não é necessário retirar a roda dentada do tensor.
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/Engine/TimingChain
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Re: (W113): Informações sobre os motores
Temperatura de funcionamento normal:
Entre 75° e 95° Celsius (entre 167° e 203° Fahrenheit).
Temperatura de funcionamento máxima:
115° Celsius (239° Fahrenheit).
Com painel em graus Farenheit, a escala é 100°, 140°, 176°, 212° e 248°:
Com o painel em graus Celsius, a escala é 40°, 60°, 80°, 100° e 120°:
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/Engine/OperatingTemperature
Entre 75° e 95° Celsius (entre 167° e 203° Fahrenheit).
Temperatura de funcionamento máxima:
115° Celsius (239° Fahrenheit).
Com painel em graus Farenheit, a escala é 100°, 140°, 176°, 212° e 248°:
Com o painel em graus Celsius, a escala é 40°, 60°, 80°, 100° e 120°:
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/Engine/OperatingTemperature
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