(PLACA PRETA): Manual do Avaliador
Página 1 de 2 • 1, 2
(PLACA PRETA): Manual do Avaliador
recriando mais um post do antigo forum, desta vez sobre a avaliação para placa preta (veículos de coleção). No post original havia comentários sobre alterações no manual de avaliação, sendo este um tema polêmico pois alguns clubes tem uma interpretação própria de alguns itens com maior ou menor rigor em sua aplicação.
Enfim, todos sabemos que a placa preta é um atestado de que o veículo que a utiliza possui mais de 30 anos e que tem um mínimo de 80% de originalidade. Contudo, muitos tem dúvidas a respeito de como mensurar esses 80%, por isso reproduzimos aqui o Manual do Avaliador da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos). Esse manual é o oficial, que deve ser seguido por todos os clubes filiados à Federação e que estão aptos a conceder a placa preta.
Como curiosidade, a lei que instituiu o Certificado de Originalidade em 1998 (CO, primeiro passo para obtenção da PP) inicialmente falava em veículos com 20 anos de idade. Posteriormente, em 2001, uma nova resolução do Contran fixou o mínimo de 30 anos para que um veículo esteja apto a receber o Certificado de Originalidade, o que prevalece até hoje.
Retiramos o texto abaixo do Portal Maxicar pois o mesmo está num formato interessante com comentários sobre os diversos itens:
Manual do Avaliador
Para a correta avaliação - AVALIAÇÃO 1 – ITENS
• Qualquer modificação
• Pinturas extravagantes ou
• Rebaixamento de suspensões.
• Motores e coletores de épocas
• Bancos individuais ou esportivos
• Rodas inadequadas – (tolerar opcionais de fábrica) – A
• Carros muito originais porém
• Carros ainda em recuperação.
• Ausência de equipamentos
• Réplicas – Não
• Adaptações
3 – MARCAR DIA E LOCAL COMBINADOS – Concentrar
• Quanto aos
4 – GRADUAÇÃO NA PONTUAÇÃO – A • No item cores, serão
5 – CAPOTAS– Aqui
6 – ORIGINAIS E RESTAURADOS -
7 – Dúvidas – Deverão
8 – VEÍCULO NOTA
9 – VALOR DA AVALIAÇÃO – A
10 – ACESSÓRIOS E OPCIONAIS – Serão
- 1 – O Documento do veículo 2 – O C.O. emitido pela FBVA A FBVA e clubes associados tornam-se
3 – No processo de avaliação |
Seu Carro está apto a receber o título
de "Veículo de Coleção"?
A Planilha de Pontuação abaixo é a oficial
da Federação Brasileira de Veículos Antigos. De posse dela, faça
uma avaliação informal de seu automóvel e veja se ele passaria
na vistoria. Lembramos que são necessários 80 pontos para que
o veículo seja aprovado. Mas lembre-se: seja imparcial, senão
não tem graça!
PLANILHA EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS: Como o próprio nome indica, 1 – Mecânica Bloco do Motor / Coletores
Carburador/Filtro de ar Distribuidor/Cabos de velas: Caixa de Câmbio/Diferencial Amortecedores/Elementos Rodas (5 pontos): Só originais. Pneumáticos (2 pontos): As Freios (4 pontos): só para 2 – Parte Elétrica Voltagem (03 pontos): unicamente Dínamo/Alternador Instalação Elétrica Bobina/Magneto (02 pontos): Deverão 3 – Parte Externa do Veículo Pintura (08 pontos): as cores e Carroceria (05 pontos): Perfeição Cromados, Frisos e Adornos Pára-Choques (05 pontos): Dever-se-á verificar se são os corretos do Calotas (03 pontos): Só serão Faróis/Lanternas (05 pontos): Deverá ser verificado se são os originais Vidros (02 pontos): Deverão Capotas (05 pontos): Neste item
Caçambas (05 pontos): Item 4 – Parte Interna do Veículo Painel (06 pontos): Parte muito Estofamento (06 pontos): somente Volante e Aro da Buzina Forração do Assoalho, Maçanetas (06 pontos): somente Porta Malas (02 pontos): somente |
Elaboraram
o Manual do Avaliador: José Candido S. Muricy Neto
(mediador e líder do grupo);
Altair Manoel; Eugenio de Camargo Leite;
Geronço Jorge Bragança;
Gustavo Linhares Beuttenmuller Neto;
José Maria Vasques Galende;
Otávio Pinto de Carvalho;
Paulo Mostardeiro Werberich;
Ronay de Andrade Pereira;
Rubens Ronald Hay Junior;
Tiago Simões Ferreira
Fonte do Manual do Avaliador: Fórum Nacional de Veículos
Antigos, o Fórum oficial da FBVA na internet.
