(W113): Informações sobre a manutenção do tanque de combustível
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(W113): Informações sobre a manutenção do tanque de combustível
A Pagoda utiliza 2 tamanhos de tanque de combustível. As 230SL tem um tanque de 65 litros. As primeiras 230SL tem uma roda sobresselente montada verticalmente no lado esquerdo do porta-malas. Mais tarde (a partir do chassi n.º 007205), a montagem da roda sobressalente foi alterada para uma posição horizontal no lado direito. Isto permitiu um piso no porta-malas plano e um novo tanque de 80 litros disponível à partir de novembro de 1965 para a 230SL e depois para as 250SL e 280SL. Esse tanque de 80 litros também era instalado sob o porta-malas da 230 SL, desde que a bomba de combustível elétrica fosse realocada em outro parte.
A foto mostra o local onde fica a roda sobressalente à esquerda. Nítido também a carenagem de proteção da bomba elétrica de combustível:
A foto mostra o tanque de 65 litros em uma 230SL:
A foto mostra o tanque de 80 litros. Observe a posição de montagem um pouco diferente da bomba de combustível elétrica:
Inspeção do tanque de combustível:
A inspeção se faz necessária para aferir seu estado geral. Levante o tapete do assoalho do porta-malas e verá no centro uma tampa de plástico redonda. Retire o conector elétrico e após, as 5 pequenas porcas para retirar o combustível. Com uma lanterna, será fácil ver o interior e o fundo do tanque de combustível. Veja se é necessário substituir a junta de cortiça que sela o tanque (part number 110-471-0180). A remoção do tanque de combustível não é difícil. Retire o restante do combustível, desconecte as linhas de combustível, remova a borracha em torno do tanque e as 3 porcas que prendem o mesmo na estrutura. Durante a remoção, as 2 pequenas mangueiras de ventilação que vão para o canister no porta-malas também podem ser desconectadas.
O tampão de drenagem do combustível no tanque é a primeira linha de defesa para proteger o sistema de injeção de contaminação. Este tampão de drenagem do combustível é removido com um um parafuso Allen de 22 milímetros (7/8"). Pode-se fazer uma ferramenta usando um parafuso de 22 milímetros soldado em um tubo (vide imagens). O part number do filtro é 111 470 0686. A borracha de vedação é a n.º 022 997 0648 (corrigidas para 0807). É possível que as primeiras versões da rosca de drenagem do combustível eram de bronze com uma tela de cobre, enquanto as unidades posteriores são de alumínio com tela de plástico.
A foto abaixo mostra o tampão de alumínio com tela de plástico e a de bronze com tela de cobre usada inicialmente:
A próxima foto mostra o fundo do tanque. O combustível deve primeiro fluir através da tela para o colector, onde ele deixa o tanque através do conduíte de metal. Depois passa pela bomba elétrica, linhas de combustível, filtro de combustível principal, bomba de injeção e o excesso é devolvido ao tanque através da menor linha de retorno de metal.
Alguns tanques têm de borracha de conexão dos tubos no interior do tanque e necessitam de cuidados para sua desobstrução:
Este tanque parece ter um revestimento de zinco galvanizado de fábrica e a superfície ainda está em boas condições. Os primeiros tanques não eram galvanizados.
Imagem mostra um tanque oxidado:
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/Fuel/Tank#GasCap
A foto mostra o local onde fica a roda sobressalente à esquerda. Nítido também a carenagem de proteção da bomba elétrica de combustível:
A foto mostra o tanque de 65 litros em uma 230SL:
A foto mostra o tanque de 80 litros. Observe a posição de montagem um pouco diferente da bomba de combustível elétrica:
Inspeção do tanque de combustível:
A inspeção se faz necessária para aferir seu estado geral. Levante o tapete do assoalho do porta-malas e verá no centro uma tampa de plástico redonda. Retire o conector elétrico e após, as 5 pequenas porcas para retirar o combustível. Com uma lanterna, será fácil ver o interior e o fundo do tanque de combustível. Veja se é necessário substituir a junta de cortiça que sela o tanque (part number 110-471-0180). A remoção do tanque de combustível não é difícil. Retire o restante do combustível, desconecte as linhas de combustível, remova a borracha em torno do tanque e as 3 porcas que prendem o mesmo na estrutura. Durante a remoção, as 2 pequenas mangueiras de ventilação que vão para o canister no porta-malas também podem ser desconectadas.
O tampão de drenagem do combustível no tanque é a primeira linha de defesa para proteger o sistema de injeção de contaminação. Este tampão de drenagem do combustível é removido com um um parafuso Allen de 22 milímetros (7/8"). Pode-se fazer uma ferramenta usando um parafuso de 22 milímetros soldado em um tubo (vide imagens). O part number do filtro é 111 470 0686. A borracha de vedação é a n.º 022 997 0648 (corrigidas para 0807). É possível que as primeiras versões da rosca de drenagem do combustível eram de bronze com uma tela de cobre, enquanto as unidades posteriores são de alumínio com tela de plástico.
A foto abaixo mostra o tampão de alumínio com tela de plástico e a de bronze com tela de cobre usada inicialmente:
A próxima foto mostra o fundo do tanque. O combustível deve primeiro fluir através da tela para o colector, onde ele deixa o tanque através do conduíte de metal. Depois passa pela bomba elétrica, linhas de combustível, filtro de combustível principal, bomba de injeção e o excesso é devolvido ao tanque através da menor linha de retorno de metal.
Alguns tanques têm de borracha de conexão dos tubos no interior do tanque e necessitam de cuidados para sua desobstrução:
Este tanque parece ter um revestimento de zinco galvanizado de fábrica e a superfície ainda está em boas condições. Os primeiros tanques não eram galvanizados.
Imagem mostra um tanque oxidado:
Fonte:
https://www.sl113.org/wiki/Fuel/Tank#GasCap
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