(UNIMOG): 70 anos da criação - 09/10/2016
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(UNIMOG): 70 anos da criação - 09/10/2016
O primeiro teste do modelo foi em 09/10/1946, conforme foto abaixo (protótipo n.º 1), com o engenheiro chefe Heinrich Roessler ao volante e Hans Zabel ao lado.
O protótipo do Unimog fez seu primeiro teste totalmente carregado com madeira pelas estradas florestais em Schwabisch Gmund.
O surgimento do Unimog está ligado à situação alemã no pós-guerra. Os anos 1945 e 1946 foram marcados por uma situação alimentar catastrófica. Albert Friedrich, por muitos anos chefe de desenvolvimento de motores para aviões na Daimler-Benz AG, teve a ideia de construir um motor para um um veículo agrícola com a finalidade de aumentar a produtividade agrícola do país.
Na foto abaixo, o protótipo de dezembro de 1946 com motor diesel OM636 e pneus de caminhão:
O ano de 1945 foi fundamental para a ideia de construir o Unimog. Albert Friedrich retornou para Stuttgart-Untertürkheim em junho de 1945. Ele queria ajudar na reconstrução da Daimler-Benz AG e, simultaneamente, fazer a sua ideia de um veículo agrícola. Em 04/08/1945, o desenho foi feito. Este esboço foi revisto e em 07/09/1945 e apresentado ao conselho de administração da empresa que demonstrou pouco interesse no projeto.
A implementação do conceito básico começou em janeiro de 1946.
Frederick tinha alguns contatos com uma empresa de construção metálica, a Erhard & Söhne, e isso levou à expansão do projeto e à criação em dezembro de 1945, do departamento "L" (agricultura) para a realização do projeto. O designer Heinrich Roessler iniciou suas funções em 02/01/1946.
Em algumas semanas estava pronta uma nova concepção global, em que o bloco do motor/transmissão foi posicionado à direita da linha central do veículo originário. Assim, o chassi foi feito com apenas 4 articulações de acionamento, resultando em uma construção engenhosa.
A velocidade máxima era de 50 km/h (um trator atingia a metade dessa velocidade).
Adotava eixo diferencial dianteiro e traseiro.
Freios nos 2 eixos.
Cabine de 2s lugares com uma parte superior fechada e assentos acolchoados.
Área de carga auxiliar acima do eixo traseiro com capacidade de uma tonelada.
A distribuição do peso era de 2/3 no eixo da frente e 1/3 no eixo traseiro.
Até o ano de 1954 já era o veículo que poderia ser equipado com a maior gama de opções agrícolas. Eram 66 diferentes tipos de instrumentos agrícolas. Em 1951 a Daimler-Benz AG incluiu o Unimog na linha de produção de veículos comerciais na cidade de Gaggenau e cerca de 340.000 foram construídas até esta data.
Nenhum outro veículo comercial do mundo pode ser usado como um trator, caminhão, ônibus ou máquina.
Fonte:
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O protótipo do Unimog fez seu primeiro teste totalmente carregado com madeira pelas estradas florestais em Schwabisch Gmund.
O surgimento do Unimog está ligado à situação alemã no pós-guerra. Os anos 1945 e 1946 foram marcados por uma situação alimentar catastrófica. Albert Friedrich, por muitos anos chefe de desenvolvimento de motores para aviões na Daimler-Benz AG, teve a ideia de construir um motor para um um veículo agrícola com a finalidade de aumentar a produtividade agrícola do país.
Na foto abaixo, o protótipo de dezembro de 1946 com motor diesel OM636 e pneus de caminhão:
O ano de 1945 foi fundamental para a ideia de construir o Unimog. Albert Friedrich retornou para Stuttgart-Untertürkheim em junho de 1945. Ele queria ajudar na reconstrução da Daimler-Benz AG e, simultaneamente, fazer a sua ideia de um veículo agrícola. Em 04/08/1945, o desenho foi feito. Este esboço foi revisto e em 07/09/1945 e apresentado ao conselho de administração da empresa que demonstrou pouco interesse no projeto.
A implementação do conceito básico começou em janeiro de 1946.
Frederick tinha alguns contatos com uma empresa de construção metálica, a Erhard & Söhne, e isso levou à expansão do projeto e à criação em dezembro de 1945, do departamento "L" (agricultura) para a realização do projeto. O designer Heinrich Roessler iniciou suas funções em 02/01/1946.
Em algumas semanas estava pronta uma nova concepção global, em que o bloco do motor/transmissão foi posicionado à direita da linha central do veículo originário. Assim, o chassi foi feito com apenas 4 articulações de acionamento, resultando em uma construção engenhosa.
A velocidade máxima era de 50 km/h (um trator atingia a metade dessa velocidade).
Adotava eixo diferencial dianteiro e traseiro.
Freios nos 2 eixos.
Cabine de 2s lugares com uma parte superior fechada e assentos acolchoados.
Área de carga auxiliar acima do eixo traseiro com capacidade de uma tonelada.
A distribuição do peso era de 2/3 no eixo da frente e 1/3 no eixo traseiro.
Até o ano de 1954 já era o veículo que poderia ser equipado com a maior gama de opções agrícolas. Eram 66 diferentes tipos de instrumentos agrícolas. Em 1951 a Daimler-Benz AG incluiu o Unimog na linha de produção de veículos comerciais na cidade de Gaggenau e cerca de 340.000 foram construídas até esta data.
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