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(W108) Ajuda - fiquei sem freio!

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Mensagem por fausto.almeida.f Sáb 21 Out 2017, 00:11

Confrades, boa noite!

Peguei ontem minha 280S W108 1968, aqui na cidade do Rio de Janeiro com seu antigo proprietário. Durante o retorno para casa, no caminho entre Benfica e Barra da Tijuca, certa de 20 km, tive um incidente muito desagradável: acabei ficando sem freio.
Consegui, com muita sorte, parar o automóvel com o freio de estacionamento, mas o susto foi grande.

No momento, o pedal do freio ficou "sem ação" sendo que ao pressioná-lo, o mesmo ia até o fim de seu curso sem ação sob as rodas.
Após parar o automóvel e aguardar um tempo, percebi o que o pedal (com o motor desligado) apresentava alguma resistência ao ser pressionado, a qual era automaticamente anulada ao religar o motor.
Ao pisar no freio era possível escutar o ruído crasso de "respiração" do booster, mas sem resistência nenhuma, indo até o final do curso.

Hoje pela manhã, antes do automóvel ser guinchado até o mecânico, percebi que todo o fluído havia vazado pela roda dianteira esquerda, fazendo uma poça sob esta.
Pedi ao mecânico que fizesse uma revisão completa, observando reservatório, booster, cilindro mestre, circuíto, pinças, pastilhas, burrinhos e sapatas, pois preciso saber o que mais pode me levar a passar por um incidente deste no futuro.

Agora, me restam algumas dúvidas:
O que devo revisar para que isso não volte a acontecer?
Qual o conselho dos confrades para que eu tenha segurança ao guiar meu auto?
É possível encontrar todas as peças originais de meu veículo ou algum tipo de adaptação (infelizmente) é recomendada na falta das peças originais?
Existem reparos para as pinças, cilindro e booster?

Tenho para mim que o carro não necessariamente deve andar muito bem sendo aceitável uma falha ou outra, mas parar é imprescindível.

Desde já meu muito obrigado pela atenção e minhas sinceras desculpas se acaso houver outro tópico de igual teor - garanto que utilizei a ferramenta de busca da melhor maneira possível.

ff
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Mensagem por machadosl Sáb 21 Out 2017, 06:36

Fausto, provavelmente o vazamento se deu por rompimento da linha de freio, suponho ser a mangueira de borracha que vai até as pinças. O servo freio pode até estar ruim dai o barulho de sopro pelo mesmo, mas é mais fácil ser também a mangueira de vácuo que sai do motor e entra no servo que se soltou.
Não se desespere, tudo isso tem reparo, você encontra estas peças de reparo para reposição, talvez, em São Cristóvão encontre algo, mas se não encontrar, vai ter que pedir ao Valdinei Neivo que é uma pessoa de confiança que os membros aqui do fórum costumam comprar, inclusive eu.
Qualquer coisa, faça fotos para ver no que poderemos te ajudar.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por A190 Dom 22 Out 2017, 05:18

teu carro é automatico ? se nao for, so ir jogando marcha usar freio motor, e segurando com freio de mao.
olha nao verificou se rompeu o flexivel do freio ? booster ? nao sei o que é.(so se for servo freio, hidrovacuo, acredito que sao os mesmos) essa mangueira se nao achar original pode ser outra que resista ao calor, (por causa do motor)  ah falando nisso o hidrovacuo tem uma membrana dentro, tem que verificar se nao rompeu. (espero que nao)  se for flexivel de freio, estourado, tente procurar o original. se nao achar, evite marca NORFLEX (experiencia própria) quase estourou o flexivel do meu classe A, dessa marca com quase 6 meses de uso. peguei 240 no original, notei a diferença na peça, ela é mais pesada, mais grossa. sempre verifico o estado, e estão perfeitos, mais de um ano sem nenhuma rachadura. valeu a pena. 

olha nao sei se te ajuda ou nao, para evitar super aquecimento das pinças, de freio, traseira no meu é tambor, pinte com tinta de alta temperatura, as pinças (isole oque não for pintar ) como base onde pega a pastilha. ajuda a dissipar o calor.
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Mensagem por AEP Dom 22 Out 2017, 10:47

Eu não acredito que li o que está no primeiro parágrafo da postagem acima. Por isso nosso país é campeão em acidentes de trânsito.
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Mensagem por Seissler Dom 22 Out 2017, 12:52

muito verdade Anderson!
eu vir carros aqui com 10 anos antigo liquido do freio e / ou  defeitos fatal inclusivamente o porcaria do copias do China - genérico etc!
completamente louco dirigir uma carro com defeito no freios! (W108) Ajuda - fiquei sem freio! 180236171 (W108) Ajuda - fiquei sem freio! 1335050551 (W108) Ajuda - fiquei sem freio! 412723069
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Mensagem por fausto.almeida.f Dom 22 Out 2017, 16:41

Senhores, boa tarde!

Agradeço a todos pelas respostas e pela preocupação com a segurança no trânsito.
Antes de mais nada, gostaria de me retratar e dizer que não dirigi o automóvel sem freios. O fato aconteceu na avenida em frente minha casa, graças à Deus, e com sorte pude deixar o carro em meu condomínio até o que o reboque chegasse no dia seguinte.
Havia pedido ao mecânico uma revisão completa, principalmente nos freios, mas acho que algo passou e ele não reparou. O carro já está com ele e eu sigo aguardando o diagnóstico.

Agradeço ao machadosl pelas dicas. Fico mais tranquilo em saber que é possível encontrar todas as peças. Aproveito para perguntar sobre o cilindro mestre. O mecânico citou que é possível substituí-lo por um de automóvel nacional. É viável essa troca, pelo menos por hora para que o carro funcione, ou é melhor procurar pela peça original?

Ao camarada A190 entendo que a dica foi apenas para sair da situação de risco e foi justamente o que eu fiz na hora do susto. Pelo fato do carro ser manual, pude com muito cuidado manobrá-lo até uma posição segura. Está anotado o nome da fabricante a ser evitado e vou observar também a questão de superaquecimento no conjunto.

Aos demais confrades, fiquem tranquilos. Dirijo meus autos como pede a segurança, cortesia e bons costumes, que ao meu ver, estão acima de qualquer lei escrita em papel.
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Mensagem por machadosl Dom 22 Out 2017, 16:52

Bem Fausto, considerando a idade do carro é provável que exista algum servo freio que se adapte a ele, infelizmente eu não tenho conhecimento sobre o assunto. Se eu ver a peça pode ser que dê um palpite. Pena que não tenho mais o meu catálogo de peças de freio em casa, empreiteiras para um colega e perdi. Quem sabe, quando eu for na Automec de novo eu consiga um...
O bom destes catálogos é que costumam vim com os vários códigos de montadoras e assim sabemos a intercambialidade das peças.
Bem, torço para que seu mecânico consiga resolver logo o seu problema, mas agora sabendo que ele revisou o carro, pode ser que tenha deixado apenas o mangote que leva fluido de freio mal apertado e isso tenha ocasionado o problema, que embora ruim, não leva a grandes despesas no conserto.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por A190 Dom 22 Out 2017, 16:59

Então Fausto, voce falou pelo fato de estar vazado o fluido de freio, acredito que tenha estourado algo,  que eu saiba ali no servo freio nao entrada nada, somente ali do reservatorio, cilindro mestre e canos.
que deixou sem freio nao é super aquecimento não, mas pra garantir e bom colocar um fluido de freio DOT 5.1 o machadosl ja usou o 5.1 ? aqui no sul parana e frio sempre, e quando da calor é 30 graus. Tava pensando em trocar por um dot 5.1, mas tenho medo na questão de dia de frio de não querer dar freio.  ou umidade.
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Mensagem por fausto.almeida.f Dom 22 Out 2017, 17:22

Oi machadosl! Então, o mecânico disse que existem peças que adaptam... infelizmente vou estar fora essa semana e não vou poder acompanhar, mas vou pedindo fotos - que posso lhe repassar se for o caso.
Se na Automec existirem esses catálogos, vou me programar para ir até lá. Tenho interesse nesse materal, bem como nos esquemas de manutenção, elétrica e vistas explodidas.
Sobre o mangote, o amigo do reboque (Gonçalves, ali do Maracanã) que já teve uma 250 disse que provavelmente foi ele e que já viu casos assim.
Como eu não quero sofrer outro acidente por falta de freios, vou revisar todo o sistema, independente de matar o defeito no mangote ou não.

