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Mercedes Pretende Integrar Modules Eletronicos para Cortar Custos

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Mensagem por Krycek Qua 10 Out 2012, 14:33

Nessa simulacao, nos proximos anos ate caminhoes e vans teriam a mesma eletronica da classe S, por exemplo.

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Mensagem por Marcos Qua 10 Out 2012, 15:13

A SL-Class não aparece?
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Mensagem por TZero Qua 10 Out 2012, 16:29

Está na categoria S.......

90 módulos........ Mercedes Pretende Integrar Modules Eletronicos para Cortar Custos 3226726393 ..........a minha já tem 74 e fico assustado.......
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Mensagem por Marcos Qua 10 Out 2012, 17:23

Um iPhone resolveria bem ...Mercedes Pretende Integrar Modules Eletronicos para Cortar Custos 1429625332
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Mensagem por Reuthmann Qua 10 Out 2012, 17:25

É o downsizing chegou aos módulos a nível de escala, para reduzir custos.
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Mensagem por Gustavo Vanesghick Qua 10 Out 2012, 18:33

Em breve os mecânicos, a seguirem neste ritmo, serão substituídos por outros profissionais na manutenção dos veículos...

Pensando bem, como será daqui, digamos, 30/40 anos e precisar da substituição de um módulo? Mais ainda, com tantos módulos funcionando, como será a alimentação para tanta coisa assim? Mais ainda, será que a segurança que sistemas mecânicos hoje nos dão, serão substituídos na sua totalidade, por módulos e assemelhados? Não serão sistemas redundantes?

Portanto, acho que são muitas perguntas e poucas respostas, pelo menos por enquanto, perguntas essas que somente o tempo poderá responder...Pessoalmente, tenho bastante receio de tantos módulos...
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Mensagem por Alexandre - PR Qua 10 Out 2012, 20:19

É como eu já disse em outras oportunidades, no futuro eu creio que teremos poucos ou só 1 módulo (na verdade seria uma CPU) para gerenciar tudo. Tecnologia já se tem para isso, basta ver o custo... que se aplicado em larga escala, certamente vai cair.

Esse parece ser o primeiro passo para isso. Usar em todos os modelo,o mesmo.

O próximo passo, pode ser a integração de todos eles.

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Mensagem por anigrof Qua 10 Out 2012, 20:35

Acho que não há motivo para pânico... Já pensaram em quantos modulos tem o airbus, ou seja, o citroen do ar? Quantos anos tem o 1o. airbus comandado por joystick...

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Mensagem por TZero Qui 11 Out 2012, 01:08

Já pensaram em quantos modulos tem o airbus, ou seja, o citroen do ar?


.....mas vê se ele anda por essa buraqueira que existe no Brasil ???? Razz
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Mensagem por anigrof Qui 11 Out 2012, 09:52

Hehehe, não anda mas já pensou que cada pouso é um "crash" calculado? E as turbulências? Falando sério, acho que o pior é a umidade e maresia em que os carros do RJ estão submetidos. Abs
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Mensagem por Gustavo Vanesghick Qui 11 Out 2012, 10:11

Usando o exemplo do Airbus, alguns acidentes tiveram como causa, depois de muita investigação feita, justamente o excesso de comandos eletrônicos, que, no caso de pane, não deixava o piloto administrar a situação, ou seja, o próprio sistema protegia o avião de comandos, que, para o sistema eletrônico, eram considerados fora do usual e portanto, não aceitos por ele!
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Mensagem por Gustavo Vanesghick Qui 11 Out 2012, 10:29

Olha só se dar para confiar "cegamente" em módulos eletrônicos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Os peritos confirmaram que os pilotos foram induzidos ao erro pelo diretor de voo, o instrumento eletrônico de navegação que ajuda manter o avião no horizonte artificial, simulando a linha entre a terra e o céu em monitor no painel da cabine de pilotagem. De forma intermitente e falsa ele ordenava elevar o nariz do avião para ganhar altitude enquanto o certo seria o inverso, baixar para ganhar velocidade e sair da falta de sustentação aerodinâmica.

