(T80): Mercedes-Benz T80
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(T80): Mercedes-Benz T80
A Mercedes-Benz T80 foi construída para definir um novo recorde mundial de velocidade para veículos terrestres. O protótipo está em exposição no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart.
O piloto alemão Hans Stuck, então com 36 anos, foi escalado para bater o recorde mundial de velocidade para veículos terrestres para a Alemanha. Buscando suporte para o feito, ele recebeu entre outros, o chefe do Escritório de Aquisições do Ministério da Aviação, Ernst Udet. Udet finalmente deu fez o compromisso verbal para liberar 2 motores de aeronaves do tipo Daimler-Benz DB601 para o carro.
Depois de muita deliberação dentro da Daimler-Benz AG, o contrato para a construção do carro foi liberado e escolhida a empresa de engenharia do ex-projetista chefe da Daimler, o Dr. Ferdinand Porsche. A partir de 1938, o desenvolvimento do veículo estava em pleno andamento. Foi construído a partir de aviões Ernst Heinkel e testados em modelos de escala em túnel de vento alcançado os índices desejados. Em 12/10/1939, o primeiro teste foi realizado no dinamômetro.
A T80 tem 3 eixos. O eixo dianteiro é usado para a direção e os 2 eixos traseiros para a condução. Usou pneus especiais feitos pela Continental, com um diâmetro de 1.160 milímetros que já havia resistido a testes com velocidades de 700 km/h sem danos.
A pista de testes habitual era nos desertos de sal nos EUA. No entanto, isso não foi adotado por razões de prestígio. Assim, o teste teria que ser na Alemanha.
E esse teste foi programado para o ano de 1940 em um trecho reto da estrada entre Dessau e Halle, onde poderia chegar a até 600 km/h (este local é hoje a rodovia A9). Sugeriu-se que o piloto fosse Hans Stuck, mas dentro da Daimler-Benz AG era solicitado que fosse Rudolf Caracciola. A eclosão da Segunda Guerra Mundial em 01/09/1939 impediu o teste.
Ficha técnica:
Chassi T80.
Motor V12 (DB 603 RS), cilindros com 162 mm × 180 mm, 44.500 cilindradas e 3.500 CV a 3.460 rpm.
Cada bancada de cilindros tem uma árvore de cames.
2 válvulas de admissão e 2 de escape por cilindro.
Suspensão acionada através de alavanca oscilante.
Compressor e intercooler.
Lubrificação: lubrificação por cárter seco forçado.
Arrefecimento: Glicol.
Chassis: quadro de tubo duplo.
Suspensão dianteira: duplo braço de manivela e molas de torção.
Suspensão traseira: eixos oscilantes e as molas de torção.
Freios: tambor hidraulicamente operados com sapata interna.
Comprimento: 8.240 milímetros.
Largura: 3.200 milímetros.
Altura: 1.270 milímetros.
Distância entre-eixos: 3.550 milímetros.
Eixo dianteiro/traseiro: 1320/1180 milímetros.
Peso: 2.800 kg.
Velocidade máxima: cerca de 650 Km/h.
Fonte:
https://de.m.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_T_80
O piloto alemão Hans Stuck, então com 36 anos, foi escalado para bater o recorde mundial de velocidade para veículos terrestres para a Alemanha. Buscando suporte para o feito, ele recebeu entre outros, o chefe do Escritório de Aquisições do Ministério da Aviação, Ernst Udet. Udet finalmente deu fez o compromisso verbal para liberar 2 motores de aeronaves do tipo Daimler-Benz DB601 para o carro.
Depois de muita deliberação dentro da Daimler-Benz AG, o contrato para a construção do carro foi liberado e escolhida a empresa de engenharia do ex-projetista chefe da Daimler, o Dr. Ferdinand Porsche. A partir de 1938, o desenvolvimento do veículo estava em pleno andamento. Foi construído a partir de aviões Ernst Heinkel e testados em modelos de escala em túnel de vento alcançado os índices desejados. Em 12/10/1939, o primeiro teste foi realizado no dinamômetro.
A T80 tem 3 eixos. O eixo dianteiro é usado para a direção e os 2 eixos traseiros para a condução. Usou pneus especiais feitos pela Continental, com um diâmetro de 1.160 milímetros que já havia resistido a testes com velocidades de 700 km/h sem danos.
A pista de testes habitual era nos desertos de sal nos EUA. No entanto, isso não foi adotado por razões de prestígio. Assim, o teste teria que ser na Alemanha.
E esse teste foi programado para o ano de 1940 em um trecho reto da estrada entre Dessau e Halle, onde poderia chegar a até 600 km/h (este local é hoje a rodovia A9). Sugeriu-se que o piloto fosse Hans Stuck, mas dentro da Daimler-Benz AG era solicitado que fosse Rudolf Caracciola. A eclosão da Segunda Guerra Mundial em 01/09/1939 impediu o teste.
Ficha técnica:
Chassi T80.
Motor V12 (DB 603 RS), cilindros com 162 mm × 180 mm, 44.500 cilindradas e 3.500 CV a 3.460 rpm.
Cada bancada de cilindros tem uma árvore de cames.
2 válvulas de admissão e 2 de escape por cilindro.
Suspensão acionada através de alavanca oscilante.
Compressor e intercooler.
Lubrificação: lubrificação por cárter seco forçado.
Arrefecimento: Glicol.
Chassis: quadro de tubo duplo.
Suspensão dianteira: duplo braço de manivela e molas de torção.
Suspensão traseira: eixos oscilantes e as molas de torção.
Freios: tambor hidraulicamente operados com sapata interna.
Comprimento: 8.240 milímetros.
Largura: 3.200 milímetros.
Altura: 1.270 milímetros.
Distância entre-eixos: 3.550 milímetros.
Eixo dianteiro/traseiro: 1320/1180 milímetros.
Peso: 2.800 kg.
Velocidade máxima: cerca de 650 Km/h.
Fonte:
https://de.m.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_T_80
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