Fontes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Re: (PLACA PRETA): Manual do Avaliador
Por exemplo, alguns quesitos foram subdivididos e passaram a dar pontuação intermediária.
Assim que possível faremos aqui a transcrição da nova planilha de avaliação, enquanto isso vejam a Carta na íntegra em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraço!
Weiss 1972- Usuário Platina
Talvez este nao seja o espaco correto, mas eu gostaria de solicitar a voces um passo a passo do processo necessario para ter a placa preta no veiculo, quais servicos sao do despachante, quais o clube vosso realiza, e custos aproximados.
Exemplo:
"
1- com o carro em maos afiliar-se a um clube. Exemplo o nosso clube (colocar o website) cobra X de anuidade e Y para o processo de placa preta.
2- Levar o carro a um local designado para vistoria....(o periodo de vistoria eh de X horas)
3- COm base no relatorio entrar em contato com o despachante de vossa confianca. Nos recomendamos o XYZ da vida....
5- Ele vai pedir o documento A, B C copia disso daquilo, nosso relatrorio e e voce vai no Detran...
6
7
fim - voce esta com a placa preta
Nota: a placa preta vence e precisa ser renovada a cada x anos.
"
Acima eu citei somente algo que eu imagino mas gostaria que voces fizessem detalhado e de forma facil de entender. Eu no final do ano me interesso como ja mencionei
Obrigado
John
john- Usuário Platina
1- sim, o nosso Clube está apto a realizar a vistoria para a placa preta. É preciso ser sócio (anuidade R$ 350,00) e para iniciarmos o processo o valor é de R$ 360,00 pois há despesas a serem pagas (FBVA, correio, deslocamento dos vistoriadores, etc.)
2- sim, combina-se uma data e local para a vistoria. 90 minutos são suficientes, no máximo. O carro tem que obter no mínimo 80 pontos em 100 possíveis e não ter nenhum item excludente.
3- o relatório da vistoria é enviado à FBVA, que vai analisá-lo e se estiver tudo ok emitirá o Certificado de Originalidade em 2 vias. O Clube lhe enviará esse certificado (junto com um cartão que deverá permanecer com os documentos do carro e um adesivo para o parabrisa). Esse processo leva de 30 a 40 dias.
4- separe uma das vias do Certificado + uma cópia do documento de porte obrigatório do carro + o DUT (documento de transferência) original + cópia da sua CNH e entregue a um despachante para efetuar a mudança da categoria do veículo. Algumas delegacias de trânsito também pedem a comprovação de que o proprietário é sócio de algum clube, portanto mande junto uma cópia da carteirinha do Clube ou da carta de admimssão como associado. Nao fazemos indicações, qualquer despachante habiitado saberá efetuar o processo. O custo varia conforme o despachante e/ou a cidade, mas normalmente é o mesmo de uma transferência de propriedade.
5- com o novo documento em mãos (cada cidade/delegacia de trânsito tem um prazo, não há como prever) basta ir ao local indicado e trocar as placas do carro.
6- sim, o Certificado de Originalidade tem validade de 5 anos. Após esse prazo é necessário refazer o processo (vistoria e emissão do novo CO) porém obviamente não é preciso alterar documentação nem placas caso o veículo ainda esteja apto à placa preta.