E outro exemplo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pane causa 26% dos acidentes com Airbus, diz relatório

Panes elétricas e problemas mecânicos foram fatores contribuintes para 26% dos acidentes e incidentes aéreos envolvendo aviões da família Airbus desde 1983, segundo relatórios do National Transportation Safety Board (NTSB), órgão oficial dos Estados Unidos responsável por investigações de acidentes com aeronaves. Foram contabilizados pelo menos 28 casos de problemas em 106 registros do NTSB.

O índice é pouco maior que a média mundial, que engloba todos os modelos de aviões - de acordo com o Bureau d'Archives des Accidents Aéronautiques, da Suíça, 20,72% dos acidentes aéreos até hoje foram causados por falhas técnicas. O exame indica que até o sofisticado sistema computadorizado dos jatos Airbus estão sujeitos a falhas, ainda que raras.

Em alguns casos, como no acidente com o A320 da TAM, que deixou 199 mortos, em julho de 2007, tudo indica que o manejo desses controles tenha induzido a tripulação a erro. A chamada “família A” da fabricante francesa Airbus é equipada com o sistema fly-by-wire, no qual os controles direcionais do avião funcionam por cabos elétricos ligados a pequenos motores instalados nas asas.

Em muitos casos, o sistema do Airbus não permite que o piloto cancele as manobras - em outras aeronaves, onde o controle aerodinâmico é feito por cabos mecânicos, o piloto consegue mudar manobras sem a interface do computador. No ano passado, dois aviões da companhia aérea australiana Qantas tiveram problemas com o sistema eletrônico de proteção automatizado do Airbus

Naquela ocasião, os sensores da aeronave enviaram informações incorretas aos computadores de voo, o que fez com que tomassem medidas de emergência automaticamente para corrigir problemas inexistentes. Como resultado, os jatos tiveram uma queda brusca de altitude e quase se acidentaram, sem que o piloto tivesse sequer tocado no manche.

(Com Agência Estado)
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Mensagem por Alexandre - PR Qui 11 Out 2012, 11:34

Isso aí é igual ao GPS.

Nem sempre o caminho apontado por ele, é o melhor.

Não sei mais até onde vale a pena confiar nas máquinas para facilitar nossa vida...

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Mensagem por Epicco Qui 11 Out 2012, 12:49

Não acredito em nenhuma reportagem publicada na Veja. Shocked

A respeito do assunto do post. O que me assusta é que o fabricante para reduzier seus custos coloca todos os modulos em um.
Para o consumidor final a pane em um dos módulo significa que ele terá que trocar todos os módulos.

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Mensagem por TZero Qui 11 Out 2012, 13:20

no futuro eu creio que teremos poucos ou só 1 módulo (na verdade seria uma CPU) para gerenciar tudo

Acho que será exatamente isso. A miniaturização + capacidade de processamento + interligação via internet, levará inexoravelmente a esse fim.

Cada carro um computador autônomo mas interligado numa grande colméia cibernética ( que poético !.......estilo Isaac Asimov )
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Mensagem por Gustavo Vanesghick Qui 11 Out 2012, 15:07

Não estou afirmando que a revista serve como referência ou não, mas que o risco da automação excessiva é fato incontroverso e os resultados disto estão aí para quem quiser ver!

Pergunto o Beto (TZero) o que ele acha deste módulos modernos...Ele tem história para contar da CLS dele...
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Mensagem por TZero Qui 11 Out 2012, 18:22

Guto,

É a história da guerra entre:

LP X CD
Câmbio Manual X "Tronics" da Vida
Linha de Montagem Artesanal X Robotizada

A Tecnologia promete melhores resultados com custos (em escala) menores, possibilitando economia para a indústria e consumidor final.
E na grande maioria da vezes é isso mesmo.

O grande nó é quando - perafraseando I.Asimov - "robôs constroem robôs".

Enquanto existirem possibilidades das normas técnica e de defesa do consumidor serem burladas, cada vez mais passamos a, de forma equivocada, não confiar mais na tecnologia.

Ou seja, não é a tecnologoia que estraga.......continua sendo o homem a estragar.