A190, boa tarde! A minha preocupação é que o servofreio ou o cilindro mestres também estejam deteriorados. Ao que tudo indica, deve ser o flexível (ou mangote aqui no Rio) mas independente disso, o que tiver a menor chance de apresentar defeito, vai ser trocado.
Quanto ao fluído, ainda sou muito novato nessa classe de automóveis para opinar. Sei que existe um efeito chamado fading que tem como um de seus vetores a alteração na viscosidade do fluindo, que quando aquecido em excesso não apresenta mais as propriedades necessárias para acionar os atuadores, ocasionando a perda (ou mal funcionamento) dos freios. Isso acontece mais em track days e provas de turismo, para uso urbano é muito raro de ouvir relatos.
Agora, sobre DOT3, 4 e 5.1 eu infelizmente desconheço. Vamos esperar o Machado, que deve ter alguma ideia sobre isso.

Se quiser saber mais sobre os efeitos do fading, visite este link: http://www.autoentusiastasclassic.com.br/2011/06/fading-o-inimigo-do-motorista.html
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Mensagem por Seissler Dom 22 Out 2017, 17:25

"O mecânico citou que é possível substituí-lo por um de automóvel nacional."

completamente louco... logo deste nao funciona...

o primeiro vez uma "mecânico nacional" aqui so torcei o liquido no caixa do fluido. 2 anos depois minha freio wuuups em uma dia quente depois uma viagem quase nao mais funciona. ele nao rubor o canos do freio e no sapatas do freio ficar 4 ano velho liquido. depois deste dia nenhum mecânico nacional ficar o mau na minha carro sem eu controle 100% da obra. nunca mais!

em casa eu substituir para um ruim produto nacional DOT 4. na roca aqui eu nao consegui uma melhor. mas freios funciona correto e depois na hora eu dirigir para enxaguar o sistema completo com uma bomba com DOT 5.1 do Mobil! 150ml enxaguar per Roda etc e exatamente com instrução do WIS na mau e uma marreta do 8 kg próxima do mecânico.



uma outro na alinhamento da minha suspensão: ajustar e fechar muito fraca o parafusa geral. Eu e agora? hööö? agora vc usar minha chave do torque e fechar o parafusa com 180Nm
conforme do WIS...deste pimpolho ficar de boca aberta e entendido nada. deste muito senhor, sim muito por que o carro andar 250kmh com peso 2.6 toneladas maxima...oh Shocked ...mas em caso eu nao controle dele na proxima curva eu ficar no árvore.


muitos fabricar coisas aqui que ficar simplesmente extremamente perigoso.
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Mensagem por Seissler Dom 22 Out 2017, 17:31

DOT:

Siedetemperatur = Temperatura o fluido cozinhar novo! = cozinhar o ar/gas criado no liquido e o sapato do freio nao mais receber pressao e nao mais freiar

Naßsiedetemmperatur = o coisa ficar velho maximo 2 anos!
  
                                                 Dot 3   Dot4    Dot4LV  Dot 5.1
[th][/th][th][/th][th][/th][th][/th][th][/th]
Siedetemperatur [°C]≥ 205≥ 230≥ 250≥ 260
Nasssiedepunkt [°C]≥ 140≥ 155≥ 165≥ 180
Viskosität bei 100 °C [mm²/s]≥ 1,5≥ 1,5n. b.≥ 1,5
Kälteviskosität bei −40 °C [mm²/s]≤ 1500≤ 1800≤ 750≤ 900



Ps NUNCA usar DOT 5.o por que deste uma produto especial para citroen! e destruir o cilindro em caso do MB!
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Mensagem por fausto.almeida.f Dom 22 Out 2017, 17:36

Boa tarde, Seissler!

Pois é... eu também não sou nem um pouco adepto a este tipo de "maquiagem". Se tem duas coisas nesse mundo que eu ponho fé é na cachaça mineira e na mecânica alemã.
A minha ideia é fazer de meu MB uma escola e aprender mecânica como eu sempre quis. Inclusive, você cita algo que queria entender melhor: quando você diz enxaguar, você se refere ao processo de sangria? Já fiz este procedimento em outros autos, mas na "marra", sem bomba. Seria abuso eu lhe pedir para me explicar como fazer esse processo que você citou? Quero muito aprender isso.

Obrigado pelo toque do alinhamento. Infelizmente vou ter que repassar isso tudo na casa de meu pai, porque nossas ferramentas estão todas lá. Já vou deixar o torquímetro na mão!

Outra coisa que fiquei em dúvida: desculpe a minha ignorância, sou novo no assunto, mas WIS é um catálogo de serviço de manutenção?
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Mensagem por Seissler Dom 22 Out 2017, 17:42

aqui o peca para um 8 cilindro 3.5 L w 108

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eles economizar 500 Euros com o vida... (W108) Ajuda - fiquei sem freio! 1643938797
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Mensagem por Seissler Dom 22 Out 2017, 17:47

WIS = o Bíblia do mecânico MB. Werkstatt Informations System. integrado no Xentry Stardiagnosis. uma mecânico comum aqui nunca vir e por isso eles demolir mais vs eles reformar.



EPC = Electronic Part Catalog, com No do chassis deste o completo lista do pecas para um carro, com o numeros eu comprar minhas pecas na fora do pais por que aqui eles cobrar 3-7 vezes mais...uma outro coisa e em alguns vezes vc receber ruim genéricos copias etc...

deste bomba para trocar liquido do freio ficar recomendado por que deste muito mais suave para o cilindro. em caso sua mecanico nacional nao lembrar e inflado com o pedal do carro e usar o completo potencial do pedal e prensas no piso ele ruína o cilindro rápido com deste método.
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Mensagem por Seissler Dom 22 Out 2017, 17:55

ps e um "mecânico nacional" nao usar uma chave do torque em coisas importante usar o próxima marreta e jogar 8 kg do cabeça dele...ou mais diplomático investigar para uma outro oficina profissional.

deste caso do alinhamento eu reportagem aqui por que gostaria demonstar que muitos trabalho com erros fatal em coisa da extremamente importante para vida do motorista e outros na estrada! e em minha caso deste nao ficar em uma oficina comum deste falto do treinamento ficar em uma concessionário do MB!

Atenciosamente


Última edição por Seissler em Dom 22 Out 2017, 18:02, editado 1 vez(es)
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Mensagem por fausto.almeida.f Dom 22 Out 2017, 18:00

Muitíssimo obrigado pelas informações, Seissler!
Estou procurando o WIS para minha 280S. Já vi que existem alguns PDFs e isso me animou bastante! Infelizmente, não tenho o número do chassi completo, se não já procuraria pelas peças nesse minuto todas as peças do sistema de freio para ter uma ideia do que irei gastar.

Sobre a sangria, eu sempre fiz com o método do pedal até o final. É bem cansativo, leva muito tempo, mas funciona. A ideia da bomba é uma boa. Acho que viria a calhar para minha pequena oficina. Vou procurar alguma boa oferta desta ferramenta.

E sobre os mecânicos, qualidade e ferramentas, infelizmente é assim. Para encontrar um bom profissional a gente tem que andar muito e ser muito diplomático. Para o caso do torquímetro, em especial, cansei de ver mecânico apertando velas no cabeçote "na marra". É desesperador!
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Mensagem por Seissler Dom 22 Out 2017, 18:05

para uma muito antigo Modelo o WIS evtl ficar nao completo depende...mas vc precisar comprar infelizmente muito caro o Werkstatt Handbücher da sua W108 deste o livros com todo...

sem no do chassis? normalmente ficar tambem completo no carro....

ups o 108 nao ficar no WIS incluido ja historia.

por exemplo:
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etc etc...