Lembrando que as placas pretas concedidas através do Mercedes-Benz Clube SP tem o aval da FBVA e as vistorias são realizadas rigorosamente dentro dos padrões definidos pela Entidade.
Abraço!
cassio vitor- Usuário Platina
Voce esta equivocado. Esclareco que exceto as informacoes constantes do topico numero 1 supracitado, nada mais foi me dito, ate porque eu nao havia perguntado por correio eletronico ao Joao; que foi muito educado, rapido e solicito quanto as respostas. Perguntei aqui por entender que a funcao do forum eh troca de informacoes e que este espaco esteja de alguma forma relacionado com o vosso clube, ao qual eu tenho interesse em afiliar-me e poder colocar a placa preta no veiculo, caso seja aprovada minha proposta de associacao.
Cassio Vitor,
Na minha opiniao indiretamente agregaria valor ao comprador buscando originalidade, mas originalidade nao quer dizer boa condicao mecanica. Voce pode ter um veiculo placa preta com o evaporador furado, com a caixa de direcao com folga, com o cambio com tranco, com o motor desregulado, com controles de bancos inoperantes, dentre outros. Pela resposta a unica pergunta que fizi em meses, imagino que o preconceito ainda existe com relacao ao minha participacao aqui, e sugiro que voce pergunte isso ao pessoal que esta ligado no assunto de clubes e participativo neste espaco. Meu interesse esta somente na placa preta a um veiculo de minha propriedade e nao a sua comercializacao.
Sem mais,
john- Usuário Platina
Portanto, Desencana e continue aqui, afinal vc viu isso tudo aqui começar.
Abs e obrigado!
cassio vitor- Usuário Platina
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Equipe Portal Mercedes Brasil
Karl Fass- Consultor Técnico
Abs,
Marco
Marco Antonio- Usuário Platina
Uly, vcs farão vistoria e PP para carros de outras marcas também? Se sim, até quantos carros na mesma associação? Há algum limite?
Abraços
Fabio- Usuário Ouro
Em relação a numero de carros, não entendi... Vc quer dizer se temos limite de carros por sócio? Se for isso, não tem.
Abraço!
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Aconteceu com o Uly, se não me engano, e comigo na transferência da 116.
Na 123 eu coloquei a placa preta, lembro de ter enviado o certificado do clube no processo mas depois meu despachante ter me cobrado a carteirinha por exigência do Detran.
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
MSchneider- Usuário Ouro
Só não sei dizer se é padrão ou se ainda depende do cara que pega seu processo, mas já vi acontecer sim.
Abs
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
O problema é que aqui no estado de SP, pelo menos, cada delegacia de transito faz as coisas de um jeito, não tem um padrão de procedimentos, infelizmente.
Abraço!
Abraço!
Uly neste caso o Detran só "tira" a pp caso apareça lá um processo de transferência, não?! O cara tinha q receber uma comunicação em casa alertando que como saiu de um clube teria que apresentar provas que estaria entrando em outro senão perderia a pp.
Abs
pois é, eu não sei como funciona a burocracia nesses casos, porém nós temos que fazer a nossa parte para valorizar e manter a credibilidade da Placa Preta.
No caso, a iniciativa de comunicar o Detran e a FBVA é para evitar aqueles espertinhos que se filiam a um clube apenas para conseguir a PP e depois caem fora, o que foge ao espírito antigomobilista (e também fere a lei).
Abraço!
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Abraços meu irmão
Osvaldo
==============
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
por [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em Dom Abr 05, 2015 7:10 amE principalmente, aos clubes cabe não deixar que seja fonte de comércio, ou seja, tira-se placa preta para vender carro. Temos visto alguns casos. A questão , que não é seguida , é que na troca de propriedade, a placa preta cai, até que o novo proprietário , ligado a um clube a homologue novamente.
Marujo- Usuário Ouro
Página 1 de 2 • 1, 2
» (PLACA PRETA): Dúvidas
» (PLACA PRETA): Normativas
» (PLACA PRETA): Inspeção
» (VENDO): Mercedes-Benz W116 - 1975 - 280S - R$65.000,00