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Mensagem por john Qui 11 Out 2012, 19:24

Na realidade isso fará que os consumidores fiquem de certa forma refens da autorizada, pois em muitos modulos eles poderiam e podem colocar travas e bloqueios somente possiveis de ativacao via software ligado a um mainframe da MB mundial. Bacaninha Smile
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Mensagem por Alexandre - PR Qui 11 Out 2012, 19:39

John,

Não se preocupe, isso não tem como acontecer. É igual Windows e outros sistemas. Enquanto o lado "do bem" procura proteger com Firewall, Anti Virus, etc, os hackers/crackers sempre acham um meio de burlar o sistema.

Caso contrário, não teríamos atualizações diárias para Anti Vírus.

Fato é que surgirá um "novo profissional" para burlar esses sistemas das montadoras.

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Mensagem por john Qui 11 Out 2012, 19:41

O do cambio nao sei quem consegue
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Mensagem por Alexandre - PR Qui 11 Out 2012, 19:44

John,

Aqui na nossa terra pode ser que não tenha mesmo.

Mas nos EUA, com certeza alguém consegue Twisted Evil, pois como todos sabemos, o mercado de lá é infinitamente maior que o nosso.

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Mensagem por CMC Qui 11 Out 2012, 20:12

Penso assim:juntar todos os módulos num só é como comprar uma impressora multifuncional:se quebrar o scanner, vc fica sem a impressora e o fax, que nada tem a ver com a história, então, quebrou um, quebrou todos.
Um único módulo, com tudo nele, inseparável, ou seja, subsistemas inseparáveis entre si.Quebrou esta CPU, meu amigo, ela vai custar, brincando, MAIS DO QUE O CARRO INTEIRO, especialmente se ele já for usado !
Ou seja, quebrou o módulo único, jogue fora o carro todo e compre outro!
Se tiver $$$ para isto, claro...
Moral da História:redução de custos?Só para a Mercedes !Para os clientes vai ter é um aumento de custos brutal !

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Mensagem por Gustavo Vanesghick Qui 11 Out 2012, 21:06

Não digo um aumento de custos, como lembrou o Cristiano (CMC), mas que o risco maior é ficar sempre preso as CCs, como bem lembrou o John. Se hoje, em alguns casos, este é o fim, imaginem só com somente um único módulo a controlar todos os sistemas eletrônicos, como parece ser o futuro que nos espera, com cada vez mais comandos e módulos...

Ai como bem disse o Beto...

O grande nó é quando - perafraseando I.Asimov - "robôs constroem robôs"


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Mensagem por Alexandre - PR Qui 11 Out 2012, 21:07

CMC,

Acho muito difícil uma Central de Processamento de Dados como CPU "queimar por inteira", exceto se forem feitas gambiarras na instalação elétrica ou um curto circuito muito sério.

Certamente haverá algum sistema que cortará a corrente elétrica quando houver sobrecarga, etc. Não será algo tão "medieval" assim.

Até mesmo um notebook é feito de várias placas que, se alguma estragar, pode-se trocar. Desde a memória RAM, até o HD, leitor/gravador de DVD, etc. A integração existe até um certo ponto mas isso não significa que se um estragar, tudo vai estragar junto.

O problema das impressoras multifuncionais que você citou, é que a produção é de tão larga escala, que o preço de uma nova chega a ser inferior ao reparo, o que não parece se enquadrar em uma situação parecida, quando se tratam de veículos.

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Mensagem por CMC Qui 11 Out 2012, 23:00

O problema, Alexandre, é a já discutida obsolescência programada.Eu não acredito que eles vão querer fazer um módulo único em que se possa separar as peças ou que seja reparável, ou certamente eles levarão prejuízo, ao menos no sentido de deixar de lucrar o que eles poderiam.Penso que eles farão talvez o módulo blindado, para impedir que seja aberto, de modo que a única maneira seja tretirar o antigo, jogar ele inteiro fora e colocar um novo.Muitas peças de carro já são feitas assim.O alternador antigamente tinha reparo, trocava-se buchas, escovas, bomba de gasolina antigamente era reparável, hoje só dá para arrancar e colocar outra,enfim, não vejo por que esta tendência mudaria.Hoje em dia tudo se troca, nada se conserta.E cada vez mais troca-se componentes inteiros, sem poder reparar partes.

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