Última edição por Seissler em Dom 22 Out 2017, 18:12, editado 1 vez(es)
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Mensagem por fausto.almeida.f Dom 22 Out 2017, 18:11

Pois é, Seissler... eu estou tentando achar em PDF por isso. Um pedaço aqui, outro lá a gente acha. Todos os livros vai ser impossível!
O chassi fica na plaqueta no cofre do motor, certo? Eu me esqueci de copiá-lo! Vou pegar durante a semana e conferir no EPC!
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Mensagem por Seissler Dom 22 Out 2017, 18:16

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claro nao todos mas alguns importantes sim. deste Motores com carburador uma coisa especial, ja ficar em Alemanha muito complicado para mantenham uma carburador correto etc etc...

para instalar uma cilindro do freio nao precisar mas nee o torque do parafusas e deste coisas...
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Mensagem por machadosl Dom 22 Out 2017, 18:21

Fausto e Bruno, eu tenho usado o fluido 5.1 e todos os meus carros aqui de casa e ele é muito bom, com ele não existe o fadding por aquecimento do mesmo depois de uso intenso do freio sem falar que ele demora mais a absorver a umidade resistindo por até 2 anos no sistema.
Para colocar ele, tem que fazer o que o Seissler, substituir tudo para que ele mantenha suas características, como eu tenho o equipamento para sangria faço isso em quase 30 min.
Abraços,
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Mensagem por fausto.almeida.f Dom 22 Out 2017, 18:28

Seissler, obrigado de novo pelas dicas! Vou fotografar as plaquetas e guardar comigo! Vi um outro post seu sobre as peças na Alemanha e a dica do site: vou considerar dar um pulo por lá quando tudo estiver mais tranquilo por aqui. Obrigado mesmo!

Machado, valeu mesmo pela dica! O Seissler havia comentado sobre o 5.0 Bruno e o caso do Citroën. É bom ficar ligado nesses detalhes! O processo de sangria é o mesmo que o feito a mão, só que com a bomba, correto?

Seissler e Machado, alguma recomendação de melhor custo x benefício para hobby em questão de equipamento de sangria?
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Mensagem por machadosl Dom 22 Out 2017, 18:38

Bem, eu recomendo o da Kitest, e no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] costuma ter bons preços. Eu tenho comprado várias ferramentas lá.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Seissler Dom 22 Out 2017, 19:15

deste o aparelho para entregar o fluido sem stress no sistema:

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no dpaschoal eles usar uma maquina deste forma... no concessionário do "europamotors em sao jose dos camps" eles tem uma oficina em campinas tambem. eu usar deles, kkkk o único sevicio eu usar com o concessionários liquido do freio e completar o ar condicionado com o maquina especial...
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Mensagem por Seissler Dom 22 Out 2017, 19:27

Lindo fotos do sua 108

mas o liquido do freio ficar ainda em deste estado?
com deste carro eu anda nehum 1 metro com liquido em deste estado! original 1968 do Sindelfingen, ne?  nenhum surpresa o cilindro e freios nao mais funcionar com uma sopinha deste forma...
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Mensagem por fausto.almeida.f Dom 22 Out 2017, 22:17

Machado, vou dar uma olhada. Procurei também sobre DIY e vi que não é nada difícil fazer uma bomba. Vou juntar algum material, meu Arduíno e meu pai pra ver o que acontece! (Gosto muito de fazer minhas próprias ferramentas!)

Seissler, se acaso eu tiver sucesso com o DIY da bomba, talvez você só precise do serviço do pessoal da concessionária para o ar condicionado, porque eu vou postar todo o processo!
Fico feliz que você gostou da 108! A situação do freio não é das melhores... repare no servofreio e no reservatório. Certamente a sopa ainda tem ingredientes de Sindelfingen! Hahahaha
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