Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(T80): Mercedes-Benz T80

Ir para baixo

(T80): Mercedes-Benz T80 Empty (T80): Mercedes-Benz T80

Mensagem por AEP Qua 10 maio 2017, 14:26

A Mercedes-Benz T80 foi construída para definir um novo recorde mundial de velocidade para veículos terrestres. O protótipo está em exposição no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart.

(T80): Mercedes-Benz T80 Image112

O piloto alemão Hans Stuck, então com 36 anos, foi escalado para bater o recorde mundial de velocidade para veículos terrestres para a Alemanha. Buscando suporte para o feito, ele recebeu entre outros, o chefe do Escritório de Aquisições do Ministério da Aviação, Ernst Udet. Udet finalmente deu fez o compromisso verbal para liberar 2 motores de aeronaves do tipo Daimler-Benz DB601 para o carro.

Depois de muita deliberação dentro da Daimler-Benz AG, o contrato para a construção do carro foi liberado e escolhida a empresa de engenharia do ex-projetista chefe da Daimler, o Dr. Ferdinand Porsche. A partir de 1938, o desenvolvimento do veículo estava em pleno andamento. Foi construído a partir de aviões Ernst Heinkel e testados em modelos de escala em túnel de vento alcançado os índices desejados. Em 12/10/1939, o primeiro teste foi realizado no dinamômetro.

A T80 tem 3 eixos. O eixo dianteiro é usado para a direção e os 2 eixos traseiros para a condução. Usou pneus especiais feitos pela Continental, com um diâmetro de 1.160 milímetros que já havia resistido a testes com velocidades de 700 km/h sem danos.

A pista de testes habitual era nos desertos de sal nos EUA. No entanto, isso não foi adotado por razões de prestígio. Assim, o teste teria que ser na Alemanha.

E esse teste foi programado para o ano de 1940 em um trecho reto da estrada entre Dessau e Halle, onde poderia chegar a até 600 km/h (este local é hoje a rodovia A9). Sugeriu-se que o piloto fosse Hans Stuck, mas dentro da Daimler-Benz AG era solicitado que fosse Rudolf Caracciola. A eclosão da Segunda Guerra Mundial em 01/09/1939 impediu o teste.

Ficha técnica:

Chassi T80.

Motor V12 (DB 603 RS), cilindros com 162 mm × 180 mm, 44.500 cilindradas e 3.500 CV a 3.460 rpm.

Cada bancada de cilindros tem uma árvore de cames.

2 válvulas de admissão e 2 de escape por cilindro.

Suspensão acionada através de alavanca oscilante.

Compressor e intercooler.

Lubrificação: lubrificação por cárter seco forçado.

Arrefecimento: Glicol.

Chassis: quadro de tubo duplo.

Suspensão dianteira: duplo braço de manivela e molas de torção.

Suspensão traseira: eixos oscilantes e as molas de torção.

Freios: tambor hidraulicamente operados com sapata interna.

Comprimento: 8.240 milímetros.

Largura: 3.200 milímetros.

Altura: 1.270 milímetros.

Distância entre-eixos: 3.550 milímetros.

Eixo dianteiro/traseiro: 1320/1180 milímetros.

Peso: 2.800 kg.

Velocidade máxima: cerca de 650 Km/h.

Fonte:

https://de.m.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_T_80
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos