Levantar suspensão da B200 2.0 TURBO
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Levantar suspensão da B200 2.0 TURBO
Minha B200 turbo 2.0 ano/mod 2009/2010 raspa em quase tudo! Estão com todas originais e pneus 215/45/17 convencionais. É possível ganhar alguma altura recalibrando as molas, mas será que não vou perder muito em estabilidade? A proposta em mexer nas molas é ganhar 3cm na dianteira e traseira. Alguém já fez este procedimento para nós dar um parecer?
CELSO GONÇALVES- Usuário Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/02/2021
Idade : 60
Re: Levantar suspensão da B200 2.0 TURBO
Boa noite.
O que faz ganhar altura em um carro é o pneu, não é mola. Mola faz subir a carroceria, mas o eixo continua na mesma altura. Se fosse tração traseira, o diferencial continuaria com a mesma distância do solo.
Pensa em um 235/45R17 Você ganha quase 2cm no diâmetro, e está dentro da margem de 3% de segurança recomendada. Mas veja se cabe na caixa de roda do seu carro.
Cordialmente,
Raposo
O que faz ganhar altura em um carro é o pneu, não é mola. Mola faz subir a carroceria, mas o eixo continua na mesma altura. Se fosse tração traseira, o diferencial continuaria com a mesma distância do solo.
Pensa em um 235/45R17 Você ganha quase 2cm no diâmetro, e está dentro da margem de 3% de segurança recomendada. Mas veja se cabe na caixa de roda do seu carro.
Cordialmente,
Raposo
mraposo- Usuário Bronze
- Mensagens : 190
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 59
Re: Levantar suspensão da B200 2.0 TURBO
minha 204 raspava a frente quando subia a rampa da garagem, possivelmente está estivesse fora de padrão, para não trocar os pneus e como meu estilo de direção é conservador, a solução adotada foi a colocação de anéis de urethane cushion nas molas dianteiras e traseiras, o que já foi suficiente
guido- Usuário Iniciante
- Mensagens : 29
Data de inscrição : 24/09/2012
Idade : 78
Re: Levantar suspensão da B200 2.0 TURBO
Li um comentário aqui neste portal, antes de me associar em que um confrade resolveu o problema da b200 raspar no piso, ganhando altura através da mola, indicava a mecânica Alonso Molas, não consegui achar mais esta postagem esta postagem. Quanto a opção de trocar o perfil dos pneus, acho que seria mais viavel mudar para um 215/55/17, manteria a largura e so mexeria na altura, mas não sei se vai pegar na caixa de roda ou vou perder em estabilidade. O Carro é maravilhoso, pena não ter sido preparado para isto de chamamos de rua e avenidas, aqui no Brasil.
CELSO GONÇALVES- Usuário Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/02/2021
Idade : 60
Re: Levantar suspensão da B200 2.0 TURBO
Quanto a opção de trocar o perfil dos pneus, acho que seria mais viável mudar para um 215/55/17, manteria a largura e só mexeria na altura, mas não sei se vai pegar na caixa de roda ou vou perder em estabilidade. O Carro é maravilhoso, pena não ter sido preparado para isto de chamamos de rua e avenidas, aqui no Brasil.
p.s: Entenda seu Pneu:
215/45/17 = 215 largura em mm(21,5cm) / 45= altura em percentagem = percentual sobre a largura do pneu e 17 o aro/roda. Neste caso se substituir o original 215/45/17 por 215/55/17 ganho em torno de 21,5mm ou 2,15cm, será que é o bastante para parar de raspar em quase tudo, sem perder em estabilidade?
abs a todos!!
p.s: Entenda seu Pneu:
215/45/17 = 215 largura em mm(21,5cm) / 45= altura em percentagem = percentual sobre a largura do pneu e 17 o aro/roda. Neste caso se substituir o original 215/45/17 por 215/55/17 ganho em torno de 21,5mm ou 2,15cm, será que é o bastante para parar de raspar em quase tudo, sem perder em estabilidade?
abs a todos!!
CELSO GONÇALVES- Usuário Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/02/2021
Idade : 60
Re: Levantar suspensão da B200 2.0 TURBO
Boa noite Celso,
O problema é que passar de 215/45/17 para 215/55/17 gera um aumento de 6,9%, enquanto que o recomendado nos sites especialistas o valor máximo seria de 3% , além de gerar uma grande distorção do valor apresentado pelo velocímetro.
Já aumentar de 215/45R17 para 235/45R17 o aumento seria de 2,9%, dentro da margem de segurança, e uma distorção menor no velocímetro.
O ganho realmente é menor, de apenas 1 cm, com 2cm a mais de largura de pneu, mas isto faz uma baita diferença na hora de raspar em algo.
Em relação a mexer na suspensão, eu já fiz isto uma vez, em um Duster 4x4. Nunca fica 100%. Além das molas é necessário mexer nor amortecedores, pois com o carro levantado, o amortecedor vai apresentar fim de curso em cima.
Cordialmente,
Raposo
O problema é que passar de 215/45/17 para 215/55/17 gera um aumento de 6,9%, enquanto que o recomendado nos sites especialistas o valor máximo seria de 3% , além de gerar uma grande distorção do valor apresentado pelo velocímetro.
Já aumentar de 215/45R17 para 235/45R17 o aumento seria de 2,9%, dentro da margem de segurança, e uma distorção menor no velocímetro.
O ganho realmente é menor, de apenas 1 cm, com 2cm a mais de largura de pneu, mas isto faz uma baita diferença na hora de raspar em algo.
Em relação a mexer na suspensão, eu já fiz isto uma vez, em um Duster 4x4. Nunca fica 100%. Além das molas é necessário mexer nor amortecedores, pois com o carro levantado, o amortecedor vai apresentar fim de curso em cima.
Cordialmente,
Raposo
mraposo- Usuário Bronze
- Mensagens : 190
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 59
Re: Levantar suspensão da B200 2.0 TURBO
BOA NOITE!
RAPOSO MUDANDO DE 215 PARA 235, NAO CORRE O RISCO DE PEGAR NA CAIX DA RODA?
RAPOSO MUDANDO DE 215 PARA 235, NAO CORRE O RISCO DE PEGAR NA CAIX DA RODA?
CELSO GONÇALVES- Usuário Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/02/2021
Idade : 60
Re: Levantar suspensão da B200 2.0 TURBO
Boa tarde,
A alteração de 215 para 235 significa 2cm a maís na largura total do pneu. Temos então 1cm para cada lado da roda.
Não acredito que sua caixa de roda seja tão justa a ponto de não comportar este discreto aumento, mas se você tiver dúvida, basta esterçar o volante nos dois sentidos e medir se há folga superior a 1 cm. Se tiver um amigo alinhador peça para usar a vala da oficina dele.
Leve em consideração ainda que a suspensão tabalha, ou seja a roda sobe e desce dentro da caixa.
Cordialmente,
Raposo
A alteração de 215 para 235 significa 2cm a maís na largura total do pneu. Temos então 1cm para cada lado da roda.
Não acredito que sua caixa de roda seja tão justa a ponto de não comportar este discreto aumento, mas se você tiver dúvida, basta esterçar o volante nos dois sentidos e medir se há folga superior a 1 cm. Se tiver um amigo alinhador peça para usar a vala da oficina dele.
Leve em consideração ainda que a suspensão tabalha, ou seja a roda sobe e desce dentro da caixa.
Cordialmente,
Raposo
mraposo- Usuário Bronze
- Mensagens : 190
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 59
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