(W109): 2016 - Feliz aniversário de 50 anos - SEL
4 participantes
Página 1 de 1
(W109): 2016 - Feliz aniversário de 50 anos - SEL
São os 50 anos da SEL.
Em março de 1966, a gama de modelos da série W108/109 (1965/1972) recebeu a 300 SEL, 100 mm maior no entre-eixos que os demais modelos. O espaço extra beneficiava as pernas na parte traseira e a largura de entrada das portas traseiras. Dotada de suspensão a ar, esse era o novo padrão 300 SEL.
A produção das 250 e 300 SE terminou no início de 1968, sendo substituídas pelas 280 S e 280 SE em janeiro, diferindo-se dos modelos anteriores apenas no motor. O recém desenvolvido motor de 2.8 litros na versão carburada tinha 140 CV e no com injeção de combustível, 160 CV. Uma versão do motor de injeção com 170 CV adotada na 280 SL também foi usada a partir de janeiro de 1968 na 300 SEL em substituição ao motor de 3.0 litros.
O modelo top Mercedes-Benz passou a ser a 300 SEL 6.3.
Dotada de um motor V8 com transmissão automática da Mercedes-Benz 600, o modelo foi apresentado oficialmente em março 1968 no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça como uma grande sensação, pois não houve anúncio prévio.
A 6.3 tinha pneus maiores, faróis halogénos duplos e os feixes adicionais para farol alto. O motor produzia 250 CV com impressionante 51 mkg (500 Nm). Isto resultava em uma aceleração de 0 a 100 Km/h em apenas 8 segundos e velocidade máxima de 221 Km/h.
Foram produzidas 6.526 unidades.
No outono de 1969, o motor da 300 SEL é substituído por um 2.8 litros de 6 cilindros da 300 SEL 3.5 com 200 CV. A partir de março 1971, este motor também é utilizado na 280 SE 3.5 e na 280 SEL. A 280 SE com motor de 6 cilindros ainda estava disponível.
Exclusivamente para o mercado dos EUA, havia o motor V8 mais potente com 4.5 litros, 280 SE 4.5, 280 SEL 4.5 e 300 SEL 4.5 (desde maio de 1971).
A produção das W108/109 termina em setembro de 1972. Um total de 383.341 veículos foram construídos. O sucessor é a W116, que é denominada de Classe S pela primeira vez.
Fonte e íntegra das informações:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Em março de 1966, a gama de modelos da série W108/109 (1965/1972) recebeu a 300 SEL, 100 mm maior no entre-eixos que os demais modelos. O espaço extra beneficiava as pernas na parte traseira e a largura de entrada das portas traseiras. Dotada de suspensão a ar, esse era o novo padrão 300 SEL.
A produção das 250 e 300 SE terminou no início de 1968, sendo substituídas pelas 280 S e 280 SE em janeiro, diferindo-se dos modelos anteriores apenas no motor. O recém desenvolvido motor de 2.8 litros na versão carburada tinha 140 CV e no com injeção de combustível, 160 CV. Uma versão do motor de injeção com 170 CV adotada na 280 SL também foi usada a partir de janeiro de 1968 na 300 SEL em substituição ao motor de 3.0 litros.
O modelo top Mercedes-Benz passou a ser a 300 SEL 6.3.
Dotada de um motor V8 com transmissão automática da Mercedes-Benz 600, o modelo foi apresentado oficialmente em março 1968 no Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça como uma grande sensação, pois não houve anúncio prévio.
A 6.3 tinha pneus maiores, faróis halogénos duplos e os feixes adicionais para farol alto. O motor produzia 250 CV com impressionante 51 mkg (500 Nm). Isto resultava em uma aceleração de 0 a 100 Km/h em apenas 8 segundos e velocidade máxima de 221 Km/h.
Foram produzidas 6.526 unidades.
No outono de 1969, o motor da 300 SEL é substituído por um 2.8 litros de 6 cilindros da 300 SEL 3.5 com 200 CV. A partir de março 1971, este motor também é utilizado na 280 SE 3.5 e na 280 SEL. A 280 SE com motor de 6 cilindros ainda estava disponível.
Exclusivamente para o mercado dos EUA, havia o motor V8 mais potente com 4.5 litros, 280 SE 4.5, 280 SEL 4.5 e 300 SEL 4.5 (desde maio de 1971).
A produção das W108/109 termina em setembro de 1972. Um total de 383.341 veículos foram construídos. O sucessor é a W116, que é denominada de Classe S pela primeira vez.
Fonte e íntegra das informações:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W109): 2016 - Feliz aniversário de 50 anos - SEL
Esse carro é um espetáculo.
_________________
Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
- Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: (W109): 2016 - Feliz aniversário de 50 anos - SEL
Esta é uma versão "fora do catálogo" Só anda no deserto......
paulo brito- Usuário Platina
- Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: (W109): 2016 - Feliz aniversário de 50 anos - SEL
Paulo: versão AMG MAD MAX????
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51
Re: (W109): 2016 - Feliz aniversário de 50 anos - SEL
Mas não é uma 109... dãããã....
_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz- Administrador
- Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60
Tópicos semelhantes
» (W113): Vídeos - Aniversário de 50 anos
» (UNIMOG): 70 anos da criação - 09/10/2016
» (W109): 50 anos de um mito - em março de 1968 nascia o mito Mercedes-Benz 300 SEL 6.3
» (BMW): Vídeo - 100 anos da marca em 07/03/2016 - Mercedes-Benz parabeniza e agradece
» (W109): 300SEL 6.6?
» (UNIMOG): 70 anos da criação - 09/10/2016
» (W109): 50 anos de um mito - em março de 1968 nascia o mito Mercedes-Benz 300 SEL 6.3
» (BMW): Vídeo - 100 anos da marca em 07/03/2016 - Mercedes-Benz parabeniza e agradece
» (W109): 300SEL 6.6?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos